O Capital Vol. 01

O Capital Vol. 01 Karl Marx

Resenhas - O Capital - Livro I - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ricardo 19/11/2022

Livro essencial, mas não parem no Livro I!
O Capital é um dos maiores livros de filosofia já escritos. Sim, de filosofia. Marx não era sociólogo e muito menos economista. Sua ciência constitui na crítica da economia política. Durante toda sua obra, Marx busca deixar claro que não há nenhuma possibilidade de tratar o modo de produção capitalista de maneira lógica, racional, científica.
Aqui Marx elabora sua teoria de valor (que é uma oposição poderosa à teoria ricardiana de valor-trabalho), comenta sobre o fetiche da mercadoria (assunto que deve ser aprofundado, visto que é uma contribuição à crítica da metafísica), enuncia a tese do mais-valor, aprofunda-se em conceitos como exército industrial de reserva e trava uma guerra contra o mito do surgimento da produção assalariada.
Contudo, não fiquem presos somente ao Livro I. No livro seguinte, onde Marx trata da circulação do capital, são exploradas situações que não aparecem no Livro I. Premissas que eram dadas são agora objeto de análise, como o tempo de conversão do capital-mercadoria em dinheiro, o papel do crédito na circulação, a quantidade de dinheiro disponível para a constante conversão de mercadoria em dinheiro, e muitas outras.

Rapha 01/11/2022

Este livro já ganhou diversos nomes que o simbolizam. Como ciência do valor, Bíblia operária, etc... mas para mim, definiria como a essência da materialidade a temporal da história capitalista. Mesmo sendo seu resumo, está sendo o livro mais lapidado nas profundezas de sua ciência que li até agora.

lau !! 26/10/2022

karl marx sempre esteve certo mesmo... o capitalismo é a escória da humanidade meu deus como é péssimo
$Deidara$ 20/11/2022minha estante
Comunismo é ótimo. Vai ver os países influenciados por ele.

Marcelo Dos Santos (De Dois) 10/10/2022

O caminho das pedras é difícil...
Como já disse o próprio autor em um de seus prefácios, em outras palavras, é que o caminho para a ciência é árduo e somente quem está disposto é quem colherá seus frutos.
De fato ele estava certíssimo.
Não vou o classificar nem mesmo como "necessário", pois não considero que algum marxista de fato tenha a necessidade de ler O Capital em sua totalidade para ser capaz de compreender as nuances perversas de nosso sistema vigente. Entretanto, ele pode ser de fato necessário para pessoas que embarquem em uma especialização econômica e tenha no minímo a curiosidade de compreender a fundo e com propriedade o tema.
Não foi Marx que lançou mão de um primeiro estudo a respeito do sistema econômico, mas não tenho medo algum de afirmar que foi ele o responsável por destrinchar e virar do avesso as teorias vigentes de maior importância até então para criar um novo entendimento, revolucionário e de possível entendimento para o povo como um todo.
N´O Capital, Marx se encontra em plena forma intelectual: vigoroso, impávido e intenso, utilizando-se de exemplos palpáveis para o proleterário compreender sua condição de agente fundamental na engrenagem capitalista.

Atenção! Não se trata aqui de lançar mão de fórmulas revolucionárias a fins de derrubar o sistema. O leitor não encontrará algo do tipo.
Trata-se sim de um estudo profundo, filosófico, contudo de entendimento tangível a respeito do objeto de estudo, desde sua formação até os tempos de sua escrita (século XIX pós Revolução Industrial) sem respeitar necessariamente uma cronologia estrita.

Fabio.Jackson 07/10/2022

Leitura altamente recomendada
Um clássico, que deve ser lido com calma e paciência. Li de forma rápida, e acredito que ainda estou absolvendo todo o conteúdo proposto.
O livro é bem fundamentado, bem estruturado e demonstra de forma bem clara o ponto do autor.
O conceito de mais-valia, que já tinha visto na escola, hoje está bem mais claro para mim. Interessante leitura.

Erick Simões 28/09/2022

Bem escrito, ao menos.
Marx escreve bem, é claro e deixa bem expressa suas ideias, porém me pareceu que apesar de algumas de suas deduções lógicas terem um desenvolvimento correto, a conclusão em todos os casos é pífia. O conceito de Mais-valia é de uma dissonância cognitiva para poucos. Marx, ao meu ver, partiu de pressupostos incorretos para conclusões ridículas.

LuckazTavares 25/09/2022

Manual do funcionamento da Economia Moderna
Um livro que, comparado com o verdadeiro Capital, é pequeno, entretanto, sua densidade se opõe ao tamanho. Os extratos do Capital absorvem 163 páginas, ao qual demorei cerca de 1 mês para completá-lo, porém, para você que queira entender os fundamentos do Pensamento Marxista Econômico vale a pena, e nem só para tal, mas também para conhecimento da economia de forma materializada, ou seja, partindo da realidade, e não de fundamentações idealistas ou abstratas, como, por exemplo, a Liberdade Econômica. A compreensão da taxa de mais valia é fundamental, que, como exposto é "a expressão exata do grau de exploração da força de trabalho pelo capital ou do trabalhador pelo capitalista". O livro pode se tornar confuso pela tamanha complexidade, mas uma dica, se apegue nos conceitos principais e priorize os exemplos, que deixa a leitura muito mais didática e fluída. Enfim, recomendo a você, caro leitor, que queira adentrar à Ideologia Marxista sem precisar ler um livro de 800 páginas kkkkkkkk. Sucesso na leitura??

PAI DOS RATO 16/09/2022

A bíblia do trabalhador
Logo na primeira página da para entender que Marx realmente foi um gênio, cada palavra milimetricamente posicionada explicando perfeitamente conceitos para se entender os processos dentro do capitalismo.

Foi o primeiro autor a definir sistematicamente o modo de produção capitalista nesse livro em 1867.

Essa coleção de fragmentos feita por um Genro e amigo do Marx, Paul Lafargue (e elogiada pelo mesmo), deixa muito claro a linha do pensamento de Marx acerca do capitalismo>

Conduz o leitor através de uma via lógica e bem pavimentada com argumentos, começando pelo conceito de mercadoria, dissecando os sistemas de trocas e circulação de mercadoria, aqui introduzindo um conceito fundamental para entender Marx : o valor.

Dado o conceito de valor, Marx passa a explorar o suprassumo da sua Magnum Opus, a mais valia, que é detalhada e conta com exemplos dentro da realidade material, com um cálculo fenomenal no último capítulo, que prova toda teoria sintetizada antes.

Para finalizar o livro me surpreendeu com recordações pessoais, mostrando um pouco da vida íntima de Marx, me senti em sua sala com suas anotações singulares (=

Enfim, um livro que não é para ser lido apenas por ler, e sim para ser entendido e revisitado, eu escolhi marcar os pontos principais para me auxiliar nos estudos.

Paz entre nós, guerra aos senhores.

jamaguinho 15/09/2022

A beleza da crítica da crítica da crítica
Marx era um grande artista, toda sua paixão por poesia e romances se traduziram na maneira em como ele consegue descrever e comunicar sua realidade. Ele é um artista quando, em como fruto de sua época, faz florescer toda uma paisagem em meio ao seu rigor matemático e filosófico; a compreensão e desenvolvimento que o economista dá à ciência dialética é incompreensível de tão abrangente. Marx, como arte — artista — e marca de sua época, renasce a cada crise cíclica, cada vez que a classe trabalhadora se organiza, cada vez que as contradições se reforçam. O capital segue sendo atual e "universal" — para o bem ou para o mal.

Jonathan Vicente 19/07/2022

Leitura gostosa para quem gosta de resumos.
Esse livro me surpreendeu, bem que dizem ser o melhor extrato de o capital. Detalhes muito bem pontuados e explícitos, leria novamente daqui alguns meses.

Nota 9/10

Laura 05/07/2022

O primeiro calhamaço a gente nunca esquece
Sem sombra de dúvidas, está entre as melhores leituras de 2022. O primeiro livro de O Capital é essencial para quem quer compreender as críticas de Marx ao sistema falido. É um calhamaço, mas a linguagem acessível ajuda na compreensão.

Misfro 25/05/2022

Um Clássico, com erros...
Um tremendo de um clássico, leitura obrigatória, mas claro, deveriam ostentar o conhecimento da obra somente aqueles que, de fato, a leram. Infelizmente a maioria comenta sobre o que ouviu falar sobre o livro, que em uma crítica mais objetiva, deveria compor as seções de filosofia, mas jamais de economia. Referências falhas, e muitas sem contexto, podendo ser comprovadas somente pelo fiel leitor.
Escrito entre "quatro paredes", sob uma única ótica, perde muito do seu valor científico.
Enfim, recomendo nao só a leitura (crie coragem e leia!), mas o estudo e a reflexão.

Marluce 19/05/2022

Clássico, atemporal
Li, quando estava na faculdade de Direito, o livro faz uma análise sobre o capitalismo, política e abrange uma tríade: mercadoria, trabalho e valor. Marx abrange muito sobre a força do trabalho humano, e faz uma crítica ao sistema econômico capitalista.
É um livro atemporal, uma crítica profunda do capitalismo, da divisão de classes, que serve até os dias atuais. É complexo a leitura, mas vale a pena, e digo mais, todo mundo deveria lê essa obra. A inteligência de Marx é inegável, à frente do seu tempo.

Vitor.Correia 17/03/2022

Um bom resumo
O autor traz as principais ideias de O Capital e ainda compartilha algumas memórias com Marx devido sua proximidade com ele. Um bom livro pra criar coragem de ler a obra principal.

Brenoarf 15/03/2022

Os operários não têm pátria!
"O Capital", de Karl Marx, constitui o que muitos afirmam ser “o marco do pensamento socialista marxista”, contemplando diversos conceitos econômicos complexos, bem como uma série de percepções sobre o salário e a acumulação primitiva, mas, ao meu ver, o autor alemão consagrou, na verdade, uma exímia teorização do próprio Capitalismo, não do Socialismo e, tampouco, do Comunismo. Em resumo, o autor tece comentários bem fundamentados acerca da miscelânea de aspectos incumbidos ao modo de produção capitalista, incluindo, também, uma crítica sobre a teoria do valor-trabalho de Adam Smith e de outros assuntos dos economistas clássicos de uma maneira ácida, objetiva (mas nem tanto) e radical, como nenhum outro autor fez. Confesso que, em muitos momentos, a leitura fora bem desgastante não só em razão da minha bagagem rasa quanto aos assuntos acessórios necessários ao entendimento do enredo, mas também em detrimento da linguagem que, na minha opinião, não é destinada a amadores (esse é um dos pontos responsáveis por me fazer questionar se tal obra era realmente um "manual de autonomia e esclarecimento direcionado ao proletariado"). De qualquer forma, para além da minha ignorância, acredito que esse seja um texto de muitas releituras, sobretudo para quem busca criticar Marx - positiva ou negativamente - de modo legítimo. Isso porque aqui se configura um estudo sistemático das determinações históricas e do movimento real do capital, patamar esse que é indispensável, a priori, para entender o que determina a sociedade que vivemos, a fim de superar suas ideologias. Ademais, por trás das justificativas burguesas de "liberdade de escolha", "trocas voluntárias" e "igualdade de condições", Marx iniciou uma pesquisa aprofundada no caminho de desvelar os reais interesses por trás da exploração do homem pelo homem na sua forma mais avançada - a do capital - e, finalmente, ultrapassá-la.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6