A República

Cícero

Resenhas - A República

Camila 12/10/2023

A república
Fritei vários neurônios tentando entender esse livro, precisava de uma extrema concentração, quando estava nas últimas páginas eu não aguentava mais

Laertche 05/10/2023

Chato demais
Óbvio que não se põe em questão o saber e a relevância de Platão, mas o jeito que é escrito e o excesso de cuidado no trato deixam o livro muito chato. Talvez se não fosse em forma de diálogo seria muito mais interessante.

Beatriz3345 03/10/2023

A política retratada pela filosofia clássica.
?A República? é avaliado como um dos principais escritos de Platão. Sendo um livro narrado em primeira pessoa por Sócrates, mentor de Platão, tem como principal objetivo definir o papel de um Estado.

Desta forma, a dialética de Sócrates convida os leitores da obra a refletir sobre os fundamentos de um Estado e serve como guia para uma constituição, no qual o seu principal ponto de partida e base seria a justiça.

Para os cidadãos gregos, a mais essencial forma de garantir a eficiência de um estado e o bem de uma sociedade seria compreendendo o verdadeiro significado de justiça. Platão leva os leitores a meditar sobre essa ideia através da perspectiva de Sócrates.
Sendo a obra mais influente de Platão, nela também é retratada a ideia do Mito da Caverna como uma análise crítica de Platão sobre a importância da busca por conhecimento, mesmo que esse processo signifique o abandono de uma posição cômoda.

Ainda que a obra se passe no período anterior à Cristo, a relevância do livro para a política e a compreensão do Estado nos dias atuais se torna irrefutável.

?O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior.?
? Platão.
Joao porlan 24/09/2024minha estante
entendi absolutamente nada mais eu concordo contigo

Beatriz3345 24/09/2024minha estante
vc é perfeito KKKKKK te amo

Camila 03/10/2023

A república
Explica de modo dinâmico os modos de Governo, essa dinamicidade toda faz com que muita informação seja dada, o que fez eu me perder algumas vezes, se tornando um pouco cansativo também. Muitas vezes ele já estava falando de outra coisa é eu ficava ?espera, o que????

Thi 26/09/2023

Crítica à poesia
Eu li a República dando ênfase a crítica de Platão à poesia, que é feita nos livros II, III e X.
Li no curso de leitura de textos clássicos da Filosofia.

Me surpreendi positivamente com o texto, Platão é gostoso de ler, embora conceitualmente eu discorde. Fundamental para qualquer estudante da Filosofia e, interessados no conhecimento em geral.

Leiam, vale a pena.

thupii 23/09/2023

A virtude do ser? justiça, fazer
Se um dia minha alma, contaminada pelo bem do saber e da justiça, chegar ao céus, que eu volte como um, que minha alma, já purificada, alcançe o tal do paraíso.
O ideal do valer a pena torna-se otimista, que a justiça me banhe com sua água fria.
Minha alma se alinha com a de Platão. A República? Ou não, não me deixe sem opção ó Platão.
Ler, nesses momentos, é a definição do fazer bem.
Minha alma, condecorada com sua plena liberdade, escolheu ser eu.
E eu, de bom grado, sou grato pelo fazer da minha alma.
Adeus.

biiaaa_nunesss 21/09/2023

Tive que ler para a faculdade. Não gostei kkkkkk, achei muito nada a ver as coisas que ele diz , mas é importante para o meu estudo.

Marciela 14/09/2023

O estado ideal
Um livro escrito na antiguidade e tão atual. Parece que ele escreveu os sistemas de governo hoje. Todos os defeitos de todo tipo de governo descrito com perfeição e riqueza de detalhes.
Não é uma leitura fácil, mas vale a pena.

Wilson 11/09/2023

Releitura. Aprendi novas coisas que passaram em branco na primeira leitura. É um clássico inesgotável.

Beatr1zp 05/09/2023

É um livro bem necessário, porém tem umas partes bem chatinhas e que chega até dar uma preguiça de ler. Com o fim do livro da para ter umas reflexões bem importantes

Julia.Menezes 28/08/2023

Amo livros filosoficos e me encanta ainda mais, livros com bastante diálogos ???????? valeu cada minuto!

itshayka0 12/08/2023

?a república
Nao tive muita paciência para ler esse livro, ele é TODO baseado no diálogo e acabei não tendo paciência e nem gostei

Albner 11/08/2023

A república, um ótimo livro.
Um ótimo livro, com diversas reflexões para toda uma vida, aprendi muito com o pensamento de Platão, o livro é fácil de ser lido pela forma de diálogo, mas não deixa de se um desafio. Pois em diversas partes achei o livro chato, ainda mais por conta das conversas serem sempre feitas de forma idealizadas, sem lastro nenhum na realidade. Penei para ler, mas consegui e valeu a pena, para quem gosta de filosofia, esse é obrigatório.

FraterSinbuck 07/08/2023

Investigação da justiça
Tendo por objeto de investigação o conceito de justiça, bem como aspectos que a acompanham, A República reúne o segundo maior diálogo filosófico escrito por Platão, onde o palco é a conjectura de um estado ideal e o elenco são governantes, proletários e guardiões censurados por seus vícios e louvados por suas virtudes.

Jessica.valcaci 16/07/2023

Preciso reler
Uma sociedade justa se faz através de pessoas com a alma justa que seguem o verdadeiro bem, frente as ilusões e coisas físicas dos mundo sensível, almas que tem temperança, verdade, que tem conhecimento etc?