Tradutor de chuvas

Tradutor de chuvas Mia Couto

Resenhas - Tradutor de Chuvas

1 | 2 | 3 | 4

Katia Rodrigues 18/11/2021

"A tristeza mais triste é dos que nem sabem que choram."
"Na penumbra da tarde,

Buscava o amar."

"Eis o que vos deixo:
um leve gosto
de renascer lembrada.

E um falso desejo de ser esquecida."

"Eis-me enfermo
apenas de ter corpo,
exausto
de me ausentar da alma."

"Agora,
resta um único desfecho:
de novo, acordar por dentro."

"Demoro
a fechar janelas
porque me dói
a vida entre dentro e fora."
RafaelM 18/11/2021minha estante
Olha, são poucas as citações que carrego comigo durante a vida, rs, mas esse título garantiu o direito..

Katia Rodrigues 18/11/2021minha estante
É lindo né?!, Rafael. ?

RafaelM 18/11/2021minha estante
Sim... Já até decorei..

Carolina.Gomes 27/11/2021minha estante
Nunca li nada dele?

Katia Rodrigues 27/11/2021minha estante
Carol, ele é maravilhoso ? Duvido q vc não vá gostar.

Giu Blue~ @giugiu_blue 24/04/2022minha estante
Melhores partes do livro, se eu tivesse que destacar seriam exatamente essas.

Jessica 14/10/2023

Bom.
Mia é um escritor magnífico, nessa obra não seria diferente. O livro é bonito, sensível e fácil de ler. Recomendo para quem quiser um livro bom e rapidinho.

Jefferson Vianna 01/06/2020

"Sou o açúcar procurando a formiga..."
Sabe aquele livro que escorre sensibilidade e aquece os nossos corações? “Tradutor de chuvas” do autor Mia Couto é este livro! Trata-se de um livro belíssimo, extremamente poético, sensível e que diz muito em poucas palavras. A leveza e a simplicidade com que o autor se expressa é surpreendente, por vezes me vi entregue e incontáveis foram os momentos que me peguei sorrindo ou refletindo acerca do que eu lia. Não é um livro para ser lido rapidamente, recomendo que degustem os mais de 60 textos pausadamente, reflitam sobre o que cada um busca dizer e para aqueles que são amantes de um bom café, assim como eu, aproveitem as pausas para preparar um. É um livro de uma beleza incontestável, um dos estilos que eu mais aprecio ler. Leitura recomendada.
Quotes do livro: “Luz e mãos me consolaram da incurável solidão de ter nascido”, “O mundo voa e apenas o poeta faz companhia ao chão”, “Sou o açúcar procurando a formiga” e “A saudade é o que ficou do que nunca fomos.”

Brenda 26/01/2022

Depois do livro de ontem, fiquei inspirada a ler outros de poesia que estavam na minha lista, então encarei Mia Couto, nome que sempre me traz boas lembranças das leituras escolares.

Gostei bastante e em diversos momentos lembrei do meu favorito: Manoel de Barros, do jeito e da temática da sua escrita.

Um dos que grifei e me marcou, foi este:

"(...)

O que da vida me restou:
pegadas alheias sob meus pés molhados.

Viver sabe quem vai viver.

Deixo-me,
mulher que quase foi,
à mulher que nunca fui."

Larissa Guimarães 03/03/2021

Meu primeiro contato com uma obra completa de Mia Couto, não esperava menos... De uma sensibilidade extrema, são relatos de uma vida cotidiana de forma poética. Uma delícia de leitura.
Marcelo 03/03/2021minha estante
Suas leituras são sempre de bom gosto.

Larissa Guimarães 03/03/2021minha estante
Obrigada Marcelo, este ano estou saindo um pouco da minha zona de conforto na literatura. Está sendo muito bom! ?

hanny.saraiva 08/11/2018

Ao oceano que já fomos
Um abraço de chuva porque os poemas são líquidos, feitos para observar da janela enquanto a água bate na gente e se esvai.

"Por mais que à terra
nos condenemos,
não se apaga em nós
a lembrança da água
de que somos feitos."

luanabarcelosr 04/04/2022

Primeiro contato com esse autor magnífico ?
Adorei conhecer um pouco da obra de Mia Couto!
É uma leitura rápida e deliciosa, gostei demais ????
Recomendo a todos ?

delicadas.leituras 20/11/2020

Prosa Poética em Palavras e Silêncios
Contém as primeiras poesias escritas pelo autor, algumas são vislumbres da infância, outras pequenos desatinos da juventude. São agradáveis, mas nenhuma me tocou profundamente como ocorre em outros de seus livros, mas são delicadas, toda a sua literatura é assim.

Ana 13/09/2020

"Não há morte que baste para se deixar de viver". Poemas de leitura rápida, prazerosa e de grande sensibilidade.

Jéssica 27/06/2020

...
Poesia não é meu forte e raramente sinto prazer lendo esse gênero. Esse não foi um livro que me encheu os olhos. Tem umas poesias boas, legais, mas tem outras sem nexo que fugiram totalmente do meu entendimento.

Ayranne 21/04/2020

"...A meu lado
não mora ninguém:
meus vizinhos
habitam todos dentro de mim.

Ao fim da tarde,
porém, o céu se curva
para afagar o meu teto.

Em redondo dorso de cão,
a meus pés se enrosca a solidão.

É então que chegas,
e eu, enfim, regresso
para dentro de minhas paredes.

Só então tenho janela."

Mia Couto.

Morgana Gomes 18/01/2021

Tradutor de chuvas
Em "Tradutor de chuvas" Mia Couto expressa a beleza e a sensibilidade poética que há na vida. Uma poesia feita pelo Mia, sobre o Mia, pois há muito de sua própria história em cada verso. Ele traz muitas lembranças de sua vida e traduz em palavras como uma chuva que cai. A chuva que molha, às vezes, alaga. A chuva que forma rios, correntezas. Mia Couto é um grande tradutor dos sentimentos mais diversos e nesse livro ele escolheu ser chuva.

fanny.Dyatlov 04/08/2021

"FALAS DE UNS

O caçador fala,
o marinheiro cala.

Um vive de morte emboscada,
outro se amarra em cais de partida.

O homem faz amor
para se sentir bem.

A mulher faz amor
quando se sente bem.

Uns falam.
Outros apenas fogem do silêncio.

Uns amam.
Outros de si mesmos escapam."

Tradutor de Chuvas foi o meu primeiro encontro com Mia Couto, e só posso dizer que gostei mais do que estava esperando. Tradutor de Chuvas trata-se de um conjunto de pequenos poemas auto biográficos, a sua maioria numa linguagem e formato fácil de acompanhar, e que marcam pela simplicidade dos temas que abordam. A infância e a família, o amor e a mágoa, a perda e a ausência, a devoção à palavra criam o clima nostálgico que percorre todas as páginas deste livro. Senti sobretudo uma grande genialidade, intimidade e alguma forma uma sensação de quotidiano na poesia de Mia Couto, e foi isso que me conquistou acima de tudo. Não consegui compreender ou identificar-me com todos os poemas, MAS por outro lado encontrei aqui excertos que me partiram o coração. ???? 4.5

LisboaPB 24/02/2020

Alguns pontos reflexivos e bem interessantes além de seu jogo de palavras.

Prof. Edivaldo 17/11/2020

Mia
São poemas um tanto telúricos, que falam de sonhos, de alegrias e infância do autor.

1 | 2 | 3 | 4