Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Viih 27/08/2022

Retalhos
Amei esse livro eu refleti muitas e muitas coisas com esse livro esse livro é de mais pois esse livro me ajudou muito quando eu estava passando por momentos dificeis

Brena Sâmela 20/01/2013

Então o que vai ser hoje? "Jantar?" ou "Naufrágio"?
"Às vezes, ao acordar, as sobras do sonhos são mais atraentes que a realidade, e relutamos em abrir mão.
Você se sente um fantasma por um tempo...
...intangível, talvez, incapaz de tocar o ambiente ao redor."

Graig Thompson cresceu em uma família pobre em uma zona rural, sua família era extremamente religiosa e opressiva, e sobre olhares da vizinhança igualmente religiosa e em um ambiente de opressão e de temor a Deus.
Dividia o quarto e a cama com seu irmão caçula (3 anos mais novo) Phil, que era o único que Graig compartilhava sua imaginação desenhando e brincando, mas na maioria das vezes o cobria de medo como se ter 3 anos a mais o fazia ser melhor, sofriam por certos abusos, no qual Graig se arrepende de não ter tido coragem de proteger seu irmão.
Sentia-se diferente do resto do mundo, vítima de bullying na escola, e sob o vigoroso olhar dos pais pros ensinamentos cristãos que ele deveria ter e a intolerância que eles tinham com os filhos, mudos e cegos para o que seus filhos queriam, Graig cresce com medo, e sem nenhuma perspectiva de futuro, somado a lavagem cerebral religiosa pela qual lhe foi imposto desde pequeno, ele se torna um crente fervoroso, sem opinião própria um escravo do sistema religioso, até conhecer Riana em um retiro de jovens cristãos, uma jovem encantadora, e completamente seu oposto, eles se apaixonam, mas nada é tão fácil.
Ao decorrer do livro Graig começa realmente ver o mundo ao ser redor, como realmente é, a medida que cresce, vai se tornando um ser humano melhor, tomando suas próprias decisões, vai aprendendo o que é realmente viver, e que a vida é uma aprendizagem e não é uma doutrina, que é uma única viagem maravilhosa no qual não sabemos o que vem depois, que somos o nosso própria Deus o nosso próprio templo de sabedoria.

"Eu ainda acredito em Deus e nos ensinamentos de Jesus mas o resto do cristianismo... a Bíblia, as igrejas, os dogmas, só servem para criar limites entre pessoas e culturas. Negam a beleza de ser HUMANO, e ignoram todos os vazios que o individuo precisa preencher."

Primeira graphic novel que leio, é uma auto-biografia do próprio autor, seus desenhos são delicadamente incríveis! a sua história é tocante, maravilhosamente emocionante, sua sensibilidade ao desenhar e escrever é inigualável.

Tâmara Moya 25/07/2022

Uma leitura envolvente, tocante, sensível, inspiradora, repleto de significados e que consegue abordar temas extremamente relevantes: autoconhecimento, amadurecimento, abuso sexual infantil, bullying e fanatismo religioso. A saber: não se trata de um livro religioso, mas uma crítica às normas do cristianismo e da falsa religiosidade.

A arte de Craig Thompson é incrível e a forma como ele trabalha usando o nanquim emociona os leitores a cada página virada.

Emilly 11/03/2013

A forma como o Craig se expõe na sua história é ao mesmo tempo, chocante e deliciosa. Os sentimentos puros, e a inocência perdida muito cedo só torna a história mais encantadora. É de deixar saudade. De ler e reler sempre que tiver um tempinho sobrando.

Layla 18/05/2013

Perfeito
Eu nunca havia lido nenhum quadrinho antes, na verdade eu achava até pouco tempo atrás que quadrinho era: Turma da Mônica, Luluzinha e etc. Mas após ler Retalhos percebi que tudo que pensava até aquele momento não tinha valor, ao ler Retalhos me apaixonei por quadrinhos, quadrinhos inteligentes, que falam de assuntos complicados e que muita gente tem medo de falar, fala de dificuldades, de conhecimentos, de aprendizado, fala de uma pessoa que cresce acreditando em uma certa crença e quando cresce começa a se questionar se tudo que acreditava era realmente correto.

Um ótimo quadrinho que ensina e diverte.

Vale a pena
Rodrigo.Augusto 24/10/2017minha estante
Acho que você não pôs estrelas :/
Ah! E bem vinda aos quadrinhos! É uma arte fantástica!
Indico O Soldador Subaquático, do Jeff Lemire. Condado de Essex, dele também... nossa, há muita coisa :)

Ozeni1 18/04/2022

Simplesmente perfeito, chorei rios.
Que leitura maravilhosa eu tive, li esse quadrinho há anos atrás. Devorei ele em apenas um dia e confesso que nunca sofri tanto com uma estória. Perfeito demais. Valeu muito a leitura!

Helena 19/08/2014

O livro Retalhos trata sobre temas como o bullying, exclusão social, fé religiosa e amor. A história se resume em, um menino que era muito religioso. Um dia, ele vai para um acampamento e conhece uma menina, Raina. E assim se desenvolve o livro...
A história é relatada por meio de quadrinhos, o que a deixa interessante. Ao longo da história, esses quadrinhos farão parte da interpretação.

palola1 27/06/2022

... mesmo que seja temporário.
Retalhos é uma autobiografia, que já ganhou vários prêmios, e com razão.
A vida do autor é contada através de ilustrações que nos faz entrar em sua cabeça e entender os sentimentos de uma forma incrível.
Em algumas cenas ele ilustra com elementos fantásticos para transmitir todas essas emoções, podendo ver como ele se sentiu com as passagens acontecendo.
Ele nos conta como foco sobre sua infância e adolescência, onde aconteceram coisas importantes para ele ser quem é hoje.
É uma leitura super rápida e divertida. Recomendo muito.

alfaiaspace 20/09/2022

"Parece que eu te conheço desde sempre."
Essa não é uma resenha ou motivos pelo qual você deve ler esse livro, é apenas eu escrevendo sobre como foi importante ter lido essa história, como eu me senti abraçada por essas palavras e como as páginas sussurram o que eu tinha medo de ouvir: que eu já não tenho a mesma fé de antes e como simplesmente sou o maior pesadelo de mim mesma um ano atrás, eu não queria admitir, mas eu mudei e talvez isso não seja tão ruim, eu agora sou uma pessoa diferente, que já não acredita na bíblia, algum dia posso voltar a acreditar, mas hoje não, e eu não quero me sentir culpada por isso, assim como Craig, eu descobri que há liberdade além da caixa em que cresci, há mais amor além do "primeiro amor."

Mellao 19/08/2014

Minha resenha do Retalhos Craig Thompson
O livro é uma graphic novel que é muito famosa no mundo das historias em quadrinhos. A historia se passa em Minnesota, um lugar onde no inverno o frio é rigoroso. E o frio é um importante fato na historia, pois alguns momentos teriam um enrredo diferente se não ouvesse frio.

Realtche 28/06/2022

Um dia melhores
Sem dúvidas é uma das melhores histórias em quadrinhos que eu já li. Eu fiquei muito curioso para saber como estão os outros que foram mencionados na história, já que é uma autobiografia.

Mas é um conto delicado sobre a vida.

Super recomendo.

Pistille 08/02/2018

Vida de retalhos
Qualquer tentativa de definir esta obra prima irá apenas limitá-la. No entanto, com muito esforço, tentarei resumir a imensidão de sentimentos que a leitura de Retalhos me proporcionou. Craig thompson ,com sua narrativa fantástica e sua arte magnífica, conta em suas quase 600 páginas fragmentos (retalhos) de sua vida durante a infância e adolescência. Brigas com o irmão, bullying, solidão,falta de habilidade social,opressão religiosa... A lista de temas abordados pelo autor é imensa. Todavia, dois temas me parecem ser o cerne da obra (e isso é apenas a minha visão) : A transitoriedade da vida e o Medo. Thompson trata de uma forma belíssima o fato da efemeridade das relações ,sejam amorosa ou sociais , e de certa forma uma efemeridade da própria existência , composta de pequenos momentos finitos que juntos compõem este tecido de retalhos que se chama vida. O medo também é muito presente na obra ;medo de não ser aceito, medo de pecar ,medo de tomar decisões erradas,medo de se relacionar , medo de não corresponder à expectativas ,em suma , medo de existir. Mas longe de ser um relato deprimente e medroso, este quadrinho destaca a beleza da finitude dos momentos, e a importância de se desprender do medo e ser quem você é de fato, e não quem te pressionam a ser. Por fim, fica aqui minha recomendação a todos os que um dia já sentiram medo do futuro, do por vir, do novo. Bem como aqueles que apreciam a beleza do efêmero, do dinâmico , e aproveitam infinitamente os momentos finitos dessa vida de retalhos.

"Como é bom deixar uma marca na superfície branca, fazer um mapa dos meus passos , mesmo que seja temporário. "