Toda poesia

mais lento
e eu
vou acabar
virando lenda

▪️Paulo Leminski nasceu e faleceu em Curitiba (1944-1989), era filho de pai de origem polonesa e a mãe era filha de pai português e mãe brasileira de origem negra e indígena, por isso ele se autodenominava como "polaco mulato de Curitiba".
▪️Leminski era marxista trotskista, nos anos 70 juntamente com a esposa, a também poeta Alice Ruiz eles afrontavam o regime militar com HQ eróticas.

Na luta de classes
todas as armas são boas
pedras
noites
poemas

▪️ Leminski foi um poeta de vanguarda que aderiu a contracultura (um também autor clássico desse 'movimento' foi Caio Fernando Abreu) e sua obra é por vezes associada a poesia marginal, embora ele jamais tenha sido próximo de autores do movimento como a poeta Ana Cristina César.

um poema
que não se entende
é digno de nota

a dignidade suprema
de um navio
perdendo a rota

💭 É muito difícil resenhar um livro de poesia, poesia é livre, a gente sente de diversas formas, é sentir as palavras brincando na boca como uma taça de espumante.
Rita Lee cantou que 'amor é prosa, sexo é poesia' ouve-se por aí que 'prosa a gente come, poesia se degusta' poesia é isso.
Em 'Toda Poesia' está toda a obra poética de Leminski e é um verdadeiro deleite observar como ele brincava com as palavras, como ele era livre e tão fora da norma, como ele abarcava todos os gostos, todos os seus mundos dentro de tão poucas palavras.

Foi, é e sempre será um gênio, se quer um conselho... Leminski-se!

lezinha 09/03/2023

Leitura fluida, poemas confusos e outros profundos, foi uma releitura e achei bem mais interessante dessa vez

Lili 08/03/2023

Quando tudo faz sentido
Paulo Leminski estava na minha mente desde 2020 quando li uma frase que fazia tanto sentido que virou quase um lema de vida. 3 anos depois ainda pensava em suas palavras e em sua literatura e precisava ler o esse livro, foi algo que pensei durante os anos mas só fez sentido ler agora, e tentei fugir, pois sabia que a partir do momento que me aprofundasse nessa leitura estaria marcada em mim por muito tempo.
Ler foi como se eu estivesse me encontrando novamente e entendendo novamente a vida.
Se tornou uma leitura marcante e inesquecível e fez sentindo mais uma vez e no momento certo.

Carol.Negreiros 01/03/2023

Não me tocou
Sou apaixonada por poemas e poesias, mas definitivamente o livro do Leminsky não tocou minha alma, não me emocionou, exceto por um ou outro poema ou, alguma frase específica... Não estou dizendo que o livro é ruim, entendam, mas poesias e poemas precisam despertar algo na gente, algo que transborda, inunda, incendeia. E esse livro não me causou esse efeito. Talvez eu só não tenha entendido a alma do Leminsky.

lua 26/02/2023

Toda poesia
O livro tem uma leitura bem complexa, precisa-se de um bom tempo para refletir e entender tudo com perfeição!! Os poemas em geral são extremamente criativos, me deixaram encantada com a estética

carla 26/02/2023

Os poetas dizem o que precisamos que seja dito.
Por que os povos amam seus poetas? É porque os povos precisam disso, porque os poetas dizem umas coisas que as pessoas precisam que sejam ditas [...].

Abrir o livro e levar uma verdade na cara, talvez não seja a melhor coisa. Mais sem dúvidas, a poesia transmite o que precisamos que seja dito, a poesia transmite algo no qual estamos passando ou até mesmo se sentir conectado com um verso do poema, sobre algo talvez no qual já passamos.

Toda poesia é uma leitura leve que você pode curtir ao ler, e ao mesmo tempo se pegar refletindo sobre coisas da vida.

Aqui me despeço de você?

Marihhh 25/02/2023

Complexo
O livro é de uma leitura complexa em muitas partes, sendo exigido um bom nível de interpretação e paciência para refletir e interpretar melhor os poemas. Por isso, tive bastante dificuldade em entender ele. Porém tem alguns poemas que se entende logo com facilidade.
Ademais, a parte que mais gostei do livro foi a de "ideolágrimas", adorei as relações entre a fonte e as palavras, sendo ambas bem correlacionadas para o que se buscava transmitir.

Cica 24/02/2023

Eu adorei a velocidade que vc consegue ler os poemas, algumas estrofes são grandes, mas as frases são curtas, mts vezes com uma única palavra na linha.
Poemas de agilidade e simplicidade nas palavras.

Stefanny 22/02/2023

Leve tempp do verbo ir
Leve ninguém num tempo qualquer
Ir sendo como vai o verbo
Nenhum querer querendo.

Rafaela 12/02/2023

Viva Leminski!
O livro reúne, como o próprio título indica, toda poesia de Paulo Leminski. É um livro único composto de todos os livros do poeta.

E olha, devo dizer que passei uns bons meses lendo, relendo e absorvendo os poemas aos poucos. Alguns demandavam muita reflexão, outros, por sua vez, eram tão simples e fluidos que eu lia de novo apenas por diversão.

É engraçado como o Leminski consegue extrair sentimentos e os concretizar em poucos versos; ele faz parecer ser tão simples ser poeta? mas não é.

Enfim, vou sentir falta deste livro na minha cabeceira! Recomendo a leitura.

aiyroo 07/02/2023

?kawa?
por mais que eu não tenha lido muitos poemas, sempre fico encantada toda vez que leio.

os poemas do Leminski foram incríveis! o jeito criativo e de como ele brincou com as estruturas dos poemas, as fontes e as letras, é genial e ficaram visualmente bonitos. eu fiquei apaixonada pelo os haikais, foram os meus favoritos!

?Viver de noite
Me fez senhor do fogo.
A vocês, eu deixo o sono.
O sonho, não.
Esse, eu mesmo carrego.?

byanolv 06/02/2023

Não sou muito fã.
Não sei se foi o fato de eu não estar acostumada a ler poesias nacionais ou o livro apenas não é para mim. É bom, só não meu estilo.

Jheny.CorrAa 06/02/2023

O maior, apenas!
Nem sei o que comentar sobre esse livro, é tudo lindo e maravilhoso, dá vontade de viver de novo. Paulo Leminski é genial, ele brinca demais com as palavras.
Um dos melhores livros que já li (até tatuei um verso, de tão bom que é).

Larissa 03/02/2023

Leminsky
Primeiro livro desse tipo, recomendando por um amigo. Três anos de leitura, com intervalos longos pelos percalços da vida. Alguns poemas pessoalmente tocantes, outros pouco compreendidos. Uma questão de ser e sentir conforme o que se é.