A Grande História da Evolução

A Grande História da Evolução Richard Dawkins

Resenhas - A Grande História da Evolução

Paulo.Galvez 25/01/2024

Esclarecedor
Em tempos inacreditáveis em que a ciência é tão absurdamente questionada, uma bela viagem pela estrada do conhecimento. Imperdível.

Snowplanck 07/03/2023

Uma dos melhores da divulgação cientifica em Biologia.
Esse livro é um primor. Ele conta a história da evolução como se estivéssemos em uma máquina do tempo retornando ao passado. E ao longo dos capítulos a humanidade se reencontra com seus ancestrais comuns. Nesses capítulos Dawkins aproveita para apresentar e discutir conceitos como dimorfismo sexual, conceito de espécie, seleção sexual e muitos outros.

Funciona tanto como algo introdutório para leigos em biologia quanto uma leitura para agregar um pouco mais de conhecimento e discutir temas interessantes para especialistas.

Isabelly.Godoy 10/09/2022

Esclarecedor e informativo
Imaginei que seria uma leitura difícil e arrastada por conta do tamanho do livro, porém não foi isso que encontrei. Com muitas figuras, curiosidades e exemplos, Dawkins nos leva em uma jornada retrocendo o processo de "evolução" humana, partindo de nós, Homo sapiens, passando por nossos ancestrais em Com um com os chimpanzés (nossos parentes mais próximos vivos), outros primatas, etc, até o ser unicelular que poderia ser o ancestral de tudo que vive ou já viveu no planeta.
Apesar de ter realmente gostado muito da leitura, acredito que talvez seja interessante que o leitor já tenha algum conhecimento sobre evolução ou na área de ciências da natureza para melhor aproveitar o livro. O autor explica os termos e faz o seu melhor para tornar o assunto acessível, mas, especialmente no que diz respeito à filogenia, pode ser um pouco confuso para quem escolhe esse como seu livro introdutório no estudo da evolução.
Uma ressalva que tenho ao livro, é o texto contido em "o conto do gafanhoto", no qual Dawkins, em sua discussão sobre raça no sentido biológico, acaba expandindo a discussão para falar de seres humanos, porém, na minha opinião, sem considerar a raça em seu sentido social antropológico que apresenta para nós.
De toda forma, recomendo muito o livro, especialmente para os colegas da área da Biologia.

Murilo 27/02/2022

Como sempre, Dawkins, sendo um dos maiores ídolos que tenho nessa vida, consegue explicar os conceitos da evolução de uma maneira clara e eficaz. A estrutura do livro segue um padrão de encontros com espécies regredindo no tempo, mostrando ao longo do caminho os processos que os fizeram evoluir e se diferenciar. Dawkins é um patrimônio mundial.

Leonardo.Fernandes 18/07/2021

A melhor história de todas; evolução
Disparado o melhor livro dele.
Teve uma sacada muito boa de contar a história da evolução de trás pra frente, partindo da espécie humana, passando por nossos ancestrais e parentes (a princípio “próximos” e depois cada vez mais distantes) até chegar na primeira forma de vida.

Muita informação, curiosidades e revelações surpreendentes. A leitura é melhor ainda porque ele deixa de lado aquele cacoete dele de missionário ateísta, focando só na biologia.

Um livro que deve ser relido de tempos em tempos

Raphaw 29/11/2020

A melhor peregrinação que você pode encontrar
Este livro é uma longa e excitante viajem para o passado, onde encontraremos diversos companheiros, em busca junto conosco de nossos ancestrais.

Francamente eu acredito que não exista um único tema no qual não se aprende ao menos um pouco sobre durante a leitura, não é atoa que muito o chamam de enciclopédia da vida ahshash. Gostei muito de como aprendemos conceitos e processos a partir do aprofundamento e complexidade que vai crescendo aos pouquinhos, claro como um compêndio de certos assuntos e por se tratar de um livro de 2004 alguns pontos já não são mais os mesmo, mas nada que estrague a compreensão.

Por muitas vezes o livro é bem engraçado, gosto do tipo de humor que o autor usa auhehs. Sobre os encontros e contos, onde encontramos nossos amigos primos peregrinos, os tamanhos deles pode variar, alguns deles mal chegam a ter 2 páginas completas e outros passam de 100. É um livro que se você parar por um tempinho de ler entre um encontro e outro consegue retomar o ritmo normalmente, acredito que é uma ótima qualidade do mesmo.

Acredito que posso dizer que me sinto uma pessoa diferente, após toda a caminhada da leitura- não resisti ao trocadilho- é uma obra fantástica, o que mais me comoveu foi me empolgar cada vez mais para conhecer sobre a vida e seu processo, sempre fui encantada com tudo isso, mas com esse livro pude sentir também a animação com que o autor também sente ao expor isso.

Sério, sinceramente não existe nada mais incrível que a realidade, tão misteriosas e maravilhosa, fico grata de poder aprender mais sobre ela a cada dia. Indico 100%, não deixem a oportunidade de ler este livro passar!

Jhennifer Leão 21/10/2020

Ótimo livro!
Demonstra ao leitor quais são as ligações entre todas as formas de vida existentes. Além disso, introduz diversos temas a respeito da biologia na voz de diferentes seres vivos, que possuem seus próprios contos.

Marina Milford 18/10/2020

Indico a todos que como eu são apaixonados pela evolução
Esse livro é um absurdo de tão bom! Fazia muito tempo desde a última vez que li um livro tão grande com tanta vontade quanto eu li esse.
Porém, fiquei em dúvida se daria 4 ou 5 estrelas. O motivo se deve a forma arrogante com a qual o autor fala de outros cientistas com ideias das quais ele discorda, o que me irritou bastante.
Mas no fim das contas resolvi dar nota máxima levando em conta a sensação geral que o livro me trouxe, que foi a de uma grande viagem, fascinante! Indico muito a leitura, mesmo sendo um "calhamaço"

Paula1630 23/08/2020

Uma obra prima sobre a evolução, extremamente detalhado, Dawkins joga uma luz no processo evolutivo etapa por etapa.

GabrielMacambira 09/07/2020

Nunca para de surpreender
Amo os livros de Richard Dawkins e a maneira como ele traz certos assuntos de uma maneira simples que qualquer um possa entender. Essa análise retrospectiva de nossos ancestrais é MARAVILHOSA. Livro incrível.

Kaique.Nunes 25/03/2019

A Grande História da Evolução de Dawkins pode ser melhor entendido com seu título original “O Conto do Ancestral”, pois se trata de uma peregrinação ao longo da árvore genealógica da vida.

A história move-se incomumente do presente ao passado à medida que o livro avança, com o autor parando nas principais encruzilhadas evolucionárias para descrever novos tipos de criaturas à medida que emergem e variados nichos ambientais. Assim começamos esta história inversa com os humanos, voltamos aos nossos ancestrais parecidos com os chimpanzés, depois aos primeiros macacos, depois aos primeiros mamíferos e assim por diante no passado distante até a época em que a vida emergiu dos elementos primordiais. “Volte e não importa onde você comece, você acaba celebrando a unidade da vida”, explica Dawkins.

O trabalho de Dawkins é bem-vindo, não só porque ele torna a ciência acessível, mas porque ele garante que é tão divertido e provocativo.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Arthur 21/01/2019

Um tratado sobre a história da vida
Há muito tempo tinha vontade de ler algo do Dawkins, que eu só conhecia até então por meio de palestras e indicações. E pelo pouco que conhecia, já tinha uma admiração por ele. Admiração que só cresceu com a leitura desse livro. Trata-se de uma belíssima crônica sobre o surgimento da vida, em direção retrospectiva, do presente em direção ao passado, através da qual podemos conhecer todos os nossos ancestrais e entender, de forma clara, como se dá o processo da evolução. Em determinados momentos, a leitura se torna um pouco densa, pesada, mas vale a pena insistir, porque você finaliza o livro com a sensação de toneladas de conhecimento adquiridas. Incrível!

Sandro.Zacarias 03/05/2018

A grande história da evolução
Excelente narrativa "anti-horária" da evolução.

Lef Low 28/03/2018

Uma viagem bem rica
No livro você começa uma perigrinação dos dias atuais até o início de tudo, coisas que eu nunca tinha parado pra pensar e ligar pontos...

Para quem tem dúvidas de como a vida surgiu, neste livro é bem explicada a seleção natural e todo o seu esplendor.