Garota exemplar

Garota exemplar Gillian Flynn

Resenhas - Garota Exemplar

Diana 29/04/2017minha estante
Kkkkkkk. O que mais gosto na Gillian Flynn é essa capacidade que ela tem de nos causar indignação com suas histórias extremamente absurdas. Amei sua resenha

Deza Farias 29/04/2017minha estante
Obg amore :)

Zeca 29/04/2017minha estante
Sim ela se saiu mais bem do que merecia, mas lembre-se os finais não são para nos agradar e sim nos surpreender ...

Deza Farias 29/04/2017minha estante
Kkkkkk falou e disse , mas eu prefiro Ser agradada a ser surpreendida kkkk :)

Josy.Prata 20/10/2017minha estante
Indignada tbm! Rs

Deza Farias 20/10/2017minha estante
Kkkkkkkkkk Junte-se ao clube dos indignados amiga :)

Paulo 12/09/2021

Nem curto fazer resenha mas vou ter que falar sobre esse livro, a autora trata com tanta irresponsabilidade esse livro que até agora não tô acreditando, tudo em prol de um mistério que era pra ser o ponto alto do livro e acabou ficando de lado e sem explicação nenhuma.
Pistolou legal...kkkkk

Paulo 12/09/2021minha estante
No mano kkkkk livro horrível

Pedro 12/09/2021minha estante
E pensar que eu quase comprei esse livro...kkkkkk

Paulo 12/09/2021minha estante
Vou devolver pra Amazon e alegar dano no produto

Pedro 12/09/2021minha estante
Acho que foi o livro que causou um dano em você...kkkkkkk
É muito ruim comprar um livro e detestá-lo. Sei bem como é isso.

Lili 14/09/2021minha estante
Partilho do mesmo pensamento kkkkkkk

maria 01/10/2022

muito bom
confesso que quando comecei a leitura nao tinha expectativas muito altas, até pq nao tinha lido nenhum livro do autor, mas pesar de tudo esse livro me surpreendeu muito. foi uma leitura extremamente prazerosa e angustiante kkkk a cada momento uma descoberta diferente mantendo sempre aquele clima tenso. típico de um bom livro de suspense.

sobre o final do livro eu confesso que gostei pq foi totalmente fora do usual comparando com livros do mesmo gênero. é uma leitura que vale muito a pena !!
Nina 01/10/2022minha estante
Vc não viu o filme?

Gisele 01/10/2022minha estante
Esse livro é genial!!

maria 01/10/2022minha estante
so vi o filme depois que terminei o livro kkkkkkkk

Nina 01/10/2022minha estante
O livro é igual ao filme?

maria 07/10/2022minha estante
sim!! é bem fiel

Aline 10/10/2018

Favoritado!
Amy Exemplar é uma mulher amada por todos, casada com Nick Dunne, que desaparece no dia de seu aniversário de 5 anos de casamento. Claramente Amy foi atacada, já que a sala está toda bagunçada, com coisas caídas e moveis virados. Após uma investigação da policia descobrimos que a cena foi montada, e cada vez mais a provas apontam para o marido de Amy.

Quando criança, os pais de Amy lançaram uma coleção de livros intitulados "Garota Exemplar" sobre uma menina com excelente comportamento na escola, e essa era a própria Amy. Esses livros fizeram muitos sucesso, deixando os pais de Amy ricos e ela muito conhecida.

Por causa disso e do fato de tudo apontar para Nick, o caso do desaparecimento de Amy e a suspeita de o marido ser um assassino da própria esposa ganhou o mundo. Passava noticias em todos os jornais, programas de televisão debatiam o caso. Todo mundo odiava Nick. Todo mundo achava que ele era o culpado

O livro é narrado em primeira pessoa, alternando capítulos com o ponto de vista de Nick e da Amy, a grande parte da história gira em torno dos relacionamentos dos dois. Aos poucos vamos conhecendo um pouco mais sobre o casal, até o plot twist mudar tudo que eu achava que sabia sobre a história.

Um dos pontos mais incríveis do livros — incríveis sim, porque esse livro é simplesmente brilhante — é o fato de cada personagem ter um personalidade muito distante. A autora trabalha muito em cima disso, criando personalidades fortes, capaz de sabermos características próprias de cada personagem.

Durante a leitura de Garota Exemplar, eu só conseguia ficar me questionando como Gillian Flynn poderia ter criado um enredo tão elaborado. Na história claramente temos uma pessoa com sérios problemas mentais, e colocando de outra forma, um(a) psicopata. Todo o plano que esse personagem criou foi cuidado no menor dos detalhes, e foi um plano cheio de pequenos detalhes que com certeza fariam diferença, e muito bem trabalhado. Eu ficava perplexa com a inteligencia que o personagem tinha, e quando lembrava que tudo isso saiu da cabeça da autora, ficava encantada por ter criado algo tão complexo, mas tão bem feito, tão elaborado. Eu preciso dizer aqui que sou admiradora da Gillian Flynn por sua capacidade, porque esse com certeza foi o "plano" mais bem feito e bem exacutado que já li em livros.

Ainda nesse aspecto, e incluindo aqui os personagens também, temos uma história que vai além da ficção. O advogado que surge para defender Nick não parece apenas um personagem de ficção, e sim alguém tirado da vida real. Ele fala, reage e defende como um verdadeiro advogado, e mais uma vez me vem a cabeça como a Autora é inteligente. Criou toda um plano para acabar com Nick, e criou uma defesa brilhante, com argumentos que parecem terem saído de alguém realmente formado em direito. E não apenas ele é real, como todos os personagens que vemos na história.

Alguns personagens parecem não terem um papel muito importante no começo do livro e depois se mostram ser de grande importância para a história, mas abordei esse assunto para falar de um personagem especifico: Desi. Você realmente acha que ele é só mais um maluco louco pela Amy na adolescência (como muitos outros que aparecem no decorrer da leitura), e ele é mesmo. Mas, com o tempo ele começa a desempenhar na história um papel de extrema importância, e que eu jamais imaginaria que poderia acontecer. Um personagem que parecia não querer nada com nada, acabou se tornando umas das peças chaves para o final da história.

E eu queria poder falar que final, mas dessa vez não foi assim. Não é um final ruim, que me fez detestar o livro ou algo do tipo, mas foi um final que eu não esperava — e la no fundo torcia para não acontecer — mas com o passar do tempo, acabei me vendo apegada a muitos personagens, e principalmente a Nick e Amy, e agora gosto mais do final. Eu nunca odiei, mas nunca amei, apenas aceitei e o livro continua sendo maravilhoso em todos os seus mínimos detalhes, e admiro a coragem de Gillian Flynn de pôr um final que ninguém queria.

Amy era rica quando casou com Nick, e os problemas financeiros que eles vinham enfrentando era um dos principais motivos de desconfiança da policia e da população, mas eu fiquei bem indecisa. Apesar de tudo apontar para Nick, eu acreditava que ele era inocente. Quanto mais eu lia, mais angustiada e necessitada para saber o final da história eu ficava. Ah, que agonia, quanto sofrimento! Eu com certeza teria devorado o livro se tivesse um pouco mais de tempo quando li, já que o mesmo não saia da minha cabeça. Quando eu não estava lendo, estava pensando em Garota Exemplar.

Queria dizer aqui que nas primeiras 100 páginas eu pensei em abandonar e hoje sempre agradeço por não ter feito isso. É verdade que a narrativa não é fácil, demora para se conectar com a história, mas o esforço vale muito a pena.

Eu também quero trazer aqui as relações que a autora criou. A irmandade entre Nick e sua irmã Margô é linda, mesmo quando ela chegou a desconfiar do próprio irmão, brigou com ele por causa das coisas erradas que ele fazia, Margô sempre ficou ao lado de Nick. E principalmente o apoio com sua relação com o pai dos mesmo, um homem machista que tem problemas psicológicos, o que desencadeia problemas com os filhos. Nick sofreu muito por causa do seu pai, e tenta ao máximo não pensar e se comportar como ele.

Tanto Nick quando Amy são personagens incríveis, mas não só eles. Tenho os personagens que me marcaram, entre eles: Margô, Amy, Desi e Nick, mas o que eu mais guardo um "carinho" pode se dizer que é Nick porque, mesmo meu raciocínio querendo duvidar dele, eu nunca o fiz. Ele é uma pessoas um tanto peculiar, mas para mim não parecia um assassino.

Apesar de a narrativa não ser das mais rápidas, e ser difícil se prender ao livro no começo, com o passar da história isso muda. Eu amei o jeito de Gillian Flynn contar a história, e principalmente como ela conseguiu me deixar vidrada nela. Você pode se decepcionar com vários aspectos da obra, como o final, mas eu venho dizer que não é um livro para qualquer um, mas uma obra de excelente qualidade, com toda a certeza.
Sunamita Conti Santos 10/10/2018minha estante
Quero muito ler esse.

Aline 10/10/2018minha estante
É muito bom

Luiza.Matos 30/11/2018minha estante
Que resenha ótima...eu já tenho esse livro digital vou ler ele em breve,estou lendo um outro livro dessa autora... Objetos Cortantes. Te aconselho a ler ele também.

veronicapoiares 21/02/2021minha estante
Amei sua resenha, tão completa
Achei tão difícil fazer a resenha desse livro sem spoiler kkkkkk

Aline 21/02/2021minha estante
Obrigada! ?? é mesmo difícil falar dele, é bem fácil entregar as coisas haha acho ele genial demais

Mi Hummel 18/02/2015

Em flagrante delito.
Fui, miseravelmente, ENGANADA.
E, em nome do meu orgulho, tiro uma estrela. ( uma barganha razoável.)

Devo ser sincera e dizer que subestimei a autora. Eu, realmente, esperava algo sem muitas pretensões. E, talvez por isso, deixei me envolver com facilidade e me permiti boiar na narrativa. Às vezes, faço isso. Deixo que a narrativa me conduza. Sem grandes expectativas.

E o " plot" me pegou bastante desprevenida. E me senti, exatamente como disse acima - miseravelmente enganada. Foi aquele momento em que...O quê? Tá brincando? É sério?
Era. Fui ludibriada. E não há nada mais engraçado do que quando somos pegos pela própria personagem, que assume a voz do autor e diz, alegremente: Rá! Você acreditou? Você gostou? Que pena...Não é verdade.

Foi um momento crítico: eu me juntei a quem julgava. Instantaneamente. Foi uma rara ocasião em que me odiei por isso e celebrei a autora. Essa experiência me fez pensar profundamente sobre a força de uma narrativa. A construção de uma personagem e a forma como podemos ser manipulados. A autora, habilmente, assumiu uma psicopatia e a reverberou através da escrita. Fui, tolamente, como uma "garota legal" direto para a toca do lobo. Seguindo, mui obedientemente, o que me era oferecido. Migalhas da verdade.

Mas, vou me permitir expressar a profunda verdade: torci pelo vilão/ vilã. ( não se preocupe. Não pretendo oferecer spoilers : vou adorar ver outros seguirem o caminho que trilhei. Talvez com mais gente enganada possa me sentir melhor.) Eu sei. Isso é cruel. Mas, não há nada pior do que uma vítima que oferece motivos. E, fui um pouquinho sádica: acho que a coisa de ser uma "garota legal" calou fundo.

Seja como for, eis aí o meu maior crime: permitir ser um pouco sádica. Afinal, sejamos francos: a minha própria máscara caiu.

Lá no fundo, somos todos personas em grandes atos dramáticos.
Leia " Garota Exemplar" e escolha a sua. ( máscara.)

Well 02/03/2015minha estante
Gostei da sua resenha... E sim... Vc não foi a única enganada! Kkkkkkk

Mi Hummel 04/03/2015minha estante
Oi, Well! ahahaha! Bem, já é um consolo, não?

Kah Cruz 13/07/2015minha estante
Então somos 3!! \°/
Pensei em mil possibilidades, menos na real!
E isso foi brilhante. Há muito tempo não me sentia rendida por uma história.

Bruna 21/12/2018minha estante
Adorei a resenha, só não entendi o motivo de ter tirado um ponto, se a sacada (se sentir enganada) é justamente o ponto alto do livro.

Mi Hummel 30/12/2018minha estante
Oi, Bruna! Tirei uma estrela só para defender o meu orgulho e manter a dignidade. kkkkk

Elo 15/12/2018

Começa muito ruim, melhora lá na página 200, da uma reviravolta que cê acha tá vai melhorar, mas os personagens ainda são horrivelmente construídos, não consegui sentir empatia por nenhum deles em nenhum momento. Todo o enredo se resolveria se os personagens conversassem, não precisava de tudo isso. Tudo foi muito exagerado e Flynn montou um arquétipo pra cada um que não funcionou.
Cris Paiva 03/04/2019minha estante
Ruim mesmo! Cheguei na pagina 60 e desisti

Fabricio.Santana 01/06/2019minha estante
Acho que a intenção da autora era nos fazer Nao ter empatia com nenhum personagem mesmo

Elo 09/06/2019minha estante
Ela pode querer que a gente não sinta empatia pelos personagens escrevendo uma história boa

Cris Paiva 10/06/2019minha estante
Ou ela não tem talento suficiente para escrever uma historia decente. Pra mim o problema não foi os personagens, mas a escrita e a falta de interesse na historia mesmo.

Elo 10/06/2019minha estante
Parece que ela quer criar personagens femininas fortes, inventa um roteiro mirabolante, mas esquece que tudo se resolveria numa conversa de 3 minutos
Já vi outras pessoas falando isso de outros livros dela

* 09/03/2013

A primeira coisa que eu posso te garantir é: Esse livro fará com que você sinta tantas emoções conflitantes, que te deixará desnorteado. E mais, duvido que você já tenha lido algo tão perturbador... Uma história que fara você mudar de emoções há cada capitulo. Eu passei do sentimento de pena para o de raiva em segundos, assim como vi o amor se transformar em ódio, a certeza na incredulidade, o orgulho em desapontamento, tudo em meus pensamentos, tudo em questão de minutos... Terminei o livro abalada!

"Garota Exemplar" tem três partes. Como se fossem três livros dentro de um. Nesta resenha eu vou falar apenas do primeiro em detalhes, pois é extremamente difícil resenhar este livro sem dar spoiler.

Na primeira parte do livro conhecemos Nick, um marido que não tem mais paciência com a esposa. Ele esta cansado de estar sempre errado, cansado de ser obrigado conviver com uma mulher frigida e sem vida, que não consegue se sentir feliz. E Amy, uma moça doce e ingenua, engraçada e brilhante que ainda tem esperanças de reconquistar seu marido, de encontrar dentro dele aquele jovem alegre e engraçado por quem ela se apaixonou. As duas histórias não conseguem ser mais controvérsias, mas sim: Nick e Amy são casados. Durante o livro temos sempre dois lados da história, pois os capítulos são alternados entre os dois. Deixando o leitor cada vez mais em dúvida, cada vez mais com certezas... A parte de Amy vem de um diário. Então não tire conclusões precipitadas...

É muito fácil odiar Nick e classifica-lo como um babaca, principalmente depois que Amy desaparece no dia em que eles completariam cinco anos de casados e ele reage como se tivesse perdido as chaves. Não chora, não faz escândalo, não implora para ter a esposa de volta para nenhuma das inúmeras câmeras que cobrem o misterioso desaparecimento. Esta na cara que ele se tornará o principal suspeito, tudo, absolutamente tudo aponta para ele.

"Quando penso em minha esposa, penso sempre em sua cabeça. No formato dela, em primeiro lugar. Quando nos conhecemos, foi na parte de trás da cabeça que eu reparei, e havia algo adorável nela, em seus ângulos. Como um grão de milho duro e reluzente, ou um fóssil no leito de um rio. Era o que os vitorianos chamaria de uma cabeça belamente formada. Dava para imaginar o crânio com bastante facilidade"
Página 01 [Nick Dunne]

Amy é filha de um casal de autores que faz sucesso a anos escrevendo uma coleção de livros infantis com o titulo: Amy Exemplar. Nossa garota desaparecida é famosa, o que tonará Nick uma obsessão para a mídia, um caso de enorme interesse público. No começo ele tem o apoio dos pais de Amy e seus amigos, mas tudo isso vai indo por aguá abaixo sempre que aparece uma nova prova que o incrimina. Contando apenas com o apoio de Go, sua irmã gêmea ele fara de tudo para encobrir seus erros, incluindo mentir descaradamente para a polícia.

"Essa era minha quinta mentira a polícia. Eu estava apenas começando"
Página 48 [Nick Dunne]

Depois de ler quote acima, eu admito. Voltei desde o começo em todas as perguntas que os detetives fizeram a Nick, eu queria descobrir as outras quatro mentiras, mas foi impossível. O leitor simplesmente não consegue distinguir o que é verdade e o que não é vindo de Nick. A RAIVA que senti dele era palpável. Eu já estava imaginando as mil formas, com as quais ele poderia ter matado sua esposa. Mas claro, eu não estava nem perto de descobrir o que a mente maligna de Gillian Flyn estava tramando.

Sabe aquele final em que NINGUÉM VAI PENSAR? Ou pode até pensar, mas vai descartar rapidamente por ser completamente impossível? É assim que começa e termina a segunda parte desta história. Incredulidade, esse foi meu sentimento quando comecei a segunda parte do livro. Incredulidade, raiva, desespero... Simplesmente NÃO ERA POSSÍVEL! Mas aconteceu.

Quanto a terceira e ultima parte, aquela que eu disse que não ia comentar sabe? Quando cheguei nela já estava soando frio, com as pernas bambas, e quase arrancando os cabelos. ESTE LIVRO ABALA, TENHA ISSO EM MENTE! O final foi o mais inarredavelmente possível. Tenho medo, MEDO desta autora. Eu jamais ficaria com ela em uma sala escura.

Eu entendi sua ideia para o final. Embora muitas pessoas possa criticar foi perfeito. Não ficaria bom de outro jeito. Não condizia com a história se ela fizesse algo que nós já esperássemos, ela é INOVADORA. E não aceita ser nada mais do que isso.

Se você procura um conto de fadas, esta lendo a resenha do livro errado. Esta resenha é sobre um livro brilhante, bem escrito e estarrecedor. Um livro que com certeza será um dos melhores do ano. Uma grande aposta da Editora Intrínseca que deu certo. LEIA!
SuKa 12/03/2013minha estante
Nossa, adorei sua resenha!! estou no comecinho do livro e até agora nao me surpreendi...mas depois de ler sua resenha vou voltar pro bem rapidinho pois agora fiquei bem curiosa, rs

* 12/03/2013minha estante
Oi Suka que bom que vc gostou!

Volta sim, garanto pra você que quando você chegar na segunda parte vai se surpreender muitoooo! rs

Volta para me contar o que achou?!

Camila 14/03/2013minha estante
Simplesmente amei sua resenha! Me fez sentir muita emoção de imaginar como é a história, fiquei louca para ler!

SuKa 18/03/2013minha estante
Acabei de ler...rs
Olha, temos q cuidar pra nao contar nada que possa ser considerado spoiler, mas digo o seguine: muito bom, muito diferente do que já li, fiquei muito louca de raiva na parte um do Nick, a parte dois me surpreendeu muitissimo, rsss o final tbem acho que foi ideal, pois se tivesse sido convencional nao iria combinar com a loucura instalada dessa historia...a escritora realamente merece aplausos...

* 19/03/2013minha estante
Que bom que vc gostou. Nossas opiniões foram parecidas. Agora é torcer para ela publicar mais livros aqui no Brasil =)

Beijos.

Stella.Castilhos 14/03/2023

Quando dois doidinhos se encontram?
Só tem como dar ruim?

?(?) como eu a odiava, mas não dava para não admirar a p*ranha.?

Sinceramente, eu to chocada. Assisti o filme há um bom tempo - tempo suficiente para ainda assim ficar chocada com todos os plots do livro e ainda mais com o final.

Primeiramente, acho que os dois personagens principais - Nick e Amy - são extremamente bem construídos e desenvolvidos ao longo da trama.
O livro é totalmente composto por narrações de ambos: relatos de Nick, relatos de Amy.
A leitura é fluida e leve (no sentido de ser de fácil entendimento), contendo muitos diálogos, o que torna a história mais dinâmica.

Inicialmente a impressão que tive é a mesma que todos provavelmente tem: Nick é o típico homem babaca, arrogante, prepotente, extremamente infantil e levemente misógino. Um clássico cara machista que acha que mulher tem que ser ?de boas?; que a esposa tem que ser um ?brother? com vagina, que ignora os próprios sentimentos e expectativas simplesmente para não desagradar o maridão.
A impressão não é só inicial. Ele é exatamente isso.

Amy, inicialmente, é a mulher mais interessante do mundo. Aos olhos de todos. Aos olhos de Nick, ela é a ?garota legal?. Até não ser mais. Porque sim, Amy é a mulher mais interessante desse universo simplesmente por ter a inteligência e a frieza de uma psicopata. Ela sabe exatamente o que Nick espera dela. Ele espera a garota legal, mas ela não consegue mais ser a Amy exemplar que os pais criaram lá no início. Ele não merece mais isso. Mereceu nos primeiros anos de casamento, mas agora?
Agora Nick merece ser castigado.
E nesse jogo, Amy é realmente o Deus do velho testamento: temida, odiável, mas admirável - pelo seu poder (que, no caso de Amy, deriva de inteligência, autoconhecimento, autocontrole e determinação completamente impressionantes).

É assim que Amy joga e ela que decide o destino. Quase que literalmente. Tudo sob controle. Que mulher GENIAL! E assustadora.

Acho que as maiores lições do livro advém de algumas coisas que citarei brevemente:
1- O conceito de ?Garota Legal? que a Amy apresenta e o quanto é importante pensar na imposição quase sorrateira sobre a qual a sociedade nos coloca para fingirmos sermos algo (principalmente para os homens) para evitar estereótipos misóginos e sermos aceitas (surpresa! por homens!);
2- O sistema policial/investigativo/jurídico pode errar - e feio! A justiça nem sempre é alcançada. Mas, afinal de contas, o que é justiça? Quem criou e consolidou os valores que compõem esse conceito? (Aprendiz de Nietzsche, presente!);
3- Homens precisam começar a questionar o que aprendem nessa cultura sob a qual somos submetidos e o quanto isso os afeta - e afeta suas relações interpessoais -, porque definitivamente as mulheres estão cansando. E faz todo sentido cansarem.

Ps.: 4- sim, mulheres são fodas nesse nível.

Psicótica neurótica
P*ranha burra

(É tudo um exagero pra que o simples seja compreendido).
Bia 15/03/2023minha estante
Eu assisti o filme, mas nem levava da história

Bia 15/03/2023minha estante
Fiquei c vontade de ler o livro

Stella.Castilhos 15/03/2023minha estante
Vale a pena, prima! Achei MUITO interessante e bem escrito

Lia Earnshaw 15/03/2023minha estante
Resenha foda, parabéns!!! The take (um canal do YouTube) investiga esse conceito de "cool girl" que a Amy traz no livro. Veja se puder, se colocar Cool girl The Take que aparece.
E sim, Amy é foda! Eu meio que acho que o Nick merece passar por tudo isso só por reparação histórica kkkk

Stella.Castilhos 16/03/2023minha estante
Vou ver!
E sim!!! Torci pra gata o livro todo kkkkksjjd

Kawany.VitAria 19/04/2024

??????
Ainda bem que não desisti da leitura. Até os 50% do livro eu me arrastei para ler, levei MAIS DE UM MÊS e estava muito interessada em saber quando ia ficar bom, pois o livro estava abordando coisas desinteressantes demais, compreendo que isso foi para dar contexto, mas acabou que pareceu mais encheção de linguiça.

O livro concorda a ficar bom quando acontecem algumas descobertas e reviravoltas, eu já esperava, mas mesmo assim fiquei doidinha lendo?

Esperava um pouquinhooo mais, mas eu gostei do mesmo jeito
Tácito 22/04/2024minha estante
Não sou de abandonar leituras, não gosto, espero que realmente a parte bo do livro comece agora com a segunda parte dele. Sinceramente, essa primeira parte é muito cansativa, entediante, meu Deus ??????

Kawany.VitAria 22/04/2024minha estante
Foi exatamente isso, eu nao sou de abandonar leituras e por isso insisti, mas foi torturante

Tácito 22/04/2024minha estante
Me diga pelo amor de Deus se a partir da segunda parte fica melhor?

Kawany.VitAria 22/04/2024minha estante
No finalzinho da parte um já começa a ficar bem bom, eai na parte dois eu li MUITO rapido mesmo, fiquei muito interessada e gostei bastante

Tácito 22/04/2024minha estante
Muito obrigado. Não vejo a hora de terminá-lo, há meses que estou preso nele

Yulee Zin 24/07/2021

A falta que uma terapia faz...
Muita gente, mas muita gente mesmo, me recomendou esse livro. Por mais que tenha me decepcionado um pouco, posso dizer que valeu a pena dar uma chance!

Garota Exemplar é o tipo de livro que a leitura é um misto (se não, uma montanha-russa) de emoções. O começo é beeem morno, e talvez a única coisa que nos prenda, fora a complexidade dos personagens, é o mistério. Depois do plot twist (que acontece lá pra metade) fica super interessante, mas infelizmente o ritmo volta a cair e é assim até o final, este sendo bem anticlimático.

Sobre os personagens, eles também despertam muitas emoções contraditórias: às vezes eu me pegava com pena de Nick, depois o odiando até a morte, e o mesmo com com outra pessoinha muito importante até o livro acabar. E que casal, hein? Se os dois tivessem frequentado um profissional desde a infância ou fizessem terapia de casal talvez o livro nem existisse.

Aliás, como alguém já havia comentado em uma resenha, o livro tem uma carga bem pesada. Não sei se foi a intenção da autora, mas ela conseguiu passar durante toda a obra uma a sensação bastante incômoda. É como se estivéssemos acompanhando pela janela uma situação injusta e não pudermos fazer nada.

Enfim, Garota Exemplar foi um livro muito bom. Muitas nuances na leitura, porém a experiência foi interessante o bastante para merecer 4 estrelas. Infelizmente, por conta do final decepcionante, acabei tirando meia estrela. Mas recomendo! (Principalmente se estiver disposto a passar muita raiva rs)

Nota: 3.5
Beatriz2935 24/07/2021minha estante
Eu estou quase no fim desse livro e é incrível como várias situações seriam evitadas com diálogo e sinceridade entre o casal, não cheguei no fim mas já sei como é.
Esse livro é uma verdadeira montanha russa.
Ps: adorei sua resenha ??

Yulee Zin 24/07/2021minha estante
Realmente, um casal que se sustenta com mentiras não dura muito. Mais problemático ainda quando essas mentiras escondem uma parte terrível da própria pessoa.
Não gostei do final, mas admito era inevitável, dada as consequências.
Ps: muito obrigada! ? Espero que esteja aproveitando a leitura.

Lore 25/07/2021minha estante
Foi exatamente o que pensei no fim: isso tudo seria resolvido se eles tivessem conversado. Amei a resenha minha, eu já não achei morno depois do plot, na vdd me animei mais! Mas você conseguiu resumir bem a história e me fazer pensar sobre alguns pontos que deixei passar.

Yulee Zin 25/07/2021minha estante
Obrigada! Fico feliz que tenha gostado! ?
E entendo seu ponto de vista, o enredo realmente fica mais interessante depois do plot (todas as coisas que a Amy faz são tão !!!!!!!!), mas pra mim não funcionou muito depois de todo o desfecho da mudança de planos. Acho que o final foi muito parado em relação ao resto da obra.

Laura 26/07/2021minha estante
Eu estou lendo mas sentindo quase tudo o que vc descreveu!

psraissafreire 06/09/2021

Um thriller exemplar
Esse livro seria digno de uma das resenhas mais planejadas desse perfil, mas como ele é suspense não quero dar tantos detalhes assim (li sem saber a sinopse direito e acho que foi uma decisão ótima). Por isso, as únicas coisas necessárias que você precisa saber é que esta obra é EXCEPCIONAL de bem escrita, com personagens bem contruídos e pontos bem amarrados (na medida certa para um mistério). O final é de explodir cabeças e eu com certeza pretendo ler mais da autora. LEIAM!
CarolDamaso 06/09/2021minha estante
Pra que idade vc recomenda amg? 14, 16?

Julia 07/09/2021minha estante
eu acho que tem o filme desse livro

psraissafreire 07/09/2021minha estante
Carol, eu recomendo o livro pra 16 anos, porque tem descrições pesadas sobre mutilação, sexo...

psraissafreire 07/09/2021minha estante
Ju, tem filme sim e eu pretendo assistir hoje. Está na Netflix e elogiam muito ?

CarolDamaso 07/09/2021minha estante
Ok Ray, valeu!

Ronaldo 09/07/2014

Muito barulho por nada
Garota Exemplar talvez tenha sido a maior decepção literária que já tive. Não é o pior livro que li, nem o mais chato, nem o mais frustrante, mas a decepção vem do fato de que eu esperava muito dele. Afinal, eu não encontrei no skoob nenhuma resenha negativa a respeito da obra. Uns gostaram mais, outros menos, alguns disseram que partes do livro eram arrastadas, mas ninguém o desqualificou. Eu serei então o primeiro.
O livro tem uma linguagem toda descolada, é todo metido a pop intelectual, onde tudo é muito moderninho. A mesma linguagem de um roteiro de comédia romântica. E é aí que eu comecei a identificar o motivo de tanto sucesso. Garota Exemplar, a princípio, conta a história do desaparecimento de uma mulher, cujo casamento estava em crise. A narrativa é intercalada entre o presente, que é o ponto de vista do marido e o passado, através do diário da esposa, na qual conta como se conheceram (bem naquele estilo Bridgite Jones) e o seu dia a dia após o casamento. Ou seja, esse livro atrai o mesmo público que amou PS Eu te amo e devora romances cor de rosa. O início da história, a capa, o título, tudo remete à livros de cunho romântico e quem lê esse tipo de livro não está habituado às surpresas que acontecem em um livro de suspense. E Garota Exemplar é um livro de suspense disfarçado de livro romântico. Por isso todo mundo ficou maravilhado com as viradas da história. Mas quem já está acostumado com autores como Jonathan Kellerman, Tess Gerritssen, Erica Spindler e Sidney Sheldon, não fica mais tão impressionado. Vejam, não digo que o livro não seja bom, só que não é nada fora de série.

SPOILERS
Outro aspecto que demonstra uma opinião tendenciosa das leitoras: Amy representa a mulher moderna que não engole uma traição e se vinga de forma triunfal. Toda mulher traída, e mesmo as que não foram, devem ter se colocado em seu lugar e se deliciado com a situação. Mas o que o público não levou em conta é que ela era uma psicopata desprezível. Ela não deve representar a mulher moderna e sim o que é de mais torpe no ser humano. Ela é rancorosa, cruel, mentirosa e obsessiva.
Sem falar no final. Essa foi a maior decepção, pois senti que a autora escolheu o caminho mais fácil. Aguardei um desfecho no qual Nick virasse o jogo e desmascarasse a esposa, mas ele caiu em mais uma armadilha. Pobre Nick, pois nem o cara mais infiel do mundo merece passar a vida ao lado de uma bruaca como a Amy.
Outra coisa sem sentido. Para que Amy guardava o vômito envenenado? Até onde eu pesquisei, não há material genético identificável nesse tipo de secreção, pois os ácidos do estômago os detonam. Ela não poderia provar a procedência daquele líquido. Nick não saber disso era compreensível, mas sua esposa era brilhante. Por que esconder tanto uma substância que não tinha nenhum valor legal? Garota exemplar foi uma grande decepção e me arrependo das horas desperdiçadas. Não vejo a hora de me desfazer do livro, pois me dá raiva olhar para ele. Se alguém tiver interesse, estamos aí.

Se gosta de listas curiosas sobre livros, confira o blog Porque Livro Nunca Enguiça:

Jéssica @pequenoslivros 15/07/2014minha estante
PARABEEENS!!! Sério, bato palmas para o que você disse!
Achei o final um desaforo às minhas horas perdidas.
Amy é uma vadia psicopata e Nick um traidor baba-ovo de mulher.
Eu sinceramente amei o livro até chegar nos capitulos finais e acabar daquele jeito. Eu estava esperando a Amy perder o bebê ou a policia achar alguma prova incriminadora, ela ir presa e o Nick cuidar da criança... qualquer coisa era melhor do que aquilo.

Sophia Rosnovsk 20/07/2014minha estante
Odiei o final. Odiei a Amy...

Ronaldo 21/07/2014minha estante
Amy é um porre.

Raiane96 21/01/2015minha estante
Odiei tudo desse livro....

Igor.Gabriel 02/09/2020minha estante
O vômito ela provavelmente sabia, mas usou pra ameaçar Nick, você pode perceber também que quando ele joga todo o vômito no lixo ela não se importa, simplesmente porque não faz diferença, foi só pra mantê-lo quieto durante as primeiras horas da sua volta, o resto que ele poderia fazer só passaria de maluquisse dele para a imprensa

Lana 04/01/2022

Traumatizada
Não posso negar que este livro foi um dos mais traumatizantes que já li, já li livros com conteúdos mais pesados, mas este ganha por conseguir me despertar tantas emoções, além de me fazer duvidar de meu caráter algumas vezes durante a leitura, não é meu favorito, mas com certeza não posso me esquecer da emoção que foi ler a obra.
mas pq só 4 estrelas? ?

Lana 04/01/2022minha estante
acho que foi mais porque eu não consegui entender muito bem os atos da personagem principal, muita das vezes eu me perguntava por que ela só não largava logo aquele homem horroroso e seguia em frente? Consegui entender mais para o final do livro e acho maravilhoso, mas sinto raiva até hoje kkk

lolo :) 04/01/2022minha estante
kakakakakakaka ai mds, vendo assim parece um livro bem perplexo EU AMEI, JÁ TA NA MINHA LISTA

lolo :) 04/01/2022minha estante
mas tu recomenda ne, só p ter ctz ?

Lana 04/01/2022minha estante
Recomendo sim KKKKK, se vc ver as resenhas de outros, vai ver que muitos amaram a personagem principal e passam pano, depende muito do ponto de vista e a opinião de quem lê, tenho certeza que pode ser um dos seus preferidos!

Dani 10/12/2014

O mais legal do livro pra mim foi a alternância da narração entre os personagens principais, que começa em tempo diferente (presente e passado) até que eles cheguem ao mesmo tempo e aí você tem ao mesmo tempo a percepção de cada um sobre tudo. Incrível! Me apeguei ao livro e aos personagens até chegar a ponto de não acreditar que a história tinha acabado.
Ronnie K. 11/12/2014minha estante
Dizem que o filme é ótimo, você viu?

Dani 01/01/2015minha estante
Eu assisti depois que li o livro, e ai já não era mais surpresa.
Quem viu o filme sem ler o livro está falando muito bem.
Mas eu sou daquele time que o livro é melhor, parece sempre que ficou uma parte importante de fora....rs

Nay Lopes 13/01/2015minha estante
Dani, vc tem esse livro? Em caso positivo, me empresta, please? :-)

Dani 21/01/2015minha estante
Eu tenho o e_book desse.Não comprei o físico.

Nay Lopes 22/01/2015minha estante

Déia 22/01/2023minha estante
Quero ler!!!!

Alex 22/01/2023minha estante
Bom o livro? Eu assisti o filme e achei excelente.

Regis 24/01/2023minha estante
Vi o filme também, Alex, e gostei muito. ?

Regis 24/01/2023minha estante
Leia sim, Déia. Vai gostar com certeza. ?