Nudge

Nudge Richard H. Thaler...

Resenhas - NUDGE: O EMPURRAO PARA A ESCOLHA CERTA

Dalmo 14/11/2020

O âmago de nossas escolhas
Richard Thaler é um dos entusiastas da economia comportamental, ramo da economia que estuda a tomada de decisão de nós, humanos, frente às mais variadas situações da vida. Não somos tão racionais como prevê o pensamento econômico tradicional. Nudge descreve como podemos ser influenciados, para o bem e para o mal, por "empurrões", muitas vezes sutis, para tomarmos decisões que vão desde poupança até saúde. O autor reforça o quanto é importante definir uma boa arquitetura de escolhas, tanto para quem influencia quanto para quem é influenciado. O paternalismo libertário, segundo Thaler, principalmente quando se trata de políticas públicas, seria a forma mais eficaz de direcionar as pessoas para decisões que possam melhorar suas vidas sem necessariamente obriga-las a fazer isso.

site: https://www.redumbrella.me/post/o-âmago-de-nossas-escolhas
Naty | @campos_natalia 14/11/2020minha estante
Gostei da resenha. Vou atrás!

Patricia 14/11/2020minha estante
Perfeito! Uma resenha que vale por um prefácio. Economia deveria ser matéria obrigatória no ensino básico

guimarin 02/05/2021

Paternalismo libertário e arquitetura de escolhas
O livro Nudge, dos autores ganhadores do prêmio Nobel de Economia, vai te fazer repensar sobre as decisões em sua vida. O livro inteiro se baseia em três conceitos: paternalismo, libertarismo e a arquitetura das escolhas. O paternalismo seria o auxílio na tomada de decisão, seja através de uma escolha padrão para as opções ou instrução mais clara sobre o que está sendo escolhido. O libertarismo é sobre a liberdade individual na tomada de qualquer decisão, onde cada indivíduo decide o que é melhor pra si. A arquitetura de escolha é a forma que essas opções são apresentadas, o que é fundamental para que a decisão seja a melhor possível para o indivíduo. No livro você vai aprender sobre vieses que tomamos para decidir algo (sem perceber) e diversos exemplos sobre arquiteturas que deveriam ser alteradas para beneficiar o usuário/consumidor. É o típico livro que compensa todo mundo ler, independente da profissão ou idade. Recomendo bastante para quem trabalha na área do design ou que de alguma forma participa na tomada de decisão para terceiros.
guimarin 02/05/2021minha estante
Na verdade apenas o Richard que ganhou o prêmio nobel de economia pela breve busca que eu fiz.

Cintia F. Leite 28/08/2019

Somente a primeira parte me conquistou
O livro Nudge é sobre economia comportamental. Nas últimas décadas insights de psicologia foram usados para questionar a racionalidade de muitas das nossas decisões. Nesta leitura, você vai compreender como fazemos nossas escolhas e como somos influenciados, o que auxilia a deixar de tomar decisões no automático e sim, mais conscientes e certeiras para alcançar o sucesso e satisfação na vida.

Indico esse best-seller do New York Times, apenas para as pessoas que adoram ler sobre pesquisas comportamentais, pois quase todos parágrafos existe algum estudo citado e isso pode tornar a leitura cansativa pra quem não é muito fã de pesquisas. Gostei apenas dos primeiros capítulos, pois os últimos focam em dinheiro, economia e saúde, especificamente na realidade dos Estados Unidos, o que acabou não prendendo minha atenção.

Dongo 01/03/2020

Nudge (empurrãozinho)
Autores com credencias no assunto. Um dos escritores foi reconhecido com o prêmio Nobel de economia. A primeira parte do livro é hipnotizante! Em alguns momentos é fácil perder o foco da leitura não por falta de conteúdo ou qualidade, e sim por referência e cultura de outro país (Eua), fugindo um pouco da nossa realidade. Sem dúvida recomendo a leitura. Conteúdo que amplia nossa visão e entendimento sobre economia

Zaqueu 24/06/2020

Gatilhos da nossa mente.
Já tinha feito uma primeira leitura, e confesso que tem vários insights e idéias que realmente acontece no nosso dia dia na nossa tomada de decisão.

Segundo os autores o nudge seria como um "empurrãozinho" na hora de tomarmos algumas decisões.
Tem bastante a realidade dos Estados Unidos acho que esse seria um ponto que deixou uma leitura um pouco cansativa.

Mas a obra em si é boa e com certeza por duas pessoas que entende realmente do que estão falando.

GuidoBR 10/07/2020

"Um dos livros fundamentais sobre Economia Comportamental, no Nudge Thaler e Sunstein explicam como Arquitetura de Escolha pode ser usada para facilitar a vida dos seres humanos. A ideia principal é muito importante e pode ser aplicada em diversas áreas. Achei um pouco longo e efandonho de mais, com muitos exemplos desnecessários. Ótima companhia após ler "Rápido e Devagar""

Lu 06/08/2020

Livro incrível para os interessados por economia comportamental!

Luc Candelore 10/08/2020

Arquitetura de escolhas?
Então, esse livro fala sobre escolhas e isso está na cara, pois consta do título, porém o interessante é a construção do sistema de escolhas proposto pelos autores.

Os autores são intelectuais de peso, Richard Thaler é Nobel de Economia e Cass Sunstein professor de Direito em Harvard.

Dentro de suas experiências, análises econômicas e comportamentais, os autores sugerem várias formas de sugestionarmos as melhores decisões. Lembre-se de que o livro aborda um contexto de vida norte-americano e nesse sentido trata de poupança, previdência social, mercados de crédito, políticas de meio ambiente, serviços de saúde, casamento e outros pontos. Diria que 70% dos Nudges apresentados no livro são aplicáveis a realidade de um cidadão de brasileiro.

Revelador e motivador, o livro não trata de auto ajuda, ao contrário, mostra opções e atitudes que podem mudar os rumos de nossas vidas caso os adotemos.

Natalia.Tamaio 23/01/2021

Saiba sobre arquitetura de escolhas e decisões coletivas
Nudge é uma palavra em inglês que significa toque, cutucão ou empurrão, muito usada no inglês e no sentido desse livro com a ideia de "dica" ou de "incentivo". Então Nudge seria aquele empurrão que a gente recebe para fazer algo!
Devo confessar que eu achei um tanto quanto sacaninha a descrição que colocaram na capa do livro - "Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade" - porque essa frase nos dá totalmente a impressão de que teremos um livro no qual a gente vai aprender a criar Nudges pra nós mesmos comermos melhor, fazer mais exercícios e economizar mais, certo? Errado. A pegada do livro não é te ensinar isso num âmbito individual: ele na verdade explica que, por exemplo, temos um Nudge quando uma nutricionista responsável por uma cantina escolar deixa mais à disposição das crianças e adolescentes as frutas do que os doces... naturalmente isso será um incentivo para que os jovens comam melhor, e isso é o que o livro explica como "arquitetura de escolhas", um processo em que alguém pode ajudar outra pessoa a pensar e refletir sobre uma decisão que precisa ser tomada.
Embora o livro não traga dicas nesse âmbito individual, o texto todo é bem legal e traz muitos exemplos de Nudges bem-sucedidos. Eu aconselharia essa leitura a RHs (que sempre têm o papel de bolar ações que estimulem a participação dos funcionários), líderes de equipe, gestores públicos e representantes de instituições, marcas ou lojas que precisam realizar campanhas e incentivar pessoas a fazer algo: com certeza conhecer mais sobre o conceito de arquitetura de escolhas e sobre os Nudges vai ajudar esses profissionais em seu trabalho.
Eis aqui um trecho do livro: "Somos a favor de que os setores público e privado direcionem de forma consciente as pessoas a fazerem escolhas que melhorem sua vida. Para nós, uma política é 'paternalista' quando tenta influenciar a população a fazer escolhas benéficas e com consciência disso. Com base em alguns fatos comprovados pelas ciências sociais, mostramos que, em muitos casos, as pessoas tomam decisões muito ruins - decisões que não tomariam se estivessem prestando atenção."
Enfim, em certa parte foi decepcionante não ter as dicas individuais que eu queria ter, e não o leria novamente... mas de certa forma trouxe um conhecimento novo pra minha vida. Gostei de conhecer sobre Arquitetura de Escolhas.

Derick.Guerra 14/02/2021

Interessante, porem senti que faltava algo
Não sei se foi por ja ter lido alguns livros do ramo (e principalmente por ter lido misbehaving, um classico dele) eu fiquei com a sensação de que faltava algo kk

O livro é perfeitamente bem escrito, as dicas (ou nudges) são bem feitos, a explicação é simples e relevante, mas pra mim faltou algo sabe? como se eu tivesse vendo "mais do mesmo", sem ter uma grande revelação. Mas de toda forma, o livro é incrivel de vdd, e recomendo demais a leitura para quem busca entender melhor seus processos decisórios

Carla.Zuqueti 20/03/2021

Economia Comportamental
Nudge - Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein

O que é Nudge?

Nudge: estímulo, empurrão cutucão. Qualquer aspecto da arquitetura de escolhas capaz de mudar o comportamento das pessoas de forma previsível sem vetar qualquer opção endêmica nenhuma mudança significativa em seus incentivos econômicos. A intervenção deve ser barata e fácil de evitar.

As teorias econômicas foram construídas em base no ?homem economus?, um ser racional que sempre toma as melhores decisões, independente do cenário.

Mas homem não é assim. Somos influenciados por uma série de fatores. Nossas decisões dependem de contextos, incentivos e punições. Os Nudges são pequenas alterações no contexto para que as pessoas tomem as melhores decisões.

O livro é extremamente didático e defende o ?paternalismo libertário? , ou seja: usar pequenos nudges para que, mesmo que as pessoas ainda tenham a opção de livre escolha, sejam direcionadas para um caminho que irá melhorar suas vidas.

Os autores então demonstram como uma série de nudges podem ser usados para melhorar a vida das pessoas e resolver problemas da sociedade, com um custo mínimo e pequenas influências em suas escolhas.

Fala também da importância de usar os nudges de forma consciente, transparente e com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, evitando os interesses unicamente de lucro corporativo.

Sou fã de livros de Economia Comportamental, gosto muito dos livros do Thaler e ?Nudge? é sensacional!

Dimitriu 28/03/2021

Excelente introducao para Econo Comportamental
Mais leve que o Misbehaving, em Nudge, R. THALLER apresenta uma série de bons exemplos sobre como podemos usar economia comportamental no dia-a-dia.
Livro essencial para quem quer entender mais sobre comportamento humano.

anoca 17/04/2021

leitura bem fluida e rápida sobre o tema. quem já leu iludidos pelo acaso do taleb vai encontrar varias semelhanças nos exemplos mas mesmo assim vale a pena pois enquanto ele as trata sob o prisma do acaso, neste livro é tudo sobre nudges

Carol 07/07/2021

A primeira parte do livro é muito interessante e traz conceitos e pesquisas úteis para pensarmos como realizamos nosso processo de tomada de decisão. A segunda parte é exemplificativa e acaba ficando repetitiva.