A República

A República Platão
Platão

Resenhas - A República

Juliane 16/12/2009

Para que a leitura seja interessante e vc não chegue na metade do livro lamentando ardentemente que Platão não tenha sido obrigado a beber cicuta também, sugiro conhecer antes os conceitos que regem a filosofia de Platão, como a concepção dualista do homem [o homem é corpo + alma], o mundo das idéias [separação entre mundo sensível e mundo inteligível], os graus do conhecimento [da opinião à razão], etc. Sabendo onde Platão quer chegar, se consegue seguir melhor o raciocínio nos diálogos.
Também é legal saber um pouco da sua vida e sobre a importância que Sócrates - e sua condenação injusta à morte - teve na sua obra. Há várias passagens no livro que remetem à esse fato, por exemplo na Alegoria da Caverna.
Além disso é muita paciência porque, definitivamente, não é daqueles livros que vc pega para se distrair.
:o)
Paulão 15/04/2011minha estante
Cara Juliana, filosofia não é para distrair, lembro, que Platão é um sistema filosófico, e não um livro de comédia...
Lembro também que é Filosofia, Filosofia Acadêmica, e não filosofia que se encontra em paulos coelhos da vida...

Maykon 20/07/2011minha estante
Não é por que o livro é "acadêmico" que não possa ser lido para distração ou até mesmo "divertimento compromissado" e fortuito.Obviamente que ler Jorge Amado é bem mais relaxante, porém para aqueles que eventualmente se interessam por filosofia ou autores greco-romanos, é uma leitura interessante e não "forçada".

Bruno Oliveira 05/09/2012minha estante
Não acho que precise de tanto para ler Platão. Claro que ajuda saber coisas de antemão, mas a república oferece os elementos mínimos para a compreensão do livro, dá para ler sem conhecer bem os gregos. Acho que ele fica mais interessante quando se pensa nele como sendo um livro genético do ocidente, ou seja, como um tipo de fundador do mundo posterior. Gosto de voltar nele para ler a parte da democracia, de política. É bem interessante.

Jus 13/12/2009

A República
A obra de Platão é uma das pedras angulares do pensamento filosófico Ocidental. Nela encontra-se o pensamento platônico de maneira geral, isto é, as idéias sobre vida, justiça, bem, política, virtudes, filosofia, metafisíca, sofistas, Socrates, mitologia, guerra, educação, família, astronomia, e tantas outras, de forma sucinta e clara.
A Alegoria da Caverna (Livro VII pag. 210) explendorosa elucidação sobre a condição do ser, e do Ser, é a parte mais graciosa da obra. A
distinção entre Mundo Inteligível e Mundo Sensível o é revigorante,
proporciona imenso prazer e incentivo a contemplação filosófica.
Quanto a leitura, acoselho a antes de mais nada estudar as obras de Homero (Ilíada e Odisséia), pois muitas referências são feitas a esses poemas épicos.
A obra não é "chata", exige sim uma maior concentração, pois a desenvoltura das conversas são interligadas e constantemente remete-nos a capitulos anteriores e idéias já tratadas.Há uma linha de raciocínio só, que varia de assunto conforme vai evoluindo.
Sugestão: Após ler "A República" de Platão leia "Política" e "Ética a Nicômaco" de Aristóteles.

Afonso74 04/06/2009

o livro tem bons momentos como a Alegoria da Caverna mas admito que cheguei ao final pulando alguns trechos. Como o amigo escreveu na outra resenha tem algumas passagens chatas , muito chatas...

Thi Corey 26/02/2009

"Treta" hein.. rsrs !
O livro é mto interessante, contudo não aconselho que a leitura seja feita sem o auxílio de um bom dicionário(a linguagem é mto complexa).É interessante tb que não seja feita uma leitura "corrida", mas sim uma leitura com atenção redobrada(devido à complexidade dos textos). Ahh.. e o principal : mta mta PACIÊNCIA (têm umas partes meio chatas)rsrs...

Abçs !!