O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe † O Corvo

Diogo Ramos 15/12/2022

Nunca mais... nunca mais serei o mesmo
Falar de Edgar Allan Poe é chover no molhado, tendo em vista que gênios da arte da pena já o fizeram antes, Henry James, Machado de Assis, Franz Kakfa, Thomas Mann, Sir Arthur Conan Doyle, Julio Verne, Vladimir Nabokov, Oscar Wilde, Fernando Pessoa, Jorge Luis Borge e Charles Baudelaire, esse último então fez ainda um ensaio crítico - inerravelmente emocionante e poeticamente incomparável, enunciando a magistralidade de um verdadeiro erudito por natureza.

Ilustrada de forma acordante por: Édouard Manet essa edição alastra essa chef-d??uvre.

O Corvo uma das suas grandes obras mostra sua perspicácia em demostrar como algo simples pode ser transformando em uma verdadeira magnum opus, a falta de excessos, a profundidade filosófica, sua centralidade narrativa e acima de tudo seu domínio e uso de forma engenhosa das palavras e seus vastos sentidos e interpretações, não bastando isso a musicalidade acrescenta na evocação da lembrança do mesmo um charme único e insólito.

WITH LOVE, FOR EDGAR.

Josiastds 17/12/2023

Nunca mais...
De uma profundidade, mesmo sendo um poema simples de ser interpretado com a mais alta construção filosófica pra mim, esse poema é lindo demais, Charles Baudelaire representando na continuação e divulgação, é tão profundo a parte "Ave ou demônio que negrejas! Profeta, ou o que quer que sejas!" Talento é o que não faltava nas décadas anteriores.

The Serial Reader 29/08/2013

Quoth the Raven, "Nevermore.
Essa edição e-book deluxe da DarkSide traz o texto original de Edgar Allan Poe em inglês, as traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa, introdução por Bruno Dorigatti, análise por Maria Clara Carneiro, análise por Charles Baudelaire e ilustrações de Édouard Manet.

Quoth the Raven, "Nevermore.

Não leio poemas com tanta frequência, mas Robert Frost e Edgar Allan Poe são os que leio com mais frequência e mais gosto. Um clássico da literatura mundial e um dos poemas mais famosos da literatura americana, "O Corvo" nos apresenta o desespero e a escuridão da alma de um homem ao perder sua amada Leonora. O poema tem tom sombrio e atmosfera sobrenatural, características comuns nas obras de Poe. A musicalidade de "O Corvo" é linda, é impossível negar a genialidade de Poe com as palavras, daí a grande dificuldade de traduzir The Raven. Em qualquer tradução se perde a musicalidade, a sonoridade do poema. Se você consegue ler em inglês, sugiro que baixe esse e-book da DarkSide, que apresenta o texto original e as duas traduções mais famosas da língua portuguesa: de Machado de Assis e Fernando Pessoa.

"Bird or beast upon the sculptured bust above his chamber door,With such name as 'Nevermore.' "

5/5

PS: Não sei vocês, mas agradeço muito aos grandes nomes da literatura e do cinema por meus medos de animais. Poe me fez ter medo de Corvos, Alfred Hitchcock de pássaros, Steven Spielberg de tubarões e dinossauros. Thank you guys!

Love always,
Francielle

site: http://www.theserialreader.com/2013/06/resenha-o-corvo-edgar-allan-poe.html

B.norte 19/12/2022minha estante
Amo! ?

Danyelle22 19/12/2022minha estante
Eu também! ?
Com certeza, vou ler mais Edgar Allan Poe.

books.da.tai 20/08/2023

Nunca mais
Primeiro contato com Edgar Allan Poe. Sinceramente, esperava um pouco mais e tive uma crise existencial por terminar de ler e ver que deixei de comprar Anne Frank por isso ( e pelo mesmo preço, 10 reais, importante frisar ?). Comprei uma edição bilíngue , no SaliPi, cuja parte em inglês ignorei completamente pois só o português já me enrolou demais. Finalmente, sobre a narrativa em si, bem confusa, tive que reler várias vezes a mesma estrofe pra entender o que se passava (coisa que não me é comum em leituras). As imagens da edição que comprei deixaram o material mais interessante, porém, não deixo de estar meio arrependida da compra.
Ficaram alguns enigmas...
O homem morreu no final? O corvo era só uma assombração ou real?

Enfim, a única certeza é que "Nunca mais" vou esquecer.

Ps: só acentuou minha fobia de corvos.

Nicole684 05/12/2022

Vey...
Vey então, confesso que eu não entendi foi nada além do corvo só saber dizer....."NUNCA MAIS"........

persefonemortal 16/01/2023

"Nunca Mais, o demônio sonhador."?
"Se a morte de uma bela mulher é o tema mais poético que existe, a morte de uma bela mulher cujo nome não pode mais sequer ser pronunciado neste mundo caído é algo ainda mais poético."

Nunca Mais é o nome do tal corvo, e tudo que o protagonista diz o corvo responde dizendo "nunca mais", relembrando o fato de que o homem jamais voltará a ver sua amada, que está morta.

Esse livro foi o meu primeiro contato com a literatura gótica e o ilustre escritor Edgar Allan Poe. Adorei a experiência, tanto que na conclusão do poema "O Corvo" logo comecei outro livro do mesmo. Adoravelmente sinistro e poético, sem defeitos.

"Nunca Mais e a medonha dor de um demônio que sonha."?

Maria.VictAria 20/05/2021

Nevermore ?
Quantos hoje não estão procurando nos livros o conforto em vão de tantas saudades imortais? Quantos não estão implorando para que os corvos vão embora e as imagens de Lenores continuem vivas?Quantos não estão loucos? Com medo? Angustiados?... É, espero que isso torne a ser um dos melhores poemas do mundo e NEVERMORE a nossa realidade.
Ps: apesar de ter amado a genialidade de Poe, odiei o simbolismo envolvendo o animal, certeza que isso motivou a descriminação e banalização da sua vida.

anarontani 10/05/2020

um homem sofrendo a perda da amada ... meio deprimente, porém com muita coisa a ser analisada, muitas referências culturais da antiguidade.

ArthZ 23/12/2022

Um clássico
Tive que ler essa merda aqui 3 vezes pra entender, dps tive q ler mais uma vez só pra ter certeza q entendi direito, mas valeu a pena cada leitura
(Recomendo a tradução do Pessoa, é mais fácil de compreender do que a do Machado de Assis)

Isamara.AraAjo 16/01/2023

"Nunca mais."
Por não ser tão adepta a leituras "góticas" sendo formato de poema, no primeiro momento, a leitura torna-se mais lenta que as outras (apenas para respeitar a métrica e o ritmo dos versos). A leitura é excelente, porém não faz tanto o meu estilo de leitura (isso justifica as estrelas).

Allan Poe sempre será referência em contos de terror, sem mais. Este livro tem todos os aspectos e características do gênero terror, toda análise psicológica, o estranho sobrenatural dentro da narrativa do poema, bem como questões subjetivas, Poe consegue detalhar tão bem as cenas, não é à toa que é referência, também, por isso.

Resumidamente: O Corvo é um terror psicológico. Questionamentos interiores. O impacto que esta obra traz ao leitor, pode se considerar inexplicável.

O início aparenta que a leitura será exaustiva, mas conforme vamos lendo, começamos a apreciar o sofrimento, a melancolia, nos faz pensar em como o eu lírico estava no momento que passou por esses questionamentos. Sem contar com os calafrios sentidos à medida que cada verso era lido.

Poe sendo Poe.

Helder 21/11/2020

Nunca mais... deixarei de ler
Li sem expectativas e me surpreendeu de forma muito positiva. Recomendo muito a leitura!

Dayane.Janara 30/12/2020

O Corvo
Um homem devastado pela morte da amada, recebe a visita de um corvo, que na minha interpretação é a consciência de que Lenora não voltará ?nunca mais?.