A dama das camélias

A dama das camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

JessicaLopes 04/07/2022

Nascer mulher é nascer pra sofrer
Esse livro é um clássico quando comecei ele fiquei cm medo de abandonar ja que a maior parte desse tipo de leitura é um pouco cansativa. Li e amei, terminei mas admito que não sei se foi na força do ódio ou por ter amado imensamente o livro, são tantas coisas absurdas que acontecem em meio a vida da protagonista que era normal na época e algumas coisas hoje em dia algumas pessoas ainda praticam. Tudo bem no final tudo se resolve mas durante todo trajeto é sofrimento em 85% da historia kkk mas incrível mesmo assim muito bem escrito

Sue 02/07/2022

Uma versão de hoje bem antiga, sem a hipocrisia de hoje.
Se fosse hoje iam dizer que é um absurdo dar tanta importância a bens materiais, luxo, joias, mas esse não é um livro hipócrita e foi escrito antes de 1900. As pessoas deixavam de viver amores por dinheiro para sustentar seus vícios, seus hábitos, seus costumes... talvez esse livro não esteja tão desatualizado afinal...
As pessoas falavam que amavam, mas ao menor sinal de velhice, de doença ou de pobreza o amor acabava... talvez esse livro não esteja tão desatualizado afinal...
Ao fim da vida as pessoas sempre se arrependiam de não ter escolhido o amor, quando verdadeiro, a outras coisas... talvez esse livro não esteja tão desatualizado afinal...

Petinha 30/06/2022

clássico!!!
li esse livro por causa do clube do livro que faço parte. Levando em conta que o livro foi escrito há muito tempo, gostei bastante e achei o desenvolvimento bom. A linguagem é um pouco mais difícil, algumas palavras desconhecidas, porém não tive dificuldade com isso. Desde o início do livro o autor já deixa claro o que irá acontecer, não é um mistério. A história meio que começa de trás pra frente e mostra realmente como era a vida de uma cortesã na época e como era a realidade como um todo. Amei a escrita do autor, ele tem uma visão muito benevolente das coisas, os sentimentos são muito sinceros, a escrita dele é poética e não achei cansativa. È um romance trágico, em que um homem, Armand, se apaixona por uma cortesã de luxo, Marguerite, algo totalmente impossível naquela época. Confesso que achei meio estranho como eles se apaixonaram em tão pouco tempo. Na primeira vez que ele a vê já diz ser ela o amor da sua vida. Durante o livro vemos os desafios enfrentados pelos dois, onde ele não consegue pagar a ela a quantia necessária para suprir seus gastos e dívidas e, ao mesmo tempo, não aceita que ela tenha outros amantes. Achei ele bem egoísta e possessivo, ele não conseguia entender que ela não queria ter outros amantes mas os tinha por necessidade. Ela sacrifica muitas coisas para ficar só com ele e esse foi o maior ato de amor que ela poderia demonstrar a ele. Enfim, o livro é muito bom, recomendo.

Arieska 30/06/2022

A Dama das Camélias
A primeira parte da obra é uma descrição que o próprio autor faz de como teve conhecimento da Dama das Camélias e seus pensamentos sobre a vida que ela levava. Eu me encantei com sua visão benevolente, cristã e empática. Posteriormente ele reescreve um relato dado por um terceiro, e essa é a parte em que o amor muitas vezes é cegado pelo ciúme, o orgulho e preconceito que o tomam. É impossivel não traçar um paralelo entre os dois homens. Aquele que dizia amar a Dama é o que menos lhe dedica a caridade do bom pensamento, enquanto o que a desconhecia era o que mais lhe preserva os bons pensamentos. A obra é, na minha opinião, uma lição de moralidade, de que não devemos julgar sem ter o todo de todas as partes.

mariagabim 27/06/2022

Li já tem um tempo. ????????
Foi o primeiro romance trágico que li. Lembro de ter sofrido muito rsrs. O final me pegou demais, lembro q chorei na cena que ele volta e descobre que ela morreu. Não estava preparada.
Esse livro me prendeu muito, e tenho um carinho imenso por ele. ??

dirceudemarilia 16/06/2022

Lembro muito bem do tanto que a Greta Garbo acabou com o meu emocional vendo ela de Marguerite. Foi bom rever esses sentimentos agora de maneira uniforme, é um livro muito intenso e muito fluido. Esqueci por um momento que é baseado em uma história real,, vou ficar pensando nisso por um bom tempo

belle 16/06/2022

Quando comecei o livro não tinha muitas expectativas, mas conforme fui lendo a história me cativou muito.
A forma com que o autor conseguiu equilibrar o passado com o presente foi incrível.
Adorei a maneira com que os sentimentos eram descritos com tanta precisão que o leitor se sentia dentro da história em si.
Enfim, o livro é maravilhoso e recomendo muito.

Heitor.Hissao 02/06/2022

O livro trabalha bem o fato de ser alguém contando uma história que outro alguém está contando. Existe em diversos momentos um amor muito singelo pela literatura e pela dama das camélias, que é fortemente trabalhado pelo narrador.

Pena que ele não mantém essa força sempre, muitas vezes ele até se perde nessa proposta inicial, porém vai retomando com o tempo.

Mas é interessante ver, como toda essa coisa do Armand querendo imortalizar sua história de amor e dar uma visão positiva, é motivo de deboche do narrador muitas vezes, demonstrando a faceta conservadora da sociedade que ele tanto crítica durante a narrativa.

Mia 02/06/2022

Clássico!!
Fiz a leitura para um trabalho escolar, mas confesso que me surpreendi. A história em si não é muito cativante no início, mas ao longo do livro você desenvolve os mesmos sentimentos que o personagem principal. Adorei!

Isabella 29/05/2022

Confesso que não sou muito fã de livros de época, mas esse me conquistou, a escrita é muito fluída e representa muito bem os sentimentos das personagens do livro. Uma história de amor trágica, infestada de ciúmes, sede de vingança e do preconceito presente na sociedade. Um clássico que todos deveriam ler.

Bruna 25/05/2022

Esse livro me surpreendeu demais. A leitura é muito fluida, prende o leitor a querer saber mais sobre a história de amor. É um livro bem triste.
O autor (que é filho do escritor de O Conde de Monte Cristo), fez uma crítica nítida sobre a sociedade puritanista parisiense da época.
Gostei da frase no final do livro que diz que as pessoas estavam tão acostumadas com a hipocrisia que quando viam um amor verdadeiro não acreditavam.
Dhewyd 25/05/2022minha estante
Não conhecia ... ótima resenha.

Bruna 25/05/2022minha estante
Obrigada ??

the.rohdiva 24/05/2022

Mas na minha opinião, é uma obra prima
O resumo: é a história de uma prostituta, contada por um homem muito Maria Fifi. As reflexões sobre toda a situação, ainda mais pensando na época, são absolutamente esplêndidas, além de serem bem atuais. O autor embarca em uma jornada pra descobrir quem foi a dama das camélias e seu verdadeiro amor.

Bruna B 16/05/2022

Apesar de um clássico antigo a leitura é fluída. Não posso dizer que me envolvi com os personagens, porém ter a perspectiva da vida de uma mulher como Marguerite foi interessante. É uma história de amor, com bastante romance, para quem gosta do gênero.