Akira #01

Akira #01 Katsuhiro Otomo

Resenhas - AKIRA 1

Lucas Lima 29/11/2020

perfeito sem defeitos
10/10. eu tô é besta. essa vibe distópica, a arte, os personagens. tudo é bom. coloca uma playlist synthwave enquanto lê que fica incrível.
Samuel Simões 04/12/2020minha estante
Pensando em comprar.. vale mesmo? Kkk

Lucas Lima 07/12/2020minha estante
mano, fui dar uma olhada nas tuas preferências e acho que você vai curtir muito hahah. eu tô achando MUITO foda. eu tava numa pegada de ler muito drama, tipo 'Boa Noite Punpun' que é absurdamente incrível. eu fui com uma expectativa alta p/ Akira e minha experiência tá acompanhando muito bem essa expectativa. mesmo que seja um quadrinho mais rápido, com cenas de ação, guerra entre gangues de jovens delinquentes, com segredos militares e de governo, etc. ele te cativa muito. os personagens são bem legais, a vibe distópica me atrai muito também. indico muito colocar essa playlist synthwave enquanto lê. vi que tu leu 'Retalhos' e tô bem curioso p/ ler ele tbm. na promoção da Black Friday ele acabou enquanto tava no meu carrinho de compras, aí perdi D: hahahaha mas enfim, recomendo muito Akira. amanhã começo a ler o vol. 4.

Samuel Simões 07/12/2020minha estante
Foda mano@ que legal! Retalhos é incrível, estou lendo agr Habbib e é tão bom quanto. E já Comprei akira, agora é ler kkkk e completar a coleção. Valeu!!!! Add mano!!

Lucas Lima 07/12/2020minha estante
Massa! Eu tô com Habibi aqui na pilha de leitura. Algum dia eu leio! hahaha tô com muita coisa p ler aqui. essa quarentena foi 'lendo 1 e comprando 2 (ou mais)'. me controlei mais agora no final do ano hahaha

Samuel Simões 07/12/2020minha estante
Nem fale. Comprar hq é algo difícil de controlar kkkkk acabei de finalizar Habbib e é um ESPETÁCULO. Pqp. Leia! Kkkk

Rodrigo.Macedo 04/04/2023

Narrativa frenética, elem. sobrenat. e personagens apáticos
A narrativa é frenética e é potencializada por um contexto distópico entrelaçado com garotos anarquistas e forças sobrenaturais. Além disso,  o autor soube manter um mistério pairando na história a medida que os acontecimentos iam sendo esclarecidos.

Otomo aumenta a tensão gradativamente, culminando num final instigante.

Fiquei incomodado, talvez pelo fato da obra ser considerada um clássico (mangá foi publicado em 1982 no Japão), de ver alguns elementos clichês na história. Por exemplo, a arma secreta que o governo desenvolve (crianças que tem poderes telecinéticos).

O autor dedicou muitas páginas para os elementos de mistério e poucas páginas para desenvolvimento dos personagens. Como consequência, fui pego de surpresa com as atitudes de alguns personagens. O Tetsuo, por exemplo. Ou o Yamagata que eu mal sabia quem era e estava lá nas últimas páginas servindo de bucha de canhão.

Por fim, não houve construção de empatia pelos personagens. Não me importei com quem viveu ou morreu, quem chorou ou sorriu. E num quadrinho de 350 pgs da tempo de sobra de fazer isso.  Vide exemplo do Chico Alvorada com 96 páginas ou Verões Felizes do Zidrou e Lafebre com 64 páginas.

O quadrinho é bom. Estou com vontade de ler o próximo. Mas, só.
GiSB 03/05/2023minha estante
Vale a pena também ver o anime feito a partir do mangá. Eu gostei bastante do anime. A história não é perfeita, mas interessante.

Rodrigo.Macedo 03/05/2023minha estante
Pois é. O meu volume 1 doei para um amigo. Não pretendo continuar com os outros volumes. Contudo, darei uma chance ao anime. Obrigado pela dica.

Dan 11/09/2020

Intrigante
Muitas questões em aberto depois do fim desse primeiro volume. A história é interessante, não me sinto lendo algo que já li apesar de saber que Akira é um grande clássico e referência pra muitos. Não consegui me afeiçoar aos personagens ainda, achei esse Kaneda um chatissimo personagem principal. Mas só com esse volume já dá pra perceber quão grandiosa essa história vai se tornar nos próximos.
Juh Saint 12/09/2020minha estante
também quero tirar um tempo para fazer resenha pros volumes que mais gostei
akira foi realmente uma das estorias mais grandiosas que ja li
duvido você não se afeiçoar ao vilão, ao menos sou suspeita pra falar pq gosto dos antagonistas mas o de akira é maravilhoso e carrega a estória nas costas (na minha opinião)

Dan 13/09/2020minha estante
Juh, eu tbm não gostei do vilão rs Mas acho que é questão de tempo, ainda tem 5 volumes pela frente...

Gustavo Simas 31/12/2013

O Novo e o Medo
Akira é o Medo para o povo de Neo-Tóquio. Para os militares e para o governo também. Um mistério. Um enigma. Um desastre. Um poder. Uma arma capaz de alterar a História. Akira é o Novo.
Katsuhiro Otomo cria um clássico dos mangás com "Akira". O futurismo e a originalidade brilham. A arte intensifica o conto. A ação dá adrenalina aos acontecimentos. Com poucos diálogos é possível fazer uma excelente obra.
Akira é altamente recomendados para leitores de mangá.

Prós: arte, originalidade, personagens, história.

Contras: nenhum contra relevante.
Irlan Alves 16/07/2017minha estante
E QUE ARTE! Fiquei vislumbrado. Houve momentos em que eu ficava olhando para a página por minutos observando os detalhes. muito lindo! E o continuísmo é perfeito.

Nareba 06/01/2019

Vou começar essa resenha dizendo: PUTA QUE PARIU! Isso é uma das melhores coisas que eu já li. O roteiro é sensacional, com vários personagens cativantes e vários elementos interessantes como guerra nuclear, gangues de motociclistas insanos, projeto secreto do governo, crianças paranormais, teorias da conspiração, etc, etc. Tudo isso sendo encaixado de forma coerente num roteiro que é muito bem amarrado. A arte também é sensacional, o nível de detalhamento nos cenários e nos veículos é uma coisa absurda, a narrativa visual é incrível com planos cinematográficos muito lindos, o autor consegue passar uma sensação de movimento muito foda nas cenas de ação, que são de tirar o fôlego, principalmente nas cenas com motos, você meio que entra em conflito consigo mesmo, pois ao mesmo tempo em que você quer virar as páginas freneticamente pra ver o que acontece, você quer ficar admirando a arte por horas. Maas...como nem tudo é perfeito, o mangá também tem seus defeitos, como objetos que estão na mão de algum personagem e somem no próximo quadro(o que aconteceu duas vezes pelo que eu pude perceber), e personagens se encontrando por mera coincidência, além de militares que não sabem atirar, porque puta que pariu, eu não sei como o Kaneda sobreviveu a esse volume, mas mesmo assim, não são coisas que atrapalham muito essa leitura magnífica que é Akira, não é a toa que é uma das obras mais influentes de todos os tempos.
@oneuroperegrino 23/01/2019minha estante
Não reparei essa parada de objeto sumindo, nos próximos volumes vou ver se rola tambem.
E essa parada dos militares ruim de mira, o proprio Kaneda fala isso, no momento em que ele esta no esgoto, então não acho que foi um defeito, e se é um defeito foi proposital.

Biu.V 02/06/2009

Simplesmente o melhor quadrinho que já lí, tem estória, desenhos otimamente colorido, moderno, um deleite para a vista.

Saiu cinco volumes com 6 episódios cada, eu infelizmente perdi o Volume 3, e é uma pena que a editora Globo tenha parado de publicá-los. Mesmo incompleto vale 5 estrelas.

Rittes 30/06/2017

O despertar de Akira
Não me canso de elogiar o trabalho do Cassius Medauar à frente da equipe JBC, mas, sinceramente, depois da edição fantástica de Ghost in the Shell, achei que seria difícil a superação. Até que chegou esta primorosa e inédita edição de Akira. Sem palavras. Baseada na edição original japonesa - e não na norte-americana, colorida por Steve Oliff, e anteriormente publicada aqui em 40 edições pela Globo - esta é a oportunidade definitiva de as novas gerações acompanharem o trabalho do indiscutível mestre Otomo. Ainda empolgante, ainda deslumbrante, ainda Akira. Só compre e leia muitas vezes.

Danilo Silva 24/07/2017

Akira está entre nós!
Na história, o grupo de delinquentes juvenis liderado por Kaneda está andando de moto por Neo Tokyo quando Tetsuo acaba se envolvendo em um acidente com uma estranha criança de aparência envelhecida. O rapaz é levado e, ao retornar, começa a desenvolver estranhos poderes paranormais. A isso, somam-se um grupo rebelde, o exército e as estranhas previsões de retorno de um ser conhecido apenas como “Akira”, cujo apenas um homem parece realmente conhecer. E é nesta batalha por Neo Tokyo, pela alma de Tetsuo e para impedir uma catástrofe, que nossas personagens irão se envolver neste clássico dos mangás modernos.

Chamei de clássico e sim, esta é a melhor definição para Akira. O mangá escrito e desenhado por Katushiro Otomo é incrível em todos os sentidos: a história tem um ritmo cinematográfico, com personagens cativantes e bem construídos – ainda que não tenham mostrado totalmente suas motivações, você vai entendendo aos poucos, conforme vai descobrindo mais sobre esse mundo pós-Terceira Grande Guerra Mundial. Aliado ao roteiro está o maravilhoso traço de Katsuhiro-sensei, extremamente detalhista e muito bonito.

Cada detalhe em Akira é impecável: as ruas sujas de Neo Tokyo (não vamos nos esquecer de que Akira influenciou enormemente todo o gênero cyber-punk), cada peça das motos, a arquitetura local, a anatomia das personagens, que não é nem um pouco caricata, como parece ser comum nos mangás mainstream. Tudo nesta obra é belo, benfeito, estupendo. Li em algum lugar que os assistentes de Katushiro-sensei sofriam para fazer a arte-finalização, e ao ler o mangá você acredita nisso.

site: Resenha completa em: http://literaturaestratosferica.blogspot.com.br/2017/07/akira-vol-1.html

23/08/2017

Eu sabia absolutamente nada sobre Akira. Sabia sim que era um clássico, mas não sabia do que se tratava e nem quando foi lançado. Agora que eu terminei a leitura, fico pensando onde é que eu estava com a cabeça para deixar algo desse calibre passar batido por todo esse tempo. Que obra INCRÍVEL!

O cenário desse mangá é uma Tokyo – aqui chamada de Neo Tokyo – num futuro não muito distante, se reconstruindo 38 anos após sofrer com a Terceira Guerra Mundial, e as consequências de mais uma bomba. Tudo ainda se encontra meio abandonado e em ruínas.

A narrativa é bem acelerada, e o foco fica em um grupo de motoqueiros delinquentes na qual pertencem os amigos Kaneda e Tetsuo. Em mais um dia de corridas perigosas pela cidade, eles acabam indo parar numa parte remota, e Tetsuo quase atropela uma criança. Isto é, até ela virar de frente e percebermos que é uma mistura de criança com um velho. Pior ainda é que acaba desaparecendo bem debaixo do nariz deles.

Tetsuo acaba sendo levado por militares – ou seja, aquela área na qual eles se encontram tem coisa - para o que achamos ser um hospital, mas é aí que as coisas começam a ficar cabeludas. Ele é liberado e passa a ter dores de cabeça fortíssimas, e descobrimos que ele desenvolveu umas habilidades paranormais tensas.

Além desses pontos citados, ainda tem muita coisa. Tipo, qual é a da pílula misteriosa? Quem são aqueles dois que parecem querem proteger as crianças esquisitas? Quem são essas crianças e porque são mantidas pelos militares? Quem é Akira, afinal? São tantas perguntas, mas infelizmente neste volume elas ainda permanecerão sem resposta.

Tudo isso é narrado de uma forma tão não convencional. Ele realmente te força a prestar atenção. E a arte? Tão detalhada que não tem como passar os olhos somente. Você fica lá analisando quadro a quadro praticamente.

Agora, o que é essa edição maravilhosa? A JBC fez um belíssimo trabalho. Acho que fiquei meia hora só contemplando essa belezura antes de realmente começar a leitura.

Serão 6 volumes ao todo, e li em algum lugar que a JBC lançará 2 por ano. Se isso for verdade, conseguirei ler o último volume somente em 2019, curiosamente o mesmo ano na qual a história se passa. Já ansiosíssima pelos próximos volumes!

leonel 23/08/2017minha estante
gah, vai levar três anos!
se bem que quando a globo lançou nos anos 90 levou mais ainda.

24/08/2017minha estante
As famosas edições coloridas, né?
Dizem que é um parto encontrar os últimos volumes.
Melhor esperar 3 anos mesmo!haha

Isaias Teodoro 29/04/2018minha estante
Se você quiser saber tudo que rola, só assistir a animação que tem na Netflix baseada no mangá.

11/05/2018minha estante
Ah Izaias, acho que vou esperar mesmo! =)

Alex 12/12/2017

Clássico.
Conheci Akira na animação de 1988, sempre tive vontade de me aprofundar mais e gostei muito do que vi, gostei pois se baseou na edição japonesa e não na americana, ritmo acelerado te prende na leitura, muito bom recomendo.

VitAria1235 29/04/2024

Já quero a continuação
Sempre ouvi falar muito bem desse mangá é realmente é difícil de largar quando começa a leitura, mesmo sendo o primeiro volume quero muito ler as continuações e entender os mistérios

Douglas MCT 05/02/2018

O clássico obrigatório numa edição de respeito
O clássico definitivo dos mangás ganhou uma edição portentosa e de respeito pela JBC, depois de anos sem ver as estantes brasileiras após a longínqua versão da Globo.

A princípio, pelo menos neste colossal primeiro volume, o enredo do mangá (iniciado em 82) é muito semelhante ao filme animado (de 88), com sutis ajustes, como por exemplo, a ausência não sentida da namorada de Tetsuo.

Katsuhiro Otomo arrebenta em cada página (que nesta edição gigante valoriza todos seus painéis), com enquadramentos singulares e cinematográficos, impactantes e muito virtuosos, com seu estilo autêntico, sem sequências confusas, em uma narrativa que flui entre ótimos diálogos, cenas de ação espetaculares e uma tensão cheia de gravidade sufocante que fica planando sobre o enredo o tempo todo, a medida que a investigação dos rebeldes caminha, o governo criando entraves em paralelo, e no meio do fogo cruzado um pentelho Kaneda com sua gangue de motoqueiros, que fode o esquema todo, ainda mais ao ver seu antigo amigo desandando para um lado bizarro e improvável da psiquê humana.

Otomo inaugurou o cyberpunk com esta obra-prima muito antes do subgênero aportar no Japão, o que evidencia um vanguardismo do autor que marcou sua carreira para sempre, fornecendo ainda um traço atemporal que não envelheceu com o passar das décadas, em um trabalho completo, ainda hoje não superado.

AKIRA se faz importantíssimo e obrigatório para qualquer leitor (mesmo que você "não goste de mangá"), entregando momentos inéditos mesmo para aqueles, como eu, que já viram e reviram o filme centenas de vezes -- incluindo aí sequências exclusivas e um maior desenvolvimento não só dos protagonistas, como também dos coadjuvantes, algo que somente páginas e páginas são capazes de resolver. Mesmo gigantesco, a leitura do mangá é rápida e proveitosa, com desfecho aberto e satisfatório para o esperadíssimo volume 2.

Danniel.Ricardo 26/03/2019

Melhor manga de todos os tempos
Definitivamente, continua uma historia atual e cativante so comeco ao fim.

Lucas.Paulo 26/03/2019

Um ótimo título pra quem quer iniciar no universo dos mangás, e começar ja com um clássico de peso que é akira. Ainda mais que a edição ta linda os traços são muito bonitos e a capa vem com uma jaket.