Garota exemplar

Garota exemplar Gillian Flynn

Resenhas - Garota Exemplar

Mari Vannucci 21/09/2020

Oscilante e mediano.
O livro é dividido em três partes. A primeira é extremamente cansativa e, ironicamente, a maior dentre as três. Demorei dias para conseguir sair de lá.
A segunda e a terceira parte desenrola de maneira mais fluida... acredito que pelo fato de estar acontecendo mais ação. Mas a escrita é bem fácil, acho que se eu estivesse mais imersa e disposta, terminaria muito antes.
O livro tem altos e baixos constantes, a qualidade da história decai e ascende bruscamente O TEMPO TODO.

Belle 19/01/2021

Eu ainda não decidi o que pensar sobre esse livro. É perturbador e extremamente inteligente, mas um pouco arrastado, ás vezes. Acho que o que mais me prendeu foi os personagens. Eles foram tão bem criados, com defeitos e qualidades tão palpáveis, que tenho a sensação que posso encontrar Nick ou Amy qualquer dia na fila do mercado.

A história começa no quinto aniversário de casamento de Nick e Amy, quando Amy desaparece. O cenário do crime é um tanto suspeito, parece forjado. Com algumas pistas e poucos suspeitos, tudo indica que Nick está por trás do sumiço e possível assassinato de Amy. Nick tem o hábito de esconder a verdade até mesmo dos policiais e não tem um álibi que o salve. Só que nem tudo é o que parece.

A narrativa é revezada entre Nick e o diário de Amy, o que nos dá uma visão um tanto tendenciosa do que se passa na cabeça de ambos. Na visão de Amy, Nick é um péssimo marido e ela a esposa devota, que o ama apesar de tudo. Na de Nick, Amy é uma mulher que o culpa por sua infelicidade e seu casamento acabou.

Acho que o suspense central desse livro não é o que aconteceu com Amy, mas como a história vai acabar. Eu, por exemplo, consegui acertar o que aconteceu com ela, apesar de não pelo motivo certo. E o que vem em seguida é realmente chocante. Eu recomendo muito para quem gosta desse tipo de história. Ainda estou surpresa com tamanha criatividade da autora!
Lilyan Sotnas 21/01/2021minha estante
É tão bom quanto o filme?

Belle 21/01/2021minha estante
Eu não vi o filme ainda, queria ler o livro primeiro

Livrendo 23/07/2023

PERFEITO!!!
No seu quinto aniversário de casamento, Nick volta para casa para descobrir um acontecimento aterrador: sua esposa desapareceu. Há sinais de luta e sangue no chão e o que parece uma cena de crime; mas eis o grande problema: esse tipo de situação sempre acaba apontando para o marido, eventualmente.

A polícia parece determinada a encontrar o culpado, mas a incerteza do que fazer para escapar dos olhares estranhos e dos sussurros de culpa acaba levando Nick a investigar por conta própria. E o que parecia um caso de sequestro se mostra um jogo perigoso, que coloca Nick como a peça central do tabuleiro.

A narrativa da Gillian tinha me fisgado de jeito em Objetos Cortantes, outro thriller pra deixar seus olhos arregalados a cada reviravolta e revelação. Em Garota Exemplar, mais uma vez, ela vem subverter expectativas nos momentos chave, mostrando que sabe bem como conduzir uma narrativa explosiva.

A trama se divide em três partes. Temos Nick e a apresentação do que era e é a vida ao lado de Amy, sua esposa. Desde o momento mágico e encantador em que se conheceram, quando ela pareceu a mulher mais deslumbrante e única do mundo, até os anos do casamento que mostraram que ninguém é realmente perfeito assim; então Amy desaparece, e a busca desenfreada pelo seu paradeiro vai dar espaço para que revelações sobre Nick, seu relacionamento e até pontos importantes do passado dos dois venham à tona.É muito difícil falar de Garota Exemplar! O interessante e impactante da história está justamente na surpresa, então vou me segurar nas opiniões a respeito do desenvolvimento das outras partes porque, acredite, se você ainda não leu/pegou nenhum spoiler, vai querer viver cada reviravolta chocante que esse livro tem a apresentar.

Aquelas caças ao tesouro sempre se resumiam a uma única questão: quem é Amy? (o que minha esposa está pensando? O que foi tão importante para ela no último ano? Quais momentos a deixaram mais feliz? Amy, Amy, Amy, vamos pensar sobre Amy).

Nick, desde o começo, se mostrou um protagonista humano. É um homem marcado pelo passado frio com um pai tóxico, mas ao mesmo tempo a presença calorosa de uma mãe e uma irmã gêmea cheias de emoção e carisma. Com Amy, Nick se divide entre um marido atencioso e, com os anos que se passaram, uma figura mais distante; o casamento deles vive essa montanha-russa comum em algumas relações - mas que, com eles, parece maior e mais catastrófica, uma vez que tanto Nick quanto Amy carregam seus fantasmas e seus segredos cabulosos.

São traços que os tornam personagens tão vivos e interessantes justamente por enchê-los de falhas, detalhes que deixam a trama mais dinâmica por não te dar a certeza do que pode estar acontecendo ali.

Gillian trabalha bastante essa coisa de personagens erráticos e é brilhante a forma como ela desenvolve esse conceito. Se em Objetos Cortantes havia uma presença muito grande de dúvida e terror psicológico, aqui é muito mais sobre manipular a opinião dos leitores e deixar todo mundo bem confuso - assim, quando as respostas chegam, você se choca junto com os personagens. E, conforme mais delas se apresentam, a familiaridade com a inconstância deles te torna parte da história.

Eu queria muito falar sobre a Amy, mas é impossível sem desenvolver um texto sobre a grandiosidade do que foi a construção dela como protagonista. Ela está presente em cada cena e detalhe, especialmente durante seu desaparecimento; nos pensamentos de Nick, na memória, nos cômodos da casa. Amy é a chave para tudo, não apenas a respeito do seu sumiço - foi morta? Sequestrada? Quem em sã consciência poderia querer fazer mal a Amy Exemplar? - mas o montante da narrativa toda.

Minha mãe sempre dissera aos filhos: se você está prestes a fazer algo, e se quer saber se é uma má ideia, imagine impresso no jornal para o mundo todo ver.

A investigação e as pistas e como o mistério se desenrola com o passar dos capítulos enche as páginas de tensão. Tá aí uma autora que eu vou acompanhar por muito tempo, porque a mulher sabe como trabalhar seu nervosismo da maneira certa - não apenas com a falta de respostas, mas também com o momento em que todas elas são explicadas.

Garota Exemplar é uma segunda prova de que a Gillian sabe trabalhar histórias pra lá de interessantes e inesperadas, usando artifícios comuns para construir tramas chocantes. É um livro simples sobre o desaparecimento de uma mulher, e de repente é muito além disso.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Lucas Alvares 02/04/2020

Ótima leitura!
Que livro sensacional! Uma história densa, misteriosa, inteligente. Com certeza "Garota Exemplar" foi uma grata surpresa nas minhas leituras de 2020. Até afirmo sem receio de dizer que entrou para a minha lista de melhores livros já lidos. Leitura recomendadíssima!

Amanda 25/01/2021

Apesar de não ser meu gênero favorito, Garota Exemplar é um suspense que me conquistou, o livro é genial! A escrita da autora é crua e direta, com uma riqueza de detalhes muito grande, trazendo personagens muito bem construídos.
Mudei de opinião várias vezes durante a leitura, isso porque parece que a Gillian brinca com o leitor e quando você acha que está entendendo alguma coisa, na verdade não entendeu nada. Genial.
Só não gostei muito do final, acho que esperava algo mais definido... ainda assim, o livro é excelente!

Iago 09/07/2020

Um ótimo suspense/mistério!
A autora foi muito inteligente no seu modo de escrita, ela nos imergiu em um universo de dúvidas que me fez querer continuar lendo até saber o que realmente aconteceu com a desaparecida "Amy Exemplar". O legal do livro é que o grande plot twist não espera para o final, lá pela metade a gente tem uma grande surpresa e a partir de então é "eita" atrás de "eita". Eu, particularmente, gostaria de ter visto outro desfecho, mas é completamente coerente com o contexto da história. E não posso deixar de citar que não vou esquecer do quão bizarro são alguns dos personagens! Me esforcei bastante para não dar spoiler na resenha, mas resumidamente: é um ótimo livro de suspense/mistério.

niih 16/09/2023

Zero palavras.
Esse é o primeiro livro da autora que leio, e sinceramente? eu gostei demais.
na "parte um" eu estava achando a leitura um tanto chata e entediante - o que mudou completamente a partir da "segunda parte". eu comecei a ansiar pelo o que aconteceria na próxima página, próximo capítulo. e a única conclusão que eu tenho é que ambos tem a mente doentia.
"casal nuclear".

dudapontes 27/03/2022

Livro muito bem articulado!
Eu tenho esse livro desde meados de 2015 e durante todos esses anos eu devo ter pego ele para ler umas 4 vezes, porém nunca seguia com a leitura. Thriller/suspense é meu gênero favorito, mas esse livro nunca conseguia me prender, não sei explicar o motivo. Até que resolvi pra pegar e ler de uma vez por todas. A minha meta era terminar e eu não ia abandonar. Foi difícil. Eu fiquei 27 dias do mês lendo o mesmo livro, isso nunca aconteceu comigo. Foi cansativo, foi persistência, e agora que terminei eu digo: valeu todo o tempo!
Gente, que livro bem articulado. Eu nunca li uma história onde a personagem fosse TÃO inteligente ao ponto de viver anos armando tudo aquilo que Amy fez. Ela é doida? Caceta, e como!!! Mas ela é super inteligente e eu fiquei chocada com a mente dela.
Achei Nick um baita cuzão durante a história, alguns momentos eu gostei dele, outros eu odiei, e terminei o livro dividida entre opiniões. Mas de fato, ele e Amy são dois malucos, ambos se merecem!
Vale à pena ler! Tô doida pra assistir o filme!

letty biachi 03/06/2021

opinião de alguém que viu o filme antes
garota exemplar é um dos meus filmes preferidos, e mesmo sabendo que livros sempre são melhores que suas adaptações, ainda sim fiquei muito receosa, porque 1- medo de não me envolver tanto quanto no filme e achar meio lento e 2-afinal qual a graça de você ler já sabendo tudo o que vai acontecer? mas felizmente me surpreendi positivamente.

primeiro que sim, no começo demorei um pouco pra engatar porque minha ansiedade queria que acontecesse logo as coisas e estava sem paciência para as ladainhas do nick, porem, ter o diário da amy foi muito bom!! e nossa, depois que um dos segredos do nick é revelado (eu estava aguardando muito por isso), achei impossível parar de ler, só queria ver como a história iria se desenrolar detalhadamente enquanto o nick se enrolava cada vez mais. foi como ter um backstage do filme, sabendo de fato o pensamento dos personagens e ainda tendo cenas bonus estendidas. (ainda sim a adaptação foi fiel e incrível)

e segundo que, saber o que iria acontecer só me deixou mais ansiosa para devorar o livro pra chegar nas partes em que cenas específicas que eu adorava aconteciam, mas enquanto isso, mesmo assim tinham cenas "extras" ótimas!! nossa, como valeu a experiência

achei impossível dar uma nota quebrada para um livro tão completo.

os dois são dois fodidos que só se fodem mais ainda juntos enquanto estão fodendo com a vida um do outro; e é sobre isso.

ps: ainda sim, invejo quem não conhece nem o filme nem o plot e vai ler esse livro sem saber de nada. o bom é que, sabendo ou não, ainda vale a leitura pra qualquer um.

Valena.Monteiro 21/06/2021

Pensava q ia ser só mais um thriller q vc tem de descobrir qm é o assassino, mas ñ, esse livro me surpreendeu muito, história muito bem desenvolvida, personagens cativantes, tinha hora q eu amava Nick e odiava Amy e vice-versa, pensava "Caramba q mente perversa é dessa mulher". Só achei q demorou muito pra iniciar a trama e q final foi aquele??
Final bem decepcionante.

Ju Heiza 15/01/2021

Psicótico, doente, repulsivo... Catastroficamente romântico!
?? Você tem de admitir: foi brilhante! ? disse ela.
Eu a encarei.
? Quer dizer, você tem de admirar pelo menos um pouco.?

Uma leitura tão perversa que não tem se como dar uma opinião sem correr o risco de ser mal interpretada. Como explicar se viciar por um casal tão repugnante e por uma personagem tão controversa? A essa altura, quem está me lendo tá pensando ?terapia!!!?, mas - eu juro - é um sentimento que só dá pra explicar lendo esse livro. O final é digno e óbvio para quem estava prestando atenção. Não tinha outra saída. Não tinha como ser de outra forma.
Garota Exemplar é uma obra que conversa com você da melhor forma possível. Até hoje, eu nunca li nada que tivesse personagens tão complexos e tão bem descritos. Você não conhece só o jeito deles, a forma de se portar, é como se você conhecesse a essência! Eu nem sei se isso faz muito sentido, mas esse livro é completamente visual. Eu nunca estive em nenhum dos cenários retratados nele, mas eu me senti lá, como uma mosquinha acompanhando tudo, e os personagens fazem questão de quebrar a ?4° parede?.
Essa obra - literária e cinematográfica - é simplesmente genial. Eu já tinha assistido ao filme (é um dos meus favoritos de todos os tempos), me senti vendo o filme enquanto lia, e mesmo assim fui surpreendida pela forma que a autora organizou os capítulos, os detalhes que não conseguem ser captados em 2 horas e meia...
Em resumo, eu diria que essa história se trata da idealização da pessoa amada levada ao extremo, onde obsessão se confunde com amor de uma forma tão intrínseca que se torna impossível diferenciar. Se você pretende ler esse livro, esteja preparado para elevar seu grau de loucura!

Lare_salazar 07/06/2022

Havia mais de 10 anos que eu não conseguia ler um livro inteiro, nem sequer metade. Esse livro estava salvo no meu Kindle, que na verdade, minha irmã que usava? Estou passando por um momento muito depressivo, sem vontade de nada, desativei minhas redes sociais, peguei o Kindle e das opções, essa era a mais atrativa. Eu simplesmente não queria dormir, eu dormi com ele em mãos, achei sensacional. O jeito que ela coloca o sentimento da maioria dos homens em relação a mulher e como nos comportamos em relação a atenção que queremos ganhar dele, sério, sem colocar nem por! Amy, você nunca errou!!!!! O filme não passa perto de retratar o que esse livro apresenta. Os dois juntos no final, entrando num consenso de que ele é mais um homem medíocre que vacilou com uma mulher incrível, mulher incrível que se fez aguentar mais para poder ser a garota dos sonhos, que na verdade cansou de fingir que tava tudo bem não ser compreendida e levada em conta.. muito bom!!!! Indicaria essa leitura principalmente aos homens, pra eles entenderem que a garota legal, uma hora perde a graça realmente, e a ?louca? que eles sempre descartam são na vdd as que vão fazer eles estar sempre se superando, mas como nosso Dunne, homem adora conforto,
mediocridade, ego massageado, se sentir superior sempre, nunca um igual.
Bom demaissssss. Só não dei 5 estrelas pois tem muita história pra contar? poderia ter tido.