A dama das camélias

A dama das camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Bruna B 16/05/2022

Apesar de um clássico antigo a leitura é fluída. Não posso dizer que me envolvi com os personagens, porém ter a perspectiva da vida de uma mulher como Marguerite foi interessante. É uma história de amor, com bastante romance, para quem gosta do gênero.

Déborah 04/05/2022

A Dama das Camélias
Uma trágica história de amor entre uma cortesã e um burguês.
Confesso que o início do livro não me despertou interesse (o que explica o motivo de demorar quase um mês pra ler um livro tão curto), mas, conforme os capítulos foram passando, e fui conhecendo melhor Marguerite e Armand, meu interesse e meu apego pelo livro cresceram grandemente, a ponto de fazer querer uma releitura, para apreciar melhor os detalhes dessa história.
Em muitas vezes eu não entendi Armand, me irritei com ele, com seus ciúmes, com suas atitudes. Me partiu o coração o sofrimento de Marguerite, e o quanto ele a fez sofrer também, mas principalmente ao ver tudo o que ela abriu mão em nome da felicidade de Armand, para que ele não viesse sofrer o preconceito da época, por se envolver tão profundamente como ?alguém como ela?.

Uma história trágica, como já fica claro no início do livro. Triste, bonita, comovente, e ainda mais triste por saber que é uma história que realmente aconteceu com Alexandre Dumas Filho.

Um livro clássico, que vale a pena conhecer.

Bia 25/04/2022

Dama das camélias
Confesso que ao escolher essa obra esperava encontrar um romance rebuscado e moralista. Porém minha surpresa se deu ao me deparar com uma leitura descomplicada, além de apresentar uma história clássica, com direto a personagens de sentimentos intensos, prontos a qualquer momento para um sacrifício em razão de remição ou por motivos egoísta que só a paixão explica.
Armand e Marguerite cada um com o seu jeito de sentir, separados por uma tabu, fruto de seu meio com estigmas sobre o ombro, mais do que eles próprios era ali um burguês uma cortesã.

Mariana Destacio 24/04/2022

A Dama das Camélias
Peguei a "recomendação" desse livro em outro livro: Lucíola, onde tem uma passagem em que Lúcia está lendo ele. Fiquei curiosa, já que no livro deu a impressão de que a história que Lúcia estava vivendo era parecida com a que acontecia aqui. De fato, são histórias bem similares, e lê-lo me trouxe a lembrança de Lucíola, que gostei muito de ter lido na época.

Existe algo sufocante nesse tipo de história que me capta a atenção. Fico pasma como paixão é denominada amor nessas páginas, e esse amor maior que tudo vai evoluindo para o ódio e a vingança, sendo constantemente banhado em ciúmes. Pior, que esse tipo de relato me parece muito atual, e é o que vejo em muitos "relacionamentos" hoje em dia. Fico me perguntando como alguém vive assim, nessa montanha russa de sentimentos onde se vive perdido, febril, ansioso, etc.

"A Dama das Camélias", "Lucíola", "O Primo Basílio", "Madame Bovary", "Ana Kariênina"... todas lidam com o "amor" de uma forma um tanto obsessiva. Aquele "preciso ter a qualquer custo". Começa pegando fogo e no final, tudo vira cinzas. Também nesse aspecto, me lembrou "Romeu e Julieta".

Enfim, li esse livro por causa de outro. E nesse livro, encontrei recomendação de outro livro: Manon Lescaut (em breve nos veremos!). Não foi um leitura surpreendente em nada, já que desde o início sabemos o que houve com a "dama das camélias", e baseado em outras leituras do gênero, já da pra saber o que levou ao desfecho. Porém, é sempre um prazer ler um clássico, com uma bela escrita e boas reflexões. Recomendo pra quem gosta do gênero.

José 21/04/2022

MUITO BOM!!
Melhor livro que eu já li, e o mais incrível, e triste ao mesmo tempo, é que é uma história real, vivenciada pelo próprio Alexandre Dumas filho.
Leiam por favor!!

Mey 07/04/2022

“A Dama das Camélias” é um romance escrito por Alexandre Dumas Filho, e desde sua publicação, lá em 1852, vem fazendo um sucesso estrondoso. A história de amor trágica entre uma cortesã e um jovem burguês encantou gerações, foi adaptada para o teatro e cinema dezenas de vezes. E já fez muita gente chorar, inclusive eu, lá atrás, com meus 15 anos, quando li esse livro pela primeira vez. Porém, essa emoção não sobreviveu a uma segunda leitura.

O livro conta a história de Armand Duval, que se vê apaixonado por uma cortesã disputada e famosa, Marguerite Gautier, a Dama das Camélias. O livro já começa com Marguerite morta e você sabe que essa história não acaba bem. Vamos ter Armand contando sua história para um desconhecido, que é fascinado pela Dama das Camélias.

Armand está devastado pela culpa e remorso e vai contar como nasceu seu amor, como foi seu relacionamento e porque ele terminou de forma tão trágica. Ele se diz um homem muito apaixonado, que enxerga Marguerite além da sua fama de cortesã e quer salvá-la dessa vida de excessos.

Quando li pela primeira vez, achei lindo esse desejo que ele tinha de ser o protetor de Marguerite, mas nessa segunda vez eu apenas me incomodei. Ele sempre soube o que Marguerite fazia, que ela tinha amantes e aceitou ser amante dela nessas condições. Mas ao longo desse relacionamento ele só cobra, dá ataques de ciúmes, desconfia dela o tempo todo e tenta sempre puni-la se afastando, fazendo uma cena, mas logo se arrependendo e implorando para que ela o aceite de volta. E Marguerite, uma mulher solitária e doente, aceita esse amor torto e doentio, simplesmente porque ele demonstrou preocupação e devoção a ela.

E vendo esses dois se relacionando de maneira torta, eu só consegui enxergar um relacionamento abusivo com forte dependência emocional. Armand torturava Marguerite e ela estava disposta a morrer por esse amor. Meu encantamento por essa trágica história não resistiu a segunda leitura e a única coisa que sobrou foi um desejo irrefreável de dizer a todos, que isso não é uma história de amor.

site: https://www.instagram.com/p/CcElA2UsIq9/
Larissa 03/03/2023minha estante
Você amadureceu, e com isso viu o qual distorcido era esse relacionamento dos 2. É um livro muito interessante para discutir sobre relacionamentos abusivos, e como o protagonista errou muito a obra inteira, mas não tiraria o mérito da obra, pois justamente achei fascinante, para a época que foi escrito, esse relato de romance que foge do amor puro e venerável.

Mey 03/03/2023minha estante
Sim, amadureci e vi que não era saudável. Não tiro o mérito do livro, acho um bom livro, só não vejo com os mesmos olhos de uma adolescente romântica.

Nadia.Peroto 20/07/2023minha estante
Excelente narrativa

Samantha103 11/10/2023minha estante
Eu tive a mesma sensação, fiquei incomodada com a forma como ele tenta justificar seu ciúme injustificado

natália rocha 20/03/2022

acho que o que mais me deixa triste sobre esse livro é que ele é uma história verdadeira, e se foi tão doloroso ler, eu (tento) imaginar o quão doloroso deve ter sido para o autor viver e escrever sobre.

eu tinha dito em algum momento que esse livro se encaixa no estilo típico de romance água com açúcar de meados de 1800, mas não. nesse tipo de romance, além do amor exacerbado e que se forma rapidamente, temos um final feliz.

em ‘’a dama das camélias’’ começamos pelo fim, que não nos arrebata tão fortemente. mas lendo, entendendo os percalços e obstáculos desse relacionamento, tentando nos colocar no lugar desses amantes, vamos nos apegando a esse amor e sofrendo junto. o final nos destrói com uma descrição da agonia em primeira pessoa. quase que sufocamos junto com a personagem.

sobre o enredo: um jovem, estudante de direito, relativamente bem de vida, se apaixona por uma das cortesãs mais cobiçadas de paris, e ela o corresponde. a partir disso, tem início diversos dilemas que desafiam o andamento desse amor.

não acho que seja um must read, mas foi uma ótima leitura, fiquei vidrada nas páginas por diversos capítulos - o que é deveras raro.

gibs 12/03/2022

Um dos melhores livros da minha vida
Simplesmente chorei o livro todo, é tao bom ver como um livro ANTIGASSO e ainda sim traz sentimentos atuais, simplesmente genial o escritor.
Além de fazer você sentir os sentimentos de TODOS os personagens e ter uma leitura que dá vontade de saber o resto o mais rápido possível (tanto q eu li em um dia).
Os personagens são encantadores, é uma história que não dá pra você superar rápido e eu recomendo DEMAIS!
Se pudesse eu dava até mais estrelas
lila 15/05/2022minha estante
to terminando de ler agora, simplesmente incrivel, patrizia me surpreendeu !!!

gibs 15/05/2022minha estante
Simmm!!!! Eu chorei HORRORES NESSE LIVRO!! Juro, EH PERFEITOO

lele!!! 03/03/2022

O Meu Livro Favorito
Quando eu comecei a ler esse livro, eu achei que ia ser podre de chato. A escola tinha dado pra gente naquela tentativa que os professores têm de incentivar a nossa leitura. Geralmente os livros que a escola dá são chatos. Mas esse? Esse simplesmente me marcou!

Conta a história de uma cortesã, Marguerite. O livro começa com ela morta. Estão leiloando seus pertences, e começam a contar a história da prostituta.

É um romance. Chorei tanto no final que pensei que ia chegar a ficar seca de tanta água que saiu dos meus olhos KKKKKK

Se alguém me perguntar ?qual é o seu livro favorito??, com certeza eu vou responder: A Dama das Camélias.
Lari 07/03/2022minha estante
aaaaa eu tava pensando em comprar esse livro e sua resenha me incentivou bastante hihi ja to animada pra ler ?

Dominic nic nic 27/02/2022

Um tanto arrastado no começo, a história vai ficando melhor conforme o verdadeiro romance começa. O que me chamou mais a atenção foram os personagens, especialmente a protagonista.

Mônica B. Lopes 12/02/2022

Só tristeza.
Um amor condenado pela sociedade. Marguerite amou, foi feliz e infeliz. Sofreu com sua enfermidade e com o medo de perder o seu amor. Fez um grande sacrifício e praticamente terminou seus dias sozinha.
Armand não vou defender pois ele podia ter feito tudo diferente, mas não vou condenar pois se tratando da época creio que seria bem assim mesmo.
Foi uma mistura de sentimentos essa leitura. Recomendo.