Akira #01

Akira #01 Katsuhiro Otomo

Resenhas - AKIRA 1

jordanpessanha1 23/05/2021

Ação extremamente bem conduzida!
Essa é a minha primeira vez lendo Akira e esse primeiro volume já me mostrou super bem a qualidade dessa obra.

A história é ótima e está me deixando bem curioso com todos os mistérios deixados no ar. Mal posso esperar pra começar no próximo volume.

Pra mim o maior ponto positivo desse mangá é a arte Incrível e toda a sensação de continuidade que ela transmite. Me senti assistindo uma animação recheada de ótimas cenas de ação.

A leitura fluiu muito bem e mal deu para sentir que li muito por conta do ritmo frenético dos acontecimentos.

Tá aí um excelente obra que faz jus a toda sua fama. Katsuhiro Otomo é de fato um dos gênios dos mangás. Recomendo demais essa leitura.

lizardeb 20/03/2020

old que preveu o futuro

Allan 07/06/2022

Magnífico!
Finalizando o primeiro volume de Akira, adorei a construção de universo, o visual dessa obra é um negócio impressionante!

Os personagens são bem melhores desenvolvidos do que no filme, lá dá a impressão de que as coisas são mais corridas e claramente não cobre a história inteira.

Esse volume chamou muito minha atenção e to super curioso pra continuar explorando esse universo e ver onde essa loucura vai dar.

Biggie 02/03/2024

Ótima leitura
A história se passa no ano de 2019 em Neo Tokyo, nova capital do Japão após a terceira guerra mundial.
Tetsuo Shima, membro da gangue de motoqueiros e melhor amigo de Kaneda, lider da gangue, atropela um garoto estranho, com um número tatuado na mão e aparência de velho. Após o acidente, Tetsuo foi levado para um hospital militar, pois a área do acidente era de acesso restrito do exército. Ele acaba sentindo algumas reações anormais. Isso acaba chamando a atenção do governo, que está projetando diversas experiências secretas e acaba sequestrando Tetsuo.
Agora Kaneda entra de cabeça numa aventura cheia de ficção e mistério para salvar seu amigo, enquanto uma terrível e monstruosa entidade ameaça despertar.
A leitura é ótima, divertida e sem enrolação, com ação e suspense na medida certa.
Recomendadíssimo!

Lucas Lima 29/11/2020

perfeito sem defeitos
10/10. eu tô é besta. essa vibe distópica, a arte, os personagens. tudo é bom. coloca uma playlist synthwave enquanto lê que fica incrível.
Samuel Simões 04/12/2020minha estante
Pensando em comprar.. vale mesmo? Kkk

Lucas Lima 07/12/2020minha estante
mano, fui dar uma olhada nas tuas preferências e acho que você vai curtir muito hahah. eu tô achando MUITO foda. eu tava numa pegada de ler muito drama, tipo 'Boa Noite Punpun' que é absurdamente incrível. eu fui com uma expectativa alta p/ Akira e minha experiência tá acompanhando muito bem essa expectativa. mesmo que seja um quadrinho mais rápido, com cenas de ação, guerra entre gangues de jovens delinquentes, com segredos militares e de governo, etc. ele te cativa muito. os personagens são bem legais, a vibe distópica me atrai muito também. indico muito colocar essa playlist synthwave enquanto lê. vi que tu leu 'Retalhos' e tô bem curioso p/ ler ele tbm. na promoção da Black Friday ele acabou enquanto tava no meu carrinho de compras, aí perdi D: hahahaha mas enfim, recomendo muito Akira. amanhã começo a ler o vol. 4.

Samuel Simões 07/12/2020minha estante
Foda mano@ que legal! Retalhos é incrível, estou lendo agr Habbib e é tão bom quanto. E já Comprei akira, agora é ler kkkk e completar a coleção. Valeu!!!! Add mano!!

Lucas Lima 07/12/2020minha estante
Massa! Eu tô com Habibi aqui na pilha de leitura. Algum dia eu leio! hahaha tô com muita coisa p ler aqui. essa quarentena foi 'lendo 1 e comprando 2 (ou mais)'. me controlei mais agora no final do ano hahaha

Samuel Simões 07/12/2020minha estante
Nem fale. Comprar hq é algo difícil de controlar kkkkk acabei de finalizar Habbib e é um ESPETÁCULO. Pqp. Leia! Kkkk

T.N.T.Rock 25/06/2021

Kaneda & Tetsuo.
Para quem conhece o longa de 1988 Akira, essa primeira parte do mangá conta basicamente a mesma história do desenho, conhecemos o grupo de delinquentes em que se encontra Kaneda e Tetsuo, e grupos paramilitares e governistas que buscamos proteger ou simplesmente entender o significado de AKIRA, Otomo cria uma trailer de ação muito empolgante, gangues de motoqueiros, governo e exército lutando para manter a ordem e o poder confrontado por grupos paramilitares envolto de todo um caos social, e para quem conhece apenas o longa em desenho isso é apenas o início de uma saga fantástica.

IF FDC 10/11/2021

Meu deus eu amei muitoooo, tava doida para ler e todos sempre falam bem sobre ele e eu realmente amei , tem uma premissa muito e me deixou querendo saber mais e mais , perfeito

Rodrigo.Macedo 04/04/2023

Narrativa frenética, elem. sobrenat. e personagens apáticos
A narrativa é frenética e é potencializada por um contexto distópico entrelaçado com garotos anarquistas e forças sobrenaturais. Além disso,  o autor soube manter um mistério pairando na história a medida que os acontecimentos iam sendo esclarecidos.

Otomo aumenta a tensão gradativamente, culminando num final instigante.

Fiquei incomodado, talvez pelo fato da obra ser considerada um clássico (mangá foi publicado em 1982 no Japão), de ver alguns elementos clichês na história. Por exemplo, a arma secreta que o governo desenvolve (crianças que tem poderes telecinéticos).

O autor dedicou muitas páginas para os elementos de mistério e poucas páginas para desenvolvimento dos personagens. Como consequência, fui pego de surpresa com as atitudes de alguns personagens. O Tetsuo, por exemplo. Ou o Yamagata que eu mal sabia quem era e estava lá nas últimas páginas servindo de bucha de canhão.

Por fim, não houve construção de empatia pelos personagens. Não me importei com quem viveu ou morreu, quem chorou ou sorriu. E num quadrinho de 350 pgs da tempo de sobra de fazer isso.  Vide exemplo do Chico Alvorada com 96 páginas ou Verões Felizes do Zidrou e Lafebre com 64 páginas.

O quadrinho é bom. Estou com vontade de ler o próximo. Mas, só.
GiSB 03/05/2023minha estante
Vale a pena também ver o anime feito a partir do mangá. Eu gostei bastante do anime. A história não é perfeita, mas interessante.

Rodrigo.Macedo 03/05/2023minha estante
Pois é. O meu volume 1 doei para um amigo. Não pretendo continuar com os outros volumes. Contudo, darei uma chance ao anime. Obrigado pela dica.

Samuel Simões 14/12/2020

Apenas LEIA!
Que quadrinho incrível. Que história sensacional. Nunca tive contato com Akira, foi minha primeira experiência e com certeza irei comprar todos os volumes. Uma narrativa surpreendente. O kaneda de longe é meu personagem preferido em muito tempo de leituras. Incrível! Recomendo demais!

Arthur.Rodrigues 02/02/2023

Foda!
O volume um de Akira nos ambienta numa Tokyo distópica tomada pela violência, com personagens interessantes e uma narrativa que me fez querer ler todo o mangá de uma única vez. Acompanhar Kaneda, as questões políticas da sociedade decadente apresentada no mangá e a transformação de Tetsuo foi uma grande experiência! Sem falar na arte do mangá que é simplesmente impecável.

Thiago.Moreira 15/12/2020

NÃO CONSIGO PARAR DE LER ESSE MANGÁ
Gostei muito do filme Akira quando assisti na Netflix e sei que ele revolucionou a produção dos desenhos animados na década de 80 e por isso, quando decidi começar a ler a obra, tinha grandes expectativas e honestamente elas foram SUPERADAS. O mangá é BEM DIFERENTE do filme mas a sua abordagem é sensacional. A construção dos personagens é mais aprofundada e a ação está presente do início ao fim. A leitura é viciante, valeu cada centavo.

Vann.Deodato 04/02/2021

Péssima experiência para mim
Akira (vol. 1) de Katsuhiro Ótimo | JBC
Sinopse: Trata-se um mangá com uma pegada cyberpunk com muita ação. Uns garotos arruaceiros resolvem fazer bagunça pela cidade em cima de suas motos, quando um deles, o Tetsuo, quase atropela uma pessoa, um menino, no meio da avenida. O menino não sofre nada, mas Tetsuo fica mal. No outro dia, todos querem saber o que houve com ele, mas ninguém sabe para qual hospital ele foi. Um dos amigos não satisfeito sem saber onde o Tetsuo está, tenta de todas as formas encontrá-lo e acaba se metendo em problemas que ele jamais deveria ter entrado. Tetsuo acaba voltando, porém um tanto quanto diferente. Mas o que será que houve e onde ele estava?

?"... somos delinquentes juvenis saudáveis..." (Eu sei, não fez sentido).

Sinto muito, mas não foi dessa vez que eu gostei de mangá. Este eu achei muito sem pé nem cabeça. Um sci-fi maçante e chato. Tiveram momentos que dava pra "engolir", como quando surgiu a pílula na história. Muita ação sem lógica, sem um porquê. Parece que só foram jogando as informações e pronto. Não tive simpatia por nenhum dos personagens. Nem pelo 26.
O final foi menos ruim de tudo. Mas ainda assim, bem abaixo do esperado. Uma pena.
Concluindo: não foi uma boa experiência para mim, infelizmente.
Nota: 2/5

saralupion 27/10/2020

Primeiro mangá que eu li - um ótimo começo!
Eu nunca tinha lido mangá, então resolvi começar por Akira (sob recomendação de alguns conhecidos) e eu adorei! A temática é incrível, as artes e a história são super bem desenvolvidas. Eu li apenas o primeiro volume e já quero começar o próximo para saber o que vai rolar. Como toda HQ, a leitura é super rápida e divertida.

Zorobabel 18/03/2023

Primeira vez que li desde a compra e gostei da narrativa muito bem conduzida e não consegui parar de ler, já quero os outros volumes

primuuu 05/07/2020

Enfim conhecendo o clássico! Nunca vi o filme, nem nunca tinha lido. Mas agora JBC nos deu esse presente. Curti muito, qualidade do traço, da história, do ritmo. Qualquer fã de mangá precisa ler.