A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo

A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo Luís Roberto Barroso

Resenhas - A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo

Wagner254 04/11/2023

Ótimo livro para quem se interessa por Direito Constitucional, direitos humanos, etc.

Escrito por uma das maiores autoridades em direito do Brasil, o livro nos trás a origem da Dignidade humana, que como sabemos, tem suas origens na Filosofia e religião, mas que ganha força e impulso no iluminismo, principalmente em Kant, e após os horrores da segunda guerra.

Além destas informações introdutórias importantes, Barroso navega pelas jurisprudências de todo o mundo, citando casos polêmicos e interessantes, como por exemplo, o caso do "arremesso de anão" e outros.

Não para por ai, temos também casos emblemáticos da suprema corte de nosso país, bem como do STM, STJ, TST etc.

Tudo isto em uma linguagem simples, acredito que uma leitura fácil até mesmo para quem não é acadêmico de direito.

Cecilia 30/07/2021

Livro bastante interessante. O autor trouxe temas pertinentes para o âmbito do direito, que são muito relevantes.