Lições de vida

Lições de vida Anne Tyler

Resenhas - Lições de Vida

Ka 08/10/2013

Livro para distrair
É um pouco difícil falar sobre esse livro porque ele não é daquele tipo que te prende até que você termine a leitura, ou do tipo que te leva em uma montanha-russa de emoções. Lições de vida é um livro meio, digamos, bege. Morgan e Ira, o casal protagonista do livro, fazem uma viagem para um funeral, e é nessa viagem que descobrimos e conhecemos mais sobre eles. Eles fazem uma reflexão sobre suas vidas e o mundo que os cerca, e o livro é basicamente isso, essa reflexão de ambos.

O livro é bom? Sim, o livro é bom, apenas não é um daqueles que te deixam total e completamente animada sabe?

Os capítulos são um tanto quanto longos, e algumas vezes me senti parada na leitura. A escrita da autora é muito boa e leve, mas infelizmente o livro não fluiu muito para mim.

Apesar de não ter me identificado tanto com o livro, o recomendo a todos que queiram algo leve e não muito profundo.

Um abraço o/

site: www.achoquecresci.com

Lilly 01/05/2020minha estante
Um dia foi escrito por homem o David Nicholls

Românticas 28/09/2013

Era uma viagem para um enterro de uma grande amiga, Serena faz um retrospecto de toda sua vida e se questiona se é culpada por tudo que tem acontecido. Desde o início do seu namoro com Ira até a separação de seu filho, passando pela saída da sua filha mais nova de casa, Serena se pergunta até que ponto sua fraqueza e boa vontade contribuíram para que todos esses problemas se instalassem em sua vida. Como resolver tais questões?

O romance se baseia em uma viagem que todos devemos fazer em alguns momentos da nossa vida, para considerarmos e refazermos o que de fato pode e precisa ser mudado. Um profunda e instigante maneira de avaliarmos a nós mesmos enquanto integrantes de uma família. Recomendo.

site: http://www.mulheresromanticas.com.br/2013/09/anne-tyler-licoes-de-vida-novo-conceito.html#.Ukc7ndKR8qg

Julia G 27/09/2013

Lições de Vida
"Serena costumava dizer que Ira era um mistério, o que era um elogio naquela época. Maggia ainda não estava namorando Ira e estava noiva de outro, mas Serena vivia dizendo:
- Como você pode resistir? Ele é um mistério. É tão cheio de segredos.
Maggie dizia:
- Eu não preciso resistir. Ele não está a fim de mim.
Mas ela ficava pensando. (Serena estava certa. Ele era todo aquele mistério.) Mas a própria Serena havia escolhido o garoto mais escancarado do mundo: o velho e hilário Max! Não havia nada de secreto nele."(p. 17)

Maggie e Ira Moran estão casados há bastante tempo, já chegaram à meia idade, e estão passando por aquela fase da relação em que quase não há mais paixão, mas que aquilo que construíram no dia-a-dia os faz bem.

Em uma manhã de sábado, eles precisaram cruzar o Estado para ir ao enterro do marido da melhor amiga de Maggie, Serena, e passar esse tempo juntos, inesperadamente, mudaria alguma coisa que já tinha sido deixada para trás: o companheirismo, a necessidade de prestar atenção um no outro. Com Dayse e Jesse, seus filhos, já crescidos e seguindo seus próprios rumos, talvez fosse hora de cuidar mais de si mesmos.

Esperava de Lições de Vida, de Anne Tyler, algo grandioso. Imaginei que haveria grandes acontecimentos que fizessem repensar algo que se faz durante a vida. Foi mais ou menos isso, com uma grande diferença: não há nada de mais na história. Só que até agora, quase dois meses depois de ter concluído a leitura, não decidi se isso é bom ou ruim.

Dividido em partes que expõem, em terceira pessoa, o ponto de vista de Ira ou de Maggie, o enredo do livro é, basicamente, a viagem que eles fazem para o Estado vizinho, enquanto, durante o caminho, repensam e repassam seus problemas atuais, os desentendimentos que os afastam, ao mesmo tempo em que relembram o que os trouxe até esse ponto. Durante esses vislumbres de suas histórias, é possível conhecê-los mais a fundo, já que há lembranças de toda uma vida, os sentimentos mais profundos, a juventude e os filhos, assim como o ressentimento quanto a serem vítimas de seus destinos. Dessa forma, durante o único dia em que se passa o livro, conhece-se todas as alegrias e tristezas encaradas pelo casal.

Esse enredo simples, e tão completo ao mesmo tempo, teria tudo para encantar, mas a mesma receita que funcionou com outros livros, como Proteja-me, de Juliette Fay, não caiu tão bem neste caso. O texto se encaminhou para um final ótimo que simplesmente não aconteceu. A impressão é que a autora quis mostrar que, em um único dia, se quisermos, tudo pode mudar e, ainda assim, ficar exatamente igual. Pura dissonância, que, para mim, tornou-se frustração: os personagens erraram, tentaram consertar, aprenderam, mas voltaram ao mesmo ponto.

Além disso, não é tão fácil criar vínculos com os personagens. As passagens que os protagonistas contam seu romance ou a história de seus filhos são bem envolventes, mas, quando passam a falar do que se tornou sua rotina, é cansativo, e há muito de rotina. Ainda, os capítulos longos não ajudam, e o vai e vem das lembranças pode confundir, ainda mais quando as pausas precisam ser feitas no meio desses capítulos.

Particularmente, foi uma leitura à qual fiquei indiferente. Não foi de todo ruim, mas não me deixou grandes marcas. Talvez a simplicidade possa encantar outros leitores, só não funcionou comigo.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2013/08/licoes-de-vida-anne-tyler.html

Poly 27/09/2013

Li um livro (O começo do Adeus) da Anne Tyler e não gostei muito, mas achei que talvez devesse dar uma segunda chance à autora e ver o que ela tinha a mostrar e o resultado foi que eu consegui detestar esse livro. O começo do Adeus eu consegui ler, não era um livro emocionante ou nada do tipo, mas eu li e terminei numa boa, agora, com Lições de Vida, eu sofri muito para consegui avançar nas páginas.
A leitura não flui, a história não é interessante e eu tive que ter muita paciência para conseguir finalizar.
O livro é dividido em três partes e conta a história de Maggie e Ira, um casal de meia idade comum, com uma vida comum e um acontecimento comum. Eles têm dois filhos Jesse, um músico um tanto quanto irresponsável e divorciado e Daisy, uma jovem genial que está indo para a faculdade. A primeira parte é basicamente sobre a viagem para o funeral de Max, marido de Serena, uma amiga de Maggie.
Os capítulos do livro são enormes e eu ficava incomodada quando tinha que interromper a leitura (gosto de parar no fim dos capítulos).
Maggie e Ira moram em Baltimore e partem para Pensilvânia, local da cerimônia. Antes mesmo da viagem, Maggie ouve no rádio uma mulher anunciando seu segundo casamento e passa a acreditar que se trata de Fiona, sua ex-nora.

"- Fiona, sua nora, Ira. Quantas Fionas nós conhecemos? Fiona, a mãe da sua única neta, e agora vai se casar com um completo estranho só para ter segurança.
P. 9"

Maggie ficou com isso na cabeça durante todo percurso e comentou sobre o fato diversas vezes. Chegava uma hora que eu não aguentava mais ler ela falando sobre o casamento!
Anne Tyler foi bastante detalhista na história, narrando nos mínimos detalhes cada passo do casal. Eu gosto de leituras minuciosa, mas quando a história é envolvente. No caso, é como se eu contasse em detalhes como é meu dia a dia de estudos: sem nenhum tipo de emoção. Eu lia esperando algum acontecimento mais emocionante, só que nada acontece de fato, até a última página.
Além dos detalhes da viagem do casal, há alguns retrospectos, com Maggie lembrando da sua juventude e como conheceu e começou a namorar Ira.
Há uma ou outra passagem mais engraçadinha, como quando Maggie acreditou que Ira tinha morrido ou quando eles estavam se beijando no quarto de Serena, durante o funeral e esta entrou no quarto e acreditou que eles estavam se exibindo para ela, a recém viúva. Ou ainda quando eles inventaram para um senhor que dirigia que a roda do carro dele estava solta.
São partes engraçadinhas, mas nada para rolar no chão de rir ou te cativar por completo.
Maggie é a protagonista mais chata que eu já vi. Ela é uma mãe de família que trabalha em uma casa de repouso para idosos, ela começou a trabalhar na casa ainda adolescente e optou em ficar com os idosos a ir para faculdade. Ela é bastante ativa e carismática, algumas vezes é estabanada, especialmente ao lidar com o carro. Só que além disso, ela também é autoritária e quer fazer tudo do seu jeito, interferindo na vida das pessoas ao seu redor para que tudo saia de acordo com o que ela idealiza e tem em mente.

"Ira ficou se perguntando por que Maggie sempre tinha que convidar outras pessoas para dentro da vida deles. Ela não achava que um mero marido era suficiente, ele desconfiava. Dois não era um número satisfatório para ela.
P. 167"

Já Ira é mais quieto, introspectivo, sincero e responsável, trabalha até hoje na loja de molduras do pai e parece ser do tipo que pensa mais antes de falar, mas no final do livro, percebemos que sua personalidade também é forte e ele desmente boa parte das situações que Maggie cria. Só por ele desmascarar Maggie ele ganhou minha eterna gratidão e simpatia.
Como um típico casal comum casado há muitos anos, eles brigam bastante, mas apesar de todas as brigas dá para ver claramente o amor que um sente pelo outro. Acho lindo casais que cresceram e envelheceram juntos. Eles brigam o tempo todo, mas apenas porque se amam e se preocupam um com o outro. Esse é o caso do livro.

"- Já sei o que vamos fazer – Maggie disse a ele. – Paramos na casa da Fiona só um momento. Um momentinho bem pequenininho. Não aceitamos nem um copo de chá gelado. Fazemos nossa oferta e vamos embora.
- Isso você pode fazer por telefone – Ira disse.
- Não posso, não!
P. 143"

Acredito que o tema central da história seja a vontade de Maggie em juntar novamente Jesse e Fiona, pelo menos, a terceira parte do livro só fala disso. Maggie tenta interferir de todo modo e não quer aceitar a realidade de que talvez fosse melhor deixar as coisas como estão.
Por mais que a história dê voltas e mostre a viagem do casal para um funeral, tudo se trata de juntar Jesse e Fiona novamente.

"Maggie saiu para abrir a porta de trás. Parecia-lhe agora que, mesmo sem perceber, desde que acordara de manhã, ela um só propósito em mente: trazer Leroy e Fiona de volta para casa, finalmente.
P. 313"

Anne Tyler utiliza uma linguagem bem simples, não é preciso muito esforço para compreender as palavras ou os sentimentos que os personagens querem demonstrar. Mesmo nos momentos mais tensos e uma temática mais densa, ela consegue simplificar tudo. Mas como eu disse, o livro é muito monótono e eu não me senti motivada para continuar a leitura.
Achei que talvez eu fosse encontrar algum tipo de lição de moral no final ou ter alguma aprendizagem, mas a obra não trouxe nada disso. É a história simples e comum, como a vida de qualquer um de nós.
Não achei que a capa tivesse relação com a história. Aliás, não gostei da capa. As cores e a imagem da menina no carro não me cativaram e não têm nada a ver com a história.

Ká Guimaraes 27/09/2013

Resenha feita pela Carolina Durães
Eu terminei esse livro há mais de uma semana e ainda não sei exatamente o que escrever sobre ele. Infelizmente eu não me "conectei" com os personagens e por isso a leitura não flui bem.

Achei o livro em alguns momentos lento, dificultando a passagem dos capítulos e o avanço na trama. Enquanto viajam para ir ao funeral do marido da melhor amiga de Maggie, o casal faz uma análise psicológica da vida. Maggie trabalha em uma casa de repouso de idosos, é atrapalhada, cheia de bom humor e sempre preocupada em salvar o próximo.

Ira é quieto, introspectivo e é possível descobrir o humor dele através das músicas que ele assobia. Apesar de ter trechos engraçados e cativantes, os personagens principais Maggie e Ira não me comoveram. As discussões do cotidiano, da vida de seu filho e neta, são análises válidas na vida de qualquer um.

Mas não sei explicar "o que" ficou faltando na história para se tornar uma ótima leitura. Houve alguns momentos em que a leitura empacou, e ao finalizar o livro demorei um pouco para resenhá-lo.
Espero que vocês leiam o livro e me digam o que acharam.
Aguardo comentários.
Beijos
Carol

site: http://www.acordeicomvontadedeler.com/2013/08/resenha-licoes-de-vida-uma-viagem.html

Elaise G. Lima 26/09/2013

Lições de Vida
Ao analisar o título do livro eu imaginei que aprenderia grandes lições. De fato aprendi algumas, inclusive sobre como escrever uma história simples de forma interessante. Maggie Moran não é nenhuma personagem espetacular - e isso é o que torna o livro interessante -, ela é uma mulher comum vivendo situações corriqueiras. No início do livro a trama é tão básica que eu até pensei que não aguentaria ler o livro todo. Mas lentamente fui persistindo, e, após algumas semanas, concluí a leitura do livro. A história não te prende, mas é boa. Só cria uma certa expectativa no final, mas a autora, para não perder o estilo, fez um final simples também, sem uma enorme reviravolta. A leitura valeu a pena. Pois aprendi a gostar de Maggie no decorrer das páginas.

A história começa com Maggie e Ira - seu esposo, indo ao velório de Max, esposo da melhor amiga de Maggie, Serena. Durante a viagem eles conversam, discutem, relembram o passado e aos poucos a autora nos fornece fragmentos dele, de acordo com as lembranças de Maggie.

Iram e Maggie têm dois filhos: Jesse, que é integrante de uma banda de rock e faz o estilo irresponsável e Daisy, a garota certinha-perfeitinha que de certa forma menospreza um pouco a mãe, que é atrapalhada e meio maluca. Gente, essa Maggie tem cada ideia! E faz cada coisa!

Durante a história, Maggie tenta a todo custo reativar o casamento de Jesse com Fiona e ter mais aproximação com a sua netinha, Leroy. Maggie tenta a todo custo reaproximar Jesse e Fiona que, segundo ela, ainda se amam e só precisam de uma forcinha de alguém (no caso, a própria Maggie) para poderem ficar juntos.

Ira acusa Maggie de interferir e querer controlar a vida das pessoas (e ela faz isso mesmo. Com a melhor das intenções, mas faz.), mas até que no fim das contas ele é bem paciente com ela e entende suas reais intenções. Ela procura sempre ver o melhor nas pessoas, inclusive tenta encobrir a irresponsabilidade de Jesse. E Ira é mais realista, e um pouco duro com o filho. Na verdade ele é um pai meio ausente e somente quando está no limite de sua paciência é que coloca sua opinião para fora, dizendo aquelas verdades que ninguém quer ouvir.

Lições de Vida é uma história que relata o cotidiano de uma família comum. Isso é o que torna o livro interessante. É um livro para um leitor sossegado que não está em busca de aventuras, mas relata de forma sutil os sentimentos e conflitos que existem nas relações familiares, nas relações com os amigos e na relação com a vida. Recomendo!

Marina 14/08/2013

..."havia um homem que acreditava que quando morresse, tudo que perdera em vida seria devolvido em um saco de juta..."
Quando ficam sabendo da morte de Max Gill, marido de Serena Gill, Maggie, sua melhor amiga, convence seu marido Ira a levá-la ao funeral de Max. Enquanto viajam, somos apresentados ao casal protagonista, Ira e Maggie, aos seus filhos, relacionamentos e suas vidas. O que era para ser apenas um viagem a um funeral acaba se tornando uma verdadeira viagem de reflexões e questionamentos sobre seus sentimentos.
Lições de vida tem uma história simples, mas profunda. Ira e Maggie são um casal bem comum, brigam o tempo todo, discutem por coisas bobas, mas se você observar, no fundo, se amam. Maggie fica o tempo todo tentando concertar as coisas, tentando fazê-las seguir seu ponto de vista, quase sempre piora a situação que interfere. Ira é impaciente, prático e não gosta das interferências de Maggie, o que quase sempre gera discussão. Seus maiores passatempos são jogar paciência e assoviar, sendo que sempre assovia músicas com letras de acordo com a situação, o que faz Maggie praticamente saber o que ele está pensando.
O livro é dividido em partes, narrado em terceira pessoa, mas apresentando somente o ponto de vista de Maggie. Apenas na segunda parte conhecemos o lado de Ira, seus pensamentos e sua forma de ver o mundo. Tudo fica mais simples quando o lado dele é apresentado, já que ele vê as coisas de um modo completamente diferente de Maggie.
Embora a história seja simples, me comoveu bastante. Não sou de chorar com qualquer coisa, mas tive muita vontade de chorar com esse livro. Ver como as coisas mudaram para os personagens, o rumo que a vida deles tinha tomado me deixou um pouco... triste. O relacionamento de Ira e Maggie não é um relacionamento quente ou açucarado, eu diria que está mais para amizade e companheirismo do que aquele amor que vemos em comédias românticas. Pessoalmente, foi o que mais me encantou nos dois.
Esse não é o primeiro livro da Anne Tyler que eu leio e me apaixonei ainda mais pela escrita dela. Aaron, protagonista do livro O começo do Adeus, publicado em 2012 pela Novo Conceito tem o mesmo toque simples, que com certeza é típico da autora. Ela escreveu onze livros e eu espero que outros sejam traduzidos para nossa língua.
O trabalho da editora ficou ótimo, apenas alguns erros de revisão, fonte legível, papel polén e notas de rodapé que ajudam muito a entender a história, já que ela se passa em outro país e existe uma grande diferença entre as culturas.
No mais, Lições de vida é um livro lido, simples e encantador. Anne consegue narrar com facilidade os problemas de uma família sem tornar a leitura chata ou cansativa. Esse é o tipo de livro que você tem prazer em falar sobre ele ou recomendar a outras pessoas. Um livro que é, enfim, uma verdadeira lição de vida.

site: https://marina-menezes.blogspot.com/

Mari Siqueira 20/07/2013

Uma história tão verdadeira que podia ser a minha ou a sua ...
Para ler Lições de Vida é importante ter em mente que ele não tem muita ação, se você espera uma leitura eletrizante, com acontecimentos e fatos marcantes e principalmente, ação, é melhor não ler esse livro. Como a sinopse diz, Maggie e Ira são um casal tedioso e o livro fala sobre isso, a tediosa e comum vida de pessoas que são como nós. Talvez eu nunca tenha visto tanta verdade num livro. É claro que senti falta de algo mais na história, mas acho que essa era a intenção da autora, mostrar que às vezes, a vida não tem esse algo mais, algumas pessoas tem vidas comuns, e não tem problema algum em ser alguém ordinário. Você pode ser feliz, sendo comum.

Mais uma vez me incomodou o título em português escolhido pela Novo Conceito, em inglês Breathing Lessons teria um espaço para entendimento em certa parte do livro, já Lições de Vida não tem muito a ver com a história, uma vez que não é um livro de auto-ajuda, não há nenhuma lição, só a vida real, como ela é.

Ira e Maggie são casados há 28 anos, estão numa fase da vida em que os filhos estão partindo e a solidão está apertando, pelo menos para Maggie, ela sente falta da neta, Leroy, que foi levada para longe depois do divórcio de seu filho Jesse e sua ex-nora Fiona. Os dilemas dessa família são iguais aos que enfrentamos diariamente, as brigas entre marido e mulher, pai e filho, mãe e nora, e acho que o que vou levar de mais marcante nesse livro é o fato de Maggie ser a mãezona, querer sempre ajudar os outros, mesmo que às vezes meta os pés pelas mãos cheia de boas intenções. Os filhos Jesse e Daisy que o digam.

O manuscrito foi vencedor do prêmio Pulitzer em 1988, não entendi muito bem qual o intuito da Editora em publicar no Brasil só agora, mas fico feliz que tenham feito. Nós precisamos de histórias mais reais, mais possíveis, porque a vida não tem toda a fantasia que nós estamos acostumados a ler, é bom saber que mesmo nos livros, existem pessoas que são como nós.

Quote:
"- A Daisy ficou sentada lá e me analisou por um bom tempo - ela disse -, com aquela expressão meio que... fascinada no rosto, e depois me disse: 'Mamãe? Foi uma atitude consciente da sua parte decidir ser simplesmente comum?' (...)
Isso me magoou."

site: http://loveloversblog.blogspot.com

RUDY 17/07/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Maggie Morgan é considerada desastrada, otimista ao extremo, é intrometida, desajeitada e adorável. Ama os filhos, embora sinta que não os conheça de verdade.

Está sempre tentando colocar 'panos quentes' nas situações, tentando revertê-las para bons resultados, entretanto, por vezes tudo sai ao contrário.

Ira Morgan assovia as canções de acordo com seu estado de humor, detalhe interessante da personagem. É um homem prático ao extremo e parece não se importar muito com as pessoas. Implica com o filho por achá-lo preguiçoso e apesar de não concordar muito com algumas atitudes de Maggie, não saberia viver sem ela.

Casados há 28 anos e com a rotina diária transformando os dias em discussões, se toleram e sabem conviver com os defeitos um do outro. Após uma viagem para o funeral do marido de Serena, a melhor amiga de Maggie, tudo passou a ser uma grande aventura e lição de vida.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/07/resenha-20-licoes-de-vida-anne-tyler.html
Cris 25/11/2013minha estante
Este livro não me chamou a atenção realmente. Apesar do título ser legal, a história realmente parece ser meio "paradona".

Vanda Ramos 25/11/2013minha estante
NOSSA QUERO ESTE LIVRO E MUITO LINDO AMEI DESDE A CAPA CURIOSA PRA LER

grazi34 29/12/2013minha estante
lindo livro torcendo para ganhar e começar a ler

Michelle 27/11/2022minha estante
muito legal

Rei 16/06/2013

Viagem Musical
Neste livro fica bem claro como a música deixar profundas marcas em momentos da nossa vida.
Em certos momentos chega a ser bem cômico o quanto somos previsíveis e comuns. O quanto criamos expectativas em nossa vida, baseado na vida de pessoas que nos cercam e o quanto, por vezes, definimos um certo padrão do que é certo ou errado.
Dei muita risada com os personagens e as situações hilariantes e que muitas vezes fazem parte do nosso dia a dia, mas nem percebemos, pois já estamos habituados com elas.
A autora se saiu muito bem.
Uma boa leitura.

Pandora 16/06/2013

Há três dias terminei de ler "Lições de Vida" e tento resenha-lo... Confesso que não está sendo fácil. Acho mesmo que se esse não fosse um livro que veio as minhas mãos através de uma parceria jamais chegaria a escrever sobre ele assim como estou tentando fazer agora.

Em "Lições de Vida" Anne nos apresenta a Ire e Maggie, um casal comum de meia idade que se põe na estrada para comparecerem ao velório do esposo de uma amiga de Maggie, é uma viagem de apenas um dia, ele vão pela manhã e voltam a noite e os acontecimentos e sentimentos do dia deles são o tema do livro. Aliás, o livro é dividido em três partes, na primeira nós vislumbramos os sentimentos da Maggie, na segunda os do Ira e na terceira voltamos para os da Maggie, mas então tudo é diferente.

E sim, esqueçam essa capa com essa menina, essas montanhas e blá... blá... blá... da capa, eles nada tem haver com a história. O que tem haver com a história é a descrição delicada, sutil e eficiente feita pela autora dos caminhos através dos quais o nosso casal se tornou um casal, como eles são, quem são eles, quais seus anseios, medos e culpas e não, no final não existe uma grande aprendizagem, uma grande mudança, uma grande lição de moral ou algo tipo auto-ajuda... isso não é mesmo do feitio da Tyler.

A maior viagem de "Lições de Vida" é uma viagem psicológica, delicada e densa ao mesmo tempo... Eu sempre me pergunto como alguém que escreve em uma linguagem tão simples, tão sem floreios, tão sem "pra que isso" como Tyler, consegue transformar em narrativa sentimentos tão densos. É muito fácil gostar dos personagens dela mesmo que eles não sejam potenciais heróis, ou homens ou mulheres de destaque e coisas do tipo.

Maggie é uma mãe de família que trabalha em uma casa de repouso para idosos... é uma pessoa carismática, ativa e meio estabanada. É daquelas que atraem as pessoas para si como um poderoso imã, em um minuto ela não conhece ninguém em dois tem uma pequena multidão em torno dela, falando, tomando chá, compartilhando um pacote gigante de pipoca ou salgadinhos e vida. Ela tem um calor humano incrível, seus dilemas enternecem, é claro que me apaixonei pela Maggie.

Mas quem cativou meu coração e conquistou meu amor eterno foi o Ira, marido de Maggie. Introspectivo, sério, meio carrancudo... Enquanto a narrativa está na visão da Maggie, vez ou outra consideramos o Ira meio frio e ausente e nos perguntamos porque ele está com a calorosa Maggie, como ele aguenta tanto movimento quando é tão introspectivo ou como ela aguenta a frieza. Porém, de repente, não mais que de repente, a Tyler apresenta a visão dele, apresenta o coração caloroso do Ira.

Meu Deus!!! Não tem como não amar aquele homem!!! Compreendo perfeitamente o sentimento da Maggie, não foram poucas as vezes que o Ira me arrancou lágrimas silenciosas. O amor dele pela Maggie é comovente, a forma dele sentir, interpretar e conviver com o mundo criado pela Maggie e seu carisma envolvente é comovente.

O que posso dizer a mais sobre esse livro? Se a vida te encanta, se você ama pessoas, se você gosta de observa-las e perceber como é denso, terrível, luminoso e complexo ser algo como humano e viver entre coisas como seres humanos então vá lá... Ignore a capa tosca e mergulhe no texto de Anne Tyler. Não espere aventuras ou coisa do tipo, apenas abra o coração e leia como se estivesse sentado ou sentada com uma pessoa muito sabia que te conta uma história um pouco longa e corriqueira, mas incrivelmente verdadeira.

Lições de Vida, não tem lição de moral ou receita de viver bem, mas tem calor humano, tolerância, uma lágrima e um sorriso para quem sabe se comover com a vida!

Originalmente publicado em: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/06/resenha-do-livro-licoes-de-vida-de-anne.html

Saleitura 15/06/2013

Leitura e Resenha por Pandora

Link Postagem Saleta de Leitura
Tatiane 11/10/2013minha estante
Ótima resenha! Este foi um livro que me interessou bastante, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.

Beth 13/10/2013minha estante
Achei a história que você apresentou linda e envolvente. Adorei conhecer a história dos personagens. Vou procurar ler.

Maristela 13/10/2013minha estante
Já li algumas resenhas e vários comentários sobre esse livro e fiquei com vontade de ler o que só veio ser reforçada após ler sua resenha maravilhosa.

Cobra 13/10/2013minha estante
A resenha foi muito boa, não tinha conhecimento do livro ainda...me deu bastante vontade de ler.

Isabele 14/10/2013minha estante
Legal :))

Larissa 14/10/2013minha estante
Gostei , :D

Miriam Cristina 14/10/2013minha estante
Excelente resenha. Me identifiquei com a Maggie, principalmente na parte de estabanada. Sua resenha me conquistou e quero ler o livro, apesar de você ter dado 4 estrelas, eu sinto que daria 5.

Gy 19/10/2013minha estante
Gostei muito da resenha desse livro...
Quero muito lê-lo

Shirlandia 21/10/2013minha estante
Amei essa resenha maravilhosa!
Parabéns pela história e pela capa linda.

Isa 03/11/2013minha estante
Amei a resenha e a capa do livro é super linda ! *.* Querendo muuuuuuuuuito ler ^_^

Jess 04/11/2013minha estante
Achei o livro muito bom!!

xx

Daniela.Calcia 09/11/2013minha estante
Acho legal um livro que faz a gente pensar e ir fundo nos sentimentos!

DomDom 10/11/2013minha estante
Confesso que não me interessei muito por esse livro. Apesar de nos deixar reflexões bem interessantes, não me agradou, pois me parece ter uma narrativa um pouco mais devagar das que geralmente gosto de ler.

Lucy 13/11/2013minha estante
Gostei demais dessa resenha!
Muito interessante!!!

Fernanda @condutaliteraria 18/11/2013minha estante
Confesso que a primeira vista esse livro não me chamou muito a atenção, deu a impressão de ser muito lento. Mas pela resenha vejo que posso gostar sim, parece ser uma história bonita.

Line :) 18/11/2013minha estante
Amei sua resenha..vc conseguiu me deixar com vontade de ler esse livro..confesso que quando via capa e a sinopse, não fiquei interessada, mas agora..vai pra lista dos desejados urgentemente. bjs

naniedias 06/06/2013

Lições de Vida, de Anne Tyler
Novo Conceito - 368 páginas
Uma viagem de carro e muitas reflexões sobre a vida.

Título: Lições de Vida
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino

Sinopse:
Maggie e Iran Moran são casados há muitos anos. São felizes, têm dois filhos já adultos e uma neta que não veem há algum tempo.

Quando saem naquela manhã de casa para ir ao enterro do marido de uma das melhores amigas de Maggie, não imaginavam que fariam uma viagem não apenas física, mas também de relembrar o passado e os caminhos que a vida seguiu.

O que eu achei do livro:
Regular.

Lições da Vida não é um livro ruim, mas tampouco é bom.
A narrativa de Anne Tyler é muito gostosa, mas a trama é um tanto fraca. Aprecio livros que falam do cotidiano, de acontecimentos corriqueiros, da vida tal como ela é. Mas esse livro levou essa premissa um tanto a sério demais - afinal de contas, é preciso algum diferencial para que uma história se torne interessante.

Na verdade, esse livro até tem um diferencial: Maggie Moran!
Que personagem encantadora!
Sabe aquela pessoa agradável cuja companhia é sempre bem-vinda? É assim que vejo essa protagonista. Se tem uma coisa que realmente vale a pena nesse livro é justamente ela.
Alto astral, sempre querendo ajudar, às vezes até mesmo enxerida demais.

Infelizmente, fora isso o livro não tem muito a oferecer. A trama é bem estruturada, mas pouco encantadora. O título me fez pensar que eu talvez pudesse retirar algumas lições da leitura - não diretamente, mas através de reflexões. Nem isso aconteceu, porque o livro não instiga o leitor.

A história não é ruim, vale ser lida se você não tiver nada melhor para ler no momento. Entretanto, se como eu você tem uma gigantesca pilha de leitura, esse talvez não seja o livro mais indicado para ser retirado da pilha.
Como já diz a sinopse da história, Meggie e Iran Moran chegam mesmo a ser tediosos.

Nota: 5

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com