A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Lice 13/08/2021

Apenas um livro maravilhoso.
Já nas primeiras páginas esse livro já se tornou o meu favorito só pela forma linda da escrita de Alexandre Dumas Filho. É algo admirável e muito bem feito.
Não preciso nem comentar como essa obra traz o amor como algo lindo que pode mudar vidas e que mostra até onde somos capazes de ir para ver a pessoa que amamos feliz.
É uma história tão linda e bem escrita que por muito pouco, muito pouco mesmo, não me fez chorar com o final. Os sentimentos são tão bem apresentados que é impossível não  sentir aflição, raiva, tristeza junto com os personagens.
Amei essa obra e recomendo demais a todos que se interessam por clássicos ou que querem entrar nesse mundo.

bobbie 04/08/2021

Um clássico com todos os traços que os clássicos devem ter.
Um livro belo, rápido e singelo. Lembrou-me Frankenstein, de Mary Shelley. Mas acalme seus ânimos e suas críticas a esta resenha. Se digo isto, não é porque se trata de outro clássico de terror do século XIX, quando ambos foram lançados, mas pelo estilo da narrativa, em que um terceiro conta a história contada por outro. O narrador da história ouve-a da boca - e lê das cartas - de Armand, o protagonista, e reconta-a para nós. Trata-se de um jovem rapaz de classe média que se apaixona cegamente por Marguerite, uma jovem e bela cortesã na Paris do século XIX. Quando a narrativa começa, Marguerite já está morta por tuberculose, enterrada e seus bens estão sendo liquidados em leilão para quitar suas muitas dívidas adquiridas por sua vida de alto padrão. Fascinado por um item específico, descrito pelo leiloeiro como um livro sobre um jovem que ama uma cortesã, livro que contém apenas uma linha escrita a mão em suas páginas iniciais, o narrador o adquire por impulso. E é este livro que vai uni-lo ao jovem que o presenteou a Marguerite, desesperado pelo amor perdido. Com toque sombrio e terrível no início - não vou dizer o que para não dar spoiler - começa a amizade entre os dois, e a narrativa se desenrola, supostamente depois que o narrador ouve todas a história de Armand e lê as correspondências por ele escritas e recebidas. A dama das camélias é uma história lúgubre, triste, sobre o amor proibido entre dois jovens unicamente pela hipocrisia da sociedade, que tolera e faz "bom uso" das mulheres da vida, mas não as aceita como seres humanos dignos de serem inseridos nessa mesma sociedade. O tipo de leitura que tanto me agrada. A dama das camélias foi inspirado em uma experiência de vida que o próprio Alexandre Dumas Filho teve em vida.

Ana 28/07/2021

A Dama das Camélias conta a história do apaixonado Armand Duval e sua amante Marguerite Gautier, uma cortesã de Paris em meados do século XIX.

O livro é narrado em uma linguagem mais rebuscada e retrata a sociedade da época, que me incomoda por demais, levando em conta os pensamentos completamente ultrapassados.

Mas tirando essa parte, o livro em si é bom. O romance descrito é lindo e a submissão de Monsieur Duval à sua amada é algo desejado por muitas mulheres hoje em dia (apesar de ser questionável mais para o final da leitura).

Recomendo!!

Layla.Ribeiro 19/07/2021

Maravilhoso!
Dumas Filho, traz em sua história , a parte excluída da sociedade e da literatura, as cortesãs, baseada em sua experiência própria, ele da voz a essas personagens marginalizadas, podemos conhecer que apesar da vida de luxo e independência (comparada com as mulheres da épocas) elas tinham uma vida bastante infeliz, sorte das que morriam antes de chegar a velhice, muito das situações que ele cita no livro sobre essa condição , consegui comparar com a atualidade e ver que pouco se modificou, apesar desses detalhes, é uma história romântica e intensa na qual você cria simpatia com o casal principal e torce pra que tudo der certo. Se você quer conhecer os clássicos da literatura, comece por esse grandioso livro. Nessa edição que eu li, tem uma linguagem fácil e com o enredo envolvente é a fórmula para uma maravilhosa leitura.

Natália 10/07/2021

Livro lindo e recomendo demais ??
Leitura concluída ?

Resenha:
A dama das camélias é um clássico, escrito por Alexandre Dumas Filho, publicado em 1848 e possivelmente possui caráter auto-biográfico.
O livro é curtinho, mas de uma riqueza imensa. Conta a história de amor entre uma cortesã, Marguerite Gautier e Armand Duval e os encontros e desencontros entre eles ao longo da vida. É um livro poético, lírico, de uma história de amor linda, mas ao mesmo tempo de profunda melancolia e de um final tão triste, que é impossível não se emocionar. A história de amor entre os personagens é tão intensa que nos faz pensar o que somos capazes de abdicar em prol da felicidade do outro. Marguerite tinha a saúde tão frágil, mas o amor que sentia por Armand a tornava mais forte e era o que tinha de mais valioso na vida.

Patrini.Veiga 05/07/2021

Um clássico romance que se passa em Paris, taciturno, ardente, bem descrito, e de fácil leitura e entendimento. Realmente, o meu tipo de livro : Amor impossível, paixão, fervor. Tudo em um único livro. Personagens vivos, cativantes, cheios de humanidade.
Simplesmente um clássico verdadeiro!! ???

LuLu 28/06/2021minha estante
Você leu as 2 partes? Eu acho que esse aí é só o Tomo 1, tem o 2.

Larissa1313 28/06/2021minha estante
Por isso então. Só li esse

Joyce.Silva 28/06/2021

Primeiro clássico
Sei que serei julgada mas não consegui me conectar com essa história, pode ser pelo fato de ser um clássico e eu não ter lido nada desse gênero.

Cotoco 13/06/2021

Não é o pai...
História simples, sem grandes reviravoltas. Não se compara ao Conde de Monte Cristo ou Os Irmãos Corsos escrito pelo pai. Mas vale a pena ler para criar referência.

Sonia.Fernandes 06/06/2021

Factos históricos
Dá-nos o conhecimento da vida em sociedade daquela época. As dificuldades que as mulheres passavam, o exagero que se atribuía (atribui ainda?) à imagem e supostos valores mesmo que isso traga tristeza e infelicidade. Crenças e etiquetas que são "regras idiotas" criadas por uma sociedade de aparências e interesses.
Mostra-nos acima de tudo algo que ainda hoje sentimos na pele... Quando os outros interferem na nossa vida e nós deixamos, principalmente os pais. Quem não tem coragem de cortar padrões, mudar o que se crê e aceita como regra... sofre. Ao dizer não a tudo isto a vida da pessoa em questão poderia ser muito diferente, mais que não fosse a aprendizagem seria pelas nossas opções.
De resto a história não é nada de surpreendente, o livro lê-se bem e ficamos curiosos com o que se seguirá.

Tarciso.Rodrigues 15/05/2021

A dama das camélias
Romance de Alexandre Dumas Filho, baseado em uma história pessoal. Uma história de amor, ou paixão, cheia de dramas, redenção, sofrimentos e tragédia. Não a toa inspirou a grande ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, tem todos os ingredientes para uma ópera.

Uma boa leitura, até rápida.

Thamiris.Treigher 14/05/2021

"A mais famosa história de amor por uma cortesã"
Um clássico que me prendeu da primeira à última palavra! Uma história com muita intensidade, amor, drama, tristeza, emoção... Me envolvi demais com essa leitura.

Em A Dama das Camélias, Alexandre Dumas Filho conta sua experiência autobiográfica com a cortesã Marie Dupleiss, que na narrativa têm os nomes de Armand Duval e Marguerite Gautier.

Armand, jovem recatado, vindo de uma respeitável família burguesa, se apaixona por Marguerite, a cortesã mais cobiçada dos salões e teatros parisienses. Esse amor provoca uma reviravolta na vida de ambos, em uma relação cheia de fogo, de amor, mas também de inúmeros obstáculos.

Pra quem gosta de clássicos e de muitas emoções, recomendo demais esse livro! Ainda estou despedaçada com tantas emoções.

"Há pessoas que se arruinariam sem nada obter de nós; outras, que nos têm apenas com um buquê".
re.aforiori 03/07/2021minha estante
Este livro hei de ler em breve. Ótima resenha, Thamiris! ??

Thamiris.Treigher 04/07/2021minha estante
Muito obrigada! É um ótimo livro, acho que você vai gostar!

re.aforiori 04/07/2021minha estante
Sim, Thamiris! Tenho tudo para gostar, que amo literatura francesa, esta que é a minha preferida de todas literaturas. E assisti a opera, de Verdi, ?A traviata? (pelo YouTube mesmo kkk?), há anos atrás, que se baseia em ?A dama das camélias? e gostei bastante. O bom é que já se faz vários anos que a assisti, e já até esqueci completamente a história... Então, vou ler o livro sem saber de nada a respeito... ??
Ai depois assistirei a opera de novamente... ??

Erica 11/05/2021

Mediano
Não gostei mto da história... é apenas um menino mimado sendo amado por uma mulher livre, que é julgada o tempo todo. Esperava mais.

Cristina Huang 01/05/2021

Gostei, e foi melhor do que imaginei
A história foi boa, no começo era meio lento mas depois dos 40% vai melhorando. Gostei dos personagens e sua história de amor, apesar de achar um pouco tóxico no meu ponto de vista. Mas para aquela época pode ser considerada a linda história de amor.
Amo a Marguerite e queria protegê-la do mundo, do Armand só digo sinto muito, entendo o ponto de vista do senhor Duval e não gosto da Prudence.
A escrita foi um pouco difícil de entender porque é de uma época diferente desta. Acho que recomendaria.