Ratos e homens

Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

Leticia Novaes 26/05/2021

RATOS E HOMENS - JOHN STEINBECK
“E eu tenho ocê. A gente tem um o otro, e é isso, isso que é tê alguém que se importa co’ a gente…”

George e Lennie são uma dupla muito diferente. George é pequeno, mas bem esperto e Lennie é uma criança em um corpo e um “gigante”. Eles saem pelas fazendas em busca de trabalho com o objetivo de conseguir guardar dinheiro para realizar o sonho de terem a própria terra.

O livro é curtinho e a premissa simples, mas a forma que o autor escreve essa história é perfeita. A gente acredita muito na pureza do Lennie e entende o George por sempre querer protegê-lo. É daqueles livros que acaba e você fica um tempo devastada pelo que leu.

Elton.Oliveira 21/05/2021

A história remete aos tempos da Grande Depressão dos EUA , presenciada nos anos 30. Discuti as precárias situações de trabalho , solidão , falta de perspectivas , ilusão .... a obra é bem simples e ao mesmo tempo versa sobre diversos assuntos tão presentes na sua época. É realmente uma obra de arte do autor !!! Com final devastador e muito triste !!

sarahpalhano 21/05/2021

É uma história sobre dois amigos Lennie e George que são trabalhadores rurais e vivem na miséria. O Lennie é um cara com alguma deficiência mental não determinada e que se envolve em algumas complicações, enquanto seu amigo George tem protegê-lo das consequências. Uma história triste e envolvente sobre os pequenos sonhos de dois homens.

Dri Ferraz 19/05/2021

Reflexivo
Terminei o livro faz alguns minutos e vou precisar de alguns dias para digerir tudo que ele me proporcionou em pensamentos. Uma história sobre sonhos, impossibilidade e a companhia de um outro que nos escute.
Várias personagens que aparecem pouco, mas que carregam uma imensidão de pontos humanos não retratados; ele dá voz para essas pessoas pelo lado do sofrimento.

Claudio 13/05/2021

Não gostei.
Depois de ler As Vinhas da Ira, do mesmo autor, eu esperava mais de Ratos e Homens. Achei a narrativa muito repetitiva e previsível.

Cris Peixoto 08/05/2021

Ratos e Homens
Retrata a dureza da miséria e da solidão dos trabalhadores de fazendas que vivem de bico entre uma e outra propriedade. Racismo, insegurança expressa em virilidade excessiva e ciúmes, subemprego e amizade são retratados no livro. Penso que autor quer nos mostrar como a dureza da vida pode nos deixar insensíveis. Acredito que ele tenha razão.

AdemarSilveira 22/04/2021

Ratos e Homens - John Steinbeck
O livro conta a história de dois amigos, trabalhadores rurais na Califórnia da década sem 30, protagonizam esta estória. Um é pequeno e astuto e o outro é um grandalhão bobão, que não consegue se expressar por si mesmo. Ambos querem ter uma propriedade rural para não dependerem de trabalhos eventuais em fazendas alheias.

A maneira que o pequeno alimenta o sonho do grandão sobre a propriedade que terão no futuro é muito enternecedora.

É um livro curto e de narrativa agradável. Ele gera questionamentos sobre o que fazer numa situação extrema e sobre amizade. Gostei bastante mas não recomendaria.

Se quiser ler Steinbeck realmente interessante, vá para Boêmios Errantes, A Russian Journal e The log from Sea of Cortez.

Dica: resenha do Rodrigo Villela no YouTube está super completa :)

Gracinha 17/04/2021

Leitura leve
Uma leitura rápida; para se distrair da realidade. Possui algumas partes engraçadas e o final deste livro é simplesmente surpreendente e ao mesmo tempo triste.

Bebel 15/04/2021

Achei que não ia gostar e acabei amando
Eu não teria escolhido esse livro nunca, então muito obrigada professor! Li ele para a escola, mas foi ótimo!
Fácil de ler, mas ao mesmo tempo traz temas complicados (por exemplo a morte).
Amei os personagens, me apeguei muito (principalmente ao Lennie, coitado).

Lais.Mesquita 13/04/2021

Err
Acho que não entendi, porque pra mim foi um livro meio não fede nem cheira
Senti nada, não mudou nada em mim
Fiquei tristinha porque tinha muita expectativa nele :/
Mila 13/08/2021minha estante
Sim, achei bem fraquinho..

Francisco 12/04/2021

A triste vida de George e Lennie
No sul da Califórnia, na região do rio Salinas na década de 1930 durante a recessão econômica norte-americana, os interioranos amigos George Milton e Lennie Small buscam trabalhos em fazendas afim de sobreviver com o imprescindível à vida humana: o alimento e a moradia.

George é de baixa estatura e magro, mas deveras astuto. Lennie é alto e um pouco mais forte do que George, porém seu comportamento remete ao de uma criança. Ambos compartilham o sonho de terem um "pedaço" de terra próprio de onde podem tirar seu sustento com a agropecuária.

Ao longo de seu caminho, George e Lennie encontram perigosas situações em seu trabalho e vivem em uma situação análoga-escrava, além de enfrentarem dificuldades com relação aos proprietários das fazendas e encontrarem outros indivíduos em vidas miseráveis como as suas.

Publicado em 1937, "Ratos e Homens" tem um estilo único, típico de Steinbeck (não é à toa que ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1962): com denúncias sobre as precárias condições de vida de camponeses do sul da Califórnia e com muitos traços biográficos. Indubitavelmente essa é uma leitura muito triste, mas é mais que recomendada.

Jéssica 03/04/2021

Achei razoável, o final foi bem triste, aliás não só o final, toda a esperança do Lennie sobre a terra e os coelhos me deixava bem pra baixo, sabia que eles não iam conseguir e o fim ia ser triste. ?

Okaywinx 01/04/2021

É um livro com um desenvolvimento bom, que mostra bastante das vida e do relacionamento dos personagens principais, mas por ter uma linguagem antiga você tem que realmente gostar desse tipo de literatura, e é uma história que vai ser vista como um pouco chata por MTS pessoas

Anlu 26/03/2021

Emocionante.
Uma história triste e emocionante. Gostei que na tradução colocaram as expressões coloquiais! Recomendo.