As afinidades eletivas

As afinidades eletivas Goethe




Resenhas - As Afinidades Eletivas


26 encontrados | exibindo 16 a 26
1 | 2


Tiago 19/10/2023

Goethe foi uma surpresa
Uma livro com duas partes distintas que merece 3,5/5. A primeira parte é muito interessante e a segunda bem mais lenta e aborrecida. O final é bem acelerado e abrupto.

Não conhecia a obra de Goethe e pelo pouco que ouvi falar (Fausto e Sofrimentos do Jovem Werther) eu imaginei que seria uma leitura complicada e com muito drama. Felizmente eu estava enganado e fiquei positivamente surpreso com este livro. A escrita flui muiti bem.

O livro conta a história do casal Eduard e Charlotte. Os dois eram apaixonados quando jovens mas as circunstâncias da vida os levaram a casar com outras pessoas. Entretanto, o destino acabou por reuni-los na viuvez de ambos. Ambos são da aristocracia de Weimar (no território que atualmente é a Alemanha, que ainda havia sido unificada na época). A relação de casal deles é no mínimo bizarra. Eduard revela o desejo de abrigar o seu amigo Capitão no castelo. Charlotte fica visivelmente incomodada com a ideia mas no lugar de rechaçar, impõe a Eduard que ele também traga a sobrinha dela Ottilie para morar com eles. A confusão começa com a chegada dos dois e é jutamente quando a maior surpresa do livro aparece para mim. Uma obra escrita há mais de 200 anos com um casal visivelmente "liberal" e um dos convidados mandando indiretas sobre troca de casais. Outra, a paixão arrebatadora de Eduard pela sobrinha de Charlotte (provavelmente com 16-18 anos). Para a minha surpresa, Eduard é quem se comporta como o adolescente imaturo nesta história toda.

O livro mescla muitas descrições e divagações filosóficas, o que torna o seu ritmo um pouco mais lento (especialmente na segunda parte quando há muito foco nas obras de restauração da propriedade). Na segunda parte destaco as reflexões do diário de Ottilie. Muito boas mesmo.

Após ler a história, fui ao texto de apoio da minha edição e nele vi que esta obra tem muitos traços autobiográficos de Goethe. Principalmente em Eduard. Pelo visto, Goethe sempre foi susceptivel a paixões arrebatadoras e só "assentou" como um homem casado depois de velho.

Como toda obra romântica, temos os amores febris a primeira vista, as paixões arrebatadoras. O final para mim foi inesperado e surpreendente.
comentários(0)comente



Marcos606 23/03/2023

Os protagonistas, Eduard e Charlotte, são aristocratas que superaram o casamento sem amor para encontrar o amor verdadeiro um com o outro. No início da história, eles convidam o amigo de infância de Eduard, o capitão, para morar com eles, ostensivamente para ajudar em vários projetos da propriedade. Logo após sua chegada, o capitão, um cientista diletante, explica ao casal o princípio das afinidades eletivas - como os elementos de um composto aparentemente estável, como o calcário, se separam e formam uma nova combinação quando introduzidos no ácido sulfúrico. Com a chegada da bela mas retraída sobrinha de Charlotte, Ottilie, a companhia observa como seria divertido se, como o calcário e o ácido sulfúrico, Eduard corresse para Ottilie enquanto Charlotte formava dupla com o capitão.

Para onde quer que os personagens de Goethe olhem, eles veem sinais portentosos que dão à ação uma sensação de fatalidade, como se ela estivesse sendo impulsionada por uma “força de atração invisível, quase mágica”. Goethe nos lembra com que frequência interpretamos mal o mundo para disfarçar um comportamento egoísta pelo qual relutamos em assumir a responsabilidade. O que começa como uma leve abordagem das tribulações românticas da classe endinheirada gradualmente se desenrola, nas mãos de Goethe, em uma meditação sobre a obscuridade das leis que nos regem a todos.
comentários(0)comente



Pedro 21/03/2024

Todo livro do autor alemão romântico mais proeminente de seu século é sempre um prazer, obrigado pelo prazer Goethe
comentários(0)comente



Rute31 08/05/2024

Uma dose extra de romantismo, fazendo favor!
Se esse é seu pedido, com certeza Goethe entrega. Depois de ter lido Os Sofrimentos do Jovem Werther umas duas vezes, peguei as Afinidades Eletivas antes de encarar o Fausto. Adoro a escrita do Goethe, e acho que desse livro gostei especialmente do narrador.

Charlotte e Edward são casados e vivem uma vidinha plena e bucólica no campo. Num castelo, importante mencionar. Um dia, Edward conversa com Charlotte, que pretende receber um amigo, um capitão. Ela avisa que pode ser ruim receber um convidado nesse momento, que isso pode abalar a paz da vida de ambos, mas concorda porque ela também pretende receber uma hóspede, sua sobrinha Ottillie.

Daí, pelo título já fica claro o que vai acontecer né? O Capitão e Charlotte se aproximam e se apaixonam, e Edward e Ottillie também. Só que enquanto o Capitão e nossa Lotte se esforçam em abafar os sentimentos em nome do bem maior, Edward está disposto a viver esse amor.

Com a beleza da natureza sendo reafirmada, a inacessibilidade da mulher amada e o destino sendo um monstro, esse livro é um exemplar maravilhoso do romantismo.
comentários(0)comente



bobbie 04/05/2023

Suco de romantismo.
Todos os ingredientes do romantismo estão neste livro: os amores inebriantes e propensos a autossacrifício, a natureza idílica que move as paixões e motivações aristocraticas, o vazio da vida privilegiada que inflama os sentimentos, e, claro, os amores impossíveis que levam ao desespero. Charlotte e Eduard, um casal rico que reside em um castelo cercado por um parque e muito isolado, recebe em casa dois hóspedes: o Capitão, amigo de Eduard, e Otillie, sobrinha de Charlotte, que deixa o pensionato onde estuda para passar uma temporada com a tia. O amor conjugal dos protagonistas logo sofre impactos em suas próprias fundações: Eduard se apaixona perdidamente por Otillie, enquanto Charlotte, talvez impelida pelas suspeitas da iminente traição, volta seus olhos para o Capitão. A receita está pronta para que todos os ingredientes do romantismo cresçam e entreguem uma história que não flui tão facilmente, mas que empolga no final.
comentários(0)comente



jackpveras 12/04/2023

Goethe sendo Goethe
Uma obra de arte que conquista, envolve, seduz, emociona e brinca com os sentimentos/sensações dos leitores.
Final digno de personagens visceralmente intensos, reféns da emoção mais incontrolável do cânone irracional do sentir humano: a paixão.

Cada página dos capítulos finais, por si só, é uma contemplação abismal do desespero silencioso e da frustração barulhenta das súplicas e dos apelos ignorados daqueles que sentem os efeitos patológicos das paixões ao extremo do extremo. Merece ser lido por leitores intensos e viscerais.
comentários(0)comente



Cassinha 18/09/2017

Goethe porque?
Não consigo gostar de Goethe.
Allano 16/11/2020minha estante
É gosto. Uns gostam, outros não - e a todos devemos respeitar. Leia "Meu Pé de Laranja Lima", José Mauro Vasconcelos. Leitura leve, fluida, rápida. Você vai gostar.




skuser02844 21/05/2023

A obra aborda as complexidades das relações humanas e os conflitos entre liberdade e determinismo. o enredo gira em torno de um casal, Eduard e Charlotte, que se vêem envolvidos em uma teia de paixões e escolhas morais. o livro explora temas como amor, desejo, ética e destino, enquanto oferece uma reflexão profunda sobre o livre arbítrio e as consequências de nossas ações. com seu estilo narrativo perspicaz e personagens multidimensionais, "As Afinidades Eletivas" é considerado uma das grandes obras da literatura alemã.
comentários(0)comente



Eliane406 16/01/2024

A química nas relações
1) Peguei indicação deste livro em um episódio de Dark( melhor série), na Temporada 1, episódio 4, o professor está em sala e aula dissertando sobre esse livro, e resolvi conhecer e ver se tinha algo com a série. Em termos de as conexões humanas que ocorrem é possível ver as afinidades que ligam as pessoas dentro da história da série.

2) As Afinidades Eletivas foi acusado de ser um livro imoral.
Wahlverwandtschaft ( título em alemão)era termo usado unicamente na química no século 18, o princípio químico que faz a ligação orgânica entre as pessoas, enfim, ler o livro vai ter uma explicação completa.

3) Eduard e Charlotte formam um casal elegante e aristocrático que vive numa idílica, porém perigosamente próxima do fastio, propriedade rural. Mas a relativa paz de sua existência é posta à prova quando a presença de dois visitantes - o capitão e Ottilie - faz despertarem reservas magmáticas de atração sexual e amor proibido.
Com o título inspirado pelo princípio da química a respeito de certos elementos que são atraídos pelos outros, e com uma temática calçada na própria biografia sentimental ( e conflituosa) de Goethe, este romance é um dos triunfos supremos do Romantismo. Permanece, mais de duzentos anos depois de sua publicação original, como um estudo profundo sobre amor e destino.
comentários(0)comente



Devin.jones 13/04/2024

Comecei a ler as "As afinidades eletivas" sem muita expectativa, mas a escrita me encantou de uma forma que me vi ansiosa para saber o desfecho dos personagens, que confesso, não me agradou muito.
comentários(0)comente



26 encontrados | exibindo 16 a 26
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR