A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

mariagabim 27/06/2022

Li já tem um tempo. ????????
Foi o primeiro romance trágico que li. Lembro de ter sofrido muito rsrs. O final me pegou demais, lembro q chorei na cena que ele volta e descobre que ela morreu. Não estava preparada.
Esse livro me prendeu muito, e tenho um carinho imenso por ele. ??

dirceudemarilia 16/06/2022

Lembro muito bem do tanto que a Greta Garbo acabou com o meu emocional vendo ela de Marguerite. Foi bom rever esses sentimentos agora de maneira uniforme, é um livro muito intenso e muito fluido. Esqueci por um momento que é baseado em uma história real,, vou ficar pensando nisso por um bom tempo

belle 16/06/2022

Quando comecei o livro não tinha muitas expectativas, mas conforme fui lendo a história me cativou muito.
A forma com que o autor conseguiu equilibrar o passado com o presente foi incrível.
Adorei a maneira com que os sentimentos eram descritos com tanta precisão que o leitor se sentia dentro da história em si.
Enfim, o livro é maravilhoso e recomendo muito.

Heitor.Hissao 02/06/2022

O livro trabalha bem o fato de ser alguém contando uma história que outro alguém está contando. Existe em diversos momentos um amor muito singelo pela literatura e pela dama das camélias, que é fortemente trabalhado pelo narrador.

Pena que ele não mantém essa força sempre, muitas vezes ele até se perde nessa proposta inicial, porém vai retomando com o tempo.

Mas é interessante ver, como toda essa coisa do Armand querendo imortalizar sua história de amor e dar uma visão positiva, é motivo de deboche do narrador muitas vezes, demonstrando a faceta conservadora da sociedade que ele tanto crítica durante a narrativa.

Mia 02/06/2022

Clássico!!
Fiz a leitura para um trabalho escolar, mas confesso que me surpreendi. A história em si não é muito cativante no início, mas ao longo do livro você desenvolve os mesmos sentimentos que o personagem principal. Adorei!

Isabella 29/05/2022

Confesso que não sou muito fã de livros de época, mas esse me conquistou, a escrita é muito fluída e representa muito bem os sentimentos das personagens do livro. Uma história de amor trágica, infestada de ciúmes, sede de vingança e do preconceito presente na sociedade. Um clássico que todos deveriam ler.

Bruna 25/05/2022

Esse livro me surpreendeu demais. A leitura é muito fluida, prende o leitor a querer saber mais sobre a história de amor. É um livro bem triste.
O autor (que é filho do escritor de O Conde de Monte Cristo), fez uma crítica nítida sobre a sociedade puritanista parisiense da época.
Gostei da frase no final do livro que diz que as pessoas estavam tão acostumadas com a hipocrisia que quando viam um amor verdadeiro não acreditavam.
Dhewyd 25/05/2022minha estante
Não conhecia ... ótima resenha.

Bruna 25/05/2022minha estante
Obrigada ??

the.rohdiva 24/05/2022

Mas na minha opinião, é uma obra prima
O resumo: é a história de uma prostituta, contada por um homem muito Maria Fifi. As reflexões sobre toda a situação, ainda mais pensando na época, são absolutamente esplêndidas, além de serem bem atuais. O autor embarca em uma jornada pra descobrir quem foi a dama das camélias e seu verdadeiro amor.

Bruna B 16/05/2022

Apesar de um clássico antigo a leitura é fluída. Não posso dizer que me envolvi com os personagens, porém ter a perspectiva da vida de uma mulher como Marguerite foi interessante. É uma história de amor, com bastante romance, para quem gosta do gênero.

Déborah 04/05/2022

A Dama das Camélias
Uma trágica história de amor entre uma cortesã e um burguês.
Confesso que o início do livro não me despertou interesse (o que explica o motivo de demorar quase um mês pra ler um livro tão curto), mas, conforme os capítulos foram passando, e fui conhecendo melhor Marguerite e Armand, meu interesse e meu apego pelo livro cresceram grandemente, a ponto de fazer querer uma releitura, para apreciar melhor os detalhes dessa história.
Em muitas vezes eu não entendi Armand, me irritei com ele, com seus ciúmes, com suas atitudes. Me partiu o coração o sofrimento de Marguerite, e o quanto ele a fez sofrer também, mas principalmente ao ver tudo o que ela abriu mão em nome da felicidade de Armand, para que ele não viesse sofrer o preconceito da época, por se envolver tão profundamente como ?alguém como ela?.

Uma história trágica, como já fica claro no início do livro. Triste, bonita, comovente, e ainda mais triste por saber que é uma história que realmente aconteceu com Alexandre Dumas Filho.

Um livro clássico, que vale a pena conhecer.

Bia 25/04/2022

Dama das camélias
Confesso que ao escolher essa obra esperava encontrar um romance rebuscado e moralista. Porém minha surpresa se deu ao me deparar com uma leitura descomplicada, além de apresentar uma história clássica, com direto a personagens de sentimentos intensos, prontos a qualquer momento para um sacrifício em razão de remição ou por motivos egoísta que só a paixão explica.
Armand e Marguerite cada um com o seu jeito de sentir, separados por uma tabu, fruto de seu meio com estigmas sobre o ombro, mais do que eles próprios era ali um burguês uma cortesã.

Mariana Destacio 24/04/2022

A Dama das Camélias
Peguei a "recomendação" desse livro em outro livro: Lucíola, onde tem uma passagem em que Lúcia está lendo ele. Fiquei curiosa, já que no livro deu a impressão de que a história que Lúcia estava vivendo era parecida com a que acontecia aqui. De fato, são histórias bem similares, e lê-lo me trouxe a lembrança de Lucíola, que gostei muito de ter lido na época.

Existe algo sufocante nesse tipo de história que me capta a atenção. Fico pasma como paixão é denominada amor nessas páginas, e esse amor maior que tudo vai evoluindo para o ódio e a vingança, sendo constantemente banhado em ciúmes. Pior, que esse tipo de relato me parece muito atual, e é o que vejo em muitos "relacionamentos" hoje em dia. Fico me perguntando como alguém vive assim, nessa montanha russa de sentimentos onde se vive perdido, febril, ansioso, etc.

"A Dama das Camélias", "Lucíola", "O Primo Basílio", "Madame Bovary", "Ana Kariênina"... todas lidam com o "amor" de uma forma um tanto obsessiva. Aquele "preciso ter a qualquer custo". Começa pegando fogo e no final, tudo vira cinzas. Também nesse aspecto, me lembrou "Romeu e Julieta".

Enfim, li esse livro por causa de outro. E nesse livro, encontrei recomendação de outro livro: Manon Lescaut (em breve nos veremos!). Não foi um leitura surpreendente em nada, já que desde o início sabemos o que houve com a "dama das camélias", e baseado em outras leituras do gênero, já da pra saber o que levou ao desfecho. Porém, é sempre um prazer ler um clássico, com uma bela escrita e boas reflexões. Recomendo pra quem gosta do gênero.