loane.ferreira 28/03/2023A Luta Pelo Direito"O Direito não é apenas uma teoria pura, mas uma força viva. Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança, em que pesa o Direito, e na outra a espada, que serve para o defender. Sem a balança a espada é a violência bruta e sem a espada a balança é a fraqueza do Direito."
No livro, Ihering defende a ideia de que não existe direito sem luta, portanto o direito é algo para pessoas de coragem e não se adequa a atitudes covardes. Ele tem como finalidade a paz e é fruto de grandes lutas, a justiça não é feita sem a luta e todos os grandes ganhos da humanidade são descendentes da mesma.
A luta pelo direito é um dever moral do sujeito consigo mesmo, e também um dever com a sociedade, quando se abre mão da defesa de um direito violado, a vida em sociedade é prejudicada.
Ihering entra no princípio de que a paz experimentada por muitos provem deles herdarem sem esforço o fruto do trabalho de outros. A paz rege a vida de alguns ao mesmo tempo, em que outros lutam suas guerras. Os que vivem em eterna abundância devem ter consciência de que outros têm lutado, pois nada se resulta de nulos esforços. Todas as grandes conquistas da sociedade são obtidas através de grandes períodos de luta árdua.
A paz perpétua é uma utopia, ela não existe no nosso mundo, os momentos de paz são momentos transitórios, e eles só serão encontrados enquanto nós não deixemos de lutar por esses momentos.
"É a última palavra da sabedoria que só merece a liberdade e vida aquele que cada dia sabe ganhá-las."
Ihering trata essa luta pelo direito não como algo ruim, mas que sim, é através dela que obtemos a graça. A energia investida por um povo na defesa de seus direitos reflete no amor adquirido a essa batalha, criando um laço tao intimo entre o sujeito e seu direito que o autor usa como analogia o relacionamento de uma mãe e um filho recém-nascido.
A luta também é pela lei, que sendo desprezada torna-se uma frase vazia de sentido. O direito pessoal não é sacrificado sem que a lei também seja, criando no indivíduo uma paixão por lutar, não só por uma pessoa ou por si mesmo, mas também por uma ideia. A injustiça de ter um direito violado não esta, por exemplo, na dor de ter um objeto roubado, mas sim na dor moral de ter sido lesado e de sentir sua natureza ameaçada.
"Todos os direitos da humanidade foram conseguidos na luta. O direito é um trabalho incessante, não somente dos poderes públicos, mas da nação inteira."