Boca do inferno

Boca do inferno Ana Miranda

Resenhas - Boca do Inferno

Marcos606 21/03/2023

A noite a cidade muda
Na Bahia do século XVII, a luta pelo poder coloca as figuras de Gregório de Matos, cuja alcunha dá nome ao livro, e António Vieira em rota de colisão. A trama, que retrata o período colonial, coloca seus personagem entre Deus e o demônio, das delicias do sexo com mulheres às ambições do poder. Com escrita envolvente a autora evoca uma época e caracteriza bem um lugar dividido entre o sagrado e o profano.

carine68 18/02/2023

Obrigada UFSC
O livro que me fez enjoar de qualquer historinha com personagens adolescentes...

bom, vamos do começo

conheci esse livro através das leituras obrigatórias para o vestibular da UFSC 2022. Comecei a leitura (faltando um mês para o vestibular ?), minha vida foi ficando uma correria e li só até a metade (ah, e eu passei no vestibular mesmo sem ter lido hehe).

lembro de já estar amando a leitura mesmo com toda a ansiedade pro vestibular, por isso decidi que quando todo meu estresse passasse, eu voltaria a leitura, afinal ela estava mudando (para melhor) todo o meu jeito e gosto para leitura.

agora, em fevereiro de 2023 eu posso dizer PUTA MERDA OBRIGADA UFSC ANA MIRANDA TE AMO QUE LIVRO FODA

o que me chamou a atenção desde o começo foram os personagens. sim, os odiavéis personagens. eles realmente não são cativantes e são abomináveis em suas atitudes quase sempre. mas ai que tá, estamos no brasil colônia em 1600 e bolinha, esses personagens são *reais*, são homens que almejam o poder, mulheres e suas próprias ambições. não podemos esperar protagonistas romantizados neste livro (como estamos acostumados nos "livros fast-food" atuais).

somando-se aos personagens, a ambientação não fica para trás. Bahia, capital colonial, escravidão, ciclo da cana. tudo isso descrito com um rico detalhamento graças aos estudos e pesquisas da autora. o racismo que causa nojo em qualquer leitor humano deste livro, é retratado de maneira fria e direta pela autora, como tem que ser, sem rodeios (considerando o contexto da história, óbvio).

esse livro mudou completamente o meu gosto literário, posso dizer que tenho vontade de revirar o olho para qualquer personagem "perfeitinho" agora.

obrigada literatura brasileira.

lelaminiii 16/01/2023

Li para o vestibular
Achei cansativo de ler, porém, de certa forma interessante. Além disso, as palavras fora de uso cansam ainda mais a leitura e dificultavam a compreensão. O final pareceu corrido demais para mim, comparado ao resto do livro, que é bem lento.

Franciscorgss 09/01/2023

Um livro muito legal para conhecer o barroco brasileiro, e suas personalidades, de uma forma simples e instigante

Isadora.Valerim 10/12/2022

Um bom livro
Admito que no começo da leitura sofri para engatar. A linguagem utilizada no livro remete ao linguajar do período em que a história se passa, o que tornava complexa a interpretação de certos fatos, mas depois fluiu bem no meu ponto de vista.

Certamente esse livro não é no estilo que eu pessoalmente leria por prazer (Boca do inferno é um dos livros de literatura cobrados no vestibular da UFSC 2023.01). Não foi o melhor do ano, mas está longe de ser o pior também.

Lelle. 08/12/2022

?A cidade da Bahia cresceu, modificou-se. Mas haveria de ser sempre um cenário de prazer e pecado, que encantava todos os que nela viviam ou a visitavam, fossem seres humanos, anjos ou demônio. Não deixarias de ser, nunca, a cidade onde viveu o Boca do Inferno?.

Apesar de ser um livro extenso e, na minha opinião, cansativo de ler, achei a obra interessante. Ana Miranda conseguiu, perfeitamente, misturar os fatos com a ficção, o que eu acho muito legal.

Isadora.cobra 04/12/2022

Pensei q era um livro de biografia
Nhe? li pra a escola , não achei de todo o mal , dá para ler principalmente qm gosta de literatura brasileira.

Luiza 23/11/2022

Muito interessante!
A autora fez um trabalho incrível de pesquisa e ficou sensacional! Realmente parece que estamos lendo um livro daquela época

nanda 23/10/2022

boca do inferno
literalmente um inferno (odiei dms esse livro)
a linguagem eh rebuscada (oq já deixa bem chato de ler) e a história não prende o leitor
li por obrigação msm

Rodolfo Vilar 23/10/2022

Fui procurar algumas resenhas sobre esse livro pelo Skoob e vi que algumas pessoas ficaram bem decepcionadas, tanto por sentir dificuldade no linguajar proposto pela autora, como também pelas reviravoltas que o enredo tece. É interessante ressaltar que a linguagem construída pela Ana Miranda é o reflexo da linguagem da época da construção de seu enredo, século XVII, o que define a pompa e todas as circunstâncias dos diálogos que se construíam entre realeza e plebe, o que fica bem evidente quando transitamos entre os núcleos dos personagens.
O livro trata do uso do poder autoritário do governador da Bahia, Antônio de Souza Menezes, o temível Braço-de-prata frente as autoridades do clérigo, tendo como centro a influência que o Padre Antônio Vieira tinha com seus sermões. Nesse meio destaca-se a figura de Gregório de Matos, o famoso Boca do Inferno, que com sua caracterização de malandro, contra os costumes de sua época e seus poemas satíricos  constroem sua critica social. O enredo e as famosas reviravoltas do livro são com base no assassinato do secretário do governador através de uma conspiração contra a liberdade da ditadura proposta pelo braço de prata, o que propõe a realização da crítica entre povo e poder, usurpação e democracia, além de todo o aspecto cultural e regional que Ana Miranda resgata das tradições do panorama do Brasil Feudal.
Indicado ao Prêmio Jabuti em 1990, o livro é destaque para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a nossa própria história, e claro, conhecer personagens históricos tão carismáticos como a própria figura do Gregório de Matos. Recomendo para os apreciadores de livros históricos

Duda â 14/10/2022

Consegui terminar
Só li porque minha professora falou que era para lermos e que valia nota, é bem cansativa a leitura, tem partes interessantes, depois de algum tempo começa a ficar maçante, fiquei perdida na parte política porque foi muitas coisas de uma vez, às vezes retomava porém era cansativo!, Para quem precisar ler, boa sorte!

Sofi 07/10/2022

A boca do inferno
Começamos levando em conta que não foi uma leitura por prazer, e sim para um trabalho. Talvez isso tenha influenciado, mas sofri muito pra ler. Escrita muito complexa e vocabulário desconhecido, por ser antigo. Entendo a relevância do livro por se tratar de um escritor importante e história idem, mas pra mim não valeu a pena. Não entendi a maior parte do contexto, também pela confusão entre as personagens, e por ser uma realidade muito diferente. Mesmo assim, impossível não ressaltar a hipocrisia que é explícita ao longo de todo o livro, em todos os âmbitos- chocante.
Se tiver uma concentração ótima e muita força de vontade, experimente.

Tata 30/09/2022

É isso
Li o livro para o vestibular da UFSC, e tenho que dizer que já esperava aquilo que li. Apesar do livro ser contemporâneo, a escrita é muito rebuscada, simulando o modo de falar da época. Foi um livro extremamente lento, e não me agregou tanto a respeito de informações sobre a época.

Zileide.Brito 20/08/2022

Exaustivo
Foi muito cansativo, levei 5 meses para terminar. Tem algumas partes interessantes, mas no geral não prende a atenção do leitor. Uma escrita por vezes de difícil compreensão, mas este é o preço natural que se paga ao optar por este tipo de escrita "de época". Não acho que me tenha acrescentado algo de bom em meu repertório.

alberto03 18/08/2022

deplorável
uma narrativa confusa, entediante e sem graça constitui o livro "boca do inferno", obra inspirada, na pior forma possível, na vida do escritor gregório de matos.

a autora além de não desenvolver os personagens, a narrativa em 3ª pessoa dificulta a criação de uma proximidade com eles. não apenas isso, mas também várias histórias acontecendo em um mesmo momento faz com que a leitura fique bastante densa e cansativa.

a sinopse é interessante, mas o desenvolvimento é muito ruim.