I Ching

I Ching Richard Wilhelm

Resenhas - I Ching

Felipe1503 08/05/2024

Uma jornada sobre símbolos
Li esse livro após ler "O Homem e seus Símbolos" do psicólogo Carl Jung. O livro do Jung referência este livro pois ambos falam sobre um tema em comum: sincronicidade.

Muitas pessoas prezam pela leitura do I Ching por sua questão mística, fato que deve ser respeitado como qualquer outro tipo de crença construtiva.

Mas, para quem gosta de psicologia Junguiana, quando falamos sobre sincronicidade sabemos que fatos que coincidem pode gerar significados de falar psíquico altíssimo pra um indivíduo. E o I Ching é um instrumento interessante por este lado.

Além disso, é interessante ler o I Ching para entendermos os valores que povos milenares (o I Ching é originário 1000 a.C) da china tinham sobre o mundo a sociedade e a individualidade do ser humano.

rafaelkraisch 11/02/2024

Fez parte da minha história
Eu o li em 2001 e o tenho até hoje. Naquela época eu curtia essas crenças e misticismos... Hoje (em 2024), como um neurocientista, vejo o quanto eu era inocente e jovem, procurando encontrar respostas prontas e até mágicas. No entanto, guardo meu exemplar aqui com carinho e como um registro histórico.
Barreto31 27/03/2024minha estante
Foi bom ter sua referência, não irei mais ler!

Márcia 06/05/2023

I Ching - Richard Wilhelm
O livro é um texto sagrado e muito antigo que objetiva o autoconhecimento em cada um de nós.
Por meio de dois rituais, fazemos perguntas a nos mesmos e obtemos a resposta por meio de símbolos. Você pode optar pelo ritual das moedas ou pelo ritual das varetas para isso.
Os hexagramas em si são compostos pela combinação de 8 trigramas que fazem referência às composições da natureza e universo. Cada um tem um julgamento próprio e textos interpretativos. Com isso, seus significados se desdobram.
Por meio do livro, a humanidade encontrou novas diretrizes a serem tomadas, a fim de alcançar um status mais unificado:
Promove o entendimento pessoal e coletivo.
Valorizar a verdade,
Ajudar os demais

Jonathas dos Santos Benvindo 14/04/2022

Interessante para se conhecer a forma que os chineses usavam para fazer adivinhação mas um pouco cansativo e complexo demais para quem quer apenas saber sobre isso. De qualquer forma valeu muito a pena ler pois possui um texto necessário escrito por Jung e o material é muito bem organizado e detalhado.

ToniBooks 28/11/2021

O livro das mutações
O I Ching traduz toda a cultura cultura chinesa. Com mais de três milênios de existência, "O Livro das Mutações" já foi utilizado como oráculo, mas é bem mais que isso, propõe traduzir em símbolos tudo o que tem de ser, fazendo com que entendamos que a coincidência nada mais é que um desfecho necessário, e que as consequências do livre arbítrio são tão evitáveis quanto são as opções de decidirmos os vários caminhos a seguir.

Homem Sério 22/08/2021

Fui alertado.
Uma moeda de cinco centavos, um surto na praia, um livro quase roubado, a sorte lançada, uma confusão de primeira, segunda, quarta, e terceira, a última foram os chinelos, o deslize, o corpo, a faixa, o semáforo, o sangue e as vísceras.

Hugo 10/07/2021

A técnica de adivinhação do I ching é única , precisa e confiável.
Uma leitura mística e fantástíca vale à pena a consulta.

Igor 12/05/2020

99% das pessoas deveriam ler esse livro e consultá-lo.
É realmente difícil para mim fazer uma resenha do I Ching em poucas palavras.

Primeiramente porque é um livro muito antigo e oriental, então é preciso contextualizar a realidade do lugar e da época.

Estudo ele há anos, ou seja, já li e reli diversas vezes, este e outras versões.

A prática do I Ching me ajuda bastante. Em muitas situações onde preciso de um conselho, consulto o oráculo e obtenho respostas satisfatórias.

É impossível escolher o meu livro favorito, mas se eu tiver que escolher o livro mais útil, com certeza é esse.

Recomendo muitíssimo, a não ser para pessoas muito céticas, ou que não queiram se dedicar ao seu estudo e prática por um longo período.

Não é literatura de aeroporto. Não é passatempo. Não é autoajuda. Se você souber interpretar o I Ching, esse livro pode ser um grande companheiro para o resto da vida.

Wagner 14/01/2019

CALENDÁRIO

(...) o homem superior organiza o calendário e marca com clareza o período das estações (...)

in: WILHEIM, Richard. I Ching. São Paulo: Pensamento, 1997.

Passion Eyes 26/02/2016

I-Ching
Esse livro é maravilhoso ,um lindo oráculo, muita sabedoria há nele,e incrível como depois de tanto tempo, os aconselhamentos não fresquinhos e fazem um bem pra quem o lê...

Pedro 18/08/2012

Imersão na sabedoria milenar
Quanta sabedoria pode se extrair de um livro com mais de 5 mil anos?
Muita gente procura extrair conselhos de antigos filósofos clássicos, de profetas a muito mortos, da própria Bíblia... Nesse contexto nós, ocidentais, caímos na prepotência de ignorar totalmente a outra metade do mundo com toda sua riqueza de conhecimento e sabedoria.
Ao ler e Consultar o I Ching o leitor estará entrando em contato com o que há de mais rico em toda cultura Chinesa, estará se introduzindo em todo um mundo de sabedoria que o deixará perplexo.
No começo, haverá um pouco de ceticismo, mas a "magia antiga" do I Ching tem por fundamento o que hoje é conhecido com "Teoria do Caos", um dos ramos mais complexos da matemática. Seus concelhos não vem de aspiração divina, mas da constante observação da realidade e da natureza.

Para uma obra que foi escrita quando aproximadamente metade da humanidade ainda vivia da caça e coleta, Eu, que devo muito a essa obra, posso afirmar que é um dos maiores livros existentes.
Jossi 24/07/2016minha estante
Discordo.
Que sabedoria? O que há de 'sábio' naquelas frases cheias de simbolismo e mais ou menos sem nexo? Tá, pode-se dizer que é um livro de poesia ('sabedoria antiga')... Mas é só. Como livro de sabedoria mesmo, fico a filosofia dos grandes Platão e Aristóteles, onde existe uma discussão sobre todas as coisas existentes e onde a razão predomina. A moral, a ética, a política, a estética... O I Ching é apenas um oráculo antigo -- bom pra quem gosta de adivinhações...

Alex.. 23/08/2009

Livro de cabeceira!
Livro de cabeceira! Esta edição do I Ching por Richard Wilhelm é ótima, e vale leitura constante. Com certeza é o livro que mais li na vida, e o qual ainda lerei muitas vezes mais. A cultura chinesa merece ser bem apreciada, e este livro pode ser uma porta a este mundo fascinante da filosofia do TAO. Leia e consulte!

ClaudiaS 06/05/2009

O melhor livro
De todos os livros sobre I Ching o melhor para mim é esse com o prefácio de Jung.
Tudo de bom!!
Carolina 18/04/2012minha estante
Quais foram os outros que você leu?
Leu as versões do Wu Jyh Cherng e a do Alfred Huang?