Garota exemplar

Garota exemplar Gillian Flynn

Resenhas - Garota Exemplar

Gabybadgirl 19/10/2020

Livro muito hypado
Gostei da escrita da Gillian Flyann,embora no começo da narrativa o livro e um pouco maçante,no decorrer dos acontecimentos a história fica mais ágil!
Os protagonistas são do tipo "charadas" que a cada página,o leitor irá descobrir uma característica,eu não sei se eu detestei mais o Nick ou os pais da Amy,que no meu entendimento enxergavam a Amy apenas como um "projeto"não vejo amor paternal deles com a Amy,e sim puro interesse científico e financeiro,afinal eles lucraram há anos com o seu "projeto especial"Na minha concepção,os pais e o meio ambiente,foram os principaisAmy fatores que moldaram a personalidade da Amy,a tornando uma sociopata.
Nick é um canalha egoísta que se apaixonou pela imagem que a Amy vendeu,ela soube manipula-lo com maestria.
Amy é uma sociopata, calculista que planejou a vingança de forma brilhante,cada detalhe ela registra em um diário,mestre em ser a "coitadinha",Amy manipula as pessoas com uma facilidade assustadora!

dudapontes 27/03/2022

Livro muito bem articulado!
Eu tenho esse livro desde meados de 2015 e durante todos esses anos eu devo ter pego ele para ler umas 4 vezes, porém nunca seguia com a leitura. Thriller/suspense é meu gênero favorito, mas esse livro nunca conseguia me prender, não sei explicar o motivo. Até que resolvi pra pegar e ler de uma vez por todas. A minha meta era terminar e eu não ia abandonar. Foi difícil. Eu fiquei 27 dias do mês lendo o mesmo livro, isso nunca aconteceu comigo. Foi cansativo, foi persistência, e agora que terminei eu digo: valeu todo o tempo!
Gente, que livro bem articulado. Eu nunca li uma história onde a personagem fosse TÃO inteligente ao ponto de viver anos armando tudo aquilo que Amy fez. Ela é doida? Caceta, e como!!! Mas ela é super inteligente e eu fiquei chocada com a mente dela.
Achei Nick um baita cuzão durante a história, alguns momentos eu gostei dele, outros eu odiei, e terminei o livro dividida entre opiniões. Mas de fato, ele e Amy são dois malucos, ambos se merecem!
Vale à pena ler! Tô doida pra assistir o filme!

Dias78 21/02/2023minha estante
eu pensei muito no Joe e na Love no final tbm, tava procurando alguém q compartilhasse esse sentimento KKKKKKK

hannibals raw meat 11/03/2024

6/10
Em todos os livros, a Gillian Flynn cria personagens multifacetados e uma trama cheia de reviravoltas ? a leitura dos livros dela são normalmente bem fáceis e rápidas pra mim?, a forma como ela escreve mantém o leitor ansioso por respostas até o fim. No entanto, a estrutura narrativa pode parecer confusa em alguns momentos, e certas reviravoltas podem parecer meio forçadas. No geral, é um thriller envolvente, mas o desfecho me deixou um pouco insatisfeita.

Iago 09/07/2020

Um ótimo suspense/mistério!
A autora foi muito inteligente no seu modo de escrita, ela nos imergiu em um universo de dúvidas que me fez querer continuar lendo até saber o que realmente aconteceu com a desaparecida "Amy Exemplar". O legal do livro é que o grande plot twist não espera para o final, lá pela metade a gente tem uma grande surpresa e a partir de então é "eita" atrás de "eita". Eu, particularmente, gostaria de ter visto outro desfecho, mas é completamente coerente com o contexto da história. E não posso deixar de citar que não vou esquecer do quão bizarro são alguns dos personagens! Me esforcei bastante para não dar spoiler na resenha, mas resumidamente: é um ótimo livro de suspense/mistério.

Sueli 02/02/2015

Dormindo Com Inimigo!
Há tempos eu decidi que não sofreria mais por opção, passei então, com muito prazer, a ler livros com garantia de final feliz, com temas leves e fantasiosos.
Eu e meu marido somos viciados em noticiários. E, nada mais perigoso para os nossos corações que assistir ao Jornal Nacional. Esse é o verdadeiro teste cardiológico para os brasileiros.
Pois é, mas não consegui resistir às indicações e resenhas positivas que o livro “Garota Exemplar” suscitou, e teimosamente o comprei – uma recaída.
Contudo, demorei vários dias para completar a leitura.
E, por que demorei vários dias para completar a leitura? Porque por mais que eu já tenha lido vários livros policiais e de suspense, jamais li nada parecido, ou tão envolvente.
Sabe?, eu fiquei até preocupada... Achei que havia em mim uma dose a mais de perversidade daquela que eu já conhecia!
Céus! O que é esse livro?
Para começar, eu já o cataloguei como “O Livro do Desassossego” - que Fernando Pessoa me perdoe!
Gillian Flynn consegue nos prender do início ao fim com uma prosa fluida e linear, que nos é contada, alternando os capítulos, com os relatos de Amy e de Nick - o casal principal.
Prepare-se para reviravoltas e muitas surpresas, mas nada poderá prepará-lo para ver a maldade de perto.
A maldade em estado puro, aliada a uma inteligência aguda e disciplinada. E, tudo isto em um dos campos de batalha mais prolíficos para o desenvolvimento exuberante de personalidades psicóticas – o casamento!
Só quem já foi, ou é casado poderá entender o que é a rotina diária entre pessoas sem nenhuma disposição para ceder, doar e estar preparado para perder.
E, é exatamente esse o cenário que nos é apresentado por Gillian Flynn em seu romance “Garota Exemplar”.
Duas personalidades complementares, duas psicopatias interagindo da forma mais autofágica possível.
Um espanto, vários sustos e pauleira o tempo todo!
Só não dei cotação máxima, pois achei a parte policial muito fraquinha. E, para quem é viciada em seriados da TV sabe que o encerramento do inquérito, nunca poderia ter sido aquele.
A não ser que esse livro louco tenha continuação e caso tenha, eu estou dentro!
Cris Paiva 02/02/2015minha estante
Sueli, eu tinha medo que fosse um daqueles livros bobinhos, escritos para enganar trouxa e vender bastante, mas pelo visto eu estava enganada. Vou por na lista! Adoro um romance psicologico com uma dose de suspense!

Lizzy 02/02/2015minha estante
Oi Sueli, a pergunta que não quer calar: tem romance? Bjs

Sueli 02/02/2015minha estante
Lizzy, tem romance, mas não da forma como estamos acostumadas a ler. O livro é de uma intensidade alarmante... É tenso e muito, muito intenso!
Bem escrito, com uma linha do tempo bem planejada, mas o que mais me assustou foi a lógica da trama.
Um livro para ler e pensar...
Bjks

Sueli 02/02/2015minha estante
Cris, este livro está a anos luz de qualquer livrinho bobo... Antes fosse! Eu teria ficado menos impressionada. Pense em Hannibal de O Silêncio dos Inocentes, ele está mais por esse caminho.
Acho que você gostar muito!
Bjks

Lizzy 02/02/2015minha estante
Tá certo amiga, obrigada pelas informações. Bjs

Josiane 02/02/2015minha estante
Por uma continuação de Garota Exemplar :)

Marilda 02/02/2015minha estante
Simplesmente imperdível! Adorei a resenha. Bjs

Estou com você, Josi! ;)

Amanda 06/04/2020minha estante
Outra resenha excelente. Começando hoje!!!

Sueli 07/04/2020minha estante
Amanda, eu acho que você vai amar ??

Arya4 13/10/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Lerei esse livro e espero pelo menos metade da experiência que você teve lendo. Altas expectativas!

Sueli 13/10/2021minha estante
Isso! Depois me conta o que você achou, ok, IVA?

Lucas Alvares 02/04/2020

Ótima leitura!
Que livro sensacional! Uma história densa, misteriosa, inteligente. Com certeza "Garota Exemplar" foi uma grata surpresa nas minhas leituras de 2020. Até afirmo sem receio de dizer que entrou para a minha lista de melhores livros já lidos. Leitura recomendadíssima!

lendocombruna 21/02/2020

finalmente li esse livro!
Meu terceiro livro dessa autora tão prestigiada e o melhor que li dela também!
Estava tão ansiosa para ler esse livro, e no final ele valeu todas as minhas expectativas, mesmo ja sabendo o final (infelizmente vi o filme muito tempo antes) a experiência foi a mesma pra mim, como se nao soubesse, a história te prende o tempo todo e te deixa louco de ansiedade pra ler a próxima página logo, acho que todo mundo que gosta de thriller deveria ler esse livro incrível!

5 estrelas é pouco pra ele
Carol.Panaro 21/02/2020minha estante
Estava com receio de lê-lo por já ter assistido o filme, mas acho que arriscarei a leitura por conta do seu comentário. Obrigada

Iago 30/03/2020minha estante
Estou com muito receio de ler porque já assisti ao filme, mas acho que vou arriscar pelo seu comentário.

isa. 23/08/2022

Gostei bastante!
O início é meio chato, vc fica esperando as coisas bombásticas mas não acontece. Agora que terminei entendo que foi necessário pra história, e que história hein. Enfim, só confirmou o que acho, que no fim ninguém bate bem da cabeça.

Bia 25/01/2021

Resenha Garota Exemplar.
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Preço que paguei: R$29,90
Leitura nº: 8
Nº de páginas: 448
Personagens favoritos: Amy
Pontos positivos: Personagens muito bem construídos, a protagonista feminina (Amy Elliot) é simplesmente >>brilhante

nalu 03/07/2023

Malucos psicopatas
Adorei!!! Desde do começo já odiova o Nick, muito, demais, ele era muito chato, sem sal e entediante aí as coisas vão se desenrolando e então ele é a pior pessoa do mundo. Aí tem o plot principal (que eu já imaginava mas não estragou a leitura) onde tudo que eu li até a Amy começar a falar no presente é mentira, tipo tem muita mentira e eu comecei a repensar meu ódio pelo Nick. Ela é completamente fora da sanidade, além de forjar um assassinato, falo isso pelos outros personagens que ela diz que perseguiam ela e queriam ser ela quando mais jovem, isso me deixou ainda mais confusa com quem eu deveria odiar. Amo a parte que o Nick começa a brincar com a cabeça da Amy, de ficar falando que ama ela e queria ver onde a história ia acabar. Percebi que podia odiar os dois (apesar de que acho que o livro nos leva a odiar mais a Amy), queria ver até onde eles iam conseguir ficar fingindo (esse desfecho foi perfeito) mas acho que o filme não vai responder essas minhas perguntas. CONCLUSÃO: odeio os dois no mesmo tanto, ele não vai conseguir "vencer" a cabeça de titânio da Amy então acredito que o final vai ser esse fingimento pra sempre! algumas partes são lentas mas o livro flui bem, demorei 1 mês o que é ótimo

Iara.Gomez 16/07/2023

Misoginia, traição e morte, o retrato de um casamento ruim
Comecei a ler esperando me sentir presa desde o início e fiquei tragicamente decepcionada, o início é chato e sem maiores emoções, mas assim que se passam as 100 primeiras páginas temos um livro impossível de se largar, a genialidade de Amy e a misoginia internalisada de Nick os torna amáveis e odiaveis na mesma intensidade, um livro que acerta alvos que vc não sabia que existiam e te faz reler várias vezes a mesma página em busca de entender melhor as duas bombas relógio que são os protagonistas

Luummia 25/04/2021

"porque sinto pena de você"
Nota: 2,5 /5★

Eu realmente não sei mais como opinar sobre essa historia:

O que posso dizer desse livro. Que em muitos lados me divide e me deixa cada vez mais ansioso em querer saber a verdades .
De um lado um marido descontente com seu casamento, que vive se comparando ao rigor do seu péssimo pai e que, por mais que descreva sua amada esposa das melhores maneiras possíveis, acaba olhando ela com os olhos de alguém com desprezo, como algo descartável em várias situações. Do outro, uma esposa que sempre teve tudo, que se sente solitária e amargurada por não ter seus sentimentos de forma importante, que apenas some, deixando seu diário a análise dos dois casos.

Em diversos momentos a descrição e a linearidade da história me deixaram confusos, essa oscilação de emoções entre os dois personagens, criam uma confusão de amor e ódio entre os dois. Em contrapartida, a investigação, os detalhes atuais descritos pelo marido Nick, acabam sendo controversos em diversas horas, pela descrição dos seus comportamentos e sentimentos, gerando uma certa suspeita. Pois muitas coisas não está sendo esclarecida.

1- por que tanta mentira.
2- o que é essa do telefone descartável

Seria Nick um possível psicopata, com algum segredo que fez a própria esposa desaparecer(?)

Seria Nick com múltiplas personalidades escondendo dele mesmo algo que ele fez(?)

Reclama tanto do pai já que tem tantas coisas que faz igual (?)

Como alguém que está casado a 5 anos não conhece nada do próprio companheiro(?)

Resumindo. As atitudes do Nick me afetam. Eu real não sou de detectar personagens, mas ele não está ganhando empatia nenhuma comigo.
Em contra partida, Amy, por mais infantil em sua perspectiva, da pra analisar o descontentamento dela com os sentimentos, não acho que esteja totalmente certa, mas errada também não está.

No fim do me resta entender: o que aconteceu com Amy?

Será que ela fugiu, encenou tudo (?)

Será que ela foi assassinada (?)

Será que ela estava tão cansada de tudo que resolveu fingir a própria morte pra chamar atenção pros seus sentimentos (?)

Quem está falando a verdade, Amy ou Nick?

1- confesso que achei muito forçado a história. Amei? Amei, uma situação incrivelmente grande, me agonizou na primeira parte pois nada se encaixou, mas no fim com o desenrolar eu vi que foi ficando interessante ao ponto de saber o que o acontecer.

2- não sei se eu tornaria esse um livro pra estar na minha estante nem se eu recomendaria ele a alguém. Confesso que mexeu com assuntos sensíveis em alguns momentos pra mim, por mais fictício que tudo possa ser, achei doentio em diversos momentos.

3- esse final foi satisfatório ?porque sinto pena de você? ?por que?? ?Porque toda manhã você tem de acordar e ser você?.

Confesso que foi um dos poucos momentos que me agradou, e realmente eu queria mais pra entender se ele realmente cedeu às vontades malucas e se tornou igual a Amy ou se ele conseguiu sair dessa situação.