O Capital

O Capital Karl Marx

Resenhas - O Capital - Livro I - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Trapp 30/07/2023

O capital é, sem sombra de dúvidas, a obra mais completa e mais detalhada de Karl Marx.
Nesse primeiro volume, Marx expõe de forma clara e direta os mecanismos que a burguesia utiliza para extrai mais-valia a partir do trabalho alheio, além das mazelas do trabalho infantil, impulsionadas pela sanha capitalista de se obter mais lucros e de como a indústria da época, a partir da revolução da maquinaria moderna, levou uma população empobrecida à miséria absoluta enquanto alguns ricos acumulavam mais e mais riquezas.

Magne 15/07/2023

Um livro marcante
Para quem gosta de ler, de pensar, de ciência, de lutar, de viver etc será contemplado. Esse é um livro muito bem construído, para dar atenção e degustar cada detalhe. Uma obra de uma vida, sem dúvida deixa uma marca naquele leitor atento.
Leio muito, jamais encontro outro livro tão completo. O autor é abrangente mesmo e acurado aos extremos.
Vale a leitura, viva a revolução!

Yury.Batista 28/06/2023

Ótimo para estudos ADM
Como um bom aluno de administração esse livro trata de assustos muito relevantes não só do capitalismo em si, mas, também de assuntos acadêmicos que são constantemente abordados em sala de aula. O pensamento marxista fica totalmente em segundo plano e o livro tem uma leitura acadêmica muito relevante e satisfatória e muito vasta na época da revolução industrial e com muitas dicas ainda para o mundo atual.

BeatrizFonseca1 12/05/2023

Marx e´formado em Direito , em 1842, Marx trabalhou na gazeta de Renana uma revista , em 1843 ele casa-se com Jenny, ele salientou que o proletariado eram os indivíduos que mais trariam mudanças significativas na sociedade e que deveria abolir o sistema de classes é a propriedade privada que gera a alienação ,Heges foi uma espécie de tutor para Karl Marx, na qual critica e orientava seus trabalhos e obras.
Marx escreveu além do “O capital” divido em quatro livros, toda via ele escreveu odois primeiros completamente, o terceiro parcialmente e o quarto foi concluído por seus amigo Engles.
Ele escreu outras obras como o 18 do Brumário e as lutas de classes na França, Engles ajudou financeiramente Marx, para que ele não parasse de produzir, as forças produtivas iriam perder força e se tornar insignificante perante aos meios de produção, o livro “o capital” é divido em três livros , todavia Marx não fez as parte e II III, da obra devido a doenças crônicas e foi seu amigo Engles que concluiu seu trabalho, ele faleceu em 1883 .
O capital une ascptos políticos,historiografricos sociais e econômicos, é histórico porque argumenta que a produção capitalista nasceu de determinadas situações sociais e que ele próprio criara as motivações de sua extinção ,os estudos sobre população e imigração estão veiculadas as áreas geográficas, eles eliminam o geodeterminismo do comportamento do homem.
Marx defendia que a burguesia destruía os recursos naturais, em nome do lucro e que o trabalho modificava o homem e a natureza e ontologia tem características especulativas, o trabalhador é explorado ,ele defende que o capitalismo é um sistema de produção interrupta dos meios de produção principalmente tecnologia, ele defende que os trabalhadores devem tomar o poder e fazer uma revolução socialista, a luta de classes econômica é defensiva enquanto a politica é ofensiva, a força de trabalho se tornou mercadoria, o estado intervém na economia, mas na sua fase mais madura o liberalismo supostamente se autorregula e não depende do estado . A produção da agricultura, do mercado , na indústria uma anula a outra e não são polarizados.
As mercadorias se tornam fetichistas, ou seja são representadas como objeto de valorização extremo, o valor é uma substancia enganosa , as relações entre burgueses e trabalhadores se dá através de dominação(burguesa) perante os dominados trabalhadores, quando o sistema feudal da Idade media entrou em declínio a força de trabalho começou a ser analisada como mercadoria, porque você trabalha em troca de capital(lucro) que vem do burguês, nas grandes navegações o lucro se dava entre o preço do material comprado distante da sua venda de consumo.
“Marx afirma que toda história e´a historia de luta de classes” (p.100)
A revolução Russa sofreu influencias do marxismo, e os economistas analisam outros ascptos como os graus de demanda das mercadorias a satisfação do consumidor e os custos da produção , a produção capitalista possui suas próprias leis que quando são danificadas geram crises econômicas , as fabricas da Inglaterra são insalubres e os proletariados desenvolveram estratégias de revolução para buscar melhores salários e melhores condições trabalhistas.
Varias colheitas ruins fizeram o preço do tribo abaixar na Inglaterra, os preços de mercado se alteram de acordo com a lei da oferta e da procura e a oferta excede a procura os salários aumentam significativamente , os preços das mercadorias são relativos , toda mercadoria é construída através do trabalho e os trabalhas são dividos em setores que se diferenciam por ascptos como a forma da produção, todas as mercadorias devem possuir equilíbrio entre a oferta e a procura , o valor da força de trabalho está vinculado a quantidade de trabalho para a sua reprodução , os proletariados tentaram reduzir sua carga horaria de trabalho todavia não conseguiram obter, eles eram vistos pelos capitalistas como burros de carga e só tinham tempo para dormir e se alimentar , o escravo possui fixos ascptos como alimentação e o trabalhador não , por isso ele sempre busca aumento dos salários, os proletariados buscam o legislativo para alçarem redução da jornada de trabalho .
Adam Smith argumentava que a, industrialização em sua fase inicial tenderia a dar maior vantagem ao trabalhador e a acumulação do capital provoca uma progressiva na composição do capital , a mercadoria safitaz necessidades humanas de qualquer espécie , seja veiculada a alimentação ou a fantasia , na Inglaterra depois da revolução industrial e das maquinas de tecelagem a produção aumentou e o número de horas de trabalho diminui , o tempo de trabalho varia de acordo com fatores como a força produtiva que depende de outros elementos como o grau de tecnologia e ciência da sociedade e grau de habilidades e conhecimentos do proletariado .
titio Marx defende que o trabalhador é alienado e que a estrutura(Capital) interfere significativamente) na superstrutura( religião, relações humanas, cultura, etc)
Obs: o livro que estou lendo tem só 475 paginas e não 896

duhzita 28/03/2023

Karl Marx você sempre será economista!
Acho sensacional como um livro publicado há 156 anos ainda consegue ser tão atual no ponto de vista econômico, em minha opinião.
No capital, Marx examina a natureza do capitalismo e as relações sociais e econômicas que existem dentro deste sistema. Argumentando que o valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho que foi investido em sua produção e não pela mão de obra que a produziu (sendo quase sempre um valor inferior ao investido no produto). Sendo a exploração do trabalho uma característica fundamental do capitalismo.
Ele também analisa as crises econômicas que ocorrem dentro do capitalismo, alegando que elas são inevitáveis e que só podem ser superadas por meio de uma revolução do proletariado que abole a propriedade privada.
E como disse no início, a obra por mais que ?antiga? ainda é relevante nos dias de hoje, por abordar questões como desigualdade econômica, exploração do trabalho e crises econômicas, temas super importantes na sociedade contemporânea! este é um livro que recomendo de se ler pelo menos 1 vez na vida.

thegoldrush 14/03/2023

Esse livro é genial !!
comecei a ver o mundo de outra forma após a leitura. karl marx você é um gênio !!

Rodrigo 01/03/2023

Extratos - O Capital
Este livro contempla uma seleção das partes fundamemtais da edição integral da obra de Marx, onde versões condensadas e resumidas foram produzidas por diversos autores.

Esta versão foi produzida pelo genro de Karl Marx, o médico e militante socialista Paul Lafargue com a colaboração de Laura Marx, filha do filósofo alemão e companheira de Lafargue, cuja missão é apresentar a essência do funcionamento da sociedade capitalista ao movimento dos trabalhadores franceses do final do século XIX.

Jolly 27/02/2023

Caramba Carlinhos tá dando trabalho

Primeiro comecei a edição da boi tempo pelo Kindle, aí vi que não ia rolar pq eu ia precisar rabiscar tudo o livro, aí consegue essa versão em 6 volumes

Foi o primeiro livro que me de abandonar uma versão, pegar outra, e abandonar qualquer leitura em paralelo.....

Quase 1 mês pra ler isso, falta mais 5 volumes!
Já deu pra entender que o Carlinhos é brabo
Chega com 2 pé pra.mostrar a realidade a tal como ela é

Se tudo fosse o que aparenta ser, a ciência seria inútil! "Algum sábio maluco seila da onde"

vana8 20/02/2023

Eu esqueci de mostrar minha reação lendo esse livro aqui, gostei mt te amo karl te vejo como figura paterna

notexist 03/02/2023

essencial
clássico.

lembro que quando fui visitar o museu do ipiranga, e lá havia um manuscrito dele.

na época nem imaginava a importância que tinha.

mas agora, anos mais tarde lido ele, e posso dizer que clarificou bastante coisa do mundo para mim.

mas sem dúvida não é uma obra fácil de ser entendida em seus meandros.

Gustavo.Martins 29/01/2023

Le Capital
O Capital é um livro histórico, político, filosófico, científico, e econômico. Marx examina profundamente as facetas da mercadoria, troca de mercadorias, o valor e a mais-valia. Permite pensar criticamente a estrutura do capitalismo e mais ainda os suijeitos, o capitalista e o trabalhador. Refleti bastante sobre meu próprio papel na estrutura, o valor do meu trabalho intelectual, e do meu descanso. Não tinha como não favoritar um trabalho genial de um cientista brilhante.

Paulo.Jabuticaba 09/01/2023

Essencial a leitura desse livro, não só para entender as ideias de Marx, mas também a realidade em que vivemos. Ainda que, seja uma leitura relativamente complicada, acredito que seja importante dar uma chance para os estudos apresentados nesse livro.
Renan 10/01/2023minha estante
sim, é uma leitura complicada de início, acho que para começar a ler é bom ter uma base sobre esses assunto. Porém, isso não muda o fato de que é um livro incrível!!!

Maria11408 09/01/2023

Eu só posso ser masoquista
Claro, Marx é um sociólogo genial.

A questão é que: ler Marx puro, no crú, é pedir pra se internar. Tem que ter pelo menos o dobro dos neurônios trabalhando, pô.

Lets | @callmealasca 05/01/2023

importante
leitura muito importante para o momento mundial e nacional que estamos vivendo nos últimos anos, não é indispensável, mas interessante

Agatha 30/12/2022

Sou do partido cachaceiro comunista
É o partido cachaceiro comunista
Nosso bagulho é fazer a revolução
Foice e martelo e com o copo na mão
Vermelha é a nossa bandeira e o nosso coração

É o partido cachaceiro comunista
Sou do partido cachaceiro comunista