Terra Sonâmbula

Terra Sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

Marry dudis 11/10/2022

Terra sonâmbula
A simbologia da formação de Moçambique é um ponto interessante,talvez o livro n deva ser totalmente compreendido em suas nuances.Mas o imaginário que fica é o melhor.

Marcelo 11/10/2022

O passado não é um, mas vários fantasmas.
Esse aqui não me pegou. Entendo o propósito do livro, acho legal essa coisa das lendas e dos mitos impactarem a vivência dos personagens, mas senti que faltou algo. Não sei se pela vontade de acabar logo, por conta do vestibular, acabei por não me afeiçoar tanto ao livro. Uma parte em específica só, que foi o discurso do xamã nas ultimas páginas do livro, me deixou sem palavras de tão impactante e me fez pensar que não só eles, mas nós, por termos sido colonia, também devemos refletir sobre como vemos nosso passado e como imaginamos o nosso futuro.

Luccal1 09/10/2022

Livro muito bom
A fantasia realmente te transporta para uma distopia tremenda. Todo mundo nesse livro só se ferra, sinceramente isso aqui define uma distopia. Porém a busca pela paz e pelo sentido da vida permeia totalmente esse livro. Os plots twists são muito bons, a escrita é divina e esse livro te engaja do começo ao fim. Tem só umas cenas que vc fica meio tipo ummm (lê-se a normalização do estupro do menino) mas enfim né acho que infelizmente isso retrata a sociedade que vivemos muito bem. Cru, doloroso, e ao mesmo tempo fantástico são os adjetivos que descrevem esse livro.

Nati Gimenez 07/10/2022

Obrigada Fuvest por ter esse livro na lista de leituras obrigatórias, se não fosse pelo vestibular eu nem saberia que esse livro existe.
Adorei o realismo mágico, os dois pontos de narrativa e principalmente o final. Super recomendo?

Bebel.Aroeira 02/10/2022

Através de uma narrativa cheia de sonho e fantasia, Mia Couto discorre sobre a guerra civil de Moçambique e suas mazelas. Completamente atual e recomendado!

Giovanna 30/09/2022

Marcante
Li para o vestibular, mas nem por isso foi uma leitura chata.
É um livro super marcante, com uma construção muito bem feita entre capítulos e as cartas, e um plot mais que perfeito.
Recomendo muito, pois agrega de uma forma surpreendente na bagagem, tanto para vestibulares, mas para a vida, por mostrar toda uma nova cultura e costumes.

giovana 28/09/2022

?não é o destino que conta mas o caminho.?
uma história que traz reflexões sobre o nosso presente. o livro é cheio de passagens que te fazem pensar e questionar não só o ?você? como indivíduo, como também o ?você? na visão de uma sociedade.

apesar da linguagem ser bem complexa e gerar um pouco de confusão devido à presença de vários personagens, a leitura em um geral foi bem interessante. definitivamente esse foi o meu preferido de todos os livros da fuvest que li até o momento!

Gabrilha 25/09/2022

Terra Sonâmbula
Muito bom o livro, embora histórias com dois eixos narrativos não façam muito o meu estilo. Mia Couto conduziu com muita esperteza as histórias de Muidinga e Thaiur e Kindizu e Farida.

trang 23/09/2022

To lendo só por causa do vestibular, mas é até legal mas prefiro outras obras do fuvest. Mas é legal ver e as vezes é bem depressivo

Becca 23/09/2022

Muito ruim
Sinceramente eu achei bem ruim, livro de maconheiro e noia, li obrigada por causa da dona fuvest.
Tudo horrível, você não sabe o que é ou não real e a linguagem ainda me irritou, jamais leria esse livro por conta própria, não faz meu estilo nem é minha praia

Biah Sampaio 23/09/2022

Me surpreendeu muito, esperava que a leitura fosse ser bem difícil, por ser um livro totalmente fora da minha zona de conforto, mas consegui ler até que rápido.
O livro me surpreendeu muito, não esperava esse final

Aninha 22/09/2022

Maravilhoso
É um ótimo livro para entender o contexto histórico de Moçambique e a cultura do local. A história é envolvente e os personagens são muito interessantes e bem trabalhados. Apesar da linguagem ser um pouco complicada, por conta do dialeto do país, a leitura é bem fluida. Amei demais!

Giovanna 20/09/2022

o título já dá spoiler do livro, tudo bem sonâmbulo
Terra Sonâmbula com certeza é um livro com tema central e enredo muito interessantes, porém que foram executados de um jeito bem meh?
A escrita de Mia Couto é realmente bem poética e bonita, condizendo com sua fama, mas isso não se sobressaiu em relação ao ritmo extremamente lento e cansativo da narrativa, o que me fez pensar em abandonar esse livro em vários momentos.
Com isso só posso dizer que não recomendo essa leitura, mas penso em relê-la no futuro pra ver se com mais amadurecimento eu consigo enxergar essa ?obra prima? que a maioria das pessoas acham.

Ana Paula Del Rey 16/09/2022

Mia Couto she?s so crazy
Primeiramente, eu li por causa da fuvest. Pontos negativos: muitas palavras estrangeiras, muito neologismo (tenho preguiça) e alguns acontecimentos me parecem um pouco sem sentido/sem explicação(talvez isso ocorra por ser uma cultura diferente e eu não ser acostumada) agora pontos positivos:QUE FINAL FOI ESSE, juntou tudo que aconteceu o livro todo no capítulo final, a mensagem do livro sobre oq a guerra faz com a sociedade é simplesmente devastador, o jeito que Mia Couto intercala o real com o imaginário é genial. Não é meu gênero favorito de livro porém ainda assim é um livro MUITO bem escrito e pensado, recomendo acho um livro ótimo para quem quer entender melhor o impacto que uma guerra trás para uma população.