O Grande Deus Pã

O Grande Deus Pã Arthur Machen
Arthur Machen

Resenhas - O Grande Deus Pã

Andros.Farias 08/06/2021

Muito bom mas faltou algo
Excelente livro que te fisga logo nas primeiras páginas. Te faz querer saber o que está acontecendo. A historia contada entre fatos ocorridos no passado e presente ( o presente do livro) se conectam e revelam uma trama macabra e ao mesmo tempo atraente. Machen explora o terror cósmico de maneira excepcional, mas ao contrario dos que vieram depois dele ( Lovecraft e cia) não achei a descrição tão detalhada assim. "Ah, mas é pra deixar tua imaginação fluir", bom pra mim faltou algo.

Colecionando Planetas 06/06/2021

?Et diabolus incarnatus est. et homus factus est.?
Eu amei o livro! É eletrizante, te prende do começo ao fim e te deixa com o fôlego preso ansiando por mais. Lembrei muito de Drácula enquanto lia.

Depois que li o conteúdo extra e entendi os simbolismos o livro cresceu numa magnitude que entendi a obra que tinha em mãos e foi só ai que senti o verdadeiro Horror que o livro queria passar.

Os contos extras foram muito bons também, amei o primeiro por ser bem louquinho kkkk as ilustrações deram um toque fundamental que só deixou a obra ainda melhor.

Barbara Diniz 05/06/2021

Agora entendi o fascínio do King por esse livro
Devo começar pelo que mais me chamou atenção: a introdução. A introdução do livro é uma das partes que mais gosto de ler, sempre descubro intenções secretas e onbjetidos ocultos dos escritores perante sua obra e seus personagens. Além de me dar esse insight, a introdução do livro, escrita pelo próprio Arthur Machen em 1922 (O livro foi publicado em 1894 pela primeira vez), trás um recorte das resenhas negativas que recebeu após sua publicação. Achei uma maneira divertida e sarcástica do autor mostrar que crítica nenhum tiraria o valor da obra dele. Essa introdução tamvem trouxe um tom sensacional para a estória como um todo!
Em relação à estória, entendi porquê o King gosta tanto dela: não recebemos todas as respostas no final, é uma obra que nos faz pensar, criar teorias, e o mistério que circunda o Pã é algo que vai além do livro, é como se fosse um direto questionamento ao próprio tecido social e ao universo como um todo. O horror aqui é o incompreendido, o oculto que não nos é apresentado diretamente em nenhum momento do livro. Não sei vocês, mas tenho muito mais medo do obscuro do que dos monstros que consigo ver em plena luz do dia.

Nckz 31/05/2021

um ótimo conto com um final no maximo decepcionante

Mat 30/05/2021

O mistério apresentado no livro é intrigante mas não dos mais surpreendentes. A trama se desenvolve de uma maneira bem rápida, mas eu não diria fluida. De modo geral é um bom livro pra ler de uma vez

Bianca 29/05/2021

Gostei bastante
Sentei para ler apenas os capítulos iniciais e acabei por lê-lo todo. Primeiro livro de terror que eu li e achei muito bom, a leitura não é cansativa e a história te prende do início ao fim. Recomendo.

Rahrt 27/05/2021

É um bom conto de horror
Leia sem muitas expectativas e leve-se em conta a data em que Arthur Machen fez sua primeira publicação (1894).
Grande influência para o gênero, onde diversos outros grandes autores se inspiraram.
De forma geral, não é uma leitura muito fluída, mas para os fãs de um bom horror de séculos atrás, é um prato cheio.

David713 22/05/2021

Melhor do que eu esperava
Como é um texto de mais de 100 anos, achei que seria maçante como Lovecraft e similares. Mas realmente a prosa de Machen é muito boa e as histórias são bem palatáveis.

OToloDeAmarelo 19/05/2021

Clássico
livro O grande deus Pã é a história de horror de Arthur Machen, na qual o autor explora as excentricidades trazidas pela ciência, que acaba construindo criações complexas, sem que para isto entenda os trâmites éticos que as experiências científicas podem inflamar, quando trazem juntamente com as inovações, as consequências de forças não manipuláveis.

Um horror Sobrenatural magnífico e brilhante, que nos desencadeia diversas emoções fortes. É um conjuntos de histórias que se interligam, todas com misteriosas mortes e suicídios, além da aparição de uma mulher misteriosa. Aqueles que penetram além desse mundo, correm um risco enorme a pagar. A visão de Pã não é para todos e uma vez exercido o contato, toda a atmosfera ao redor muda de acordo e as capacidade humanas podem não estar de acordo com estes novos limites.

A narração é fluída e desenvolve bem o enredo com as histórias, de modo que todo detalhe explicativo se encontra presente de forma coesa e o restante cabe a você para interpretar. Aquele tipo de horror de mexe com você do começo ao fim, que te deixa com a pulga atrás da orelha e te irrequieto até o fim. A desconhecida face do Deus Pã assomou para todos.

Nayara.Moura 17/05/2021

Principia mas não conclui
O grande deus pã é um conto de terror, ou a menos tem a pretensão de o ser. Digo pretensão por que ele possui todas as características que fariam dele uma obra desse gênero, tudo menos o terror. O suspense, os detalhes, a expectativa tudo envolto em uma áurea de mistério que principia porém não conclui.

O conto foca na procura do homem pelo místico, pelo aquilo que ele não pode ver, um mundo que está além dos olhos humanos e do seu entendimento. O que se pode esperar encontrar por detrás do véu da realidade, seria criaturas indescritíveis, fantasmas agourentos, deuses sedentos, ou como no caso desse livro, algo próximo de nada.

Não é o susto ou o terror o sucessor direto do suspense? Para que afligir-se de temor diante da ameaça que nunca chega? Até mesmo um terror psicológico tem nuances mais delineadas. O grande deus pã procura assustar mais por subjetividade do que por descrição, imaginar seja lá o que devia nos assustar é penoso, pelo simples fato que temos que preencher a lacuna que a narração deixa em aberto.

O livro é ambientado em um clima que por vezes antecede uma grande revelação assustadora, porém essa se desfaz a sombra de expressões pouco significativas, e assim também posso definir esse conto: pouco significativo.

site: https://literabitia.wordpress.com/2021/05/17/resenha-o-grande-deus-pa-arthur-machen/

Rafael.Montoito 28/04/2021

Suspiros e calafrios
É preciso respirar fundo ao final do livro e dedicar alguns minutos para se entender porque este é o livro favorito de Stephen King - leitores que forem a ele com esta referência podem se sentir traídos, já que alguns livros de King são mais assustadores (ou, pelo menos, mais "explicitamente aterrorizadores") do que este "O grande deus Pã".
Para entender o terror de suas páginas é preciso pensá-lo em seu tempo: escrito no século XVIII, o livro é testemunho de um momento em que dividiam-se as opiniões sobre o poder das ciências e do ocultismo - é com essa ciência que o autor galês faz sua narrativa de terror ter, como nascente, um experimento científico.
Tal qual "Frankenstein" e "O médico e o monstro", o livro de Machen lida com as dicotomias: personalidade sã e com instintos irracionais, ciência e forças ocultas, sociedade moderna (Londres) e rituais primitivos, razão e loucura.
Comparativamente falando, se fosse um filme, "O grande deus Pã" estaria mais para "O bebê de Rosemary" ou "O mensageiro do diabo" do que para "Jogos mortais" ou "O albergue". Isso não é, em hipótese alguma, demérito - basta o leitor ajustar, ao livro, suas expectativas.
A história construída por Machen não é linear, esconde segredos em cada capítulo e requer atenção do leitor. Somente ao final é que todas as peças se encaixarão, como uma revelação que trabalha a potência do medo naquilo que não mostra, que deixa subentendido.

Silvia França 28/03/2021

O tema é legal.
Mas eu nem sei direito o que eu li.

É a vida de um demônio (?) que influencia gente a morrer, mas não há uma apresentação de como (morrem de terror) e.... ???

- Texto confuso, desorganizado, parece fora de ordem.... meu. Deve ser a tradução cocô. Horroroso.

A leitura não é lenta, mas em muitos momentos eu me confundia com o q tinha lido. QUE BAGUNÇA.

"ele viu em seu clube um cavalheiro 'conhecido', nomeado Austin, que era 'conhecido' pelo seu 'conhecimento' íntimo da vida londrina..." (Jesus! kkkkk)

Triste ?

*um dia futuro procuro tradução melhor pra conhecer direito a história.

Alyne Rosa 21/03/2021

Não recomendo esta edição
A história é bem interessante mas perdeu um pouco do encanto por conta da tradução. Em alguns trechos parece ter sido copiada do Google tradutor... Recomendo ler Machen em outras edições antes de desistir do autor.

Sarita Helena 15/03/2021

Leitura foi rápida, mas achei confusa. Não sei se a edição que escolhi contribuiu.

jsilveira 13/03/2021

Péssima tradução
Péssima tradução, e o conto foi muito chato e confuso. Apesar de pequeno, o livro se arrastou para terminar.
joaoggur 13/03/2021minha estante
As vezes uma tradução/edição ruim deixa o livro horroroso. Tenso...

jsilveira 13/03/2021minha estante
Verdade