O Grande Deus Pã

O Grande Deus Pã Arthur Machen
Arthur Machen




Resenhas - O Grande Deus Pã


214 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


Cris.Aguiar 19/10/2021

Diferente
Realmente, como diz um comentario aqui no skoob, essa tradução não está das melhores, mas ainda assim foi uma leitura bem curiosa. Um que de "macabro" foi construído unindo ciência e misticismo em um cenário quase gótico em pleno anos 50/60.

Consegui sentir um pouco de Frankenstein, conseguir perceber um pouco de influência deste em Stephan King e depois de algumas pesquisas, parece que entendi o teor da obra mesmo.

Ele parece ter sido escrito como uma novela para folhetins (no estilo do Lupin) e depois unido em livro (não sei se isso procede, mas me pareceu), e ainda assim, constrói uma história bacana e envolvente.

Se ainda estiver gratuíto na Amazon, eu recomendo baixar e tirar sua própria opinião. Se quiser ler com melhor tradução, recomendo pesquisa.
comentários(0)comente



Fabio Rosa 05/10/2021

Uma história que se parece um pouco com os contos de HP Lovecraft. porém achei a leitura um pouco confusa e arrastada.
Livro ok
comentários(0)comente



Dri Ferraz 20/09/2021

Mistério... e só
Entendi através da leitura a importância que esse livro teve para autores que vieram depois. Porém a leitura foi arrastada para mim.
comentários(0)comente



Douglas 11/09/2021

Essa é uma boa obra de terror de Arthur Machen. Porém, é preciso lembrar que foi escrita ao final do século XIX, num momento em que pessoas se reuniam em volta de uma mesa para ouvir histórias que as assombração de verdade, sobre aventuras em terras distantes, ou mesmo para participar de rituais que envolviam o sobrenatural.

Tendo em vista esse pequeno recorte, podemos afirmar que O grande deus Pã é uma boa história sobre o terror em si, e que evoca nos leitores sua própria imaginação. A história, que foi originalmente publicada em fascículos, pode soar um pouco sem "continuidade" vez ou outra, mas nada que desabone seu ritmo ou a leitura da mesma.

O enredo nos apresenta algumas personagens que estão em busca do horror sobrenatural e a verdade por trás deles (o que é algo que poderia existir na época, e como podemos ver em outras histórias, como Lovecraft), e que acabam por se separar com uma que torcem para que não seja toda aquela verdade.

Recomendo a leitura para quem é fã do horror, principalmente Poe ou Lovecraft.
comentários(0)comente



Gabriela Paulino 22/08/2021

Não sabia bem o que esperar desse conto, o que talvez explique o fato de eu ainda não saber exatamente como me sentir em relação a ele. Gostei da premissa inicial, fiquei curiosa, mas achei que o final deixou um pouco a desejar. Acredito que a tradução tenha me atrapalhado a me vincular com a atmosfera da narrativa, então pretendo reler em outra edição futuramente para formar uma opinião mais concreta sobre a obra.
comentários(0)comente



Vinicius.Dias 18/08/2021

Suspense bacana com dois contos extras ótimos
O Grande Deus Pã

Livro para quem gosta de resgatar clássicos e que se interessa em histórias de séculos passados. Nesse caso, estamos falando de um livro escrito no final do século XIX, que traz uma abordagem de suspense/horror e que influenciou alguns grandes autores do nosso tempo, dentre eles o mestre do horror: Stephen King.

O autor, Arthur Machen, é Galês e viveu a sua infância em uma região de cultura histórica muito rica. É que lá na região em que nasceu, muito tempo atrás, havia sido palco de conflitos entre Celtas e Romanos durante a invasão da Britânia por Júlio César. É um local com uma natureza bucólica e repleta de resquícios desse período citado e, por conta disso, seu primeiro livro traz muitas referências visuais e místicas dessas duas culturas.

A estória apresenta o resultado de um experimento feito em uma garota no passado e os impactos sangrentos e psicológicos nascidos desse crime. Um encontro com o místico e o maligno, aqui colocado como o grande Deus Pã e o rastro de rituais, desaparecimentos, desespero, morte e horror que o sucedeu, quase como uma criação do cristianismo às avessas, onde um trouxe amor e compaixão, o outro caos e sofrimento. Ou seja, tem coisa boa aqui. Talvez o desfecho foi mais simples do que eu esperava, mas ainda assim, um conceito bem interessante e acompanhado de uma escrita bem simples, fácil e fluida.

Levando em consideração que o livro é muito antigo, aquilo que era considerado horror no passado, hoje já não tem o efeito similar na gente e, pensando nisso, acredito que se assemelhe mais a um bom livro de suspense investigativo do que de horror. Uma informação interessante sobre esse ele é que quando foi lançado lá no passado, o consideraram imoral e degenerado, alcançando a posição de clássico somente com o passar dos anos. Outra informação bacana é que o autor fez parte do mesmo grupo ocultista que Aleister Crowley, poeta e escritor inglês conhecido por se enveredar pelos caminhos do desconhecido e que influenciou uma galera bem interessante aqui no Brasil (Raul Seixas e Paulo Coelho) e lá na gringa (ninguém menos que Ozzy Osbourne e o Led Zeppelin).

Um livro rapidinho mas com muito conteúdo. Foi lançado pela Editora Corvus através de financiamento coletivo em conjunto com a plataforma Catarse e que pretende trazer para o mercado uma série de grandes clássicos assombrosos da mesma maneira, esse foi o primeiro. Além do livro, vieram alguns brindes extras como: pin colecionável, pôster, marcador de páginas próprio, adesivo e mais dois contos do mesmo autor que sacramentaram essa publicação como uma das mais completas lançadas em terras tupiniquins. Então, não perca tempo e venha conhecer também o Grande Deus Pã!!

?E o Diabo encarnou. E tornou-se homem?. Machen, Arthur
comentários(0)comente



Hugo.Castro 15/08/2021

Onírico, psicodélico, fantástico....
Dr Raymond, profundo estudioso da medicina transcendental, acredita ter encontrado o procedimento que possibilitaria que um ser humano pudesse enxergar além do barreiras do mundo físico, contemplando o que ele cunha como o mundo real, que na concepção de Raymond fica encoberto pela realidade física.

A cobaia para o promissor procedimento é Mary, amante e protegida do doutor Raymond.

Na presença do amigo, simpático aos mistérios e ao oculto, Clarke, o doutor Realiza o procedimento em Mary através de uma minuscula incisão na massa cinzenta da moça. Mas logo após a intervenção fica evidente que algo saiu muito errado e Mary perece com sequelas irreparáveis.

Muitos anos se passaram após o desastroso experimento com Mary e em Londres começa a
surgir em diversos lugares vários indivíduos da mais alta sociedade mortos em circunstâncias estranhas. A posição da maioria dos corpos leva as autoridades a crer que esses indivíduos tenha cometido suicídio. Os cadáveres tem em comum uma expressão de inenarrável agonia estampada em seus rostos. Como se antes da morte houvessem presenciado algo abominável, inefável….


A forma como Machen descreve os ambientes e acontecimentos é única. É como se tivéssemos, em todo o momento da leitura, mergulhados em um sonho brilhante. O sobrenatural aqui é grandioso, indescritível e implacável. Uma energia muito além de nossa compreensão e que já existia bem antes do mundo sequer ser criado. Aqui temos uma comunhão, mesmo que acidental, com o mal.

Tem um pequeno trecho da página 37 desta edição que achei bem interessante:

“O bosque se aquietou, e por um momento ele ficou cara a cara com uma presença, que não era nem homem nem besta, nem vivo nem morto, mas todas as coisas de uma vez, a forma de tudo e do nada ao mesmo tempo” trechos dos delírios do personagem Clarke em O grande Deus Pã.
comentários(0)comente



Thaisa 03/08/2021

Clarke concorda em observar um bizarro experimento realizado por seu amigo, Dr. Raymond: o cientista desenvolve um experimento que consiste em fazer uma lobotomia e abrir a cabeça de Mary, uma moça que é apaixonada por ele, na intenção de que, através desse procedimento cirúrgico, ela poderá atravessar o véu da realidade e encontrar a entidade Pã.
Depois de presenciar algo terrível nessa experiência, Clarke sai correndo e prefere deixar isso no passado; porém, conforme os anos avançam, o protagonista passa a ouvir histórias pela cidade sobre uma estranha garota, acontecimentos bizarros e o próprio grande Deus Pã - coletando essas informações, ele começa a se perguntar se tudo isso é real...
Esta novela clássica do terror escrita por Arthur Machen serviu de inspiração para grandes nomes do horror, como Stephen King (que considera esta a história mais horripilante que ele já leu) e H.P. Lovecraft (que, além de citar a trama como "perfeita", foi muito influenciado por ela quando construiu seu horror cósmico).
O próprio Machen, membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada, tinha grande interesse em magia e alquimia, e conseguiu transmitir todo este mistério envolvendo diversas entidades e energias nesta novela que, ainda hoje, é mencionada com frequência quando o assunto é histórias que quebraram paradigmas e revolucionaram a escrita de terror sobrenatural.
Através de uma narrativa fluida e, mais do que tudo, instigante, esta trama gótica tem tudo para aterrorizar seu leitor - se não pelo medo do desconhecido e do sobre-humano, então pela angústia escondida nas práticas arcaicas e antiéticas que envolviam intervenções cirúrgicas buscando explorar a mente do paciente na tentativa de alcançar o mítico divino...
"O Grande Deus Pã" é, em sua essência, um livro que todo leitor de terror precisa conhecer, não apenas pela história em si, mas pelo enorme valor histórico e literário que ele carrega.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!
comentários(0)comente



Toca do Coelho 30/07/2021

Visagens e Malassombros
Você caiu na toca do coelho e é muito bem-vinde a se sentar, não comer ou beber água e ouvir um pouco sobre O Grande Deus Pã.

O Grande Deus Pã é um daqueles títulos meio esquecidos pelo tempo que a Corvus Editora
resgatou com sua iniciativa "Visagens e Malassombros". Escrito em 1894 por Arthur Machen, foi considerado um livro herético e até mesmo ruim pelos críticos da época.

Na história temos um experimento para ver o outro mundo que dá errado e anos depois os resultados desse episódio culminam em mortes e suicídios por Londres.

Essa edição traz um prefácio e posfácio que elucidam bastante a nós, pessoas do século 21, o porquê de todo burburinho da época. Vamos dizer que Machen desvirtuou a história da Virgem Maria e Jesus.

Enquanto lia esse livro estudava na faculdade sobre romantismo, embora o livro não se encaixe totalmente, carrega um dos aspectos iniciais desse movimento: espelhamento dos sentimentos na natureza. Nesse caso, o autor criou uma história de horror que refletia seus sentimentos sobre uma casa macabra que via em sua infância.

Diria que tive o momento perfeito de leitura por causa das aulas, consegui aproveitar tão bem o mundo criado por Machen, a escrita é tão fluida que não me parece uma obra do século 19 ? que normalmente é tão linguisticamente localizada que a gente precisa de dicionário pra entender.

É um livro de horror de um período literário transitório que carrega aspectos estruturais que podemos ver em filmes e séries atuais, como O Exorcismo de Emily Rose, O Exorcista... A dúvida do real e do sobrenatural, e a corrupção de uma alma infantil. Aquele livro bom para ler a noite e com o acréscimo de mais dois contos do autor para fechar com chave de ouro.
comentários(0)comente



Alice @leituras_da_alice 20/07/2021

Eu não conhecia esse livro até ele aparecer no clubinho de leitura que eu participo.. logo depois descobri que esse foi um autor importante pra grandes nomes, incluindo meu querido Stephen King!

É um livro curtinho, com uma narrativa bem intrigante, mas um pouco confusa e as vezes com uma quebra abrupta que me deixava meio perdida ..

No geral, acho que é uma leitura rápida e bacana pra quem gosta do gênero horror/gótico.
comentários(0)comente



Machado 19/07/2021

O Grande Deus Pã
Como amante de gênero terror, achei "Ok" a leitura, a história até que se desenvolve bem rápido, a ambientação, uma Londres do século XIX, é legal, e no começo há aquele ar de mistério terrível ainda por ser revelado e...
... é só isso, nada de mais, a história apesar de ser contada bem mais depressa, é toda confusa e travada, o mistério, o grande horror do final, é medíocre e sem impacto. Recomendo a leitura se não houver mais nada ao que ler, ou se vocês quiserem um intervalo entre outra leitura.
comentários(0)comente



Fabio Pedreira 09/07/2021

Mais suspense que terror.
Certo dia, um médico resolve chamar seu amigo para ser testemunha de uma cirurgia que poderia mudar os rumos da ciência.⁣

Ele prometia, que com isso, a pessoa passaria a ver a verdadeira realidade, transcendendo desse mundo para o verdadeiro. Seu amigo, mesmo relutante, aceita presenciar o procedimento, ficando arrepiado após a conclusão.⁣

O Grande Deus Pã é um clássico do terror, lançando em 1894. A obra apesar de ter sido extremamente criticada pelos "especialistas" na época, acabou se tornando imortal, sendo responsável por influenciar vários autores do gênero até hoje.⁣

A história em si é legal. A parte do médico, que é o primeiro capítulo do livro, inicialmente foi o conto original, onde mais tarde o autor acabou expandindo a história para a novela do Deus Pã.⁣

Ela tem alguns mistérios, com acontecimentos estranhos em uma casa suspeita e envolvendo alguns suicídios. Achei bem executada a forma que os personagens passaram a investigar toda a questão e o plot no fim do livro é satisfatório.⁣

Durante a leitura, não pude deixar de notar certas semelhanças nas obras do Lovecraft, como a questão de visões de um mundo paralelo, que seria o verdadeiro mundo, onde meros mortais não poderiam entrar (lembrando que no caso o Lovecraft que teria se inspirado muito no Grande Deus Pã e não o inverso).

Porém, admito que apesar de ter gostado bastante, não achei a obra espetacular como imaginei que acharia. Gostei bastante, mas fiquei com um gostinho de que faltou algo. Ainda assim, certamente recomendo, até para quem não é fã de terror, já que dá para encarar como um suspense.⁣

Temos que falar também da edição da Corvus. A coleção está belíssima, com um prefácio do autor, contos extras (que gostei de um e do outro não muito) e ilustrações belíssimas. ⁣

Um trabalho de primeira, que ainda está em andamento com o segundo volume da coleção no Catarse. Você pode ver aí nas imagens o próximo volume. Eu já apoiei, falta você.⁣
comentários(0)comente



Bel 01/07/2021

uau eu gostei muito, a tradução é que não foi boa mas amei a história, foi bem rápida de ler, me deixou curiosa e gostei do final
comentários(0)comente



Marcos.Detanico 30/06/2021

O Grande Deus Pã
Uma leitura muito satisfatória, pois ela é imersiva, bem ambientada o primeiro capítulo é esplendido, mas o desenvolvimento da história não me agradou por completo muitas passagens abruptas, descrições superficiais, sendo algumas enroladas, em momentos a narrativa acelerava e em outros é lenta.

Mas o mistério foi muito bem construído, a atmosfera obscura chega a ser angustiante e vale muito a pena. O inicio achei espetacular: a curiosidade humana usando ciência e magia para “encontrar” Deuses e divindades, a arrogância se sentir se superior a estes que não julga corretamente suas ambições e consequências que chegar no inexplorado.

“’Esqueci que nenhum olho humano é capaz de vislumbrar tamanha descoberta e ficar impune.’”

“O Grande Deus Pã é um conjunto de pequenas histórias que se interligam. Ele narra, inicialmente, um experimento científico em que se buscava fazer com que as pessoas pudessem ter uma visão de Pã. A partir daí, temos três personagens que se deparam com misteriosas mortes ligadas à uma também misteriosa mulher. Embora em alguns momentos pareça confusa e soe um pouco solta, a trama se une perfeitamente para atingir um desfecho bastante perturbador.”

“Em todo grão de trigo há a alma de uma estrela escondida.”*
comentários(0)comente



Rinaldo 26/06/2021

O Grande deus Pã.
Um conto clássico...uma forma de terror qe te prende! Uma outra época onde a leitura era fonte de real entretenimento.
comentários(0)comente



214 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR