Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção L. L. Alves

Resenhas - Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

1 | 2 | 3 | 4

Letícia 20/01/2013

Resenha: A Seleção - Instituição para Jovens Prodígios - http://odomdaescrita.blogspot.com
Já imaginaram se houvesse um lugar onde apenas os jovens mais inteligentes do mundo pudessem entrar? E esse lugar é a Instituição para Jovens Prodígios, um castelo enorme, uma espécie de faculdade, onde apenas os jovens mais inteligentes do mundo inteiro podem entrar. Lara, uma adolescente que estava prestes a terminar seu último ano no ensino médio, não poderia perder essa oportunidade, afinal, ela tinha as melhores notas de sua escola! Mas será que ela tinha chances de estudar com os jovens mais inteligentes do mundo? Sim! Lara faz uma prova dificílima e acaba por passar. A garota sente muito por deixar sua família, que tinha uma vida modesta no Rio de Janeiro, mas era o futuro dela - e de sua família também. E então, Lara parte para Sheffield, na Inglaterra, onde se localiza a Instituição. Lá, Lara ganha amigos, inimigos, uma nova paixão (Ah, Hugh... s2 ) e vê sua vida mudar totalmente em um piscar de olhos.
Esse é o primeiro volume da série Instituição para Jovens Prodígios, escrito pela querida Luene Langhammer Alves. Vocês não imaginam o quanto adorei ler este livro! Foi a primeira fantasia que li e tive muitas expectativas em relação a ele. Felizmente, não me decepcionei.
Esse livro foi muito especial pra mim, principalmente por eu ter me identificado muito com a Lara. A garota é decidida, e apesar de estudar em uma escola pública, leva seus estudos a sério, corre em busca de um futuro melhor. E eu sou exatamente assim. A Lara serviu como grande inspiração pra mim. Pude ver que podemos ser o que quisermos, basta termos força de vontade e corrermos atrás de nossos sonhos. E uma coisa que observei muito bem é que Lara também é autodidata, pois aprendeu a falar inglês sozinha. Pretendo seguir o exemplo dela...
Lara deixa seus amigos (não que tivesse muitos...) e sua família no Rio de Janeiro, para que pudesse partir para uma das melhores escolas do mundo, em um país completamente desconhecido. Mas mal sabia ela que algumas de suas expectativas poderiam ser frustradas.
Estou completamente extasiada nesse livro e não sei o que falar muito bem... só digo uma coisa: ele é ótimo! Não digo isso pra puxar saco, nem nada. Digo porque é verdade e porque simplesmente me encantei com ele. Infelizmente, a Luene ainda não encontrou uma editora, mas tenho certeza que ela logo encontrará (é impossível que isso não aconteça!).
Lu, obrigada mesmo por ter me dado a oportunidade de ler esse livro. Você é realmente uma manipuladora de emoções: me fez sentir raiva, amor, vontade de chorar... Você tem um potencial enorme como escritora e espero um dia poder escrever um livro tão bom quanto este!

Irinia Zachello 18/01/2013

Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção
Bom, não quero falar aqui mais do que a sinopse informa, senão não terá graça nenhuma. Já que o livro ainda não foi publicado, então temos que manter o interesse a flor da pele, dos leitores da Luene.

Lara, uma garota de 17 anos, super inteligente, incentivada por sua mãe participa de uma "vestibular" para a Instituição. E ela não sabe ao certo se é isso mesmo que quer, afinal deixar família e um quase novo namorado não é fácil. Sempre se sentiu diferente por a maioria das vezes ser a melhor da turma, isso causa um impacto. E não tem muito jeito com os rapazes. Então vai seguindo o curso da vida e acaba na Inglaterra. Na instituição, no meio de outros mil jovens "prodígios" como ela. Convivendo com culturas diferentes, línguas diferentes. Deve ser difícil, ir assim de supetão para outro país sem conhecer ninguém.

E na Instituição ela faz amizade com Irene, super me identifiquei com ela genteeee. Olha ela se chama Irene e tem cabelo vermelho e eu Sou Irinia e tenho cabelo vermelho... Oh! Lu, ela podia se chamar Irinia não? Hahahaha.

Então ela resolve de vez falar com Irene e o melhor é que ela são colegas de quarto. Mas após alguns dias. Ela começa a se sentir estranha. Muito estranha e ouve vozes em sua cabeça. E descobre que essa vozes é de um pombo. Sim, de um pombo. Gente, até ler o final desse livro, achei o pombo muito sinistro. Adorei. E sem querer começam situações em que ela arranja alguns inimigos. E ela se sente desconfortável com isso, pois não faz parte de sua vida.

Ela começa a perceber muitas coisas que estão a sua volta. e começa mesmo a questionar o que é essa Instituição.

Olha, eu tenho é que agradecer a Vida, por ter me deixado encontrar a Luene, porque é tão legal acompanhar todo esse processo, toda essa batalha da publicação de um livro. É tão importante, continuarmos de pé após tantas quedas. E saber que essa não é a última, e que terá muitas outras chances.
Porque eu não tinha ideia de como é publicar um livro. Do trabalho que tem. Bendito seja meu blog, que assim consegui ver o que é realmente esse mundo pela visão de escritores. E consegui ver os dois lados hein? De quem pode e quem pode menos. Se é que me entendem.

Para mim, ler esse livro, foi legal, instigante, foi curioso, deu vontade de quero mais. Uma história única. Não podemos dizer que existe outra Lara Müller por aí. A leitura é tranquila do começo ao fim, e com toques de "Ai Meu Deus que negócio é esse?" Ai você vai lendo mais e mais, pra descobrir o que realmente quer dizer aquilo, eu amei a parte da revelação do pombo, embora já estivesse desconfiada... E tenho minha desconfianças com o urso e a cobra... Será? Não sei... Mas esperarei pelo próximo livro.

Luene, Parabéns! Como disse a você na Ordem dos Blogueiros, eu achei que estava lendo um livro de alguém experiente e não de alguém que está iniciando há pouco tempo. Você escreve maravilhosamente bem e tenho certeza de que seu livro irá vender muito quando descobrirem. Você é capaz de manter o ritmo do início ao fim. Sem fazer a gente dar uma parada para respirar, uma página atrás da outra até o final. E isso não é um elogio, é fato! Incontestável!

Caique Apolinário | Cappuccino Cast 13/01/2013

Segunda Resenha Oficial do Livro do blog TeNerdificando ;)

É com imenso prazer que irei fazer a segunda resenha (é segunda mesmo?) deste livro de nossa parceira de Ordem Dos Blogueiros (logo voces saberão o que é esta ordem ~) Luene L. Alves do blog Instituição Para Jovens Prodígios. Além de ser de nossa terrinha, é nossa parceira, então ela tem moral, vamos ao livro? O primeiro se chama A Seleção !

Ainda não tem sinopse o livro então vou improvisar um aqui: Lara Muller é uma garota de 17 anos, estudante muito inteligente de uma escola humilde, um bairro humilde, uma uma família humilde do Rio De Janeiro. Ela já estava acostumada a ser ignorada por ser a senhor-sabe-tudo de seus circulos sociais. Mas quando uma oportunidade de ingressar para a maior e melhor escola do mundo, na Inglaterra com os maiores gênios prodígios do mundo, a sua vida muda.

Gostaram da Sinopse? Então já viram o que acontece não é? Lara é uma garota desastrada. Ainda mais com suas emoções, não sabe como lidar com o sexo oposto e nem com suas amizades e ambições. Mas em algo ela é boa, ela é muuuuuuuuito inteligente e seu intelecto é muito alto para as pessoas ao seu redor, apesar de seu ódio reprimido com Física. Mas tudo esta para mudar quando Renata, mãe de Lara, desperta sua atenção para a oportunidade de estudar na Institution For Young Prodigies situada em Sheffield, perto de Londres.

As provas de 3 dias deixam qualquer ENEM ou FUVEST no chinelo, e exige demais dos participantes. Mas só Lara e Irene de Minas Gerais, passam para a Instituição. Tudo é novo para Lara, a viajem para Londres, sua estadia lá e sua viajem para Sheffield e enfim, a Instituição, que parece uma Hogwarts do Século XXI. Mas antes ela teve que lidar escapar do Rio e lidar com sua relação com Lucas, uma relação bem complicada como os nossos dias atuais.

Mas enfim, chegar a Instituição foi fácil, e mais fácil ainda foi a amizade conquistada com Irene, a única brasileira tirando a Lara. Mas difícil, foi conseguir lidar com aquele lugar....

Só aqui inteira.. http://tenerdificando.blogspot.com.br/2013/01/teescrevendo-instituicao-para-jovens.html

Fulana Leitora 13/01/2013

Primeira resenha do livro feita por Kezia Martins para o blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/12/resenha-especial-instituicao-para.html
Nas primeiras páginas nos deparamos com uma narrativa leve onde nos é apresentada uma brilhante jovem moradora do Rio de Janeiro, Lara Muller.
Aparentemente uma garota normal, com seus 17 anos, Lara está prestes a se formar no ensino médio, com notas beirando a excelência.
Como toda boa CDF, Lara não é muito popular (ou devo dizer, nada?) e tem pouquíssimos amigos (precisamente dois) e um amor não correspondido. Porém, logo é "despertada" por um belo jovem de olhos bonitos...

Falando assim você pode pensar que se trata de um romance açucarado. Mas, não. Essa é a vida de Lara apenas até ela receber uma notícia que mudaria tudo.
A famosa Instituição Para Jovens Prodígios, situada em Londres, abriu inscrições para jovens de todo o mundo, com idades entre 17 e 20 anos. A Instituição funciona como uma espécie de faculdade, onde apenas as mentes mais brilhantes conseguem entrar.

A partir do momento em que Lara é aprovada ela percebe que sua vida jamais seria a mesma. Muitos mistérios e descobertas a aguardam na Instituição, novas amizades, inimigos e até um novo amor. Mas, quando fatos estranhos começam a acontecer, Lara passa a duvidar de sua sanidade. O que está por trás dessa Instituição? Qual o seu propósito? Será que ela está ficando louca ou realmente está se comunicando com animais?
Isso e muito mais é o que te reserva as 445 páginas de Instituição Para Jovens Prodígios: A Seleção.

A Seleção é de deixar qualquer um completamente extasiado. É perceptível o amadurecimento da narrativa ao decorrer das páginas. A história vai ganhando densidade e se envolvendo em mistérios.
Acompanhamos, junto com Lara, o que é reservado para os que adentram as portas da IJP. Então, eu os convido, em breve, a adentrar por essas portas e descobrir o que esse magnífico mundo novo nos reserva.

Prevejo que IJP entrará para o rol das minhas séries favoritas. A Seleção é apenas um gostinho de tudo o que essa série nos promete.
Eu não posso dizer muita coisa, por mais que eu queira, tenho que fazer um certo suspense. Mas posso dizer que IJP é a introdução para um mundo de possibilidades. Basta acreditar, que tudo é possível.

Eu passei toda a leitura ouvindo a música Dreamlife do Sleeping at Last. Creio que eu não poderia ter feito escolha melhor. Foi exatamente isso que esse livro me proporcionou. Durante as poucas horas que gastei com a leitura eu vivi um sonho. O seu sonho, Luene. Eu espero, sinceramente, que muitas outras pessoas também possam vivê-lo.

Obrigada!

1 | 2 | 3 | 4