O senhor de Sándara

O senhor de Sándara González Pecotche
Carlos Bernardo González Pecotche

Resenhas - O Senhor de Sándara

Carla.Parreira 24/10/2023

O Senhor De Sándara, escrito por Carlos Bernardo.

Aproveite para refletir: ??O homem não deve criar para si situações que o levem a se ocultar de seus semelhantes. Pois não faça isso nunca, nem comprometa jamais sua vontade ao capricho de ninguém?
O passado feito presente na recordação unia-se ao momento que começava. Para muitos é a casualidade a que rege os encontros dessa índole; mas para as almas sensíveis e intuitivas, tais circunstâncias encerram um significado muito maior, que se desprende dos profundos enigmas da vida?
O inesperado tem sempre a virtude de alterar temporariamente ou definitivamente o ritmo monótono da vida?
Porque a linguagem das almas é mais expressiva que as palavras e antes que pronunciemos uma só delas, já nos teremos convencido secretamente de que não somos indiferentes ao ser no qual pusemos o olhar e o sentir?
As coisas nem sempre saem como se quer, porém se desanimamos, será mais difícil ainda alcançar o que honestamente nos tenhamos proposto?
Quando as almas conseguem sobrepor-se à fascinação dos sentidos, atraídas pelas afinidades do espírito, a compreensão das respectivas aspirações se amplia e permite forjar a mútua felicidade?
A carruagem do destino, cujo rondar alegórico fala da ciclicidade de nossa existência, jamais detém sua marcha, e desditado daquele que cai sob suas pesadas rodas! O destino carece de sensibilidade; é, portanto, inclemente e inexorável. O homem deve superá-lo com sua inteligência, subindo à simbólica carruagem e conduzindo-a por rotas mais apropriadas à hierarquia de sua espécie. Aqueles que não o fazem, vêem-se forçados a puxá-la como escravos até que, exaustos, caem aplastados sob seus aros. A isto costuma chamar-se depois ?fatalidade?. É por tal razão que muitos, cedendo às instancias de sua sina, deixam-se ficar, sem que nada consiga afastá-los de tão absurda crença?
Infeliz do homem que não sabe esperar ou que o faz confiando sua sorte tão somente ao acaso!?
Se partimos da base certa de que cada um é o resultado de seu esforço, estamos proclamando com isso que o homem se herda a si mesmo. Sendo assim, é fácil concluir que quem custodia e perpetua essa herança através do tempo é o próprio espírito. Por conseguinte, quando o espírito assume o governo da vida, a altura alcançada pela inteligência em seu desenvolvimento tem que obedecer a influencias provenientes desse mesmo espírito?
Quase invariavelmente, tanto o homem como a mulher vestem sua pessoa com os melhores trajes, porém, com que vestem o ser moral, o espírito e, em suma, esse conjunto de valores que constitui a essência sem mácula do próprio ser??
Tudo quanto façamos aqui na terra tem que ser grato a nosso espírito e encerrar um valor positivo para nossa existência?
Não concebo que o coração humano possa sentir verdadeira felicidade, se a vida não tiver sido dotada dos recursos morais e espirituais que a embelezem. Esses recursos são a soma do que conseguimos extrair como fruto de nossas experiências e de nossas meditações, enquanto procuramos dar forma concreta ao ideal que perseguimos?
A natureza humana é complexa, e para dominar seus segredos é necessário surpreendê-los um a um, quando de sua enigmática força se desprendem os elementos vivos que os põem de manifesto? Necessito elevar muito meu espírito; transportá-lo às alturas que o vivificam para que dali, me ilumine enquanto trato de descobrir em todas e em cada uma destas circunstancias que rodeiam minha vida, motivos que me guiem em meus empenhos para aumentar a eficiência de minhas aptidões e me ajudem a levar adiante a formosa missão de minha vida?
O ressurgimento dos valores e das qualidades somente se torna realidade no indivíduo, quando este começa a trabalhar pela ressurreição de sua alma em recônditas esferas de consciência, e é no desempenho de tal função que o homem se converte em seu próprio redentor?
A vida interna é inviolável; sua virtude é a discrição, que a ampara contra toda eventualidade; seu encanto está em seu segredo, que somente o dono dessa intimidade conhece e desfruta?
As oportunidades que uns perdem por desídia, indiferença ou inadvertência, são entretanto as mesmas que outros, mais diligentes e capazes, usufruem?
A fidelidade é uma força indissolúvel quando seu objeto, seja um ser, uma idéia, um pensamento, constitui algo que se acha consubstanciado conosco?
O amor somente perdura quando chega a converter-se em afeto. O afeto é o grande poder que persuade, que atenua os ressentimentos e perdoa; é o que mitiga os golpes da adversidade e o que elimina os efeitos perniciosos de todas as discórdias. Pois bem, quando esse amor que foi condensado em afeto é ainda sublimado pelo conhecimento, torna-se imutável e incorruptível?
Quando pensa hoje uma coisa e amanha outra; quando se empreende a realização de um projeto que logo é abandonado, não se consegue senão diminuir a própria capacidade criadora?
Todo homem deveria aspirar esclarecer o que a razão resiste admitir como verdade?
A mente humana, repito, tem livre acesso a todas as verdades, mas para isso deve seguir um processo de rigoroso adestramento mental e psicológico, um processo de cultura interior que torne possível elevar-se até elas?
A vida humana obedece irresistivelmente às oscilações de seu pendulo evolutivo??

Camilafbc 23/05/2022

Leitura de certa forma difícil, onde tudo se concentra mais na reflexão do que propriamente na ação dos personagens. Acredito que deva ser relido para absorver melhor a ideia, assim, numa primeira leitura, não consegui absorver muito bem.

Ricardo Eberhardt 24/04/2022

Senhor de Sándara
Tudo neste romance se move em obediência a um pensamento central, cujo objetivo é descobrir, para o entendimento que o lê atentamente, arcanos ignorados da natureza humana em seu fundo duplo, o físico e o espiritual. O leitor poderá apreciar nele a diferença exata entre dois mundos, que são também duas formas de viver e duas culturas. Seus personagens, concebidos com naturalidade, permitem ao leitor captar nitidamente o processo de reversão que um casal humano segue, até culminar no reencontro consciente com seus próprios espíritos.

Mylena 28/05/2020

O Senhor de Sándara
Um livro que com certeza entrou para os melhores da minha vida. Traz personagens reais que lutam para serem melhores e muitas, mas muitas reflexões sobre a vida e como temos nos conduzido por ela.