Inferno

Inferno Dan Brown

Resenhas - Inferno

Manu 11/01/2022

Apaixonada pela escrita
Primeiro livro lido do Dan Brown, e também o culpado de interromper todas as minhas leituras programadas e passar todos os outros livros do autor na frete.

A genialidade de Dan Brown em trazer uma aula de história para dentro do livro com uma um suspense de querer saber o que vem na página seguinte fez eu simplesmente me apaixonar pelo autor.

dgbrana456 10/01/2022

Perfeição em forma de livro
Quando eu digo que o Dan Brown é o meu autor favorito e nunca me decepciona, eu estou falando sério.

Dan Brown é simplesmente o rei da ficção pra mim, suas histórias são complexas, super bem pensadas, hypadas desde a primeira página e repletas de reviravoltas. E dessa vez não foi diferente.

Em Inferno, nós nos deparamos com mais uma aventura do historiador Robert Langdon. Dessa vez, porém, ao invés de ele estar envolvido com o Vaticano e os Illuminati ou uma fraterninade antiga que busca proteger o Santo Graal, ele se envolve com assuntos e organizações bem diferentes; desta vez, Robert não enfrenta o problema de assassinatos ou da promessa da destruição de uma informação milenar, mas sim o problema da superpopulação.

Um cientista maluco decide que já chega de ficar de olhos fechados sobre o problema da superpopulação. Nesse ritmo, a humanidade vai alcançar a autodestruição, e alguém precisa fazer alguma coisa. Então, por que não criar um vírus mortal e alertar isso à pessoas poderosas, para que elas se matem dentando encontrar onde o vírus está antes de ele se espalhar pelo mundo?

Langdon um dia acorda do nada em um hospital de Florença, sem saber o que está fazendo ali e com as memórias dos últimos 2 dias apagadas. Depois que uma mulher chega tentando matá-lo e depois que, com a ajuda de uma médica, consegue fugir de lá, Langdon precisa descobrir o que está acontecendo, por que ele está ali e por que tem uma mulher tentando matá-lo.

O livro é realmente muito interessante. Além, é claro, de toda a ficção presente na história, ele levanta um assunto que muitas vezes nós mesmos resolvemos fechar os olhos e ignorar que o problema é real: a superpopulação.

Uma pergunta que foi feita no livro e que agora eu fasso a vocês: se pudessem eliminar uma boa parte da população mundial agora de forma aleatória para que pudessem salvar a humanidade no futuro, fariam isso? Mesmo com o risco de seus amigos e familiares morrerem, ou até de você mesmo ser uma das vítimas?

Fiquei pensando um tempão nisso. É realmente um assunto que muitas vezes a gente só ignora ou não dá a devida atenção. Talvez, no futuro, um cientista maluco faça um vírus mortal para amenizar a superpopulação que estamos enfrentando para que não aconteça merda no furuto. E então, todo mundo, talvez até por motivos óbvios e justificáveis, vão se virar contra ele.

Esse é justamente a principal reflexão que o livro faz. Vemos várias personagens que são a favor dessa forma de pensar, de termos que fazer alguma coisa que seja para não nos autodestruirmos, e outras que acham que toda essa história é loucura. Mas será que é mesmo?

Não estou dizendo que devemos matar todo mundo, mas talvez devemos começar a levar esse problema um pouco mais a sério. Formas de evitarmos que isso ocorro, de pelo menos tentar estabilizar o índice populacional de alguma forma.

Bem, fora esse assunto abordado, o livro está repleto de reviravoltas surpreendentes. Dan Brown consegue me fazer de trouxa tantas vezes que eu até desisti já.

Jêni 07/01/2022

Bom mas não é o melhor livro do autor
É um livro bom e envovelnte mas um tanto cansativo pelas quantidade exagerada de descrição. Tem muito mais texto do que diálogo. Em contra partida é um livro muito rico em história da arte. Quem tem interesse em conhecer a Itália também irá gostar bastante.
As reviravoltas são boas e o autor consegue nos manipular muito bem.
É um livro muito rico mas tem que ter muita força de vontade para lê-lo sem pular nenhuma parte.

(Obs: não espere um romance)

Lin 04/01/2022

Resenha/Inferno_ Dan Brown
Sempre gostei muito do Dan então o livro ja tinha 5 estrela. Os livro possibilita novas reflexões e isso é incrível

Taynara.Barreto 31/12/2021

“Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.”
Quando se vivencia uma pandemia, a história sobre um vírus com potencial de exterminar 1/3 da população mundial deixa de ser uma ficção científica e proporciona ao leitor uma verdadeira imersão. Talvez por isso eu tenha me envolvido tanto com essa leitura!

Fugindo do padrão “Robert é acordado por alguém no meio da madrugada, pois precisa salvar o mundo de um maluco”, Langdon acorda em um hospital depois do que parece ter sido uma cirurgia em razão de um tiro na cabeça. Sem sua memória recente e sem tempo de se esforçar para lembrar dos detalhes, Robert descobre (na prática!) que é o alvo de uma execução.

Sem lembrar o porquê, sua única chance é fugir. Mas como correr dos atiradores de preto, se mal consegue ficar de pé? E para onde, quando aparentemente o governo de seu próprio país está contra ele? Além disso, como saber em quem confiar?

A sua única opção é seguir o fluxo dos acontecimentos (vulgo, se manter vivo!), enquanto tenta se lembrar do que aconteceu. Quando Sienna Brooks oferece ajuda sem apontar-lhe uma arma e devolve um objeto que, aparentemente, é seu, Langdon sabe que ela é a sua melhor opção.

Para isso, entretanto, precisa desvendar uma mensagem escondida que pode estar relacionada ao Inferno, de ‘A Divina Comédia’, do Dante Alighieri. Um verdadeiro inferno na Terra, capaz de destruir toda a espécie humana, que não para de crescer em escala global, e cuja data já foi marcada para acontecer.

A história da arte, discussões sobre literatura e descrições de lugares, tipicamente conhecidos da escrita do Dan Brown, continuam nesse livro, o que me fez acrescentar A Divina Comédia (Inferno, Purgatório e Paraíso), na minha estante de ‘Quero Ler’.

O livro foi publicado pela editora Arqueiro e contém 409 páginas muito bem recheadas de tudo o que um leitor pode esperar de um bom livro: conteúdo muito rico, escrita convidativa, história instigante, daquelas que te fazem querer continuar a cada página, vários plots twists e um final inesperado. Não foi à toa que Inferno tomou o pódio de favoritos entre os livros do Dan Brown!

Luís Henrique 24/12/2021

Boa leitura, porém...
Trata-se de um bom livro pra distrair a mente, porém não gostei dos 360° que foram dados na trama umas duas ou três vezes.
Dan Brown forçou a história no limite do tolerável.

Paula1735 19/12/2021

A negação havia se tornado uma pandemia global
"Os lugares mais sombrios do inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral."
Eu tô sem palavras pra descrever como esse livro me fez pensar no futuro da ciência e da humanidade... Se realmente nos negamos a compreender o inegável: A extinção da raça humana pela superpopulação.
Novamente Dan Brown me surpreendeu ao entrelaçar muito bem a História da Arte Italiana com um enredo recheado de ação e enigmas sobre o Inferno, de Dante.
Fiquei surpresa com o desenrolar dos acontecimentos e o desfecho.
Além de Anjos e Demônios - que confesso ter gostado mais do que Inferno-, que até hoje faço propaganda por aí, Inferno é um livro digno de debates.
Ps: só achei que beirando o final, algumas informações ficaram um pouco repetitivas, mas nada muito alarmante.

laulau 16/12/2021

História muito bem amarradinha, cheia de referências artísticas e culturais de tirar o fôlego. Achei, porém, que o final foi meio previsível e faltou emoção. Dan Brown consegue ser genial em certos aspectos, mas peca pelo excesso em alguns momentos, deixando as explicações meio cansativas e repetitivas.

mariivcosta 14/12/2021

Sempre a mesmo?
Sempre o mesmo espetáculo de escrita e informações, Dan Brown conseguiu de novo.
Todos os aspectos do enredo do livro se encaixam com a arquitetura e obras de arte existentes. É uma leitura que flui, te deixa curioso para saber o final e desesperado por mais informações.
Perfeito do começo ao fim.
?O poema de Dante [?] falava menos sobre as agonias do Inferno e mais sobre a capacidade do espírito humano de suportar qualquer provação, por mais aterrorizante que fosse?.

Takakura 11/12/2021

Como todos os livros do Dan Brown é sempre uma correria louca, ele desvendando segredos e também sempre bem acompanhado (uma mulher bonita e muito inteligente).

Andre.Vieira 11/12/2021

Dan Brown é um gênio!!!!
Livro de Dan Brown já é sinônimo de conhecimento. Deus, como eu amo os livros desse cara. Em Inferno não foi diferente. Tá tudo bem, teve repetição aqui do professor em apuros ao lado de uma mulher bonita e traição, opa, nesse caso foram traições hahaha. Nessas séries do professor Robert Langdon aqui foi o que mais teve plot twist, suspense, até um toque de inspiração dos X-Men???(mas lembrando Anjos e Demônios, O código da Vince e O símbolo Perdido, nessa ordem cronológica). Por ter essa certa repetição eu não achei o melhor, entretanto minha gente, aqui teve uma vasto conhecimentos e não vou soltar nada para não entregar os spoilers. Um ponto curioso é que vim ler esse livro em plena época de pandemia, quarentena rsrs deu para entender muita coisa dessa merda que estamos passando. Dan Brown é foda. Nesse livro aqui até cita os negaciostas. Mas não vou soltar os spoilers hahahaha. Meu dedo está coçando. Só digo uma coisa. LEIAM!!!!
Você é que é negaciosta que está lendo( pois é infelizmente existe leitor negaciosta) vá a merda.
Peace?? ??
Minha nota? 9,5

Caio.Pedro 11/12/2021

Inferno
Dan Brown é meu escritor favorito, embora muita gente diga que ele é redundante, consigo me surpreender a cada estória.

Jhaze 10/12/2021

Pra deixar pensando
Um vírus aparentemente mortal está pra ser liberado no mundo e uma corrida contra o tempo é iniciada para frear a tempo o projeto de um enlouquecido biogeneticista.
Descubra as surpreendentes reviravoltas nessa incrível história que só poderia ter saído da mente de Dan Brown.

AlRa1792 09/12/2021

Quase fiquei doida, mas recomendo
Primeiro que li do autor, não sabia o que esperar, mas gostei muito da ideia e o plot twist realmente me deixou de cara, não sei se foi bem executado ou eu sou mais lenda do que pensava, de qualquer maneira eu gostei ??