Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski

Resenhas - Toda Poesia

Iza 23/05/2021

Não faz meu tipo
Não digo que o autor seja ruim, muito menos os seus versos, apenas não fez meu tipo de poesia. Gosto da metalinguagem contida nos poemas, mas de fato, esse livro não mexeu muito comigo.

"nascemos em poemas diversos
destino quis que a gente se achasse
na mesma estrofe e na mesma classe
no mesmo verso e na mesma frase
rima à primeira vista nos vimos
trocamos nossos sinônimos
olhares não mais anônimos
nesta altura da leitura
nas mesmas pistas
mistas a minha a tua a nossa linha"

Isa_elle 18/05/2021

Incrível
Meu primeiro contato "de verdade" que tive com a escrita de Leminski, e posso dizer que me apaixonei. Foi uma paixão certeira. Havia um tempo que estava "namorando" o livro e decidi comprar para ver no que dava, não me arrependo.
"Toda Poesia" proporciona uma leitura leve e também concisa. Muitos de seus poemas me encantaram, o controle sobre o vocabulário, a "malandragem" com a rima valem muito a pena. O apêndice do livro com os textos de Alice Ruiz são incríveis. Gostei muito da experiência, quero mais.

Daniel.Nery 18/05/2021

Iconoclasta
O parnasianismo chique de Leminsky! Sem compromisso com ideologias políticas ou acadêmicas e efêmeras! Mas sua poesia e seu compromisso com a Arte não passam!

Amanda 10/05/2021

Toda Poesia
Este foi meu primeiro contato com poesia e eu me encantei.

"Depois de muito meditar
Resolvi editar
Tudo o que o coração
Me ditar"

Erich Alves 28/04/2021

maluco mas da pra entender
ao contrário de muitos poetas que existem aí, Paulo Leminski consegue trazer muitas reflexões interessantes nos poemas, e ainda assim fazendo algo interessante de ser ler sem ser muito maçante como muitas poesias por aí.

sophie 24/04/2021

paulo leminski
o que dizer, neh? paulo leminski é um incrível poeta concretista, e eu o admiro em demasia.

Gabriella.Davet 23/04/2021

numa matéria-prima
que a vida se encarrega
de transformar em raiva.
Ou em rima."
Li esse livro por ser leitura obrigatória de vestibular, mas gostei muito

Fer 23/04/2021

Possibilidades.
Leitura onde você pode ter diferentes conclusões sobre assuntos dependendo de como está aberta para recebe-lo. Diverso.

Rafael 22/04/2021

Poesia Pop Greatest Hits
Se a bigodera poética tivesse surgido na época das redes sociais faria mais sucesso que Rupi Kaur nos tumblr de adolescente. (Se bem que ser best seller nos anos 2010 já é um feito e tanto).

Caroliny 22/04/2021

ex-estranho sempre
Despenquei de chorar com o que a Alice disse do Paulo no apêndice. Poesia é isso. E mais as outras coisas embutidas na obra de um poeta grande enquanto breve. Leminski tinha a palavra na ponta do nariz.

jessicagln 19/04/2021

O livro "Toda Poesia" é um presente para os leitores, isso porque ele reúne pela primeira vez toda a poesia já publicada pelo autor curitibano. Numa edição linda e repleta de atenção e de capricho, temos em mãos um conjunto de obras que nos apresentam Leminski em sua plenitude e nos permitem conhecer suas variadas faces e fases.
É muito fácil se envolver com a escrita do autor, já que os poemas, em sua maioria, são curtos - Haikais - e carregam uma marca que não passa despercebida: a sensibilidade!

Felip_ 17/04/2021

Tudo à Flor da Pele
Leminski é um dos poetas que mais me fizeram amar a poesia, talvez junto com Drummond e Camões. Ele é um cara que eu super recomendo para quem quer começar a ler poesia, porque ele apresenta uma poesia que muitas vezes é só uma piada, ou um trocadilho, um jogo de palavras. E nada a mais. E coloca toda o foco na sensação, na sua impressão. Essas são habilidades valiosas para entender a poesia.
Meu livro preferido dele é o Caprichos & Relaxos, muito por ter essa lado extremamente irracional dos poemas, dava umas risadas, mas às o bagulho fica intenso.
Tudo à flor da pele. Leiam Leminski, leiam poesia.

Beatriz 14/04/2021

A leitura desse livro foi maravilhosa! Paulo Leminski é um dos pioneiros no estilo de fazer poesias curtas e brincar com palavras, ele consegue fazer isso de maneira muito genial, difícil de ver nos dias de hoje...

Super recomendo a leitura!

"isso de querer
ser exatamente aquilo
que a gente e?
ainda vai
nos levar ale?m"
re.aforiori 20/09/2021minha estante
Bacana ver que você também gosta de poesia, Maria!

??

DTG 12/04/2021

Diz muito com pouco
O barco seguiu por uma rota nova do mar poético. ?Toda poesia? reúne todos os versos feitos por Paulo Leminski.

Lemos haikais e alguns poucos textos longos. A marca do autor é tornar o óbvio gritante em espaços curtos. Alguns poemas surpreendem e divertem, deixando o pensamento de: como a lâmina de Leminski passou cortando o ar que se respirava?

É possível ver a evolução do poeta na linha do tempo dos trabalhos. Não que os primeiros sejam mais simples, longe disso, a unidade e o diálogo são presentes em todos os versos reunidos. Vale a pena pegar este livro e abrir aleatoriamente para (re)pensar algum poema.

Tati.Rosa 11/04/2021

Bem humorado e sensível, daqueles que vez ou outra abro e sempre saio sorrindo.