A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Marja 25/12/2022

Uma mistura de sentimentos
Uma escrita envolvente, que te prende e faz continuar lendo apesar do sono. Uma história inconcebível para os tempos de hoje, profunda, triste e feliz. Te faz suspirar e chorar também.

Cat 12/12/2022

Marguerite Gautier
Gostei muito do livro, mas devo admitir que fui bem influenciada pela adaptação com a Greta Garbo (que eu adoro). Adoro a Marguerite, a forma como ela se expressa, especialmente naquelas cartas ao final da obra. Acho muito interessante como o autor deixa claro que a história é livre de ser contada de outra forma, e temos adaptações dos mais diversos tipos, eu outra época como a do Rodolfo Valentino, ou a Traviata, e até bem diferentes como o Moulin Rouge.

biancaaguiarrl 02/12/2022

Favoritado
Uma das melhores histórias que já li, mas, em compensação, uma das mais tristes também.. Dumas Filho herdou o talento do pai, sem dúvidas! Um clássico incrível e que te deixa com vontade de uma releitura. Indico demais!

Emanuelle.Taffarel 26/11/2022

Acho que esse livro só vale a pena por causa da Marguerite, por que o senhor Armand Duval além de ser chato, é tão ruim e por um motivo tão, mas tão besta que chega a dar raiva. A única coisa que eu mudaria nesse livro seria o narrador, porque iria ser muito mas interessante se fosse a própria Dama das camélias que narrasse

Yentl 22/11/2022

Da série ?livros de leitura fluida e que aquecem o coração?
Por indicação de Ruth Manus, coloquei o livro em minha lista de desejos. Não esperava ler o livro tão cedo, mas que bom que em uma noite de insônia o peguei em minha estante e dei início a uma das leituras mais reconfortantes deste ano.
Se você está com dificuldades de voltar a ler, na famosa ressaca literária, esse livro com certeza o livrará desta maré.
Muito gostoso de ler e com uma história que, sem dúvidas, nos faz pensar sobre o quanto o amor é poderoso e transformador.

Isabelly.Bischoff 13/11/2022

Um dos meus favoritos até agora,maravilhoso,a história e super envolvente,te traz uma sensação maravilhosa quando está lendo,simplesmente incrível,recomendo demais

Tata 12/11/2022

O poder da experiência para trazer humanidade
A Dama das Camélias é considerado um romance autobiográfico, visto que Alexandre Dumas Filho, um filho bastardo do famoso escritor, se baseou em seu romance com uma cortesã que faleceu cedo e também em sua própria origem, que resultou no preconceito que sofreu por parte da elite que seu pai frequentava.

Portanto, o livro é cheio de humanidade e de sentimentos exacerbados que não medem consequências, ou seja, tragédia.

Alexandre Dumas Filho faz questão de escancarar, não o que as cortesãs eram, mas como as pessoas as viam, não enxergando-as como seres humanos, passíveis de sentimentos e abertas à redenção. Não importa o quanto estejam dispostas a mudar de vida, esse privilégio jamais lhes será concedido. Por outro lado, aos homens é não somente tolerado, como bem visto, tê-las como amantes para passar a juventude, mas jamais será aceito um relacionamento verdadeiro e desinteressado com qualquer uma delas. Isso é um privilégio dado às jovens puras (pureza, o que também não é exigido dos homens).

O romance também aborda a independência da mulher, levando em consideração que o escritor apoiava a igualdade de gênero.

Iniciei a leitura como parte dos meus estudos de literatura e terminei totalmente emergida na história e comovida. Excelente leitura!

Thiago Duarte 08/11/2022

O ofício do amor
"Mas ser realmente amado por uma cortesã é uma vitória muito mais difícil. Nessas mulheres, o corpo desgastou a alma, os sentimentos queimaram o coração, a devassidão endureceu os sentimentos."

Escrito por Alexandre Dumas (filho), A Dama das Camélias é um romance que narra a história de uma paixão tragicamente impossível entre as personagens Armand Duval e Marguerite Gautier. Emocionante e apaixonante, Dumas (filho), sob uma influência das características românticas, retrata nessa obra não só o "documento social", como diz a sinopse dessa edição, mas também a sensibilização do amor, o qual é visto como controverso, entre as personagens e mais do que isso a humanização da nossa queria heroína Marguerite Gautier.

A história é contada por um narrador desconhecido que, ao visitar o leilão do imóvel e móveis da nossa heroína Marguerite Gautier a qual logo na primeira página já é dada como morta, compra um objeto de grande valor que foi lhe dada. É a partir desse momento que temos então Armand Duval cheio de remorso indo ao encontro desse narrador para conseguir de volta esse objeto de grande valia e assim contando a história a conturbada história que tivera com madame Gautier para o contador da história, fazendo então com que ele narre a história da forma mais verídica possível ao leitor.

Nessa narrativa ambientada em Paris, temos Armand Duval um jovem burguês formado em direito que, indo ao teatro um dia, se depara com Marguerite Gautier o que o faz ficar apaixonado por ela. Por sua vez, Gautier era, na infância, uma menina pobre e simples, mas que, quando se tornou jovem, além de ficar bela, tornou-se cortesã, ou seja, tivera como ofício a prostituição, o que a proporcionou uma vida bem luxuosa e ser a mais cobiçada pelos parisiense, porém também uma vida cheia de dívidas. É nesse conflito de diferença de castas que Dumas (filho) fará o leitor mergulhar em uma profunda história de amor e infelicidade.

Talvez um dos pontos mais marcantes dessa leitura é o contraponto que o autor traz ao retratar as nossas personagens. Em Duval, por mais que tenhamos um mocinho apaixonado e que fará de tudo para conquistar a nossa heroína, temos também a maldade que causa a Gautier devido a seu constante ciúme, mesmo Marguerite fazendo um acordo com ele de que não poderá ter esse sentimento pois esse é seu ofício e ela não quer que ele pague para tê-la como sua mulher, mas sim apenas a ame. Por sua vez, embora a nossa heroína Marguerite leve uma vida imoralmente libertinosa por conta do seu ofício de prostituta, ela é tratada como uma mulher diferente de todas as outras, sendo assim humanizada a todo momento por conta de seus sentimentos por Armanda já que o objetivo dela é quitar todas as suas dívidas para assim não precisar mais trabalhar como prostituta e poder viver com Armand.

Starmum 26/10/2022

Faltou fazer a resenha 🤬 #$%!& , vamo lá
Mano, livro muito bom, a fofoca É LIVRE AMIGOS !!! E os personagens são interessantes, mesmo esse otário só FAZENDO MERDA !!
Leiam amigos, vale muito a pena

cinnamon1 01/10/2022

Diferente
Um livro curto e eu li de um dia para o outro confesso que foi a primeira vez que li um livro desse gênero e adorei... super recomendo

Diane 25/09/2022

Poético e trágico!
A dama das Camélias retrata a bela e proibida história de amor entre uma cortesã com um jovem estudante burguês. Marguerite Gautier e Armand Duval irão viver uma luta entre o amor verdadeiro e os deveres sociais que os cercam. Este clássico da literatura mundial é baseado em uma experiência pessoal do próprio autor, Alexandre Dumas Filho, e ganhou inúmeras adaptações para cinema e teatro, uma obra que é considerada um verdadeiro hino ao amor.

"Mas ser realmente amado por uma cortesã é uma vitória muito mais difícil. Nessas mulheres, o corpo desgastou a alma, os sentidos queimaram o coração, a devassidão endureceu os sentimentos. As palavras que lhes são ditas há muito tempo já as ouviram (...). O próprio amor que inspiram, já o venderam. Elas amam por ofício, não por encantamento."

Um grande clássico que evidencia as dificuldades vividas pelas mulheres na sociedade do século XIX, e apesar de amar Armand, a jovem Marguerite tinha que decidir entre viver de fato esse amor ou tentar se sustentar em um ambiente totalmente machista. Por muitas vezes, ele age com egoísmo, querendo que sua amada largue a vida de cortesã para viver com ele, sem se preocupar como iriam se sustentar. É um romance trágico, poético e apesar da leitura um pouco rebuscada, é bem válida!

Cléia 23/09/2022

A Dama das Camélias é um clássico que inspirou grandes obras - principalmente Lucíola, de José de Alencar - e que escancarou um tema polêmico até os dias atuais: o preconceito acerca do amor entre uma cortesã e um homem da sociedade.
Marguerite e Armand vivem uma intensa e curta história de amor, isso porque Marguerite sofre de sérios problemas de saúde e a maneira extravagante como se deixa viver mais agravam seu quadro.
Contudo, a brevidade do seu tempo juntos não se dá apenas em virtude da frágil saúde da moça. Pelo contrário, esse é o motivo que faz com que os dois se aproximem rapidamente. Como dito, o preconceito social interefe sobremaneira no relacionamento.
O final dessa história, porém, deve ser constatado pelo leitor.

A escrita de Alexandre Dumas Filho é belíssima. ?