A Incrível Viagem de Shackleton

A Incrível Viagem de Shackleton Alfred Lansing...

Resenhas - A Incrível Viagem De Shackleton

Albert Lucas 16/07/2023

Terminei
Nossa... Esse livro foi indicação do canal Vevsvaladares, ela comentou tão empolgada do livro que resolvi dar uma chance pois histórias reais de aventureiros não é o meu lance.

O livro começou bem, empolgante, com bons detalhes e super conectado eu estava, porém, com o decorrer da leitura e conforme os dias iam passando eu fui me distraindo, os acontecimentos iam ficando monótonos, era frio, comida e gelo. E repetia.

Depois q o navio afunda e podemos ver a inteligência do protagonista e a viagem a pé começa, o livro passa a ficar monótono. Confesso que no fim já estava agoniado querendo que eles chegassem logo. Toda vez q eles lutavam contra o vento e se perdiam era muito chato, sempre a mesma coisa.

Valeu a experiência mas eu n leria de novo.
Capa: 3
Personagem principal: 3,5
P. Secundário: 3
Enredo empolgante: 2,8
Fluidez: 2,5
Desfecho: 3
Nota geral: 2,6

Neto.Antonelli 27/06/2023

Um exemplo de Líder, uma história real e inacreditável
O livro traz a história real da expedição do Endurance, no início do século XX, quando as grandes aventuras estavam em alta.

A proposta era se aventurar num lugar inexplorado para se destacar naquele tempo, mas eles viveram uma aventura que servirá de inspiração em todo e qualquer tempo.

História incrível e muito bem contata.

Craotchky 30/05/2023

Uma daquelas histórias quase inacreditáveis
"[...] Wild fazia o animal sentar-se na neve, segurava o focinho com a mão esquerda e aproximava o cano de seu revólver da cabeça do cão. A morte era instantânea."

(O que segue baixo é praticamente um grande resumo do livro, feito sobretudo para organização pessoal. Se servir para alguém como estímulo, tanto melhor.)

Em 1914, quando a Primeira Grande Guerra mal se insinuava, o Endurance (navio com apenas 44 metros de comprimento), sob o comando de Sir Ernest Shackleton, partiu em direção à Antártica (saiba o motivo de eu deliberadamente optar pelo termo AntártiCa ao final, na seção CURIOSIDADES) com uma tripulação de 27 homens (um novo membro clandestino se juntaria a eles mais tarde) e mais de 60 cães. O objetivo da expedição era cruzar o continente gelado de um lado ao outro passando pelo Polo Sul. Eis a Expedição Imperial Transatlântica.

Porém, antes mesmo de alcançarem a costa da Antártica, o navio ficou preso pelo gelo no mar de Weddell. Permaneceriam presos ali por 10 meses na esperança que com o degelo o navio pudesse ganhar liberdade para o retorno de todos para casa. No entanto, com o passar do tempo, o navio não resistiu a enorme pressão dos imensos blocos de gelo, cedeu e naufragou. (O Endurance foi encontrado em março de 2022, 107 anos após o naufrágio. Seu estado de preservação é surpreendente).

Após o naufrágio a tripulação ficou como que ilhada sobre uma banquisa de gelo flutuante, à mercê das correntes oceânicas. Sobreviviam dos suprimentos que haviam retirado do navio e de animais caçados por ali, principalmente pinguins e focas. Sobre a banquisa permaneceram aproximadamente quatro meses, enfrentando inúmeros desafios, sobretudo o frio intenso, com as rajadas de vento comuns na região. Tinham três botes que haviam desprendido do Endurance, mas como estavam cercados de gelo, a navegação não era uma possibilidade.

Durante os quatro meses, a deriva da banquisa os levou em direção ao norte até que as condições meteorológicas permitiram uma abertura no mar suficiente para navegação. Empreenderam então a tentativa de chegar à ilha Elephant. Levaram dias a bordo dos três pequenos botes (o maior deles media 6,85m por 1,93m em seu ponto mais largo) para atingir a ilha ("ilha" por falta de termo melhor: é basicamente rocha e gelo, praticamente destituída de vegetação. Pesquise imagens no Google...).

Dali resolvem formar um grupo para tentar chegar à ilha Geórgia do Sul, há 1.300km! de distância, passando pelo estreito de Drake, talvez o pior lugar para se navegar no planeta devido suas condições oceânicas e atmosféricas. O grupo parte em busca de resgate, enquanto os demais ficam na ilha Elephant. O grupo chega na Geórgia do Sul após 17 dias confinados em um bote pequeno, permanentemente molhados, dormindo pouco e muito mal. Demoraram ainda mais de 3 meses para conseguirem resgatar os companheiros que ficaram esperando na ilha Elephant. Em resumo é isso.

Assim, mais uma leitura de expedição chega ao fim. Lógico que esse resumo acima não transmite verdadeiramente as dificuldades quase inacreditáveis que esses homens enfrentaram: viver praticamente com a mesma roupa por quase dois anos; as limitadas opções de dieta; sacrificar mais de 60 cães para reduzir o consumo de suprimentos; acomodações extremamente precárias e insalubres; ausência de recursos medicinais para tratar ferimentos (um deles precisou ser amputado e outro desenvolveu um abscesso que, quando drenado, liberou mais de um litro de líquido); e os óbvios mas inimagináveis desafios meteorológicos como nevasca, frio, períodos de noite perene, ventos fortíssimos constantes... Sem contar as implicações psicológicas, como por exemplo, ficar meses na ilha Elephant esperançando um resgate que nem sabiam se viria, uma vez que as chances do grupo de resgate morrer no mar, em algum ponto dos 1.300km do caminho, eram enormes...

CURIOSIDADES:
• Como foi dito, o lendário Endurance foi encontrado ano passado. Você pode ver imagens do navio na reportagem do Fantástico no link https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/03/13/cientistas-encontram-navio-endurance-107-anos-depois-de-ter-afundado-na-antartica.ghtml
• Antártica ou Antártida? Ao pesquisar sobre, descobri a origem do termo "Antártica". A palavra parece ter origem grega e significa "anti-ártica". Como o Polo Sul é oposto ao Ártico, isto é, lhe é de certa maneira, contrário, é então anti-ártico. Daí Antártica. (De agora em diante será sempre AntártiCa para mim!)
• Acredite, em 1921, cinco anos após a milagrosa aventura do Endurance, Shackleton embarcou em Londres para mais uma expedição à Antártica.
Juliana-- 30/05/2023minha estante
Interessante!

Craotchky 30/05/2023minha estante

Nath 30/05/2023minha estante
Eu vi essa matéria ano passado sobre a descoberta desse navio naufragado, lembrei de vc quando vi aliás ?
ALIÁS (2), interessante q o naufrágio do Endurance foi SUPER próximo da data do naufrágio do Titanic ?

ALIÁS (3), falando em navio naufragado, vc já assistiu o documentário do James Cameron (diretor do Titanic) chamado Deepsea Challenge? Esse doc ele fez para mostrar a descida dele numa cápsula submarina de alta tecnologia numa das partes mais profundas do oceano nas fossas Marianas, quebrando todos os recordes de maior profundidade já alcança pelo ser humano. Ele até comparou essa experiência dele nessa profundidade absurda do oceano, igual ao ambiente lunar. Se não assistiu esse doc, assista! Acho q tem no YouTube

Craotchky 30/05/2023minha estante
Não lembro se assisti a esse exatamente. Vou me informar

Nath 30/05/2023minha estante

Sidney 13/05/2023

Superação e liderança na prática!
Ernest Shackleton embarca no início do século passado para uma expedição de exploração à recém-descoberta Antártida, mas seu navio encalha no gelo e o capitão e seus marinheiros travam uma dura e longa batalha pela sobrevivência. Um dos melhores livros que já li. Esta história real de superação e exemplo de liderança é a biografia baseada do diário de bordo do próprio Shackleton. Inspiradora!

Para quem gosta de relatos e histórias marítimas, como eu, outra sugestão é NO CORAÇÃO DO MAR, de Nathaniel Philbrick (Companhia das Letras). Narra a história real do ataque de uma baleia cachalote ao navio baleeiro Essex e o pesado drama pela sobrevivência enfrenado pelos náufragos. Esta história serviu de inspiração para o famoso romance MOBY DICK, de Herman Melville; e, mais recentemente, virou filme com a direção de Ron Howard.

Giuliano.Fistarol 30/04/2023

Essa é realmente...
...a mais extraordinária aventura de todos os tempos!

O que realmente me impressiona em toda essa história, é como o corpo de um ser humano consegue aguentar a tudo o que lhe foi exposto durante o relato dessa viagem! Isso mostra como uma pessoa se comporta quando a morte parece o destino certo no final de cada dia no lugar em que eles estavam! Uma tenacidade verdadeiramente espantosa.

Rosangela Max 04/04/2023

Um drama real com muita aventura e perigo.
Foi incrível acompanhar esta história de luta pela sobrevivência.
Pelos relatos, o que manteve estes homens vivos (além da vontade divina) foi a perseverança e o forte espírito de trabalho em equipe.
Não havia espaço para lamentação, individualismo e vitimização. E, mesmo nos momentos de maior desespero, a ordem e o companheirismo foram mantidos. O que desmistifica aquele ditado de ?cada um por si e Deus por todos?.
Escrita fluída e envolvente.
Recomendo a leitura.
Claudia.Correia 04/04/2023minha estante
Esse livro me marcou muito.

Biafort.Meireles 08/04/2023minha estante
Obrigada pela dica, vou ler ?

Dieneffer 02/04/2023

Livro muito bom, maravilhoso.
Apesar de eu adiar e adiar para termina-lo, nunca me arrependi de começar a ler.
Toda a leitura, senti como se estivesse junto dos personagens durante esses 17 longos meses naufragados.
A última página principalmente, é emocionante a forma que todos reagiram, com alívio, com esperança de finalmente voltar para um lugar seguro.

Lyohana 27/03/2023

Terminei de ler, pela curiosidade em saber o que iria acontecer, mas achei que a história ficou muito enrolada.

Olivia 02/03/2023

Uma história realmente incrível? eu não sei como eles acharam que seria uma boa ideia atravessar o continente antártico de trenó mas acabaram fazendo algo muito mais difícil. Eu teria morrido na primeira semana.

Renato.Bianchin 23/02/2023

Realmente incrível
A história é surreal, mostra uma enorme força de grupo e de superação, onde a liderança exemplar mantém todos a salvo e lutando por um objetivo único. Por diversas vezes Schakleton toma decisões difíceis mas sempre pensando no bem maior do grupo. Após essa história praticamente todas as adversidades que podemos vir a enfrentar vão parecer fáceis. Todos foram verdadeiros heróis ao lutarem por suas vidas.

Yuririn 20/02/2023

Adorei a história do Shackleton, o final foi incrível, super emocionante e gostei que tem trechos dos tripulantes relatando os eventos e como eles se sentiram sobre eles. Em relação a escrita, achei bem feita-- não parece só um relato/documento explicando como foi, traz bem mais emoção que isso--, mas, ao mesmo tempo, certas partes têm alguns termos que podiam ser explicados para as pessoas que não entendem muito de expressões usadas em navios e algumas descrições podiam ser mais detalhadas ou feitas diferente pra melhor compreensão do leitor. Além disso, gostaria que tivesse imagens reais no livro sobre a viagem e mais mapas também, mas isto é uma preferência particular. No geral adorei ler o livro e conhecer a história dessa tripulação.

Luiza.Matos 18/02/2023

Gostei bastante. No começo não me interessei tanto mais continuei lendo e achei muito bom... recomendo a leitura.

fernandocarreiro 29/01/2023

Realmente incrível.
Esse é um livro que há muito estava em minha estante e só agora pude lê-lo.
De fato uma das histórias mais marcantes que tive a oportunidade de conhecer.
Feliz por começar o ano tão em boa companhia de leitura.

Daniel1503 25/01/2023

Uma grande jornada de superação e trabalho em equipe
"The Endurance: Shackleton's Incredible Voyage" é um livro escrito por Alfred Lansing, publicado em 1959. A história segue a expedição liderada por Ernest Shackleton em 1914 para atravessar a Antártida a pé. A expedição é um fracasso quando o navio Endurance é preso no gelo e destruído.

Shackleton e sua tripulação são obrigados a sobreviver em condições extremas durante meses, lutando contra o frio, a fome e a solidão.

O livro relata a incrível jornada de Shackleton e sua equipe para sobreviver e retornar para casa com vida, incluindo a sua coragem, determinação e liderança.

Ele também aborda temas como superação, resiliência e espírito de equipe.

Lipehag 23/01/2023

Conta a história da expedição ao Ártico, imaginar as condições e provas que esses homens foram colocados é de deixar qualquer um apavorado, ainda pelo fato de ser escrito baseado em fatos reais, diários de bordo e outros documentos. Um livro curto e muito bom. Recomendaria fácil a um amigo.