O Grande Deus Pã

Arthur Machen

Resenhas - O Grande Deus Pã

Joao 27/10/2023

Uma vez basta
Publicada há muitos anos, esta obra, a qual despertou o interesse de vários escritores famosos, é bem gostosa de ler. Apesar de o assunto ser terror, não me deu medo, mas como estou em 2023, preciso saber que, naquela época, a obra pode ter despertado, sim, muito medo nas pessoas. Sim, houve muitas críticas, porém, hoje em dia os jornais não sabem o que pensamos, imagine os daquela época.

A obra mexe com o desconhecido, ou seja, mexe com aquilo que dá mais medo nas pessoas. Além do mais, ao mesmo tempo em que o autor traz um pouco de terror, ele também traz um pouco de investigação, o que deixa o livro ainda mais legal.

O livro é curto, dá para ler em um dia, e a leitura prende, dado que queremos saber quem é a pessoa responsável pelas mortes que estão ocorrendo. Assim sendo, penso que o leitor finalizará o exemplar em até, no máximo, uns 3 dias.

Recomendo a leitura, mas não é algo que leria novamente.

Jessica.Amario 14/12/2023

O livro, em suma, é bastante interessante. Porém a escrita muito apressada não me agradou muito e ficou um pouco confusa, além de algumas pontas soltas na história.

Alexia.Esperoni 13/10/2023

Não entendi nada
Mais um livro que terminei pq era curto kkk não vi terror, não entendi os personagens e a cada capítulo eu ficava mais perdida

Nayara.Moura 17/05/2021

Principia mas não conclui
O grande deus pã é um conto de terror, ou a menos tem a pretensão de o ser. Digo pretensão por que ele possui todas as características que fariam dele uma obra desse gênero, tudo menos o terror. O suspense, os detalhes, a expectativa tudo envolto em uma áurea de mistério que principia porém não conclui.

O conto foca na procura do homem pelo místico, pelo aquilo que ele não pode ver, um mundo que está além dos olhos humanos e do seu entendimento. O que se pode esperar encontrar por detrás do véu da realidade, seria criaturas indescritíveis, fantasmas agourentos, deuses sedentos, ou como no caso desse livro, algo próximo de nada.

Não é o susto ou o terror o sucessor direto do suspense? Para que afligir-se de temor diante da ameaça que nunca chega? Até mesmo um terror psicológico tem nuances mais delineadas. O grande deus pã procura assustar mais por subjetividade do que por descrição, imaginar seja lá o que devia nos assustar é penoso, pelo simples fato que temos que preencher a lacuna que a narração deixa em aberto.

O livro é ambientado em um clima que por vezes antecede uma grande revelação assustadora, porém essa se desfaz a sombra de expressões pouco significativas, e assim também posso definir esse conto: pouco significativo.

site: https://literabitia.wordpress.com/2021/05/17/resenha-o-grande-deus-pa-arthur-machen/

Itsmemari 21/10/2023

Fraco e confuso.
Resolvi fazer parte da Maratona Skeeloween, esse foi o primeiro livro da maratona.

O começo é bom, teve algumas partes que deu até um certo medo, mas parece que o autor se perde, você espera mais pelo final e o final é simples e rápido. Sinto que perdi tempo.
Só tem suspense e 2% de terror, é fraco e confuso, principalmente na parte dos contos e no final da história.

Enfim, não recomendo a leitura, infelizmente.

Thaisa 03/08/2021

Clarke concorda em observar um bizarro experimento realizado por seu amigo, Dr. Raymond: o cientista desenvolve um experimento que consiste em fazer uma lobotomia e abrir a cabeça de Mary, uma moça que é apaixonada por ele, na intenção de que, através desse procedimento cirúrgico, ela poderá atravessar o véu da realidade e encontrar a entidade Pã.
Depois de presenciar algo terrível nessa experiência, Clarke sai correndo e prefere deixar isso no passado; porém, conforme os anos avançam, o protagonista passa a ouvir histórias pela cidade sobre uma estranha garota, acontecimentos bizarros e o próprio grande Deus Pã - coletando essas informações, ele começa a se perguntar se tudo isso é real...
Esta novela clássica do terror escrita por Arthur Machen serviu de inspiração para grandes nomes do horror, como Stephen King (que considera esta a história mais horripilante que ele já leu) e H.P. Lovecraft (que, além de citar a trama como "perfeita", foi muito influenciado por ela quando construiu seu horror cósmico).
O próprio Machen, membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada, tinha grande interesse em magia e alquimia, e conseguiu transmitir todo este mistério envolvendo diversas entidades e energias nesta novela que, ainda hoje, é mencionada com frequência quando o assunto é histórias que quebraram paradigmas e revolucionaram a escrita de terror sobrenatural.
Através de uma narrativa fluida e, mais do que tudo, instigante, esta trama gótica tem tudo para aterrorizar seu leitor - se não pelo medo do desconhecido e do sobre-humano, então pela angústia escondida nas práticas arcaicas e antiéticas que envolviam intervenções cirúrgicas buscando explorar a mente do paciente na tentativa de alcançar o mítico divino...
"O Grande Deus Pã" é, em sua essência, um livro que todo leitor de terror precisa conhecer, não apenas pela história em si, mas pelo enorme valor histórico e literário que ele carrega.

Douglas 11/09/2021

Essa é uma boa obra de terror de Arthur Machen. Porém, é preciso lembrar que foi escrita ao final do século XIX, num momento em que pessoas se reuniam em volta de uma mesa para ouvir histórias que as assombração de verdade, sobre aventuras em terras distantes, ou mesmo para participar de rituais que envolviam o sobrenatural.

Tendo em vista esse pequeno recorte, podemos afirmar que O grande deus Pã é uma boa história sobre o terror em si, e que evoca nos leitores sua própria imaginação. A história, que foi originalmente publicada em fascículos, pode soar um pouco sem "continuidade" vez ou outra, mas nada que desabone seu ritmo ou a leitura da mesma.

O enredo nos apresenta algumas personagens que estão em busca do horror sobrenatural e a verdade por trás deles (o que é algo que poderia existir na época, e como podemos ver em outras histórias, como Lovecraft), e que acabam por se separar com uma que torcem para que não seja toda aquela verdade.

Recomendo a leitura para quem é fã do horror, principalmente Poe ou Lovecraft.

Leo Rosas 18/10/2023

Horror inglês
Uma novela e dois contos de suspense fantástico. Não pense que encontrará respostas, e sim mais perguntas! Livro rápido e interessante.

Valéria Cristina 26/10/2022

Clássico Gótico
Marco do terror gótico, O grande deus Pã é um mergulho no mundo sobrenatural e nos pavores da sociedade vitoriana.

Leitura muito interessante, pois o estilo do autor faz com que nos interessemos pela história desde as primeiras linhas.

Depois de uma experiência metafísica mal sucedida, os envolvidos começam a vislumbrar a ligação dessa ação com diversos fatos ocorridos em Londres e em outras localidades.
A investigação desses elementos levam a conclusões assustadoras,

Arthur Machen, pseudônimo de Arthur Llewellyn Jones foi um escritor, tradutor, crítico literário, jornalista e ator de teatro galês, famoso por seus contos e novelas de terror e fantasia no final do século XIX e começo do século XX.

Gabi 01/11/2023

Estava achando a história bem interessante no início, mas depois fui ficando um pouco confusa. Talvez por estar achando um pouco cansativa a leitura.
Achei o plot nada de mais e os contos mais confusos que a história principal.

Cleberson 10/10/2023

Mistérios e mais Mistérios
Um livro de suspense com umas pitadas de triller psicológico; bem interessante e similar as obras de Arsene lupin e sherlock hollmes; o tom de escuros e a morte de homens é o mistério principal.

Porém a coisa do Deus, sempre vai estar nas entrelinhas, falar algo sobre a história pode vir a quebrar o clímax.

Mas tudo está relacionado a uma figura meio religiosa e meio macabra.