Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

Capitu 01/06/2017

Ainda não sei o que achar
Fangirl me deixou extremamente confusa. Eu nem mesmo sabia como classificá-lo, então decidi ficar em cima do muro e dar três estrelas.

A escrita da Rainbow é deliciosa, de uma leveza e fluidez incrível (ao ponto em que li durante horas e horas, coisa que dificilmente acontece nos últimos anos). Além disso, temos uma protagonista com problemas e dilemas bastante comuns dos jovens de hoje em dia. Some isso com alguns personagens extremamente carismáticos e adoráveis, e o incrível e complexo mundo das fanfics.

Como alguém que começou nas fanfics, o livro apelou particularmente para mim. E muitos dos pensamentos da Cath são coisas que entendo, ou até mesmo já senti. A personagem não é extremamente perfeitinha, nem um ímã para desgraças. Ela é simplesmente comum e, por isso mesmo, interessante.

Levi e Reagan são dois personagens bastante opostos um do outro. É interessante como Cath é o centro, a garota comum, enquanto Levi é todo sorrisos e Reagan é marrenta. A dinâmica dos três me conquistou desde o princípio. Aliás, estou para dizer que são esses três personagens que carregam o livro nas costas, porque foram, sem dúvida, a melhor parte da minha experiência.

Contudo, a história em si me pareceu extremamente rasa. Até quase a metade, eu nem mesmo tinha entendido ainda qual era o enredo, para onde a história estava tentando me conduzir. Na verdade, mesmo após terminar a leitura, não tenho muita certeza sobre qual foi a proposta da autora.

Muitas linhas foram iniciadas, mas não posso afirmar com certeza que qualquer uma delas tenha tido uma resolução satisfatória. Houve uma mudança drástica que não me convenceu, alguns plots que pareciam importantes no começo, mas terminaram de forma apressada e anti-climática, e alguns detalhes eu nem mesmo entendi porque foram acrescentados, visto que não fariam muita falta se não estivessem ali. Há também várias cenas que conectam nada a lugar nenhum.

Em resumo, faltou profundidade, faltou explorar melhor a maior parte dos plots que foram iniciados. A escrita de Rainbow e alguns de seus personagens são totalmente apaixonantes. Mas a dimensão da história ficou bem aquém das minhas expectativas. No fim das contas, acho que acabei ficando mais interessada pelo mundo do Simon Snow do que pelo da Cath.

Apesar de tudo isso, eu recomendaria o livro, se você está procurando personagens carismáticos e uma leitura despretensiosa; mas se você quer um enredo consistente e bem delineado, talvez este não seja o livro para você.
Karini.Couto 06/06/2017minha estante
Ana estou aguardando .. Bjd

Karini.Couto 06/06/2017minha estante
Ana estou aguardando .. Bjd

Jader 29/08/2017minha estante
undefined

Luluh 01/02/2023

Um livro que me deu vontade de abrir o Word..
Sinceramente eu esperava gostar mais desse livro, não sei sempre que olhava pra ele ficava com vontade de ler, não a toa que ele chegou ontem e eu já comecei a ler..

Uma coisa que gostaria de dizer é que esse livro me pareceu ter 2.345 páginas, porque ele não acabava nunca kkkk

Não que a leitura não seja gostosa, mas acho que esperava dar mais risadas (uma coisa que prezo bastante nos livros desse tipo que eu leio) e não sei, só esperava mais..

Uma coisa que talvez tenha influenciado um pouco a minha nota acho que é a questão de eu ter me apegado MUITO a Cath, tipo em toda parte que acontecia alguma coisa com ela eu ficava muito triste tbm o que acabou não sendo uma experiência muito boa pra mim..

Assim, tiveram algumas coisinhas que me incomodaram sim, nada muito signigicativo é verdade, mas temos que levar em conta que esse livro se passa em 2011 e ainda bem as coisas mudaram..

Uma outra coisa que é que assim que acabei esse livro já coloquei Sempre em Frente (Carry On), a história do Simon e do Baz, na wishlist da Amazon para ser uma das minhas próximas leituras..

Então é isso, eu recomendo esse livro principalmente se você gosta de escrever, porque o plot tem bastante a ver com isso, o escritor se achando dentro da sua escrita o que é muito legal na minha opinião.
Rebeca 07/02/2023minha estante
Tô lendo esse livro e tive a mesma sensação a respeito da quantidade de páginas...

Luluh 08/02/2023minha estante
Não é kkkk

Luluh 08/02/2023minha estante
Não sei o que rolou tipo sempre q eu ia ver quantas páginas faltavam eu ficava tipo "meu deus" kkkk

@estantecalore 13/06/2021

Livro muito softzinho que te deixa de coração quentinho! O livro mostra a paixão de Cath sobre o mundo de Simon Snow, e entendemos sua obsessão pelo mundo afinal, quem nunca foi uma fangirl/fanboy? rsrs. Adorei a Reagan acho ela cheia de atitude e dona de si e que é firme a fala o que quer. A relação de wren e Cath com a "mãe" foi relatada de uma forma mais leve possível, pois não pesou pra um lado tão trágico. O Levi é um xuxu apesar de ter dado mancada com a Cath e eu não perdôo ele 100% (mas a Cath perdoa então é isso que importa). A minha leitura foi fluida e bastante agradável, confesso que algumas cenas fiquei confusa com as ações dos personagens, e prefiro narração primeira-pessoa mas entendo que teve que ocorrer de uma forma impessoal pra contar o relacionamento de Cath, e as conturbações e tal com o pai. Bom é isso, leiam fangirl, é uma leitura gostosa??
Bruna 13/06/2021minha estante
Eu amo! Ele é tão amorzinho ?

Yasmin 13/06/2021minha estante
Acabei de falar mal desse livro Kkkkkkkk mas depois disso vou dar mais uma chance

@estantecalore 13/06/2021minha estante
Kkkkk entendo, tem hora que o santo não bate e não tem jeito! Já vi muita gente dando 5 estrelas de livro que eu falei super mal kkkk

Emma 25/09/2013

Uma ficção muito real
Raibow Rowell pode não ser muito conhecida no Brasil - nenhum dos seus livros foram publicados aqui - mas quando a Amazon me mandou um e-mail com os lançamentos de setembro, esse livro me chamou a atenção no momento em que eu li a resenha. Então eu soube: eu tinha que tê-lo!

Fangirl conta a história de Cather - ou Cath - Uma garota tímida, com poucas habilidades sociais, que não sabe como dizer "não", e nem como se adaptar a esse ambiente novo que é o campus universitário.

Vejam bem, Cath não está na faculdade que ela escolheu, e sim na faculdade que sua irmã gêmea idêntica escolheu. Ambas não irão dividir o dormitório porque Wren - a gêmea - que levar a "experiência colegial" a sério, e conhecer novas pessoas. Assim, Cath é jogada nessa faculdade para dividir o dormitório com Reagan, o oposto de Cath em tudo. e Ela tem que aprender a se virar sozinha nesse ambiente estranho, enfrentar os seus medos e sobreviver ao seu ano como caloura.

Mas Cath não teve uma vida fácil. Aos oito anos, a mãe das meninas saiu de casa, deixando ambas sob os cuidados do pai, que caiu em uma depressão. As duas cresceram entraram na puberdade/adolescência sem a presença de qualquer figura materna, tendo que pesquisar no google coisas básicas como período fértil, menstruação e outras coisas que deveriam ser ensinadas pela mãe.

A partir daí, o laço das duas - já forte - se tornou quase inquebrável. Mas o desejo de Wren em ser independente da irmã faz com que as duas se afastem, discutam e passem dias sem falar.

Wren é um tanto frívola enquanto Cath é uma geek de carteirinha, mas uma completa a outra e quando estão justas, podemos observar como a autora desenvolve bem esse relacionamento especial.

O par romântico da protagonista, Levi, não pode ser visto como um "Gary Stu", mas ele é perfeito demais. O relacionamento entre os dois acontece de maneira calma e comedida, sempre levando em conta o pavor da Cath por mudança. É algo tão natural entre os dois, quase orgânico e simplesmente parece certo.

Reagan - a companheira de quarto da Cath - é o alívio cômico do livro. Alguns anos mais velha, é ela que tira Cath da concha e faz a garota ver que a faculdade não é esse monstro que a Cath imagina em sua cabecinha problemática.

Por outro lado, temos o pai das meninas, que sofrendo de transtornos comportamentais, se vê sozinho quando as filhas saem de casa, e a troca de recados entre a protagonista e o pai todo o cuidado e preocupação, são visto ao decorrer dos capítulos.

E, para ser adicionado a esses elementos, temos o fato que a Cath é uma famosa escritora de fanfics do Simon Snow - similar ao Harry Potter - conhecida por todo o fandom, tendo fãs e tudo mais.

Porque 5 estrelas para este livro? Porque ele é real. A Cath é uma personahem que poderia ser você, eu, ou alguém que conhecemos. Ela transborda tanta realidade que seja a ser palpável. O sofrimento, as agustias, timidez e felicidade são descritos de uma maneira que me lembraram alguns momentos da minha vida, algo que marcou, algo simplesmente plausível e possível de estar ocorrendo no exato momento em que eu estiver lendo uma cena.

O livro também trata de questões importantes: Até que ponto fanfics são plágios? e o que acontece quando você simplesmente esquece da sua vida em favor d mergulha na fantasia dos livros? a apropriação de uma ideia ou de partes de uma história sem dar os créditos devidos ao seu coparticipante.

Enfim, foram 458 páginas de divertimento, Raibow Howell me cativou. Um livro leve, divertido, com um plot interessante que cumpre o seu objetivo: entreter e agradar.
amandaalaari 31/03/2020minha estante
Essa resenha foi perfeita e descreve exatamente como me senti ao perceber que Cath poderia ser eu (talvez um Levi não seja tão fácil de encontrar na vida real kkkk). Fangirl é simplesmente perfeito. Rainbow Rowell traz uma história e personagens incríveis.

Emmanuelle10 24/02/2021minha estante
Amei essa resenha. Me fez ter um sentimento de nostalgia de quando li o livro.

Rafa 12/02/2014

Eu fui com sede até esse livro. A primeira vez que ouvi falar, dei uma olhada na Amazon, não gostei da sinopse e deixei passar, porém, no final do ano passado, esse livro deu um boom em canais gringos e esse livro foi citado em inúmeros vídeos de melhores do ano.

Eu não quis ficar de fora e entrei na leitura. Acabei me decepcionando. Não que a história seja ruim, porém, não notei nenhum ponto que chamasse tanta atenção assim. Eu esperava algo inovador, que me fizesse querer devorar o livro e não foi bem isso que aconteceu.

Concluindo, é um livro bom? Sim, é bem bom! Mas não é nada de anormal ou de uma excelência suprema. É um livro engraçadinho, com personagens bons.

*resenha completa no blog!

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com
Nayara 27/08/2014minha estante
Eu passei da metade do livro e estou sentindo a mesma coisa que você! Me apaixonei por Eleanor & Park mas estou um pouco decepcionada com este.

Rafa 27/08/2014minha estante
Eu ainda não li Eleonor & Park, mas pretendo! Ouvi dizer que é melhor mesmo.

cadelinhadosnow 27/01/2022minha estante
tem uma trilogia só dele! lê amg é MUITO bom ?

Beatriz3345 28/01/2022minha estante
Vou ler sim, fiquei bem curiosa a respeito...

Maria Clara 26/01/2022minha estante
nossa cara, eu acabei de terminar esse livro é achei que acabou do nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Camila 26/01/2022minha estante
Tb achei. Mas é pq o livro é tão bom que eu queria mais kkkkk

greatlucaa 09/12/2021

"-Escolho você no lugar de todo mundo."
~ Fangirl foi uma surpresa pra mim. Comecei a ler sem muita expectativa, só pra dar uma relaxada da TBR do ano, achando que ia ser só um romancezinho clichê, e foi muito mais do que isso!

~ A história fala da Cath, que vai começar a faculdade ao mesmo tempo que sua irmã gêmea, Wren. Enquanto Wren deseja fazer novos amigos e sair da sua zona de conforto, Cath só quer que tudo fique como está, mas é óbvio que isso não rola. Ela acaba dividindo o quarto com uma desconhecida e tenta se dedicar a sua fanfic de Simon Snow, enquanto tenta se acostumar com tudo.

~ A história me prendeu muito. Eu li em dois dias, sempre querendo saber o que ia acontecer, como tudo ia se desenvolver e como a Cath ia lidar com tal coisa. A relação dela com os personagens foi bem desenvolvida também. A amizade dela com a Reagan, a relação com o Levi, a amizade com a irmã em meio as várias brigas que elas tinham e as relações com o pai, tudo foi muuuito bom.

~ Maaas, nem só de elogios vive uma leitora, né. Eu senti falta de ver mais sobre a mãe dela, acho que isso ficou um pouco perdido no meio da história. Uma coisa que eu também achei bem chatinha foi quando tinha os trechos da fanfic e dos livros do Simon Snow. Como Fangirl foi lançado antes de Carry On, acho que era pra fazer meio que uma propaganda aí, mas eu achei bem chatinho e até fiquei com preguiça de ler em uns momentos.

~ Enfim, Fangirl foi uma leitura maravilhosa (mesmo com esses defeitos aqui e ali), e me prendeu muuito. Acho que é uma boa indicação pra quem gosta desse tipo de romancezinho adolescente, e também pra quem lê fanfic, que vai super se identificar com a Cath.

!!!GATILHOS!!!
Ansiedade, Álcool, Traição (menção), Distúrbio Alimentar (menção), Exploração (menção), Hospitalização e Abandono Parental.

Classificação: +14
luamagnetica 09/12/2021minha estante
nossa eu li fangirl antes de carry on, não existia nem perspectiva de ter esse livro e ai era extremamente chato as partes das fanfics porque eram sem contexto algum, não dava pra acompanhar!
tirando isso, é um livro muuuito gostosinho, saudades!

greatlucaa 09/12/2021minha estante
Sim! As fanfics são soltas, não tem contexto, eu não entendia o que a história tinha a ver com aquilo. Mas o livro em si é tudoo!

Monique 17/11/2015

Quase nota 5.
Fazia tempos que um livro não prendia minha atenção total como Fangirl fez.
Eu não estava lendo o livro, eu estava "comendo" o livro, queria tomar café lendo ele, eu andava na rua (correndo risco de ser atropelada) para lê-lo, e ele foi me surpreendendo em cada página.
A história de Cath e de Wren, o jeito que os problemas que Cath foram nos envolvendo, o tanto que entendemos e nos identificamos com a personagem no seu primeiro ano de faculdade e suas dificuldades familiares, mentais e amorosas é incrível.
O livro foi nota 5 durante todo seu enredo, até chegar no final.
Senti que no final de Fangirl, os pontos que a Rainbow Rowel foi abrindo durante a história, ficaram sem fechar, como se o livro não tivesse terminado, e isso me frustrou muito.
Mas ainda assim vale a leitura e vale a pena entrar no mundo da FanFixx/Vida Real de Cath.
Rebeca 22/01/2017minha estante
undefined

Andressa 05/06/2021minha estante
Achei a relação da Wren e Cath muito real, acho que quando se tem irmãos é muito assim mesmo, do nada e pelo menores motivos

Layla l @bookdipity 11/05/2018

Eu nem sei exatamente o que me fez amar tanto esse livro. Talvez tenha sido o sentimento de me sentir de certa forma representada, porque meu amor por livros começou exatamente através da fanfics que, ao contrario da Cath, eram fanfic de cantores e não de outros livros, mas mesmo assim eu entendo demais como ela se sente em relação aos seus personagens. Me fez ficar com uma nostalgia enorme e morrendo de vontade de voltar ao começo da minha adolescência onde minha unica preocupação era quando ia sair o novo capitulo da fanfic de one direction... pois é, o tempo voa. E também o fato da Cath ser MUITO parecida comigo, pelo menos como eu era na minha adolescência (não que eu não seja mais adolescente, tenho quase 19 anos, mas hoje as coisas já são um pouco diferentes apesar de ainda ter muito da Cath em mim) contribuiu muito para que eu me identificasse mais ainda com esse livro. Só falta um Levi pra mim.
Além de tudo, a escrita é feita de uma forma que você se sente na pele da personagem e eu acho isso incrível! Você se sente parte daquele mundo e a Rainbow ainda consegue fazer com que o livro não fique arrastado em nenhum momento.
Eu sei que o livro tem algumas coisas que poderiam ter sido mais aproveitadas e bem desenvolvidas, que a personagem principal AS VEZES era um pouco antissocial demais que até acabava irritando um pouco e que talvez não fosse tão necessário as partes da fanfic no meio do livro porque acabavam quebrando um pouco o ritmo da leitura. Só que as minhas 5 estrelas e o favorito se baseiam totalmente no sentimento de "quentinho no coração" que eu tive ao terminar esse livro. É muito raro eu ler um livro que me deixe assim no final (tenho pouquíssimos livros 5 estrelas, inclusive) então acho que esse aqui merece só pela sensação que eu tive durante a leitura e a satisfação que tive ao terminar a ultima pagina.

site: https://www.instagram.com/bookdipity/
Lauraa Machado 19/06/2018minha estante
Sou assim também! Se eu amo o livro, não importam as críticas que faço e no que ele poderia ter sido melhor. Só o amor já vale cinco estrelas!

umlimaosiciliano 06/06/2015

Opinião final.
Esperava muito mais do livro. O que me prendeu foram os capítulos entre Levi e Cath. A personagem principal não é nada cativante, os dramas da vida dela são totalmente patéticos, mas ainda assim uma parte de mim gostou bastante do livro e outra simplesmente detestou. Gostaria de ter lido o livro no ponto de vista da vida do Levi, acho que seria mais divertido. Fiquei totalmente cativada pelo personagem. Recomendo a leitura, mas é melhor que não tenham tanta expectativa como eu tive, por que pode ser uma experiência decepcionante.
Nanda 13/09/2015minha estante
Excesso de drama, fofura e chatice.. Não tenho paciência pra isso, quase desisti .. achei que ia ser tipo Anexos :/

Maria.Paula 19/07/2021

(4.5)
Eu queria muito ler esse livro desde que eu comprei em 2017, mas ler em inglês não era pra mim. Hoje eu não sei se ainda é, sinto uma dificuldade pra me conectar com os personagens, mas esse livro... quando eu consegui me conectar com a Cath. Foi incrível e talvez não seja nada demais mas conversou muito comigo nesse momento.
Me pareceu toda aquela historia de como você demonstra seu amor e afins.
Vitoria_s 20/07/2021minha estante
Eu sinto exatamente a mesma coisa.. n sei se os livros q n dão certo cmg ou eu que n consigo me conectar tanto como nos livros em pt?

Anni | @dearmasen 19/05/2015

Resenha: Fangirl
O livro conta a história de duas gêmeas, Cath e Wren, que estão indo para a faculdade. Poxa, faculdade. Que legal. Ela deve estar adorando. Na verdade, apenas a Wren. A Cath está detestando essa ideia. Prefere ficar presa em casa com seu pai e com a sua irmã como sempre foi.

Cath é fã de Simon Snow- uma série fictícia inventada pela Rainbow especificamente para o livro, se não me engane- e fica presa completamente só naquele mundo. Posso arriscar a dizer que ela é uma completa anti-social. Ela não gosta de festas (eu também não, mas ela é muito dramática. Uma ou duas festas não afetará ninguém, ainda mais quando alguém está na faculdade) e passa o tempo todo escrevendo a sua fanfic de sucesso.

Admito que eu tinha vontade de tacar o livro na parede em certas partes. Enquanto o Levi-o garoto que se apaixonou pela Cath- estava sendo todo fofinho, a Cath era fria com o coitado. O que me dava raiva e dó.

A ideia em si da história é boa. A Rainbow quis mostrar que muitas pessoas ficam trancada no mundo da tecnologia e deixam de lado a sua vida social. No final de cada capítulo, a autora colocava um trecho da fanfic da Cath, mas eu achava aquilo meio sem sentido e desnecessário, e já que não afetava a leitura eu sempre pulava.

É meio clichê a história. Fui toda feliz ler Fangirl, pois como eu gostei bastante de Eleanor&Park, pensei que esse livro iria me satisfazer da mesma forma. Mas meu pensamento é que tudo é feito a base de identificação, me identifiquei mais com os personagens de Elenor&Park do que com a Cath-mesmo que eu seja anti-social as vezes.

O que eu achei legal do livro é que ele mostra uma pessoa saindo de determinada fase da vida e indo para outra sem deixar de ser quem ela sempre foi. Acho que essa foi uma das mensagens que a autora quis nos dar.

Um ponto que a Rainbow soube se expressar foi em relação a família. A Cath é muito apegada ao pai, enquanto isso, a relação com a mãe não é nada fácil.

"Não tem como a pessoa ser mãe se ela aparece depois que as crianças já cresceram, Ela parece a cigarra que aparece no inverno após deixar a formiga fazer todo o trabalho. Quando a gente precisava dela, ela nem retornava as ligações. Quando ficamos menstruadas, tivemos que procurar informações no Google. Mas agora que a gente não sente mais falta dela, depois que paramos de chorar por causa dela, depois que elaboramos tudo, agora ela quer nos conhecer? Não preciso de mãe agora, obrigada. Estou bem"

O livro é leve e com certeza não foi o que eu imaginava que seria, mas me diverti lendo. Os diálogos são bem formados e sempre com um humor de se admirar.

- Meu plano é fazer coisas que te façam querer me ver de novo no dia seguinte. Qual é o seu?

site: http://masenstale.blogspot.com.br/2014/11/resenha-fangirl.html
Larissa_Milene 20/05/2015minha estante
Sua resenha é muito boa... Eu gostei também me diverti bastante lendo esse livro (adorei seu blog BTW rs) :D

Citei esse livro em um post que eu fiz, que quiser e puder da uma olhadinha

Bruna 25/02/2015

A verdade é que eu acabei não entendendo do que o livro se trata - não entendi o seu objetivo - porque ele deixa muito, muito, a desejar.
Aparentemente, Fangirl tem como personagem principal Cather, uma garota que, ao entrar na faculdade, precisa aprender a lidar com a timidez, com a sua irmã gêmea pagodeira e com a constante preocupação pelo seu pai viciado em trabalho.
E é isso. O enredo é esse.
Sinceramente, o que está na sinopse é exatamente o que acontece nas 480 páginas desse livro. Você descobre muito mais? Não. Pelo menos, nada tão agradável assim. Você se interessa por mais? Dificilmente. Sério.
O único motivo pelo qual estou fazendo uma resenha, e não um comentário, é porque a minha opinião sobre esse livro foi complicada. Então vamos por partes.
Primeiro, os personagens.
A Cather é aquele tipo de personagem chata, infantil e irritante que acaba sendo apagada pelos outros com quem convive. Passei metade do livro achando que ela tinha algum tipo de autismo, só pela dificuldade excruciante que ela tem de ser. Sério, não precisava ser legal. Só precisava ser alguma coisa. Ela passa mais da metade do livro se escondendo de gente, porque não sabe o que falar, o que fazer, como se portar. Ela não FAZ nada. Ela só pensa no mundinho dela, e chega um ponto que para de ler legal, e passa a ser doentio. Não sei o que a autora pretendia com isso, mas não deu certo. Eu sinto muito. E aí vem a irmã. Wren. Descobri que elas são gêmeas por alguma razão, afinal de contas. O que tem de tão parecidas? A chatice. Passam o livro todo num jogo de ping pong, disputando por quem encheria mais a minha paciência. No fim, acabou que elas empataram. Well done.
E aí (FINALMENTE) a autora nos apresenta os dois melhores personagens da trama: Levi, e Reagan. Sendo honesta, se não fossem os dois, eu não teria conseguido terminar esse livro. Qualquer momento em que eles não estavam, o enredo também não estava. Se tornava chato e enfadonho, sem propósito, sem finalidade.
Não é legal que Cather passou mais tempo sendo infantil do que sendo sensata. Não é legal que, de fato, não aconteceu nada que fizesse valer a pena 480 páginas de livro. Não é legal que, ao chegar no final, você não consiga entender por que acabou de ler tudo o que leu. É uma lição? Com muita dificuldade. É um livro, então, que entretém? Hmmmmmm. Engraçado? Reagan. Por que tanta enrolação para chegar ao ponto, então? Não sei.
O que eu achei do livro, afinal de contas? Não sei.
Mas, por Reagan, pelo Levi, eu dou três estrelas, em vez de uma, como eu planejava.
Júlia 22/11/2015minha estante
Achei que fosse só eu!