Ratos e homens

Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

kissylasky 19/03/2021

Estarrecedor
Vi a sugestão de leitura num grupo do Face e achei interessante...
Assim que comecei a ler, percebi que seria uma leitura envolvente, pois a forma com que o autor estabelece os diálogos faz com que pareça um filme rodando ali na sua frente...
A gente simplesmente não consegue parar de ler.
A amizade de George e Lennie é cativante, e as situações que ambos enfrentam tiram o nosso fôlego constantemente... Me vi torcendo, temendo ou implorando por uma resolução em diversas situações.
O final é fabuloso, de abalar a estrutura de qualquer coração.

Leitura simplesmente OBRIGATÓRIA.
Edu 19/03/2021minha estante
Simplesmente um dos melhores livros que já li na vida. Sofro só de lembrar!

kissylasky 23/03/2021minha estante
Ele é mesmo incrível, Edu! ?

Yago 18/03/2021

Triste e interessante!
É um livro de curta leitura que vai te prender do início ao fim. Em poucas horas você já terá conseguido terminá-lo. Por ser uma história curta, facilita em manter nossa atenção. Mas não somente por isso, claro. É realmente uma história emocionante, em que você cria laços com os personagens principais, desejando um dia ter uma relação de amizade como a deles, onde existe um enorme carinho. Um final triste e, de certa forma, já esperado pelo desenrolar dos acontecimentos, mas surpreendente em alguns pontos.

Chele 15/03/2021

Essa obra conta a história de dois amigos que são muito distintos um do outro. Sendo a sua amizade a única coisa que os une e o fato de serem marginalizados, sem nada na vida e sobrevivem trabalhando em fazendas da Califórnia. Não há muita empolgação no começo do livro, mas a medida que os personagens vão sendo conteúdos é onde a beleza se faz. Mesmo contanto uma história particular Steinbeck tem a capacidade de falar de sentimentos que são comuns a todos, como a vontade de ter uma vida melhor e a solidão.

vanessamf 15/03/2021

Tragédia anunciada
O livro é curto, mas diz tudo o que precisamos saber sobre esta realidade: pobreza, machismo, racismo, capitalismo, dificuldade em lidar com doenças mentais, falta de estudo...você torce pelos personagens, mas, como eles mesmo sabem, sonhar com outra vida não é fácil.

Fabius 13/03/2021

Pequeno grande livro
Não entendo como as pessoas perdem tempo lendo porcarias, com tantos clássicos à disposição.

Um livrinho gigante, que utiliza o recorte histórico de um dos períodos mais dolorosos da história norte-americana, a Grande Depressão, para trazer à tona, além de toda a crítica social, a exposição da miséria e da exploração, também sentimentos universais como solidão, amizade e esperança. Meu primeiro Steinbeck, e já me conquistou.

Marcelle Pinheiro 02/03/2021

?eu tenho oce? pra cuida? de mim, e oce? tem eu pra cuida? d?oce?.? (p. 25)

As vinhas da ira de John Steinbeck e? um dos meus livros favoritos e por isso decidi ler Ratos e homens do mesmo autor. O livro conta a histo?ria de George e Lennie, dois amigos que esta?o viajando a procura de trabalho na fazenda na Califo?rnia, eles sonham em juntar um dinheirinho para comprar uma terrinha e poder viver dela.

Lennie e? grandalha?o enquanto George e? pequeno. Lennie possui uma intelige?ncia de uma crianc?a, mas George sempre esta? por perto para lhe orientar e lhe ajudar. Os dois amigos so? te?m um ao outro. Quando chegam na fazenda, o patra?o os contrata para o trabalho. O filho do patra?o na?o gostou de Lennie por ele ser grandalha?o. George alerta o amigo a ficar longe dele, a fim de na?o se meter em confusa?o.

Lennie se esforc?a em na?o causar problema, sempre ouve as instruc?o?es de George e suas atitudes nunca sa?o por mal. O livro trata de va?rios assuntos como solida?o, racismo, sonhos, desigualdade social.

Os personagens sa?o muito cativantes. A narrativa e? instigante e possui uma linguagem coloquial. O final é impactante e me deixou angustiada. E? um livro curto, mas que traz muita reflexa?o. Um livro que fala sobre amizade e esperanc?a durante a recessa?o econo?mica da de?cada de 30. Uma obra ficcional que retrata o peri?odo da Grande Depressa?o americana.

Ton 28/02/2021

Conta, George!
Situada nas fazendas da Califórnia em plena década de 30 nos EUA, é retratada uma amizade na sua forma mais pura e contrária. Dois amigos. George, pequeno, mas muito inteligente, com a malícia adquirida ao longo da vida. Lennie, grande, uma verdadeira muralha humana, mas com a mentalidade e a inocência de uma criança. O que os une é a esperança e o desejo de uma vida melhor. O cuidado e o amor de dois amigos com alma de família. Um final triste, doloroso e amargo.

@lendoaos30 27/02/2021

« A gente num precisa sê inteligente pra sê bom. Às veiz, eu fico achando que é bem o contrário. Se a gente pega um sujeito bem isperto, ele quase nunca é um sujeito bom de verdade. »

"Ratos e Homens" é um livro que já estava me aguardando há anos. As muitas indicações, o autor ganhador do prêmio Nobel e a promessa de uma história arrebatadora me influenciaram a colocá-lo em minha lista de futuras leituras. Não sabia bem o que esperar: não cheguei a ler nenhuma sinopse ou resenha. Comecei sem pretensão alguma e cheguei a achar que poderia ser uma história sem muito a acrescentar. Conforme a leitura foi progredindo, porém, essa ideia se desfez.
Não há muito o que dizer sobre o enredo sem acabar falando demais: temos George e Lennie, dois homens caipiras e humildes. Eles são grandes amigos e George cuida de Lenny há anos, desde que sua tia morreu. Lennie é um adulto, um homem descrito como “gigante”, alto e forte, mas com a mentalidade e a inocência de uma criança. Os dois conseguem emprego em uma fazenda onde suas vidas vão mudar devido a diversos personagens e fatos que vão ocorrendo.
O que mais me surpreendeu nesse livro foi a maneira como o autor conseguiu contar uma história tão complexa em uma estrutura tão simples. A técnica de Steinbeck é tamanha, que ele vai sabiamente construindo um cenário que já nos faz perceber que algo grande está por vir. Conseguimos identificar exatamente quais fatos vão ser relevantes para a história, quais falas estão nos dando dicas e quais personagens vão definir a trama. Sendo um livro bem curto, não conseguimos largar até chegar ao desfecho, onde tudo que nos foi dado de dica anteriormente se encaixa, mostrando a maestria do escritor no domínio da narrativa.
Um ponto que não posso deixar de mencionar foi a escolha do autor em retratar a fala dos personagens bastante marcada como uma fala caipira, estigmatizada. Além de quebrar padrões, isso acaba por transformar esses personagens em pessoas verdadeiras, reconhecíveis. "Ratos e Homens" é, afinal, sobre gente. Gente de verdade. Livro indicadíssimo.

site: https://www.instagram.com/lendoaos30/

Val Alves 26/02/2021

Esse livro vai partir seu coração
Lennie e George são dois simples trabalhadores do campo que recebem uma oferta de trabalho numa fazenda e seguem para outra cidade para começar sua jornada em busca do sonho de terem as próprias terras pra morar e criar animais.

A leitura é comovente e os personagens são quase palpáveis de tão bem construídos. O forte do enredo é a grande amizade entre George e Lennie. Todos os outros personagens parecem muito solitário ls perto deles, e no meio desse mundo ofuscado pela pobreza, pela gritante divisão de classes, preconceito e inexistência de direitos essenciais, esses dois personagens dão sentido à existência um do outro através do companheirismo e da possibilidade de sonhar com um futuro melhor. Já nas primeiras linhas se percebe que Lennie tem uma limitação cognitiva,  o que é compensada pela marcante força física e George frequentemente funciona como um mentor, ou um irmão mais velho,  que o mantém nos eixos - quase sempre. E Lennie tem por ele uma expressiva lealdade e devoção. São muito belas as passagens nas quais ele pede a George que lhe conte como será o futuro deles quando enfim tiverem a própria terra para viverem juntos.

"(...) A gente vai fazê parte daquele lugá. Não vai mais precisar ficar rodando pela região e comê comida de cozinheiro japa. Nada disso, a gente vai tê nosso lugá, e a gente vai fazê parte dele, e num vai tê que durmi em casa de pião nenhuma."

Soberbo!

Alicia147 22/02/2021

Ratos e Homens
Livro curto e fluído. O cenário é a Grande Depressão de 1930, um dos piores momentos da história dos EUA, onde dois amigos, George e Lennie, lutam contra todas as adversidades do dia a dia para realizar o sonho de ter uma propriedade rural, o que os mantém unidos e esperançosos. Um livro que nos mostra uma amizade, sonhos e também solidão que cada um enfrenta. Trata-se de um uma história triste, que te faz refletir e pensar.
O final me surpreendeu, não esperava e fiquei chocada, mas ao mesmo tempo acho que não havia como terminar de outra forma.

Olivia 18/02/2021

Livro bem curtinho mas que promove muitas reflexões.
Aliás são dois personagens diferentes ou são as duas faces do ser humano?

Isabela.Lima 06/02/2021

Não tem como esquecer essa história
Esse livro é aquele pra ler em um dia e lembrar da história pra sempre. Não foi uma leitura divertida, eu fiquei incomodada em vários momentos, mas acredito que a intenção do livro é realmente essa.

Caesar 04/02/2021

Sonhar
Ratos e homens é uma estória sentimental. O enredo trata da amizade, dos sonhos e da dura realidade em que George, um trabalhador esperto, e seu companheiro Lennie, um gigante com a mentalidade de uma criança, então inseridos. Livro pequeno, mas profundo.

luisa972 29/01/2021

Interessante
Tente entender os homens. Se vocês se entenderem, serão gentis um com o outro. Conhecer bem um homem nunca leva ao ódio e quase sempre leva ao amor.
-John Steinbeck
Essa frase de Steinbeck, apresentada por Susan Shillinglaw em uma introdução ao livro, é perfeita para descrever a história de George Milton e Lennie Small, grandes amigos que trabalham fazendo bicos em fazendas da Califórnia no período da Grande Depressão, sem nunca ficarem em um lugar tempo o suficiente para poderem chamá-lo de lar.
Quando ouvimos histórias sobre serial killers, ou sobre qualquer pessoa que tenha matado por prazer, é comum que esses indivíduos tenham apresentado os primeiros indícios do seu sadismo na infância, torturando, abusando e matando animais. Lennie Small já matou muitos ratos, e em certo ponto chega a matar um filhotinho de cachorro... Então por que George Milton continua sendo amigo dele? Simples: porque Lennie Small nunca matou por mal ou sentiu prazer em fazer isso. O homem é como uma criança! Uma criança incapaz de medir a própria força ao agradar e acariciar animais, coisa que gosta tanto de fazer. George entende isso.
Assim, ao longo da narrativa, que se passa em uma fazenda ao Sul de Soledad, o autor nos dá a oportunidade de entender a linda amizade entre os dois homens, assim como a empatia, a lealdade e o amor platônico que a sustenta. O contraste entre a experiência de George e a inocência de Lennie é muito bem trabalhado, assim como a escrita , que não falha ao representar a fala caipira diretamente, fazendo com que o leitor se sinta dentro da história, passando por tudo junto com o Lennie e o George. Steinbeck deu mais valor ao sentimento do que à ortografia.
Em contraposição a amizade dos protagonistas, alguns personagens apresentam tanta solidão que chega a ser miserável, como o pobre Crooks, o estribeiro da fazenda. O homem é constantemente excluído e discriminado pelo fato de ser negro. Em certo ponto da história, ele desabafa com Lennie: “Imagina se ocê num tivesse ninguém. Imagina se ocê num pudesse entrá na casa dos pião pra jogá baralho porque ocê era preto. Ocê ia gostá? Imagina se ocê tivesse que ficá aqui sozinho, só lendo[...] Qualqué pessoa fica loca se num tivé ninguém. Num faiz diferença quem tá co’a gente, só precisa tá junto..”
A esposa de Curley, o filho do dono da fazenda, também é atormentada pela falta de um amigo, “Ocêis acha que eu num gosto de batê um papo de veiz em quando com alguém? Acha que eu gosto de ficá infiada naquela casa o tempo inteiro?”, mas ninguém quer conversar com ela ou nem mesmo ficar perto, porque acham que ela é confusão, uma “chave de cadeia”. Na verdade, isso foi uma das coisas que me irritou bastante no livro. Primeiramente, a moça não recebe um nome. Até mesmo personagens que nem participaram ativamente da história receberam um, como o Murray e o Ready, que disseram ao George e ao Lennie sobre a vaga de emprego na fazenda do pai do Curley. Segundamente, ela é chamada de “puta” e “vagabunda” só por querer interagir com outros seres humanos! Aparentemente todo mundo nesse livro acha que ela deve arrancar os próprios olhos e mofar dentro de casa. Claro que ela não é nenhuma santa, mas mesmo assim.
Enfim, no geral gostei bastante. Não é uma leitura difícil e complicada, muito pelo contrário. Além disso, o desfecho é emocionante e não muito previsível. Recomendo pra quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre literatura americana ou sobre a história do Lennie e do George.