Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski

Resenhas - Toda Poesia

Rafael 21/07/2021

O samurai-malandro cachorro louco
A poesia de Leminski é a coisa mais concisa e impactante que eu provavelmente já li de todos os e as poetas que ousei ler. A ironia atravessada num trocadilho, o poeminha concreto sem deixar vestígio de poeira e a delicadeza do tapa na cara, do "deixa pra lá". Sol fazia, só não fazia sentido. E é isso que é ler Leminski. Vez ou outra você vai se perder, vai se maravilhar com tão "pouco", vai se surpreender com uma palavra pela metade.

Já havia lido os seus poemas em outras edições antigas, que meu pai guardava num guarda-roupa embutido, cheio de poeira. Edicões da brasiliense, ainda lembro. Aquelas letras datilografadas, o amarelo dos papéis e a surpresa de (re)conhecer quem depois seria meu mentor de pensamentos rápidos. Leminski é maior que o esquecimento, concreta é a grandiosidade desse samurai-malandro que morde a poesia como um cachorro louco.

brunagat 19/07/2021

Não foi feito pra mim
Confesso que eu não sou uma pessoa que consome muita poesia, não me agrada muito não, e esse livro infelizmente não foi uma exceção pra mim.

Achei interessante algumas que usavam o visual como parte do poema, também marquei um ou outro que achei bonito, mas a grande maioria é bem simples (acho que é uma característica do poeta e também o tipo de poesia que ele faz) e não me marcou muito.

obs: achei engraçado que quando eu era mais nova eu usava um dos poemas dele no meu status e nem sabia, mas reconheci no livro kkk

Sayuri 18/07/2021

E mais um livro de poemas
Sempre tive curiosidade pra ler Leminski, esse livro sempre me espreitou nas livrarias. Gostei bastante da estrutura dos poemas dele, gostei ainda mais quando mistura com o próprio visual da obra. Gostei muito do jeito que ele descreve os sentimentos, situações comuns da vida

Aline 16/07/2021

Me apaixonei pela escrita de Leminski. Sabe aquelas escritas que você se identifica ou quer até guardar num potinho? Ou até se diverte ao ler? Bem, a poesia dele me trouxe uma paz.
Era um livro que namorava algum tempo, adquiri e quase devorei numa pegada. Contudo, preferi ir saboreando e digerindo aos poucos.

Ryanne 07/07/2021

Fora da zona de conforto
Não tenho costume de ler poesias. Achei que fosse ser fácil, por ser menos texto; tive receio de ser mais difícil - e alguns eu realmente não entendi. Nada que tire a beleza da obra, pelo contrário: fica o convite para que eu revisite. Fica o convite para que leiam, se deliciem, se desafiem.

Luiz.Guilherme 03/07/2021

Simplesmente genial.
Ler Paulo Leminski é entrar num mundo só dele e se deixar ser absorvido a cada verso. Com certeza é um dos maiores poetas brasileiros.
"Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além."

Isa 27/06/2021

Isso de querer
Ser exatamente aquilo
Que a gente é
Ainda vai
Nós levar além
Que livro incrível!! Sempre fui apaixonada pela poesia de Leminski e agora poder lê-la completa foi maravilhoso. Recomendo muito a leitura, escrita sensacional que nos toca profundamente!
Vale muito a pena

Janaina 27/06/2021

p. 320
essa é a vida que eu quero,
querida

encostar na minha
a tua ferida

- isso aqui me arrebatou dum jeito

Kai 18/06/2021

Fiz essa leitura com a cabeça bem aberta, quem sabe avoada, mas sai maravilhada.
Tomei gosto pela poesia, e acho incrível o que este homem faz com as palavras, é simples, não há linguagem rebuscada, mas é daquelas que precisamos ler muitas vezes o mesmo versinho até entender, e que em momentos diferentes da vida vamos focar em partes diferentes dos poemas.
E é lindo, é emotivo, é bem trabalhado e é bem pensado, é colorido, sinto de tudo, e até me sinto nostálgica, ler esse livro pra mim foi um paraíso.
Gosto do quanto os poemas vão voando à medida que vou lendo, ele sobe e desce de significados, simplesmente amei.
Com certeza indico pra quem quer começar a ler poesias, pra quem é de região do autor também sente as similaridades.
Acho que é um que vou querer reler muitas vezes.
Samara 21/06/2021minha estante
Acabei de comprar o meu no prime day e tua resenha me deixou ainda mais ansiosa! ?

brenda 13/06/2021

eu fiquei impressionada com a sensibilidade do paulo, às vezes eu juro que me questionava se aquilo realmente havia sido escrito por um homem, o quê é uma pena. a sociedade está tão acostumada com homens frios, que é inacreditável ler um homem falando cruamente de seus sentimentos. esse é o primeiro livro de poesia que li, e eu não poderia ter começado por um melhor.
e mais incrível do quê esse livro, foi a forma como eu descobri a existência dele. eu vi uma foto de um dos poemas neste livro na internet, e comecei a me debulhar em lágrimas logo depois de ler. ele conseguiu despertar dores, medos e sentimentos que eu mal sabiam que existiam em mim durante todo o livro. e a experiência é impagável. eu nunca me senti tão compreendida e acolhida em toda a minha vida.
é louco pensar que essas poesias escritas a mais de 30 anos atrás ainda são tão reais e atuais, e só me deixou pensando, "imagina se o paulo estivesse vivo durante essa pandemia? ele com certeza criaria uma obra prima diante de todo essa caos".
apenas leiam, românticos, céticos, jovens, velhos, inteiros ou despedaçados, eu duvido você terminar esse livro da mesma forma que o começou.

Sabrina 08/06/2021

É extremamente difícil avaliar um livro de poesias porque o fato de ele não tocar você pode estar diretamente relacionado com o fato de não ser o seu momento pra esse tipo de leitura? Gostei muito da expressão poética do Paulo, da forma como ele manifesta a arte, e foi uma boa experiência para conhecer melhor o trabalho dele.

Roberto 06/06/2021

Depois de ler alguns trechos de poesias de Paulo Leminski em livros didáticos de Língua Portuguesa, sempre quis ler a obra do autor.

O primeiro livro dele que li foi o Vida. Agora finalizo o Toda Poesia, fechando-o embasbacado com tamanha magistralidade!

Não sei avaliar poesias tecnicamente, mas muitas foram as vezes que me senti tocado pelo autor e pela sua magia, travestida em poemas. Mesmo versos curtos, algumas vezes monossilábicos, que saíram da pena-espada de Leminski, atingem profundamente a alma. Além disso, os jogos de palavras, as oposições de elementos que se complementam, tal qual anunciado no yin-yang, divertem o leitor.

Pretendo ler também Catatau e Agora é que São Elas, mas voltarei para saborear o Toda Poesia mais vezes.

Thaty 01/06/2021

Extremamente sensível e enriquecedor, é como mergulhar em um oceano de palavras e significantes

Paloma.Ferreira 28/05/2021

Toda poesia
Nunca tinha lido nada de Leminski, acho que comecei errado. O livro torna-se denso demais, pois é um apanhado de todos os livros de Paulo. Eu preferiria ter lido livro por livro. Nesta edição, não foram utilizadas imagens, como em versões anteriores, quería muito ter visualizado estas imagens.

Paulo traz um repertório considerado descultura para a época. A famosa poesia marginal, com doses sinceras de realidade e porções extremas de críticas sociais. Há muitos poemetos reflexivos, muito atuais. Há muitas referências de sociedades, modos e costumes diversos.
Possível enxergar que Paulo foi um homem criativo, impulsionador, que viveu uma vida diferente dos padrões e que contribuiu significativamente para quebra de tabus.
ChloA0 28/05/2021minha estante
Amo Paulo Leminski os livros dele me deixa nos ares amos poemas

João 27/05/2021

Toda poesia - Paulo Leminski
"A poesia é inútil" - Leminski
Talvez essa frase simbolize toda a obra do poeta curitibano. O inutensílio da poesia em um mundo que só valoriza aquilo que é útil, faz da poesia um alívio para a vida, afinal, a poesia tem fim em si mesma. Daí vem a leveza da arte do Leminski, ele brinca com as palavras como se fossem peças de Lego e, dessa forma, demonstra a beleza da linguagem.
Em relação aos poemas, o autor apresenta várias facetas. Leminski transita entre o haikai, a poesia marginal, o concretismo, entre outros.
Um excelente livro que compila os poemas de um dos escritores mais talentosos do Brasil.