O Grande Deus Pã

O Grande Deus Pã Arthur Machen
Arthur Machen

Resenhas - O Grande Deus Pã

luadepaginas 22/02/2021

Não entendi em que parte o livro deveria ser considerado terror, uma vez que absolutamente nenhuma parte me deu medo. Confuso, arrastado e com um final ruim. Não gostei.

LER ETERNO PRAZER 21/02/2021

"O GRANDE DEUS PÃ" - ARTHUR MACHEN.

"Grande deus pã", trata-se de uma pequena novela de terror ou podemos dizer horror onde podemos encontrar, ou melhor dizendo, onde tem início a vertente do conhecido "horror cósmico".
Definindo de uma forma bem simples, podemos dizer que "horro cósmico" . é um gênero que explora o inevitável e o desconhecido. Diversas vezes falando sobre o encontro do ser humano com uma informação ou descoberta que não é capaz de compreender. Muitos chegam a ficar loucos por conta disso, e por isso a paranoia é bem comum.
E aqui em "O grande deus Pã" é o que iremos encontrar.
E o grande deus Pã, o que vem à ser?
Em "O livro de ouro da mitologia" de acordo com Thomas Bulfinch, nos diz que Pã era o deus dos bosques e dos campos, dos rebanhos e dos pastores. ?Pã, como os outros deuses que habitavam as florestas, era temido por aqueles cujas ocupações os obrigavam a atravessar as matas durante a noite, pois as trevas e a solidão que reinavam em tais lugares predispunham os espíritos aos temores supersticiosos. Por isso, os pavores súbitos eram atribuídos a Pã e chamados de terror pânico?.
PÃ, significa tudo, logo esse deus passou a ser visto como símbolo do universo e, ao passar do tempo, foi considerado como o representante de todos os deuses e também do próprio paganismo. Visto que a figura de Pã era de um deus com rabo, chifres, cascos, meio homem, meio bode?. Isso vem a nós lembrar a figura do diabo na cristandade, ok?Muito bem,após feita essa pequena introdução, podemos entender melhor o horror que vamos encontrar nas entrelinhas da história criada por Arthur Machen.
Nessa pequena novela vamos ter um conjunto de narrativas que irão se interligar, Arthur, narra no início do enredo, um experimento científico em que se buscava fazer com que as pessoas pudessem ter uma visão de Pã. A partir daí, temos três personagens que se deparam com misteriosas mortes ligadas à uma também misteriosa mulher. Embora em alguns momentos pareça uma narrariva confusa e soe um pouco solta, a trama se une perfeitamente para chegarmos a um desfecho bastante perturbador.
Fica difícil falar mais dessa obra sem revelar passagens importantes, mas, podemos chamar atenção para dois pontos que pra mim são fundamentais ao leitor:
Primeiro - devemos nos atentar para a época em que o texto foi escrito e, com isso, entendermos esse estilo que foge bastante do horror a que estamos acostumados nos dias atuais. (para isso aconselho aos queridos leitores à fazerem pesquisas sobre o Deus Pã e também, podemos dizer,sobre subgênero "horror cósmico")
Segundo - é não esperar uma história para dar medo, tremendamente assustadora. Não é esse o objetivo do horror cósmico. O que temos em "O Grande deus Pã" é uma obra que trabalha o psicológico com os horrores presentes no desconhecido. Aquele momento em que ultrapassamos a barreira do que podemos conhecer e penetramos nos mistérios do mundo, da verdade de algo que vemos, presenciamos mas não conseguimos explicar?. Enfim, quando nos deparamos com a visão de Pã.
Por ser uma novela, temos uma narrativa rápida, os personagens e mesmo a própria trama são desenvolvidos de forma mais superficial.Não há um aprofundamento ou muitas explicações. Existe apenas uma narração bem concisa, dos misteriosos acontecimentos. Machen consegue nos guiar por esse labirinto de mistsrios e nos atemorizar com a dúvida do que se esconde na face do deus Pã.
Bom, não podendo e nem tendo como dizer mais sobre esta obra sem revelar, passagens e acontecimentos importantes que tirariam o prazer da leitura por parte dos leitores que por ventura venham a ter interesse de conhecer essa obra e se aventura no subgênero "terror cósmico", paro por aqui. Obrigado e espero que tenham gostado. ?

Victor Juno 17/02/2021

O grande deus pã
Semelhante a Lovecraft, porém sem impactar tanto. A atmosfera é sinistra e deixa o leitor com receio do que está por vir, mas que nunca vem.

Vandressa1 20/01/2021

Tais forças não podem ser nomeadas, nem pronunciadas ou sequer imaginadas
A partir de um cenário Lovecraftiano encaramos a face do grande Deus Pã a partir do enredo de alguns personagens curiosos com a visão de uma outra realidade em que o mal se torna velado, aloprado, ludibrioso. Uma imagem retirada de antigas lendas celtas e romanas, mas que se encaminha para o quão o homem pode criar uma alusão ao medo como um subterfúgio da razão.
O mal é devasso frente ao desconhecido e somos todos receosos às crendices e superstições, as quais afloram em demasia neste conto e, uma vez que as investigações sobre o surreal ficam mais evidentes e se tornam, assim, mais perigosas todos passam a sofrer com as consequências daquilo que irá despertar em cada ser, uma histeria que transforma cada um em um remedo de sua própria vontade.

Michelle França 09/01/2021

Aqui nasceu o terror cósmico. Que maravilha ter lido isso!!!
Brilhantemente escrito, agora entendo o que encantou HP Lovecraft e tantos outros autores a se inspirarem nessa simples porém horripilante novela um dos textos mais bem escritos e mais perturbadores que já li. Um texto cuja narrativa não precisa expor vísceras sangue ou os hoje tão utilizados clifhangers, jumpscares, não não, ele na mais sutil narrativa consegue criar uma atmosfera de suspense que te prende aos acontecimentos. É aquelas histórias que vocês imagina lento e uma poltrona confortável em frente uma lareira num dia frio e chuvoso que clima perfeita e comendo todo mundo e é maravilhoso maravilhoso!!!!!

Amanda 15/12/2020

Esperava mais horror nesse livro, me deu a impressão que teria cenas horripilantes e segredos revelados, mas não foi o que aconteceu, a maior parte foi apenas especulação. Mas é um bom conto.

Lucan Medeiros 07/12/2020

O ano é 1894... Imagine-se nessa época escrevendo um conto de horror com esse conteúdo.
Nesse sentido, os incômodos (acho difícil explicar quais são sem spoiler) que existem durante a leitura são totalmente justificáveis.
A leitura flui muito bem e o horror marcado na ausência, no mistério é excelente. Da pra perceber que muitas obras posteriores beberam dessa fonte. A atmosfera do livro é ótima também.

Sara 04/12/2020

Esperava mais
Como terror, eu esperava bem mais. A ideia é cativante, um experimento para fazer ver algo além do mundano, porém o autor não descreve nada.
As coisas horrendas que foram vistas, as atitudes reprováveis, tudo é dito de forma tão vaga que tira qualquer medo ou interesse.

Manezera 02/12/2020

Um procedimento que permite ao paciente um "encontro com o Deus Pã".

Leitura rápida, achei um pouco estranha, e vou esperar uns meses e reler.

Nah Lameu 05/11/2020

Esperava mais
O livro têm otimas descrições, flui muito bem, porém, eu esperava mais. O final me desapontou.
Grazi Dias 06/11/2020minha estante
Ta na minha lista... Pena que o final me desapontou.

NoronhaDT 22/10/2020

Fantástico
Um terror contido e habilidoso na quantidade de informação que ele te dá, criando um clima de mistério e horror

Lucas.Batista 22/10/2020

Um clássico.
Finalmente tomei vergonha na cara, e li essa que é uma novela recomendada por 9 de 10 escritores de horror.
O Grande Deus Pã, é uma novela vitoriana com um tom já bastante sec xx, com um ritmo policial e investigativo, além de bons cliff hangers.
A história começa prendendo o leitor com um primeiro capítulo muito tenso, que serve para dar o tom de todos os outros e preparar bem o leitor para a "revelação" final.
Há aqui, uma das melhores cenas de transformação que já li, além de um bom ritmo que transita entre o horror e o investigativo, dando ao leitor aquelas sensação de curiosidade ao mesmo tempo em que também dá a sensação de receio com o que virá.
Recomendo muito.

Cleuzita 12/10/2020

Bom livro
Gostei de ter lido essa história, mas não fiquei aterrorizada, como minha expectativa sugeria. Recomendo essa leitura com certeza, principalmente para quem gosta de narrativas de medo, mistério e morte.

Neylane Naually 06/10/2020

Considerado um clássico do terror gótico (olha ele de volta aqui no livrerias!!) O Grande Deus Pã foi escrito pelo galês Arthur Machen em 1894 e influenciou nomes como Lovecraft e Stephen King, que declarou esse ser uma das melhores histórias de terror já escritas em língua inglesa. Pouca coisa não é, né?

Na história, bem curta (cerca de 70 páginas), um médico realiza um experimento em uma moça que tem consequências desastrosas, e uma série de eventos cada vez mais estranhos se seguem: rituais sinistros da floresta, desaparecimentos, suicídios... e um mistério horripilante. O autor se utiliza muito de associações com as lendas celtas e a história romana e medieval.

Na época de publicação, o livro foi taxado como imoral e decadente, mas com o tempo acabou se tornando um clássico do gênero e uma grande inspiração. Li nas maratonas Creepytober 2020 e Spookytona

Eu gostei bem mais do que pensei que iria gostar, a história tomou um rumo muito diferente do que eu achei que seria, com um Pã representando algo muito maior e mais sinistro que em outras leituras que fiz onde o personagem se encontrava. E me deu medo! Já fazia bastante tempo que um livro de terror me dava medo, foi uma experiência muito legal.

"[...] os antigos sabiam o que levantar o véu significa. Eles chamavam isso de ver o Deus Pã.?

Rafa / @rafael.biasotto 29/09/2020

Um experimento pode dar muito errado, ainda mais quando envolve entidades místicas.