Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski

Resenhas - Toda Poesia

Sil 20/10/2021

Poesia
Poesia concreta, sabe? Não é, necessariamente, com rimas e tals. Mas não deixa de ser incrível e sensível.
Algumas te fazem rir, outras te tocam o coração.

Lu 17/10/2021

Toda poesia
Incrível, um ótimo livro com lindas poesias. Ideal para quem gosta do gênero e procura algo de qualidade.

Sara 12/10/2021

Eu sei que nunca vou ler poesia tão boa como as do Leminski. Não é parte da minha rotina ler poesias e afins, mas esse livro me fez abrir um pouco mais o coração para o gênero, foi muito bom ler essas poesias reunidas nesse livro e não só aleatoriamente como antes fazia
O livro é rápido, mas tentei ler em pequenas doses para ter durante mais tempo esse prazer. Terminei de ler no Kindle e já comprei o livro físico, pq quero passar para frente e deixar mais gente apaixonada por Leminski como eu fiquei quando o li pela primeira vez :)

isabelle 09/10/2021

incrível
Comecei a ler em maio junto com outro livro mas acabei deixando de lado, voltei a ler no final de setembro e amei. Nunca usei tanto post-it como usei nesse livro, me identifiquei com muitos versos e virou um dos meus favoritos :)

Belle_ssilva 01/10/2021

"as estrelas lá no céu lembram letras no papel"-razão de ser
Neste aglomerado de obras, Paulo Leminski em seus versos desconstrói qualquer regra da poesia e brinca com os versos, palavras e letras, aflorado por uma criatividade que nos envolve, nos diverte, nos faz deleitar junto! Faz pensar, sentir ou quem sabe rir!
Mal sabia que ler poesia
Despertaria um dia
A arte em mim
Leminski brinca
Feito ski arrisca
Fazendo sair faísca
E brilha
E trilha
A quadrilha que te faz sorrir.
Arrisquei esse poema
Meio brega ou fora do esquema
Rio
Riacho
Flui
Eu acho que fui para outro universo
Ao ler o verso
Que o Paulo reluz, reproduz, traduz.

Sander 19/09/2021

Não há título que defina minha alegria
Acabei de finalizar a leitura dos poemas de Paulo Leminski. A minha única tristeza foi não ter alguém por perto para que eu pudesse mostrar a genialidade da escrita de tamanho poeta. A brevidade de seus poemas carregam uma imensidão de significados, uma beleza gigantesca de brincadeiras com palavras. Um dos melhores poetas que já li.

Manu 12/09/2021

Os poemas do Paulo Leminski fogem muito do tradicional. Quando não seguem formas típicas, geralmente utiliza métodos não muito comuns por aqui.
A linguagem também é diferente, encontramos nos poemas dos Leminski palavras mais simples, girias e de baixo calão.
Tudo isso gera uma maior indentidade com os poemas dele. É mais popular, mais marginalizado.
O PL tem uma filosofia de vida muito interessante, que é muito facilmente identificável nos seus poemas, tanto pela forma, quanto pelo significado.
Sem dúvidas, o meu favorito. Recomendo muitíssimo.

lele 02/09/2021

amei
primeiro livro de poesia brasileiro que leio e virou meu favorito. Paulo Leminski escreve tão bem e passa tanto sentimento nas poesias

Brenda// 02/09/2021

O Samurai Malandro
Em seus poemas, Leminski mescla culto com coloquial, o que o diferencia dos demais poetas. Ele foi um poeta bem gozado, alguns de seus poemas parecem ter sido escrito por uma criança de dois anos, ou talvez eu seja leiga demais para entendê-lo, em contradição ele escreve sobre assuntos sérios da vida, onde vamos nos identificar. Pretendo lê-lo novamente daqui a alguns anos, sendo portadora de mais conhecimento e maturidade, oara ver o que acharei.

Mas em parte, não gostei nenhum pouco, em alguns de seus versos ele menospreza Deus, esnoba dEle. E como sou cristã, não é muito legal.

Mas tirando isso, Paulo Leminski é top.

Samara 24/08/2021

Acho que a melhor forma de descrever esse livro, que reúne o trabalho de Paulo, já foi feita pela Alice Ruiz, sua esposa.
"O poeta que aqui se lê, a exemplo dos faraós, construiu uma obra capaz de continuar falando, por si só, como as pirâmides, e transcender mesmo no deserto a aridez da mesmice da nossa finitude. E essa vida que se mostra, se despe e se despe nos deixa com gosto de mais vida e muito, muito mais poesia, de um jeito tal que, tenho certeza, ainda vai haver poesia um dia."
Paulo vai nos mostrando que versos pequenos são poderosos, que às vezes errar é acertar, que cabe o máximo no mínimo e que Distraídos Venceremos...uma leitura que mais que recomendo!

bobbie 22/08/2021

Ainda degustando.
Apesar de ter um doutorado em literatura, não guardo segredo de ninguém que poesia não é meu forte. Estudei, passei nas provas, mas nunca curti. Não é minha praia e já dei algumas chances a alguns poetas. A Paulo Leminski resolvi dar uma chance por recomendação de um ex-aluno. Não posso dizer que é o começo de uma paixão, mas certamente digo que marquei alguns poemas para a vida neste livro. OK, vou continuar insistindo na poesia.

Gabriela Paulino 22/08/2021

Leminski e sua poesia sempre salvando os dias ruins. Esgotei duas cartelas de post It laranja marcando meus favoritos. Amo demais ??

Lembro que comecei a ler numa edição que achei na biblioteca, e fui fotografando meus poemas favoritos. Tive que ir embora e deixei a leitura de lado, e meses depois encontrei o livro em promoção. Fui lendo aos poucos e gostei muito.

tory 07/08/2021

poesia é tudo, eu amo? eu sempre pego umas páginas aleatórias e leio? perfeito e esse é muito bom! todos que já li são muuuuuuuito ???

eupoetizo 28/07/2021

Rascunho 11
A escrita de Leminski é tão sucinta, versos maravilhosos. Amo o jeito poético dele, parece tanto com o meu ?

ferbrito__ 21/07/2021

Lendo uns poemas de leminski eu já tinha gostsdo muito dele, mas depois de ler esse livro estou completamente apaixonada. Não sei nem explicar direito, só lendo para saber mesmo. Ele escreve de uma forma que você consegue sentiro que ele fala, incrível demais!