A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Eduarda.Thaina 04/09/2022

la dame aux camélias
La dame aux camélias, é um romance do escritor francês Alexandre Dumas Filho. Retrata o romance entre Margarita Gautier, a mais cobiçada cortesã parisiense e Armando Duval, um jovem estudante de direito.

Eu sou apaixonada pela história de Armando e Margarida ( como gosto de os chamar). Já faz um tempo que li esse livro, mas lembro bem que devorei o seu final em uma noite só, essa também foi a noite em que mais chorei lendo. Margherite Gauthier me comoveu de uma forma, acho que todo mundo deveria ler sua história.
Suas camélias estão eternizadas em minha memória.

Que todos nós um dia encontre, alguém para se amar com loucura.

?Pensei no que seria de mim se nunca mais te visse. E o mundo ficou vazio de repente... Porque se eu te conheço há poucos dias, Margarida, há dois anos que eu te amo...?
Armando Duval

Joao.Marcos 31/08/2022

Uma leitura que te pega e te joga em um romance tão clássico e europeu o quanto precisa ser. Cada trecho traz um pouco dos sentimentos contidos e por vezes desenfreados de ambos os personagens que se amam. Para aqueles que adoram um romance proibido e narrado na era vitoriana em Paris este com certeza é muito recomendado.

Sparr 28/08/2022

E ainda há quem diga que amar não é privilégio...
Um romance contado em modos de relato, olha os a história de terceiros, que poderiam ser até vizinhos nossos ainda hoje. A história de um homem que se apaixona efusivamente por uma cortesã. Apesar de achar Armand um homem extremamente emocionado, é triste perceber que ainda hoje, julgamos as cortesãs modernas como indignas de afeição e amor. Olhe bem para a história da humanidade, elas sempre estiveram, e estão, aqui. Mas não tem rosto, nome, filiação, parentesco, ouvem e removem dos homens temores, são usadas de muitas maneiras e margeadas pela hipocrisia na qual a sociedade se forma e se sustenta. Saber que o amor de Marguerrite era uma exceção é triste. E ainda há quem diga que amar não é um privilégio. Pois é, não só de casta, patente e bolso, mas de muitos modos, é uma liberdade que jamais chega aos que já nascem condenados. Saí da leitura na bad. Livro incrível, favoritadíssimo.

Inaiá 28/08/2022

Li por conta da escola, mas vou falar o que eu achei.
Foi tudo muito melodramático o que fez a leitura ser bem entediante, dá para entender, é uma personagem com um passado sofrido e é um romance de época, se é que isso pode ser considerado um romance.
Algumas partes são bem machistas, só que eu entendo que era normal na época escrita.
A leitura no geral é bem leve, pelo menos nessa versão é pra quem gosta de romances de época, talvez seja uma boa opção.

"Quando nos veremos novamente?"

Tai Ramalho 16/08/2022

Um clássico é um clássico, com certeza esse vale a pena ser lido. A Dama das Camélias é capaz de encher nosso coração de esperanças e junto a isso também muita tristeza, uma grande história de amor.

Deeh 10/08/2022

O livro A Dama das Camélias narra a história de uma cortesã francesa, em meados do século XIX, que cativa os homens parisienses com sua beleza, sensualidade, juventude, assim, sua vida luxuosa e desregrada é mantido pelos homens burgueses daquela época. Em meio a tudo isso, Marguerite, a dama das camélias, obtém uma doença pulmonar grave e também conhece o " amor" de sua vida, o qual é a razão de sua vitalidade e também de seu adoecimento.
A história de Marguerite e Durval é bastante triste por diversos fatores, mas também um pouco complexa e vale a pena ser lida.?

Paula 08/08/2022

Excelente obra e que realmente faz jus ser um dos grandes clássicos franceses. É uma leitura fluida e deliciosa, mas de grande profundidade. Não tem como não se emocionar com a beleza desse romance.

Malv 31/07/2022

Releitura de um favorito
A experiência foi ainda melhor depois de um ano, mas não vou parar para enaltecer se não vou fazer um texto interminável.

JessicaLopes 04/07/2022

Nascer mulher é nascer pra sofrer
Esse livro é um clássico quando comecei ele fiquei cm medo de abandonar ja que a maior parte desse tipo de leitura é um pouco cansativa. Li e amei, terminei mas admito que não sei se foi na força do ódio ou por ter amado imensamente o livro, são tantas coisas absurdas que acontecem em meio a vida da protagonista que era normal na época e algumas coisas hoje em dia algumas pessoas ainda praticam. Tudo bem no final tudo se resolve mas durante todo trajeto é sofrimento em 85% da historia kkk mas incrível mesmo assim muito bem escrito

Sue 02/07/2022

Uma versão de hoje bem antiga, sem a hipocrisia de hoje.
Se fosse hoje iam dizer que é um absurdo dar tanta importância a bens materiais, luxo, joias, mas esse não é um livro hipócrita e foi escrito antes de 1900. As pessoas deixavam de viver amores por dinheiro para sustentar seus vícios, seus hábitos, seus costumes... talvez esse livro não esteja tão desatualizado afinal...
As pessoas falavam que amavam, mas ao menor sinal de velhice, de doença ou de pobreza o amor acabava... talvez esse livro não esteja tão desatualizado afinal...
Ao fim da vida as pessoas sempre se arrependiam de não ter escolhido o amor, quando verdadeiro, a outras coisas... talvez esse livro não esteja tão desatualizado afinal...

Petinha 30/06/2022

clássico!!!
li esse livro por causa do clube do livro que faço parte. Levando em conta que o livro foi escrito há muito tempo, gostei bastante e achei o desenvolvimento bom. A linguagem é um pouco mais difícil, algumas palavras desconhecidas, porém não tive dificuldade com isso. Desde o início do livro o autor já deixa claro o que irá acontecer, não é um mistério. A história meio que começa de trás pra frente e mostra realmente como era a vida de uma cortesã na época e como era a realidade como um todo. Amei a escrita do autor, ele tem uma visão muito benevolente das coisas, os sentimentos são muito sinceros, a escrita dele é poética e não achei cansativa. È um romance trágico, em que um homem, Armand, se apaixona por uma cortesã de luxo, Marguerite, algo totalmente impossível naquela época. Confesso que achei meio estranho como eles se apaixonaram em tão pouco tempo. Na primeira vez que ele a vê já diz ser ela o amor da sua vida. Durante o livro vemos os desafios enfrentados pelos dois, onde ele não consegue pagar a ela a quantia necessária para suprir seus gastos e dívidas e, ao mesmo tempo, não aceita que ela tenha outros amantes. Achei ele bem egoísta e possessivo, ele não conseguia entender que ela não queria ter outros amantes mas os tinha por necessidade. Ela sacrifica muitas coisas para ficar só com ele e esse foi o maior ato de amor que ela poderia demonstrar a ele. Enfim, o livro é muito bom, recomendo.

Arieska 30/06/2022

A Dama das Camélias
A primeira parte da obra é uma descrição que o próprio autor faz de como teve conhecimento da Dama das Camélias e seus pensamentos sobre a vida que ela levava. Eu me encantei com sua visão benevolente, cristã e empática. Posteriormente ele reescreve um relato dado por um terceiro, e essa é a parte em que o amor muitas vezes é cegado pelo ciúme, o orgulho e preconceito que o tomam. É impossivel não traçar um paralelo entre os dois homens. Aquele que dizia amar a Dama é o que menos lhe dedica a caridade do bom pensamento, enquanto o que a desconhecia era o que mais lhe preserva os bons pensamentos. A obra é, na minha opinião, uma lição de moralidade, de que não devemos julgar sem ter o todo de todas as partes.