Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski

Resenhas - Toda Poesia

Dressa gratiluz 13/01/2024

8 ou 80
Esse livro de poesias verdadeiramente oscila entre oito e o oitenta na minha opinião. Isso porque, existem poesias que de fato são muito boas; no entanto, outras são completamente bizarras; tão bizarras que o leitor chegar a se questionar se o autor fez uso de alguma substância indevida ou apenas estava nos induzido a questionar os valores estéticos da poesia e do fazer poético. Em certas poesias o autor nos cativa com seus versos e em outras damos risadas de espanto, mas apesar de não ter gostado o suficiente desse livro, acho que talvez seja válido realizar a experiência dessa leitura, aliás, o gosto literário de cada um é individual e cada um tem o seu...

Bquinlan 08/01/2024

?Pessoas deviam poder evaporar
quando quisessem
não deixar por ai
lembranças pedaços carcaças
gotas de sangue caveiras esqueletos
e esses apertos no coração
que não me deixam dormir?

Isabel572 04/01/2024

Eu já conhecia Paulo Leminski, mas nunca havia lido muitas de suas poesias. E eu me pergunto o porquê de eu ter demorado tanto.

Me identifiquei demais com a forma que ele escreve, como se fosse um tanto despretensiosa, colocando no papel a primeira coisa que vêm à mente.

E algumas podem parecer muito simples e esotéricas, mas eu as acho de extremo desbravamento e lucidez.

Eduardo 01/01/2024

Paulo Leminski foi um poeta incrível e, por conseguinte, era impossível que esta coletânea viesse a ser ruim.

Há uma criatividade enorme e gigantesca aqui, você vê que o autor realmente brinca com a liberdade dos versos, das palavras, referencia muitas coisas, é simplesmente um show de diversidade cultural tudo no mesmo poema.

Como experiência pessoal, teve muito texto que eu acabei ficando por fora, muito por não ter a referência certa pra entender o assunto, ou só estar numa realidade muito diferente do que ele escreveu e me identificar pouco. Entretanto, mesmo naqueles mais complicados de ser entendidos ou que me identifiquei menos, é notável a beleza das palavras escolhidas, a combinação específica das sílabas e etc.

É uma coletânea para ser lida, relida e lida de novo; poemas devem ser lidos ininterruptamente.

"o que o amanhã não sabe, o ontem não soube.
nada que não seja o hoje jamais houve"
"vazio agudo
ando meio cheio de tudo"
"Adeus, coisas que nunca tive, dívidas externas, vaidades terrenas, lupas de detetive, adeus. Adeus, plenitudes inesperadas, sustos, ímpetos e espetáculos, adeus. Adeus, que lá se vão meus ais. Um dia, quem sabe, sejam seus, como um dia foram dos meus pais. Adeus, mamãe, adeus, papai, adeus, adeus, meus filhos, quem sabe um dia todos os filhos serão meus. Adeus, mundo cruel, fábula de papel, sopro de vento, torre de babel, adeus, coisas ao léu, adeus."
Vania.Cristina 02/01/2024minha estante
???

martins101 01/01/2024

Me fez refletir horrores
Achei um livro de difícil compreensão, principalmente mais pro final que a leitura ficava meio cansativa, mas é bom.

Carla.Floores 30/12/2023

Minimalismo poético
Leminski economiza palavras, até porque o mais importante elas não exprimem. Ele fala muito com o mínimo e preenche o vazio de significado.
Ao contrário do volume de seus haikais e poemas, Leminski é grande!
Vania.Cristina 30/12/2023minha estante
??

Marisa.Sebadelhe 30/12/2023

Nunca me canso de Leminski ??
Aqui, poemas para lerem, em silêncio
o olho, o coração, e a inteligência
poemas para dizer, em voz alta
poemas, letras e lyrics, para cantar
quais, quais, é com você, parceiro

Pri 29/12/2023

Interessante
?Ler mais. Ler além. Além do bem. Além do mal. Além do além? Sempre gostei de trechos aleatórios de Leminski, mas não sei quanto ao livro na íntegra

Peixot.o 28/12/2023

Complexo ou confuso?
Poemas difíceis de compreender, fiquei perdido no meio da leitura, pois a maioria dos poemas requer conhecimento sobre o assunto e vários são distintos do conhecimento de qualquer pessoa comum, leitura difícil e palavras complicadas.

Laví 23/12/2023

Nesse livro tem de tudo. Haicai, texto, poema, em português, inglês, espanhol, francês. É rapidinho e bem gostosinho de ler. Dá pra pegar um pouco da personalidade do autor através dos textos.

Lin 16/12/2023

Foi uma supresa p mim a leitura desse livro! Para uma pessoa que se dizia não fã de poesia, gostei bastante do livro. Uma escrita de poesia com coerência e inteligência. Percebe-se que o autor foi além de cumprir com requisitos de forma e rima, mas apresentou uma obra com conexão de ideias e conteúdo.

Brielle 07/12/2023

A falta de tempo me fez demorar pra terminar de ler, mas eu sabia que precisava terminar. Não é o tipo de livro que você queira largar e só lendo mesmo para entender o que quero dizer.

DIRCE 04/12/2023

5 estrelas em homenagem a um saudoso amigo.
Jamais poderia falar sobre Paulo Leminiski. Isto era uma tarefa para o meu saudoso amigo virtual, mas não menos real, o Arsenio. Que saudade doída lembrar desse amigo.
Eu só posso falar se gostei dos Poemas, e confesso que gostei muito menos do que esperava gostar. Mas quem sou eu, né?
Eu gosto mesmo do Drummond. Não me recordo de algum poema que não tenha gostado, ou apreciado sua ironia. E como não gostar? Como não gostar de :
(...)

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Sentimento do mundo (1940, mas tão atual).

Tenho um outro poema do e.e e.e. Cummings que o carrego há décadas ( desde o nascimento da minha filha. Sempre brinco esse poema é meu):

Carrego seu coração comigo
Eu o carrego no meu coração
Nunca estou sem ele
Onde quer que vá, você vai comigo
E o que quer eu que faça sozinho
Eu faço por você
Não temo meu destino
Você é meu destino, minha doçura
Eu não quero o mundo por mais belo que seja
Porque você é meu mundo, minha verdade.
Eis o grande segredo que ninguém sabe.
Aqui está a raiz da raiz
O broto do broto e o céu do céu
De uma árvore chamada vida
Que cresce mais que a alma pode esperar
ou a mente pode esconder
E esse é o prodígio que mantém
as estrelas à distância.
Eu carrego seu coração comigo
Eu o carrego no meu coração.

São poemas assim que me fascinam , que me encantam . Poemas que colocam o dedo na ferida, ou Poemas que contêm tamanha poesia em seus versos que nos falam tão profundamente e que nos abraçam.

Avaliarei a obra do P. Lemninski com 5 estrelas, mas somente para prestar uma homenagem ao meu saudoso amigo Arsenio.

malu 30/11/2023

Não é o meu estilo de poesia porém devo deixar claro que essa coletânea contém textos importantíssimos,que apesar de sua distância do que podemos chamar de "atual", carrega grande relevância. Indico para aqueles que desejam ler diversos temas poéticos misturados,onde contém palavras soltas,até um tanto inigmaticas mas que apresenta tamanha clareza e simplicidade.

Vania.Cristina 21/11/2023

Tanto e pouco
Vou confessar que é minha primeira resenha de um livro de poesia. E que tarefa difícil! Ainda mais depois que li a de Ana Pacheco, que é completíssima. (@anapachecoeumsm). De qualquer forma, tenho algumas coisas a dizer.

Li pela primeira vez Paulo Leminski quando eu era adolescente, um livrinho chamado Caprichos e Relaxos. Foi quando descobri os haicais, que me encantaram. Eles são poemas tradicionais japoneses bem curtinhos, que Leminski domina e para os quais trouxe brasilidade. Conheci também a poesia concreta em Caprichos e Relaxos, e descobri que é possível desenhar com palavras e, dessa forma, expressar um jeito de ver o mundo.

Essa edição da Cia das Letras reúne todos os livros de poesia do autor, publicados em vida e postumamente:
Quarenta Clics em Curitiba, de 1976;
Caprichos e Relaxos, de 1983;
Distraídos Venceremos, de 1987;
La Vie en Close, de 1991;
O ex-estranho, de 1996;
Winterverno, de 2001.
A edição traz ainda alguns poemas extras do autor e textos de Alice Ruiz (poeta e companheira de Leminski), José Miguel Wisnik, Caetano Veloso, Haroldo de Campos e Leyla Perrone-Moisés.

Vocês já viram fotos ou vídeos de Paulo Leminski? Ele faleceu em 1989 e era uma figura! Com seu grande e absurdo bigode. Seu pai era de origem polonesa, sua mãe trazia sangue de português, negro e índio. Junta-se a isso o fato de Leminski ter sido faixa preta de judô e um estudioso da cultura japonesa, fluente em seis línguas estrangeiras, e ter vivido numa comunidade hippie durante alguns anos. Influenciado por Trotski, pelo Tropicalismo, pela contracultura e por Jesus Cristo. Misture tudo isso e o que vocês tem? Um cara único, multicultural, com bagagem erudita, valores orientais e cristãos, postura política, atento, criativo e em sintonia com o seu tempo.

Lendo suas poesias percebo o quanto ele buscava a simplicidade. E reconheço o esforço e a importância dessa busca. Tanta coisa é dita com poucas palavras! Com leveza, brincando com as sonoridades, com os significados, com a distribuição das letras no papel...

Como é possível tanto com tão pouco? Ser muitos, sendo um só?
Silvia Cristina 22/11/2023minha estante
Amei sua resenha. Um dia talvez me arrisque a ler um livro de poesias.

Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Poesia não é minha zona de conforto, Silvia. Leio pouco. Quero mudar isso, porque tenho até amigos poetas. Resolvi investir de onde comecei quando adolescente, daí a escolha de reler Leminski. Ainda estou aprendendo a ler poesia, é diferente de ler prosa. Não tirei da cabeceira esse, por exemplo. Acho que vou mantê-lo por perto um tempo, quem saber reler páginas aleatórias. Vou tentar outros autores, quem sabe...

Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Se você arriscar, Silvia, pode achar um poeta que lhe encante. Experimente e depois conte pra gente.

Cleber 22/11/2023minha estante
Que resenha incrível! Adoro os livros do Leminski, já quero ler esse tbm

Carla.Floores 22/11/2023minha estante
Resenha que deixaria Leminski orgulhoso, viu! Amei! Parabéns! Comecei a assistir ao documentário "Ervilha da fantasia" mas não terminei. Vou concluir. A sucinteza dele é coisa de deixar a gente pasmo. Meia-dúzia de palavras deixa a gente digerindo como se tivesse lido 700. ?

Regis 22/11/2023minha estante
Que resenha perfeita! Parabéns, Vânia. ????

Gustavo Coelho 22/11/2023minha estante
Muito legal!! Tenho muita curiosidade em ler o livro de esboços biográficos dele (em que aparece essa mistura de influências que tu cita). Muito bacana tua resenha! Depois vontade de ler ele! Abraço!

Obrigada, Cleber! ?

Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Obrigada, Carla! Vou ver se acho esse documentário, ainda não assisti. ?

Obrigada, Regis! ?

Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Gustavo, obrigada. Eu também tenho curiosidade em conhecer o lado biógrafo do Leminski. Vou ver se consigo e aí a gente conversa sobre esse também.

Yorgos 22/11/2023minha estante
Eu amo Leminski ??