O Capital

O Capital Karl Marx




Resenhas - O Capital - Livro I - Vol. 1


80 encontrados | exibindo 76 a 80
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Dercio 10/09/2012

Livro de leitura obrigatória dos estudantes que evidenciaram o regime militar, mostrou-se utópico com o desenvolvimento das sociedades... em lugar nenhum do mundo atual. Tentei reler atualmente, achei extremamente chato e insuportável... Felizmente nós evoluímos.
Samuel Angelo 14/11/2016minha estante
Ele não é utópico, ele é real, pois sua alegoria se dá sobre um trabalho de suposição ao futuro, feito no presente. O socialismo não foi feito pra dar certo, foi feito pra ser uma roda de sansara.


Cardoso 24/03/2019minha estante
Um livro de análise da sociedade capitalista é "utópico"? Isso não faz o menor sentido e indica que, no mínimo, você não abriu para lê-lo


Pacaterra 03/05/2020minha estante
Não dá para uma descrição da realidade se mostrar utópica. Seu comentário apenas prova que não compreendeu o básico do livro.




doceluzz 15/04/2012

Marx diz muitas coisas importantes e relevantes neste livro. O que ficou claro para mim foi que o destino que o trabalhador tem e continuará tendo ao ter de trabalhar nesta politica capitalista, será o de ter sua vida usurpada minimamente dia a dia e em "recompensa" disso ganhará o direito a condenado a receber o salário.
Hiago 08/08/2016minha estante
A subsistência é condição primária do capitalismo.




Hellmouth 26/02/2010

O livro mais debatido do século XIX!
Karl Marx, o "herético economista" - talvez esta rotulação seja falha, devido a sua erudição fora do comum que apreende inúmeras áreas das Ciências Humanas -, conseguiu, através de um "alfarrábio" que lhe rendera mais de 20 anos de intensos estudos, desenvolver uma técnica de análise nunca antes nas ciências humanas: o materialismo dialético.

Através desta nova percepção de enxergar um fenômeno, consegue expor, à sua maneira, teorias antes presentes em vários economistas anteriores, principalmente os "clássicos" e os "vulgares".

O materialismo dialético consiste em enxergar um fenômeno através de várias formas (a "paralaxe") por uma perspectiva em especial: a análise crescente dos fatos. Dessa forma, Karl Marx começa analisando neste primeiro tomo a menor partícula da economia burguesa: a mercadoria.

Porém, ao analisar o caráter das mercadorias, o pensador alemão desenvolve conceitos atrelados a esta partícula: valor de uso, valor de troca, fetichismo da mercadoria, circulação das mercadorias (o próprio afirma que as mercadorias "dançanm" no mercado), acumulação primitiva de capital, mais-valia (absoluta e relativa), taxa de mais-valia, massa de mais-valia, dentre outros conceitos.

Mas, de fato, este primeiro livro não visa a analisar o "capitalismo" em sua fase desenvolvida (adulta); mas a fase anterior, o que ele denominou de fase da "acumulação primitiva de capital".

Sem dúvida este livro moldou toda uma geração de intelectuais, pois instituiu uma nova forma de pensar nas Ciências Humanas.

---------------------

PS: Esta versão da Civilização teve como tradutor Reginaldo Sant'anna, que, praticamente, "assassinou" a essência original do livro! Esta versão foi muito, mas muito mal traduzida! Aconselho ao leitor ler a versão da coleção "Os Economistas".

comentários(0)comente

jffrezende 10/03/2011minha estante
Prezado,

como base em que você está criticando a tradução de Reginaldo Sant'anna, da Civilização Brasileira? Ao que me consta, é uma ótima tradução, vertida diretamente do alemão e cotejada com uma tradução francesa revista e aprovada pelo próprio Marx.




Vinicius ! S. R 05/01/2010

Lógica e coerência exemplar !
É incrível como Marx consegue partir da mais elementar forma do Capitalismo até chegar numa conclusão sobre o sistema capitalista de uma forma absolutamente coerênte e lógica, de termos em termos, definições em definições Marx avança do mais simples para o mais complexo e suas relações, de uma forma totalmente didática, se utilizando sempre de vastos exemplos e aplicações de sua teoria, independentemente do modo de se pensar, certamente "O capital" é um livro essencial para o entendimento do Capitalismo.
comentários(0)comente



Dani... 19/01/2009

Marx soube construir um texto com lógica interna, principalmente em sua visão sobre o custo e sobre a extração de mais-valia (não sou marxista, mas, na prática isso acontece em muitas empresas pequenas ainda hoje, por exemplo). O modelo dele funciona. Ele também cita de abuso e desrespeito contra trabalhadores, como o caso da costureira que morreu de exaustão por ter trabalho dias seguidos sem dormir.
comentários(0)comente



80 encontrados | exibindo 76 a 80
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR