Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

Briene 29/08/2016

O primeiro da coleção
Eu comprei esse livro aos 15 anos para me distrair durante uma viagem longa de avião e nunca havia pensando que ele transformaria minha vida. Além de encontrar uma verdadeira paixão por discussões de casos, foi um dos algozes na minha escolha de profissão.
Hoje esua edição já foi levada pelo dono, porque né, tem gente que acha que livro emprestado é dado, mas tenho a edição da Darkside Books junto com mais 8 livros sobre o assunto. Foi esclarecedor e apaixonante, tanto que até hoje eu o leio de vez em quando.
Rubens 03/09/2016minha estante
desculpa a curiosidade, mas qual sua profissão ?

Briene 03/09/2016minha estante
Psicologia

Briene 03/09/2016minha estante
Eu estudo psicologia.

Priscila 11/07/2018

Adorei!!!
Esse é um livro totalmente diferente dos demais. Mas por que?? Por que o livro traz um conteúdo muito interessante. E como já devem saber (pelo título), vou falar sobre o livro Serial Killers: Louco ou Cruel.

Logo no começo, o livro traz uma explicação sobre a mente de um serial killer. Algo intensamente interessante e totalmente coerente (essa opinião vai fazendo sentido conforme vai lendo as histórias sobre eles). Vemos que todos os assassinos possuem algum tipo de trauma na infância, que acaba desencadeando na fase adulta. E isso é muito interessante.

“[…] Existem vários aspectos psicológicos que os serial killers têm em comum, no que diz respeito á sua ação quanto ao seu passado.

Na infância, nenhum aspecto isolado define a criança como um serial killer potencial, mas a chamada “terrível tríade parece estar presente no histórico de todos os serial killers: enurese, em idade avançada, abuso sádico de animais ou outras crianças, destruição de propriedade e piromania.”[…]”

E conforme você vai lendo todas as informações, vai entendo como tudo funciona na cabeça dos mesmos. Logo após essa explicação, começam as histórias dos Serial Killers mais “famosos” da história e como tudo foi resolvido.

As histórias são muito, mas muito detalhadas a ponte de te fazer enjoar com alguns detalhes. E confesso que em um determinado momento, em quanto lia uma das histórias, tive que fechar os olhos por o detalhamento me fazia “ver” o que estava sendo relatado. Mas em nenhum momento quis abandonar o livro.

O livro é divido com fotos e imagens das cenas do crime, de cada história, fazendo com que “veja claramente” (em sua mente, claro), os crimes que foram acontecidos. E de como a policia agia para poder identificar o assassino e assim prendê-lo.

“[…] De acordo com muitos pesquisadores, defeitos cerebrais e lesões têm tido importante ligação com o comportamento violento. Quando o hipotálamo, o lado temporal e/ou o cérebro límbico sofrem estragos, a consequência podem ser incontroláveis agressões por parte do indivíduo.[…]”

Confesso que fiquei muito envolvida com a leitura e não queria largá-lo. Mas o que me deixou mais impressionada, não foi a crueldade que existia nos assassinatos e sim o fato de alguns de assassinos comerem a carne de suas vítimas. Sim, você leu certo: alguns assassinos cortavam as vítimas em partes e comiam suas carnes. E sim, o livro trazia exatamente essas informações e confesso que me senti um pouco enjoada com isso.

Mas isso não impediu o meu julgamento com a leitura. Dei cinco estrelas, pelo fato de que o livro é muito interessante e também me tirou da minha zona de conforto, e me trouxe uma realidade da qual eu desconhecia. Claro que quando adquiri o livro eu sabia o que ia ler, mas não sabia qual era a intensidade do mesmo. E tenho que confessar também que estou muito empolgada e curiosa para começar a ler o outro livro Serial Killers: Made in Brazil, e sei que vou encontrar informações que vão me deixar bem desconfortáveis, mas sei que vou adorar.

No geral: a leitura superou as minhas expectativas e me tirou da zona de conforto, me trouxe informações que vou guardar em minha mente. Sem contar que a diagramação, o tipo de papel utilizado no livro e a capa estão muito mais que excelente: está perfeito.

Recomendo muito a leitura para quem tem estômago forte e também para quem interesse no livro e também para quem não tem estômago forte (hahahahahahaha).

site: http://bresenhando.blogspot.com.br
Bia 15/09/2019minha estante
Vou confessar.. abri vi umas páginas e vi o quanto era pesado! Eu gosto muito desse gênero mas esse livro parece o mais pesado deles e estou meio receosa de começar.

Priscila 19/09/2019minha estante
Compreendo!! Confesso que durante a leitura fiquei um pouco enjoada, mas depois a leitura me pegou e fiquei mais interessada do que eu já estava. Estou louca para ler o Made in Brazil, e os outros livros com o mesmo tema.

Ale @mundodealee 21/04/2022

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?
"O que leva uma pessoa a praticar atos tão extremos como assassinatos em série? A questão é genética, psíquica ou psicológica? Traumas infantis podem ter consequências tão horrendas? (...)"

Tenho um gosto peculiar para leitura? Sim! Não posso negar, sou realmente uma curiosa no assunto, amo livros de true crime. Ilana Casoy é considera uma especialista em serial killers no Brasil.

Arquivos Serial Killers Louco Ou Cruel? Vai tratar de serial killers em geral do mundo todo abordando os aspectos gerais e psicológicos de um assassino em série, mitos e crenças.

Além de mostrar como é montado o perfil de um criminoso e como o FBI inicia os procedimentos de investigação no caso de um assassino serial.

Ilana disseca alguns casos famosos, como Albert Fish, Ed Gein, Ted Bundy, Andrei Chikatilo, Jeffrey Dahmer, Aileen Wuornos e o caso Zodíaco, que nunca foi desvendado.

Para quem tem curiosidade no assunto, assim como eu as obras da Ilana são obrigatórias. Ela não amenizou nas descrições e muitos dos casos foram bem pesados, mas mesmo foi uma leitura incrível.

site: https://www.instagram.com/p/CVQ_ZZMrSND/
Felipe Lopes 21/04/2022minha estante
Os livros da DarkSide são ótimos, sem falar nas capas das edições limitadas, um espetáculo à parte.

Ale @mundodealee 23/04/2022minha estante
Siiim, amo os livros da dona Dark

Peterson Boll 23/09/2020

Irregular
Muito irregular. Se você não é estudante de Direito ou de Psicologia, por favor, pule a primeira parte repleta de explanações sobre psicologia forense, criminalística, entre outros. Quando começa a descrever os assassinos seriais, o livro torna-se interessante, pois a autora consegue bem mesclar texto jornalístico com pitadas de romance. Entre os estrangeiros e os brasileiros, um interlúdio para encher linguiça, que aliás parece ter sido uma imposição à autora ou da autora, um livro de muitas páginas, houvessem eliminado muitas delas, o livro se tornaria melhor e mais objetivo
Gorette 29/04/2022minha estante
Também não gostei. Mas, ela deve ter ganhando um bom dinheiro então tá valendo.

Débora 30/12/2016

Louco ou cruel?
A resposta de fato não é respondida, assim como nos outros livros sobre esse tema. Mas o livro em si é ótimo. Traz historias reais muito bem escritas, o leitor precisa gostar mesmo da temática e ter estomago forte para dedicar seu tempo a essa leitura. No final do livro tem algumas frases, e lista sobre a quantidade de mortos pelos serial killers achei interessante com tambem gostei das explicações sobre as formas de cumprir a pena de morte
Gregor Samsa 23/04/2017minha estante
Entendi o subtítulo como uma pergunta feita aos leitores. E a minha resposta é louco E cruel.

Rosangela Max 11/04/2022

Chocante!
Os casos são surreais de tão perversos. Surreal também é a incompetência da polícia na investigação de alguns destes.
Tinham os assassinos debaixo dos olhos o tempo todo e se recusavam a enxergar.
Onde já se viu liberar um suspeito, de posse de várias evidências de crime, só porque ele apresentava uma aparência de ?homem bom??
Muitas das mortes poderiam ter sido evitadas.
Outra coisa que me surpreendeu é a capacidade do ser humano de vivenciar situações suspeitas e mesmo assim seguir em frente, como: pegar caronas com desconhecidos, acompanhar desconhecidos para florestas, ver crianças serem abordadas e não fazerem nada etc.
O trabalho da autora em relatar as histórias é digno de admiração. Principalmente partindo de uma pessoa que não possui experiência profissional em trabalho na polícia, área de Direito ou Medicina Forense/Legal.
Com certeza lerei em breve outras de suas publicações.
Recomendo a leitura.
Julio.Jose 03/08/2022minha estante
A incompetência policial assusta mesmo

Mayra.Farias 23/07/2015

livro
livro difícil de ler , fiquei imaginando todo o sofrimento e como tem gente cruel no mundo. Vou demorar muito pra ler o segundo.
tata 06/12/2015minha estante
qual é o nome do segundo livro?

Marselle Urman 06/09/2011

A pergunta que não é respondida
"Louco ou Cruel?" é uma indagação meramente retórica, ou melhor, só um subtítulo pretensioso mesmo.
As tentativas da autora de versar sobre história, perfis psicológicos ou genéticos, vítimas, etc (...) são patéticos; pra não dizer que ela subestima a inteligência dos leitores.
Afinal, hoje em dia é praticamente impossível alguém ter conseguido escapar de assistir a ao menos 1 capítulo de CSI ( ou séries similares), e esses enlatados são bem mais instrutivos sobre o assunto.

Então, caro leitor, segue meu conselho pessoal: pule as primeiras 59 páginas e vá direto às histórias dos serial killers. Nesta parte não houve trabalho ruim de criação, é meramente tradução de súmulas prontas, algumas boas apesar do preconceito implícito.
Neste trecho conhecemos alguns assassinos historicamente relevantes, e temos acesso a detalhes de seus crimes e modus operandi, leitura sem dúvida interessante. Principalmente por deixar claro que a polícia norte-americana é tão atrapalhada e ineficiente quanto a força policial de qualquer país de terceiro mundo.
Vivas!...
Bruna 15/02/2012minha estante
É dificílimo achar um livro sério, despretensioso e de fato bom sobre o tema... Ainda mais agora que o assunto está na moda. "Mentes Perigosas" é outra dessas tentativas patéticas de dissecar a "mente dos psicopatas" (oohhh).

Eunice.Vilares 15/05/2009

Eu gostei... apesar...
Eu adorei, apesar dos termos técnicos no começo do livro, o que torna a história maçante, mas depois nas últimas paginas tem algumas histórias BEM interessantes!!!!

claudioschamis 11/02/2009

O livro apresenta em sua primeira parte digamos assim, um estudo sobre o que é um serial killer, como ele pensa, como ele se forma. Depois são contados casos verdadeiros de vários serial killers, o que faziam com suas vítimas, o que aconteceu com eles, sobre as investigações. É realmente um estudo de caso bem elaborado e que necessita do leitor um pouco de estômago forte, pois as atrocidades relatadas são fortes e inimagináveis. Infelizmente nos deparamos com uma realidade e temos então a noção de até onde o homem é capaz de chegar. Não posso dizer que é uma leitura maravilhosa, não é. E nem tampouco prazerosa. Para quem quer se inteirar de até onde o ser humano é capaz de chegar tem um prato feito. Por isso mesmo é até difícil de se avaliar em termos de nota, pois difere de tudo o que eu já li até hoje em termos de comparação com outros do gênero.

Marilu31 22/04/2024

Pesado mas ótimo
Confesso já ter lido o mesmo anteriormente mas parei na metade por ter começado a perder a fé na humanidade, pq tem uns assassinos q são cruéis num nível asqueroso. Mas enfim, decidi ler novamente e minha visão quanto a ele mudou principalmente pq agora faço psicologia e este livro acaba tendo vários contextos psicológicos oq fez eu ficar extremamente atraída pelo livro em si - algo q anteriormente havia ocorrido porém devido à crueldade citada no livro praticamente inteiro, tive que parar pq tava ficando paranoica tambem.
A autora detalha todos os acontecimentos q é de conhecimento público no livro, citando o modo que as vítimas foi morta, torturada e muitas das vezes abusadas tanto sexualmente quanto psicologicamente. Ela também cita todo processo da polícia de descobrir quem é o assassino - em muito casos por ?pré-preconceito? dos mesmos acabam por soltar o assassino pois o tal não tem aparência para tais atrocidades - oq me deixou revoltada várias vezes pois é no mínimo revoltante ver q as provas estavam todas ali e eles por conta da aparência do suspeito não prendê-lo oq foi o caso do Edmund Emil Kemper III q apesar do mesmo ter confessado os assassinatos cometidos pelo mesmo, os policiais não deram credibilidade a ele pois ele havia feito amizade com esses policiais - sim, isso mesmo - só acreditaram dps q ele ligou umas 3 vezes para falar e o mesmo ficou esperando para ser pego. Ai vc pergunta, ?ele confessou pq se arrependeu?? Não, ele queria a fama pelo seu crime, oq não estava acontecendo pois não suspeitavam dele. Enfim.
A Ilana também detalha todo o julgamento, testemunhas, psiquiatras, tudo. É um livro muito bom de se ler para quem gosta desse tipo de conteúdo. Principalmente pois temos que ter em mente q infelizmente isso foi um acontecimento real, esses ocorridos de fato aconteceram e é muito triste saber disso.

Mááh 07/02/2010

Serial Killer
É um livro bem macabro, conta histórias verdadeiras de assassinos em massa. Existem quatro tipos deles, os emotivos, os missionários os sádicos e um que não lembro, mas o que importa é que uns matam por diversão, outros por prazer sexual e outros só pra matar mesmo, sem nada em especial, a maioria não escolhe a vítima, matam os que querem... São chamados de Serial Killer pelo fato de cometerem vários assassinatos em algum período de tempo e em especial o Missionário,
escolhe um certo grupo de pessoas para matar: prostitutas, mulheres, homens, crianças...Alguns matam um certo grupo de pessoas para o mundo ser livre de pessoas que eles consideram erradas para o mundo.
Só lendo para ver até que ponto a mente humana pode chegar, até que ponto alguém pode ser cruel e não ter nenhum tipo de arrependimento.
Alguns Serial Killers em sua condenação para pena de morte, ao invés de tentarem se redimir, eles acham é bom... Um serial Killer no dia de sua condenação disse: Beijem minha bunda! E outro: Viva Satã. Isso é um Serial Killer, aí resta a dúvida: Louco ou Cruel?...Acredito que seja os dois.

Bia Machado 29/12/2009

Há algum tempo eu queria comprar esse livro, desde que vi a entrevista da autora no programa do Jô. A verdade é que o tema sempre me interessou... Calma, calma, não precisam fugir da minha resenha com medo de mim, rsss... Sempre me interessei foi por esse universo investigativo e, mais ainda, pelas histórias (belas e feias) do ser humano...Acabei comprando o livro em dezembro de 2008. Mas não o li prontamente. Esse ano voltou com força total a idéia de terminar finalmente uma história escrita por mim e publicá-la. E nessa história que estou escrevendo, há um serial killer. Claro que esse foi o incentivo final para a leitura desse livro.
Achei curioso o fato da escritora ser formada em Administração, eu que a princípio pensei que pudesse ser psicóloga ou advogada. Ela também é membro consultivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica do Inst. de Psiquiatria do Hosp. das Clínicas de SP, além de ser frequentemente solicitada pela Polícia Civil e pelo Min. Público de SP e outros estados para ajudar a elaborar o perfil criminal de casos em andamento, em um verdadeiro trabalho de profiler.

O livro relata o grande trabalho de pesquisa e de investigação de Ilana sobre o tema. Ela apresenta diversos casos de serial killers, famosos pela crueldade, e de como ocorreu o processo de investigação até se chegar à descoberta do criminoso. Conta histórias de vítimas desses "monstros", como foram mortas, o porquê de talvez o sujeito ter se tornado um assassino em série, como foi seu julgamento, sua execução, enfim... O trabalho é minucioso e faz você lembrar a si mesmo, a todo momento: "Isso não é ficção, é real. Essas pessoas realmente existem ou existiram..." Depois de ler esse livro, você vai achar que qualquer ficção sobre o tema não chega nem perto da realidade. E sobre a pergunta do título: louco ou cruel? A meu ver, uns podem ser classificados como loucos, sim, outros certamente que não. Mas todos, todos, sem exceção, foram cruéis ao extremo.

O livro também apresenta esclarecimento sobre termos ligados ao mundo dos serial killers, lista dos assassinos e seus países de origem e número de vítimas (dos que são conhecidos, claro, pois segundo a autora, há crimes que nem se imagina que foram cometidos por assassinos em série...), frases e procedimentos de execução (câmara de gás, injeção letal etc...), além de sites sobre o assunto para quem precisar ou tiver a intenção de se aprofundar.

Um trabalho primoroso, "[...]dedicado às vítimas conhecidas e desconhecidas desses assassinos [...] [e àqueles que não tiveram] a chance de se despedir de seus entes queridos...", nas palavras de Ilana Casoy.

Érika dos Anjos 30/12/2009minha estante
Hummmm... esta resenha me aguçou, principalmente, porque acabei de ler um especial da revista Superinteressante sobre Psicopatas. O tema, realmente, é viciante!

Tita de la Garza 28/01/2010

O livro é uma boa introdução ao mundo dos serial killers.
Explica um pouco sobre a mente do serial killer, o que é modus operanti, assinatura, como é avaliada a insanidade do modo de vista juridico. Enfim, quem assite criminal minds ou mesmo CSI já tem uma idéia.
Depois descreve alguns dos serial killers mais famosos, como agiam, suas vítimas, a investigação e a prisão/condenação do serial killer.
É um livro mais básico, quem quer se aprofundar ou procurar algo mais específico sobre determinado assassino vai se decepcionar. Quem quer uma abordagem geral e bem explicada, vai gostar.
Muito bem escrito, na minha opinião.
Senti falta do Richard Ramirez na lista.
Nào há nada sobre casos brasileiros, mas há um livro da mesma autora que aborda crimes nacionais.