O Capital Vol. 01

Resenhas - O Capital - Livro I - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

gibs 08/03/2022

Esse livro é FANTÁSTICO
Óbvio que esse livro precisa de dedicação na hora de ler e nao é para relaxar ou ser descontraído, ele serve mais para consulta sobre a ideologia, do que um livro para ler mesmo.
Indico para todos, nao somente para marxistas (eu sei q nós marxistas sempre vamos querer ler O Capital ne), é REALMENTE uma forma de estudar e aprofundar novos conceitos importantes em questões de valores políticos, econômicos e entre outros.
Vale a pena, de verdade.

sea 28/02/2022

conteúdo simples e direto
Gosto bastante dessa versão por simplificar (tornar mais acessível) mais de mil páginas escritas por Karl Marx.
Para as pessoas com interesse na ideologia, é um ótimo livro com definições básicas sobre o valor, a mercadoria, o trabalho humanano exercido e suas funções conjuntas no mercado.

Everton Godoy 12/01/2022

Achei o livro um pouco confuso, apesar da linguagem ser simples, mas consegui entender a respeito da mais-valia, que foi o objetivo principal de eu ter comprado o livro.

pietrafiorio 10/01/2022

Sem muito o que falar?
O livro é muito bom. O ponto de vista apresentado no mesmo também.

É um livro extenso, mas não é cansativo!

Não tenho muito o que falar. Um dos maiores clássicos do século XX.
Má :) 10/01/2022minha estante
minha amiga culta, que orgulho

Gabriel.Chamma 02/07/2021

A nota foi referente a edição, o livro fala por si mesmo, é um clássico que, querendo ou não, revolucionou as ciências humanas. A tradução é excelente, mas uma coisa que me incomodou foram as notas de rodapé, algo que é muito extenso e muito importante nessa obra. Acho interessante colocar a tradução junto com o texto original, mas a maneira que foi posto ficou confuso, teria dido melhor colocar a tradução inteira da nota, e depois o original ou ao contrário, ficar alternando ficou ruim e disperso. Mas esse é o única falha da tradução.

Lista de Livros 24/06/2021

Lista de Livros: O Capital: crítica da economia política – Livro I: o processo de produção do capital, de Karl Marx
Parte I:

“Perseu necessitava de um elmo de névoa para perseguir os monstros. Nós puxamos o elmo de névoa sobre nossos olhos e ouvidos para poder negar a existência dos monstros.”
“Uma nação deve e pode aprender com as outras. Ainda que uma sociedade tenha descoberto a lei natural de seu desenvolvimento – e a finalidade última desta obra é desvelar a lei econômica do movimento da sociedade moderna –, ela não pode saltar suas fases naturais de desenvolvimento, nem suprimi-las por decreto. Mas pode, sim, abreviar e mitigar as dores do parto.”

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“O caminho para o inferno é pavimentado com boas intenções.”
“O capitalista tem sua própria concepção sobre essa ultima thule*, o limite necessário da jornada de trabalho. Como capitalista, ele é apenas capital personificado. Sua alma é a alma do capital. Mas o capital tem um único impulso vital, o impulso de se autovalorizar, de criar mais-valor, de absorver, com sua parte constante, que são os meios de produção, a maior quantidade possível de mais-trabalho. O capital é trabalho morto, que, como um vampiro, vive apenas da sucção de trabalho vivo, e vive tanto mais quanto mais trabalho vivo suga.”
*: Termo usado nos mapas medievais para designar os limites do mundo conhecido. (N. T.)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Parte III:

“O capital, que tem tão “boas razões” para negar os sofrimentos das gerações de trabalhadores que o circundam, é, em seu movimento prático, tão pouco condicionado pela perspectiva do apodrecimento futuro da humanidade e seu irrefreável despovoamento final quanto pela possível queda da Terra sobre o Sol. Em qualquer manobra ardilosa no mercado acionário, ninguém ignora que uma hora ou outra a tempestade chegará, mas cada um espera que o raio atinja a cabeça do próximo, depois de ele próprio ter colhido a chuva de ouro e o guardado em segurança. Après moi le déluge! [Depois de mim, o dilúvio] é o lema de todo capitalista e toda nação capitalista. O capital não tem, por isso, a mínima consideração pela saúde e duração da vida do trabalhador, a menos que seja forçado pela sociedade a ter essa consideração. Às queixas sobre a degradação física e mental, a morte prematura, a tortura do sobretrabalho, ele responde: deveria esse martírio nos martirizar, ele que aumenta nosso gozo (o lucro)? De modo geral, no entanto, isso tampouco depende da boa ou má vontade do capitalista individual. A livre-concorrência impõe ao capitalista individual, como leis eternas inexoráveis, as leis imanentes da produção capitalista.”
“O trabalho de pele branca não pode se emancipar onde o trabalho de pele negra é marcado a ferro.”

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Parte IV:

“A época imediatamente anterior à revogação das leis dos cereais lançou nova luz sobre a situação dos trabalhadores rurais. Por um lado, interessava aos agitadores burgueses demonstrar quão pouco essas leis protecionistas protegiam o verdadeiro produtor de cereal. Por outro lado, a burguesia industrial espumava de raiva ante as denúncias que os aristocratas rurais faziam das condições fabris em face da simpatia que esses ociosos degenerados, frios e refinados afetavam pelos sofrimentos do trabalhador urbano e diante de seu “zelo diplomático” pela lei fabril. Um velho ditado inglês diz que quando dois ladrões se engalfinham, algo de bom sempre ocorre. E, de fato, a rumorosa e apaixonada peleja entre as duas facções da classe dominante para saber qual das duas explorava mais desavergonhadamente o trabalhador tornou-se, de um lado e de outro, a parteira da verdade.”

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte V

“Em todas as esferas da vida social, a parte do leão cabe ao intermediário. Na área econômica, por exemplo, quem fica com a nata dos negócios são os financistas, operadores da Bolsa, negociantes e pequenos comerciantes; nos pleitos civis, o advogado depena as partes; na política, o representante vale mais que os eleitores, o ministro mais que o soberano; na religião, Deus é empurrado para o segundo plano pelo “mediador”, e este, por sua vez, é deixado para trás pelos padres, que são, por sua vez, os intermediários imprescindíveis entre o bom pastor e suas ovelhas.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/05/o-capital-critica-da-economia-politica_58.html

Vinícius 25/04/2021

Não tem muito o que falar sobre esse livro, né? Um dos mais importantes do século XX, embora escrito ainda no século anterior. O Capital é a obra clássica, atemporal e marcante.

brenin 23/04/2021

Extremamente necessário
Não posso em poucas palavras tecer elogios a Karl Marx, quem o menospreza não percebe a grandeza e a atualidade de sua obra.

Gui Mendes 21/04/2021

Histórico
Apesar de discordar de Marx na maioria das coisas, é impossível desconsiderar a importância histórica que a "Bíblia do Socialismo" teve para a humanidade. Escreve de um jeito bom, que não fica tão difícil de entender, uma boa surpresa.

Ana 10/02/2021

Clássico
Um clássico obrigatório para quem gostaria de entender as dinâmicas do capitalismo.

Germano.Pereira 29/01/2021

Esse livro achei super interessante, principalmente as partes que fala sobre o início da Revolução industrial e seu pensamento sobre tudo que envolve o capital. Muito bom!

Samuel M de Paula 30/12/2020

"[...] os primeiros acumularam riquezas e os últimos acabaram sem ter nada para vender, a não ser sua própria pele"
Marx em "O Capital - Livro I" mostra claramente porque esse é um dos principais livros de economia e a base da estruturação dos livros atuais de história. A obra não se contenta em ensinar conceitos de economia e como a divisão das riquezas se fez entre a sociedade, mas em criticar com uma investigação profundo as mazelas do modo de produção capitalista.

Para aqueles que leram apenas o Manifesto Comunista vão se surpreender com uma obra que apesar de anticapitalista é um livro de economia. Esse não um livro de economia para estudiosos, mas para o povo que com sangue e suor edificaram as bases de nossa sociedade.

A obra de Marx é a ciência insuperável de nosso tempo, e que Marx não foi o teórico do socialismo ou do comunismo, e sim o grande teórico do capitalismo.

Em resumo, por trás das justificativas burguesas de "liberdade de escolha", "trocas voluntárias" e "igualdade de condições", é só através do estudo aprofundado iniciado por Marx que podemos desvelar os reais interesses por trás da exploração do homem pelo homem na sua forma mais avançada, a do capital, e assim formular a sua superação.

Hugo.Lousada 25/12/2020

Não é sobre comunismo. É sobre capitalismo.
Magnífico. Dou cinco estrelas mas isso não significa que o livro está isento de críticas ou observações. Vale a lembrança de que O Capital foi escrito no século 19, então há a necessidade de adaptar as ideias pro cotidiano atual, tal como para o século 21.
É um livro essencial. Não fala a palavra "comunismo" nenhuma vez: aliás um dos mitos que precisamos desconstruir é de que Marx é o inventor do comunismo e que suas obras são sobre isso; Marx foi um grande crítico do capitalismo, ele era comunista de fato, mas suas obras de maneira geral não são sobre isso e sim críticas extensas de abusos sociais e econômicos.
Como o próprio movimento operário da época dizia, esse livro é a Bíblia da classe operária.

Amme 19/12/2020

?RESENHA: O Capital - extratos por Paul Lafargue
? ?O ouro não é necessariamente dinheiro, mas dinheiro é necessariamente ouro. (...) O dinheiro, portanto, pode ser lama, apesar de lama não ser dinheiro.?

?Este livro é a compilação da análise de Marx sobre o do capitalismo, destrinchando seu funcionamento desde a mercadoria e a moeda até os grandes sistemas de transformação do dinheiro em capital.

?Publicado pela primeira vez em 1867, o livro demorou cerca de 20 anos de estudo e preparação para que fosse publicado.

?Sendo amado e odiado, ?O Capital? ainda hoje, um século após usa publicação é constantemente utilizado em espaços de estudos sobre sociedade e economia; mas também é considerado um grande inimigo pessoal para muitos indivíduos.

?Esta edição ( a presentada na imagem), é uma compilação das principais partes do primeiro tomo de O Capital, e foi produzida com a intenção de simplificar  e democratizar os conhecimentos produzidos por Marx, fazendo com que a obra pudesse ser lida e compreendida por todos.

?Uma edição realmente fácil de ser lida, principalmente porque cada um dos exemplos teóricos são reexplicados diversas vezes de forma bem simples. Essa edição não se aprofunda na discussão ?Capitalismo x Socialismo?, mas na análise prática do Capital.

??NOTA PESSOAL??
?Eu realmente me surpreendi com a edição, já que sou extremamente curiosa e sempre quis entender o porquê de as pessoas usarem tanto Marx como um inimigo pessoal. Acreditava, antes dessa edição, que eu iria ler, mas que não iria entender uma palavra sequer.

?Bom, não foi o que aconteceu, as explicações apresentadas a nós, leitores, são realmente compreensíveis.
?Conclusão, a obra não é um monstro de sete cabeças e vale a leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6