Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski

Resenhas - Toda Poesia

Sidélia 29/01/2022

Trava língua
Os versos parecem simples, narrativas comuns, entretanto você percebe que há um cuidado na escolha das palavras usadas, é poesia para ser lida em voz alta. Tive a impressão de que os poemas de Leminski são estruturados com muita atenção, as palavras se encaixam de uma maneira que ainda não sei explicar, essa é a maior e melhor parte. Em menor parte e pelo mesmo motivo o encaixe do som das palavras por vezes o sentido fica em segundo plano e deixa o texto fica sem significado.

Não posso deixar de dizer que esse livro traz de volta a poesia para as minhas leituras como algo leve e agradável, depois de um longo período que passei resistente e endurecida para esse gênero literário.

Recomendo!

Duda 26/01/2022

Toda Poesia, LEMINSKI
Antes de apreciar Toda Poesia de Paulo Leminski, lembro de presenciar outros leitores partilhando suas experiências com essa leitura, e era comum ouvir: "poesia como a dele, até eu escrevo". E sim, queridos. Até você, até eu, até qualquer um! A literatura não é inalcançável, a poesia não tem que ser inacessível. Essa foi a primeira lição que Leminski me ensinou e deve ser visitada por qualquer leitor: ele fazia poesia para que todos vissem como é bela a brincadeira entre as palavras.

Eu não poderia deixar de incentivar essa leitura aos que desejam iniciar uma trajetória poética. O livro reúne em um único volume todo o trabalho do poeta, facilitando a percepção acerca da sua habilidade de escrever em estilos variados, com uma linguagem simples e facilmente interpretável. Destaco isso pois percebo a aversão à lírica, à poesia, por medo de encontrar uma linguagem rebuscada ? justificável, já que crescemos lendo líricas clássicas de quebrar cabeças nas aulas de literatura. Ao ler toda poesia, essa sensação de que será uma leitura tediosa é substituída pelo desejo de ser O Poeta.

A minha experiência com a leitura dessa obra foi divertida. Tive uma estranheza inicial com os poemas concretistas, me pareciam versos sem fundamento e não planejados. Essa estranheza permaneceu até a leitura de "O ex-estranho", a partir dai, fui preenchida pelo encantamento da poesia pós-modernista, e achei incrível! Por isso, recomendo essa arte de Leminski, um grande nome da literatura curitibana, para os apareciadores da poesia e para aqueles que desejam descobri-la.

Ricardo Tavares 25/01/2022

Toda poesia - poesia completa de Paulo Leminski
Descrição/SINOPSE da editora Companhia das Letras
Paulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes onstruções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada ?geração mimeógrafo?. Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia - do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer-se em mostrar um ?à vontade? que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos. Entre sua estreia na poesia, em 1976, e sua morte, em 1989, a poucos meses de completar 45 anos, Leminski iria ocupar uma zona fronteiriça única na poesia contemporânea brasileira, pela qual transitariam, de forma legítima ou como contrabando, o erudito e o pop, o ultraconcentrado e a matéria mais prosaica. Não à toa, um dos títulos mais felizes de sua bibliografia é Caprichos & relaxos: uma fórmula e um programa poético encapsulados com maestria. Este volume percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia. Livros hoje clássicos como Distraídos venceremos e La vie en close, além de raridades como Quarenta clics em Curitiba e versos já fora de catálogo estão agora novamente à disposição dos leitores, com inédito apuro editorial. O haikai, a poesia concreta, o poema-piada oswaldiano, o slogan e a canção - nada parece ter escapado ao ?samurai malandro?, que demonstra, com beleza e vigor, por que tem sido um dos poetas brasileiros mais lidos e celebrados das últimas décadas. Com apresentação da poeta (e sua companheira por duas décadas) Alice Ruiz S, posfácio do crítico e compositor José Miguel Wisnik, e um apêndice que reúne textos de, entre outros, Caetano Veloso, Haroldo de Campos e Leyla Perrone-Moisés, Toda poesia é uma verdadeira aventura - para a inteligência e a sensibilidade.

MINHA OPINIÃO
A poesia é necessária. Quem gosta de ler e aprecia literatura precisa conhecer os poetas da sua cultura. Por isso, é importante ler Paulo LEMINSKI e conhecer sua obra poética, mergulhar de cabeça em seus poemas, deixando-se levar por essa poética, muitas vezes, estranha. Há poemas extraordinários, outros, simplórios, mas a obra desse escritor que nos deixou tão cedo deixas suas marcas de um modo indelével. LEMINSKI nos surpreende com sua poesia e nos presentea com belas digressões, com jogos de palavras que são um balé rítmico. No fim, fica aquela sensação de estranhamento e o prazer de ler versos que deixam o nosso filosofar em êxtase.

Antonio Maluco 17/01/2022

Poesia
O livro tem todas as poesias do escritor Paulo Lemiwiski e se você quiser ler tudo dele deve ler o livro

Faro 11/01/2022

Esse livro tem depoimentos de pessoas próximas a ele, até do Caetano Veloso. Porque pra quem não sabe Paulo Leminski também era compositor, então escreveu pro Caetano Veloso, pro Arnaldo Antunes, entre outros cantores.
Pra você ler poemas e poesias, você tem que ser tão sensível quanto o autor pra conseguir entender o real significado do que ele está escrevendo.
Ele se tornou um dos meus favoritos, então podem apostar que quando eu favorito um livro, é porque realmente é bom.

Tabata.Vieira 08/01/2022

"Sem demagogia, com amor e humor, talento e lucidez, Leminski vai abrindo caminhos na selva selvagem da linguagem, no repertório caótico de nossas cabeças cortadas. Destila tudo com sabedoria, e suas gotas de poesia são colírio para nossos olhos poluídos."

Ele brinca com as palavras, ele brinca com o nosso coração. Ele penetra no silêncio barulhento de no Ser.

Leonardo.Broinizi 31/12/2021

É, é toda poesia de Paulo Leminski. Falar mais o quê?
Pra quem gosta de Paulo Leminski, livro perfeito. Toda a obra do autor reunida com esmero. Pra quem não conhece, leia uma amostra grátis na Amazon que você terá um gosto do que é essa leitura. Uma incrível viajem poética.

Eduardo.Mathias 29/12/2021

Paulo Leminski: Beatnik a procura de olhos atentos
Primeiramente sobre a edição
Impecável, muito bem diagramada e organizada, tomada todos os cuidados possíveis
Agora minha opinião sobre os poemas:
Leminski era alguém ansioso, escrevia muito e muito rápido, poemas que atravessam multiculturalidades cuspidoa aos olhos do leitor
Algo me incomoda em leminski, acho que era um beatnik ansioso, queria escrever muito para todos os olhos e acabava escrevendo apenas muito.

Emanuel Xampy Fontinhas 24/12/2021

Esse livro concentra toda a obra do poeta transgressor Paulo Leminski. Alguns poemas são bastante herméticos, precisam ser lidos mais de uma vez pra "pegar", outros caem como uma luva e todos apresentam uma poesia direta, concisa e cheia de brilhantismo.

Leitora 15/12/2021

eclético
feliz por ler um autor brasileiro e PARANAENSE - meu estado?.
conhecer um pouco mais da poesia dos autores nacionais é sempre maravilhoso.

-> definitivamente é um livro contemporâneo, não tem, de maneira alguma, possibilidade de encaixota-lo em características fixas que não sejam:
escreve sobre tudo
de todos os jeitos
ora tem rima
ora não tem
uns tem 3 versos
outros tem páginas
outros viraram música...

paulo era eclético, pra se dizer o mínimo.

minhas partes favoritas com certeza foram as de poesias concretas????????????

macedo 11/12/2021

o pauloleminski é um cachorro louco
Poemas geniais, não são fáceis de compreender mas vale totalmente a pena a leitura. Você precisa quebrar sua cabeça pra entender cada poema, e acho que por isso se torna interessante. Acho que os meus livros favoritos são caprichoz & relaxos, distraídos venceros e o ex-estranho (parte de am/or principalmente)

Rayssa.Carvalho 28/10/2021

Bom,mas não UAUUU
Bem,eu não conhecia esse autor e peguei o livro na biblioteca só porque me pareceu interessante (e também porque adoro poesia e conhecer novos autores).
A poesia do Paulo é boa e eu senti que ele é bem sincero com o uso das palavras,não fica procurando palavras que soam melhor;mas ao mesmo tempo eu senti que em alguns momentos ele só quis soltar uma rima do nada.

Não sei se eu que sou lerda demais,mas muita das coisas que ele escreveu eu realmente não compreendi (muita coisa mesmo). E também tem alguns poemas em outros idiomas no livro.

Espero que outros adolescentes também lêem esse livro,porque quero saber da opinião de pessoas que estão na mesma faixa-etaria minha.
Mas acho que é bom ler com calma,sem pressa,pegar o livro de vez em quando e dar uma lida,depois dar um tempo,depois pegar de novo. Acho que se você ler com cautela e paciência pode ser algo melhor.
(Eu li em três dias e mesmo assim acho que poderia ter ido mais devagar.)
alicesrangel 04/06/2022minha estante
concordo totalmente com você!!

Amanda Lima 28/10/2021

Preenchida de Leminski
Confesso que nunca fui muitto da poesia, pendendo mais para a prosa. Contudo, tinha esse livro há quase sete anos na estante e enfim resolvi dar uma chance (é que sorte a minha!). Leminski conseguiu tirar todo aquela ressalva que eu sempre tive da poesia tradicional, trazendo um arsenal de combinações no mínimo improváveis. Está edição, em especial, traz toda a obra publicada em vida é postumamente do autor, com um misto de irreverência, palavrões, musicalidade e reflexões. Leminski é muito mais que qualquer descrição, ele é tudo é mais um pouco! Recomendo demais.

maju 23/10/2021

- ?um passarinho