Isso Ninguém Me Tira

Isso Ninguém Me Tira Ana Maria Machado

Resenhas - Isso ninguém me tira

Duda 05/07/2020

Reli esse livro porque eu sempre guardei com carinho ele, desde a primeira vez que li, há 15 anos atrás e queria saber se ainda era uma história que eu guardaria no peito.
E.. nossa, é muito diferente de ler depois de adulta.
Primeiro porque a minha memória colocava a confusão romântica das primeiras vinte paginas como se fosse a história de quase o livro todo e não é.
Apesar de ter um pseudo triangulo romântico no começo, ele é a parte menos importante da história, apesar de ser responsável por alguns atritos ao longo do livro.
A história começa com Gabi explicando como conheceu o Bruno, o problema é que ela já conhecia ele de tanto que sua prima, Dora, falava dele. Só que Dora cultivava um amor completamente platônico por Bruno, já que ele mal havia conversado com ela. Mas Bruno e Gabi conversam e se gostam muito. O problema não está apenas na situação da Gabi com a Dora, e sim que Dora contava para a família toda sobre Bruno como se realmente algo existisse entre os dois.
Por isso, mesmo quando Dora volta a morar com os pais no interior, Gabi sofre dificuldade de aceitação da família dela com o namoro com o Bruno. O que a força a se relacionar em segredo com ele. e junto disso é uma jornada de amadurecimento de Gabi como uma mulher independente e é essa a melhor característica desse livro.
Então, apesar de parecer ser um livro sobre um triangulo amoroso à primeira vista, ele é um livro sobre crescimento e emancipação da protagonista, permeado pela sua relação com Bruno e com seus pais.

É um livro que, se eu lesse hoje, talvez não desse cinco estrelas, mas por memória a tudo que ele me ensinou, eu tenho certeza que ele faz parte da minha formação e minha forma de pensar continua sendo favoritado e cinco estrelas porque tenho muito muito carinho por essa história.

Sathy 30/03/2017

Não gostei de quem ele escolheu u_u
A história é interessante, mas o casal que segue o drama não é o que eu gostaria.

Van 14/11/2015

Aprendi uma lição importante...
Gente, eu li esse livro em um dia, porque é bem pequeno, ele me fez lembrar dos tipos de livros que pegava emprestado na biblioteca nos tempos de escola, que nostalgia veeey! kkkk

Enfim, Maria Machado conta a história de uma adolescente chamada Gabriela, apelidada de Gabi, que muito amiga de sua prima Dora, ouvia suas especulações acerca de sua paixão por um colega da escola, o Bruno, sua prima vivia suspirando, dando um jeito de esbarrar com ele nos corredores e sempre estando nos eventos que ele participava, e todo esses momentos eram relatados por ela a todos da família, mas sua prima nunca tentava desenvolver uma amizade com ele, nem mesmo conversava ou prosseguia a um assunto quando ele o puxava ou lhe perguntava alguma coisa. (Quem nunca?)

Até que certo dia, estando sua prima e ela na praia, o Bruno puxa assunto com a Gabi e eles se apaixonam um pelo outro, sem saber que este era o carinha que sua prima era apaixonada, mas como ele é a paixão da sua prima e todos da família sabem disso, é travada uma batalha em sua família devido a sua relação com o Bruno.

A Gabi é uma personagem bem jovem, mas durante essa jornada de luta pela sua paixão, ela amadurece bastante e percebe o quanto isso é importante para ela, onde começa a perceber o quanto a sociedade é machista e algumas pessoas a seu redor também, como seu pai, sua mãe, e até mesmo seu namorado.
Durante a história ela constata o quanto a sua personalidade é a única coisa que ninguém pode mudar, pois é o que ela é, e realmente o que nós somos ninguém muda, a não ser nós mesmos, e se deixarmos mudarem, e eu amei essa lição que a personagem transmite, pois de fato nos relacionamos, ás vezes dá certo, ás vezes não, construímos amizades, e perdemos ás vezes até com a mesma velocidade, mas a nossa essência não muda: que é o que aprendemos e o quanto nós amadurecemos. Ah! Não isso ninguém nos tira! ;)

"Ninguém me tira o que é meu. E o que é meu não são as pessoas nem coisas, não é um namorado nem um trabalho nem uma campanha. É o que eu mesma sou, e vou passando a ser a cada dia, meu jeito, meu amor à vida, minha maneira de tentar construir os meus sonhos. Isso ninguém me tira mesmo."

Julia 08/01/2015

Li para a escola anos atrás, desde então já reli várias vezes. Mudou a minha vida em várias aspectos em um momento do colégio em que eu precisava de alguém me falando o que ninguém podia me tirar. Recomendo muito!

Jersianny Lucena 01/01/2015

nte apaixonada por Bruno, Dora nutria daquelas paixões que faz a gente capturar todas as informações e detalhes sobre a vida de uma pessoa, mas nunca chegar perto, nem mesmo trocar uma palavra. E sua prima sabia disso, ah, como sabia! Bruno era a música e a sobremesa das conversas naquela casa...

Leia mais: http://analfabeto0.webnode.com/news/isso-ninguem-me-tira/

Gabi Carazza 30/04/2014

Isso Ninguém Me Tira
Ótimo livro para quem tem um desentendimento com a amiga por causa de um garoto.
Isso ninguém me tira toca exatamente no ponto onde as garotas tem dúvida e querem saber como tira-la. Acho que todos já tivemos uma paixão não correspondida e se ainda não teve com certeza vai ter e sabe como é ruim e faz de tudo para ter a paixão, bom o pior é quando a sua melhor amiga também gosta da mesma pessoa e ainda consegue conquista-la a raiva aumenta mais ainda né hahaha!! Bom leia Isso ninguém me tira que sabe sua dúvida pode evaporar!!!

Jackie 11/12/2013

Inspirador
Foi o meu primeiro livro.

Conta a história de Gabi, Dora e Bruno. Um triangulo amoroso, digamos. Dora se apaixona por Bruno logo de cara, mas ela é tímida demais. Ela fica nessa paixão por dois anos e sempre fala dele para sua prima Gabi, que consequentemente se apaixona também por Bruno, em um dia que eles se encontram na praia. Bruno se apaixona por Gabi, e ai começa a história.
Gabi descobre que as pessoas e coisas vem e vão e nossa vida, mas o que a gente conquista, isso ninguém nos tira. Um livro bem escrito, com todos os dramas adolescentes, mais voltado para o publico feminino, mas de grande valor.

Edmara 31/08/2013

Duas amigas, Um Amor Platônico
Esta história relata, sobre duas primas que são além de amigas, apaixonadas pelo mesmo garoto, uma sente uma paixão platônica(Dora), e Gabi sente uma paixão profunda. Bruno se apaixonará mesmo é por Gabi, mas diante de tudo haverá muitos emoções, sentimentos, intrigas familiares, e "Isso Ninguém me Tira".

Talita 19/01/2012

Fraco
Comecei a ler, para um simples passar de tempo, mais é decepcionante..
esperava que o final fosse um fechar de ciclo mais nao.. fico aquela coisa chata no ar!!
Muito bobo ao final de tudo.. esperava mais dele.

julia tito 06/12/2010

Isso ninguém me tira
Dora e sua prima Gabi são apaixonadas pelo mesmo menino só que o menino so da bola para a Gabi.Ela não sabia,nem podia adivinhar,que aquele cara maravilhoso que andando pela praia era justamente o famoso Bruno ela via ele eo coração dela batia FORTE.E não precisa ser adivinha para prever complicaçoes a vista:sua prima e melhor amiga,e apaixonada pelo gato...

Letícia 02/12/2010

Isso ninguém me tira
Dora acaba de chegar na cidade, onde sua prima Gabriela mora, e se apaixona a primeira vista por um garoto chamado Bruno; Mas Bruno ignora Dora, na verdade Bruno nem sabe muito bem quem é ela. Gabriela com pena de sua prima tenta ajudar, mas acaba piorando a situação pois também se apaixona por Bruno, causando uma grande intriga entre as duas. Esta briga causou benefícios as duas, pois Bruno as conheceu; mas esta briga também trouxe prejuízos a Dora, pois Bruno se apaixona por Gabriela, surgindo uma grande e inesquecível paixão.

Júh 30/08/2010

Ah! Como o mundo é belo...
...Nos livros, é claro. Achei o livro interessante o bastante para terminá-lo, mas confesso que não vi sentido nenhum na historia.

Claro, era uma adolescente, com uma prima SONGAMONGA, ter pais que não aceitaram o primeiro namorado, mas depois de alguns dias e umas viagens para a Italia tudo ficou bem, depois o caso do primeiro emprego e aquela coisa de que "Crianças ou Adolescentes menores de idade não podem trabalhar." (Haha, diguém isso para os atores mirins da Globo!), e depois a questão do meio ambiente. Talvez eu não tenha levado muito a sério a historia, por não concordar com a atitude da garota! (Sinceramente perdoar uma traição já é dificil pakas, mas duas? E se eu fosse a mãe dela e ela falasse daquela maneira comigo no minimo ela estaria usando dentadura ou rot a essa altura.)

È claro isso deixa sempre a impressão de que tudo é mais facil quando se é da classe média, sempre teve tudo o que desejou, antes de gostar dele descobre que o garoto já gosta de você. Tipo coisas que realmente acontecem a toda hora em qualquer lugar. ('66)

A parte mais interessanto do livro pra mim, foi sobre a reciclagem e sua importância, com certeza (e graças a Deus) uma coisa realista. Devemos abrir os olhos para ESSA questão do livro e quem sabe, usar a idéia dela para ajudar a melhorar uma coisa que a cada dia tende só a piorar.

Júh |♥|