Supernova - O Encantador de Flechas

O Encantador de Emoções - Renan Carvalho
Supernova – O encantador de Flechas – Renan Carvalho
Livro 1 – Editora Novo Século

Resumo:

Cercada por muros e proibições, Acigam destaca-se do resto do mundo por sua falta de conhecimento científico. Seu retardo no avanço da tecnologia é notável. Fora dos muros a Ciência já atingiu patamares que permite o controle das 18 energias presentes nas Leis que regem o mundo: Fogo, Ar, Luz, Água, Terra e Trevas e mais 12 secundárias que são apresentadas no decorrer da história.

O sossego de Acigam é quebrado por revolucionários que decidem agir ao invés de sucumbir às ordens repressoras dos Líderes da cidade e, não apenas estudam magia (controle das energias), como também planejam modificar o futuro da atrasada Acigam.

Alheio a toda essa rebelião, com toda a energia e curiosidade que a juventude exibe, Leran aprende secretamente a arte de dominar a energia com seu avó, depois das aulas.
O dia em que Leran recebe um elogio do seu professor, é marcado não apenas pelo presente de um arco e flechas, como também por presenciar um assassinato muito diferente dos comuns: um assassinato onde a magia em sua grandeza e poder, foi vista pela primeira vez pelo protagonista, o que selaria o início de sua já fomentada revolução interior.

Ele, em sua sede de aprender magia, percebe que o conhecimento liberta, mas para ser livre é preciso enfrentar a possibilidade da morte.

Opinião:

UAU!!!!!

É exatamente assim que defino Supernova! WOOOOOOOW!

Supernova me deixou sem fôlego, à medida que fui lendo (deliciada) sobre a manipulação das energias e suas consequências, experimentei várias delas. Senti raiva, desespero, carinho, empatia, antipatia e melancolia. Senti idenficação com Leran e com Judra (dentre outros).

Tive meu interior chacoalhado pelo encantador de emoções, Renan Carvalho.

Quem me conhece sabe o pavor que eu tenho a spoilers. Terminei esse livro com vontade de soltar spoilers por todos os lados. Estou me policiando nesse momento (MUITO!) porque estou louca de vontade de contar pra você os pontos altos de cada um dos capítulos mas... “no way”!!!! Você tem que ler pra crer!

O que posso adiantar é que cada uma das quatro partes surpreende. Cada uma delas dá uma aula, cheia de didática (de primeira qualidade), sobre Ciência, Sociologia, Psicologia, Política e Magia. Mesmo que você não queira, a reflexão é constante.

Trechos deliciosos:

O Prólogo é uma beleza à parte: a história de como os deuses Terra, Ar, Água, Fogo e Treva, entediados, resolveram criar juntos o Mundo é ma-ra-vi-lho-sa. Olha o trechinho do final da criação, onde a deusa Treva faz o “grand finale”:

“A partir daquele momento, a esfera teria as mesmas proporções de luz e sombras, de frio e calor, de alegria e tristeza, de bem e de mal... Sem deixar que os irmãos percebessem, ela despejou, em cada pequena parte do mundo, um pouco de trevas”. ( p.12)

“Ao me olhar, o assassino inclina a cabeça para o lado e mostra os dentes, como se sorrisse para mim. Ele pode ver minha expressão de medo e parece se deliciar com isso. A criatura agacha e chega com a cara mais próxima ao meu rosto, permitindo-me sentir o odor horrendo que exala de sua boca...
... Ele passa a longa língua na lâmina, mostrando o quanto aprecia esse momento, sorri novamente e, em um movimento brusco, crava a arma no meu peito.”(p.34)

Leran narra quase toda a história. Eu disse quaaaaaaaaaaase... esta foi outra coisa que amei! Ver sob diversas óticas. Enriqueceu o conteúdo já farto em qualidade.

A diagramação está abusada (boa demais).

O tamanho da letra? Ideal até pra mim, que uso óculos para perto.

O autor me surpreendeu positivamente (demais!). Eu já esperava que o livro fosse bom ao assistir ao vídeo de entrevista que o blog Livro com Dieta fez com Renan. Ele é articulado pra caramba e sabe contar uma história. Soube aguçar minha curiosidade. Eu já apostava que o livro seria bom, mas é mais que isso: É maravilhoso!

Público Ideal? O público inteligente, que não seja preconceituoso (mente aberta a novos horizontes) que goste de magia (em todos os sentidos da palavra), de metáforas e de boa escrita. Isso independe de idade.

Ao final o livro traz um apêndice, com os personagens e com verbetes e pontos interessantes da cidade de Acigam.

E quando você, já com saudade do livro, pensa que acabou, descobre que o final é só o início! O início do segundo livro: “A Estrela dos Mortos”.

;)
Silvia 07/04/2013minha estante
Amei a resenha, e quero ler este livroooooooo

Baltazar 07/04/2013minha estante
Deu água na boca de vontade de ler, babando aqui, me lembrou um outro livro nacional que eu adoro ^^

Telma 07/04/2013minha estante
Silvinha,
tenho certeza absoluta de que você vai amar!

Telma 07/04/2013minha estante
Balta,
Esse livro realmente me surpreendeu muito! Tô feliz por você estar babando. Babei muito antes de tê-lo!...rs* (babei durante a leitura mas, confessar isso é dizer que sou babona). ;)
Obrigada, lindo!

Vinicio9 08/04/2013minha estante
Um livro que está me deixando louco! Louco de ansiedade e curiosidade! Quero conhecer todos os personagens e a trama que O Encantador de Flechas trás.
Super resenha, parceira!
Abração!
www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br

Camila Bico 08/04/2013minha estante
Preciso ler esse livro urgentemente, principalmente depois desta resenha. Telma, a cada dia sou mais fã das suas resenhas, são perfeitas. O livro parece ser incrível e único, estou ansiosa *---*

Gabi Layme 08/04/2013minha estante
AAAAAH! Preciso ler esse livro A-G-O-R-A. A história parece ser muuuuito boa. *-*

Henrique Lacerda 12/04/2013minha estante
Estou muito curioso para ler esse livro, só ouço comentários positivos sobre ele!

Telma 12/04/2013minha estante
Vini, Mylla, Gabi e Henrique.
Muito obrigada pelos comentários, seus queridos.
Estou certa de que vocês vão amar o livro.
Me contem depois.
beijos

Cidinha 14/04/2013minha estante
Preciso ler esse livro!

Lucas 14/04/2013minha estante
Cara, eu preciso realmente ler esse livro depois dessa resenha *_* hehe.

Samuel 14/04/2013minha estante
eu quero!!!

Camy 14/04/2013minha estante
Muito boa a resenha!!!
Me fez ter vontade de ler o livro!!! :)

Camy 14/04/2013minha estante
Muito boa a resenha!!!
Me fez ter vontade de ler o livro!!! :)

Lucas 14/04/2013minha estante
Parabéns pela resenha!! Eu estou cada vez mais ansioso em ler esse livro :)

Telma 14/04/2013minha estante
Lucas, Camy, Samuel, o outro Lucas e Cidinha.
Muito obrigada pelos comentários.
*smack*

Oscar 14/04/2013minha estante
UAU! O booktrailer do livro é um máximo, e a sinopse me deixou com muita vontade de ler esse livro, procurei em uma livraria e infelizmente não achei. Querendo muito ler esse livro

Isa 15/04/2013minha estante
Simplesmente uma delicia de resenha,estou muito curiosa para ler esse livro

Marcelo 15/04/2013minha estante
Ótima resenha, ansioso para ler o livro!! ;D

Ray 15/04/2013minha estante
A resenha está incrível... Agora fiquei muito ansiosa para lê-lo, vi o book trailer e estou super empolgada...Grandes expectativas ;)

Fernanda @condutaliteraria 16/04/2013minha estante
Telma você arrasou na resenha. Passou a ideia do livro, encantou e despertou minha curiosidade pra ler!!!!

Bruno Leitor 16/04/2013minha estante
Depois dessa, vai entrar pra minha lista de leitura porque até então nao tinha me interessado, rsrsrs

Soniajam 16/04/2013minha estante
Resenha que só me deixou com ++ vontade de lê-lo,, então vou participar da Promo!!

Rafael 16/04/2013minha estante
Bacanissimo!

Vinicius 16/04/2013minha estante
Gostei =D boa resenha

Thaynan 17/04/2013minha estante
Ahhh, deu mais vontade ainda de ler. Estou super animada para ler esse livro. Ótima resenha.

Mêee 17/04/2013minha estante
Simplesmente perfeito esse livro! Quero muito ler!

Marcos Ogre 18/04/2013minha estante
Esse livro promete ser um sucesso incrível brasileiro. Quero muito ler ele, estou certo de que seria minha leitura do ano

Jaque 18/04/2013minha estante
Amo livros de ficção, e só pelo pouco que li sobre ele, sei que será um dos meus favoritos. Parece ser algo novo, uma ideia nova. Não só mais uma histórinha igual a todas as outras. Nem li, e já achei demais!! Quero muito ler!

Larissa 20/04/2013minha estante
UUAU! Bela resenha! Com certeza vai ser por ela que vou adicionar o livro no "Vou Ler", pois a capa não me chamou muito a atenção. Mas, quem vê capa não vê conteúdo. Essa aventura com certeza vai entrar pra minha lista de favoritos ;D

Bruna Costenaro 21/04/2013minha estante
Adorooo livros que criam seu próprio mundo, com diversos detalhes peculiares a eles. Esse livro soa bem original com essa história de controlar energias.
A capa parece mto com o tipo de coisa que eu gosto de ler, td bem não julgue pela capa, mas que a capa ajuda, ow se ajuda neh!

miquilis

Leidiane58 21/04/2013minha estante
Sou super apaixonada por livros de aventura, minha imaginação cria mais asas do que em qualquer outra coisa, adoro magia, adoro livros, e agora eu quero esse também,tenho que ter ele e le-lo agora, eu quero, eu quero!rs

Daiani.Cris 22/04/2013minha estante
me deixou com gostinho de quero mais, acho que só será possível dizer mais depois de ler o livro né, aparenta ser realmente espetacular, cheio de magias etc ...
muito lindo!

Patricia 22/04/2013minha estante
Parabéns pela resenha!! Eu estou cada vez mais louca para ler esse livro.

Rossana Batista 23/04/2013minha estante
Queria eu ter a arte de dominar a energia *--*
O livro parece que te deixa em com diversas sensações. Adoro livros com temática magias e poderes. Quero muito ler (:

Nícolas Vieira 23/04/2013minha estante
Resenha perfeita!
Fiquei morrendo de vontade de ler o livro! :DD

LuizaFG 29/04/2013minha estante
Quero muito ler esse livro, porque tá todo mundo dando cinco estrelas pra ele... e como é dificil ver isso! Estou simplesmente louca para ler essa história! Parabéns pela resenha, está otima!

Lorena 30/04/2013minha estante
Uau, que resenha... mágica! Quero muito lê-lo e também desfrutar de todas essas maravilhas que esse livro proporcionou a você :))

@injoyce_ 01/05/2013minha estante
Realmente adoro livros que tenham "energias" se assim é dito no livro hehe'.
Adoro livros de magias e poder, espero que eu consiga tê-lo um dia, sou fissurada em livros de ficção fantástica. Bjs!

Luciane.Eleoteria 03/05/2013minha estante
Sempre é bom ler um livro que a definição seja "UAU!!!!!" Gostei dos quotes que li e você pela resenha demostrou que realmente gostou muito do livro :)Gosto muito quando os livros trazem novos mundos e fiquei curiosa para conhecer Acigam.

Maristela 04/05/2013minha estante
Sua resenha está excelente e eu gostei demais da história, tanto que pretendo ler o livro o mais breve possível.

Cagól 07/05/2013minha estante
Nossa, parece demais! Preciso muito ler, ainda mais depois dessa resenha *-*

Duque 07/05/2013minha estante
Adorei , quero muito esse livro!

Matheus 07/05/2013minha estante
Deu vontade de ler hehe

Najara 10/05/2013minha estante
É uma leitura extremamente atraente, com certeza deliciará-nos com expectativas únicas...

Autora Nadja Moreno 10/05/2013minha estante
Uau? Eita, com uma definição destas, só me resta quere muito ler este livro!!

Parabéns pela resenha... tomara que eu faça parte do público inteligente e sem preconceito, pois magia? Isso eu já amo. hahahaha

beijos.

Tainá 10/05/2013minha estante
Uau!! Quero ler! Parece ser um otimo livro,super interessante e que nos prende ate o fim

Raquel Cristine 10/05/2013minha estante
A resenha deixou aquela grande vontade de entrar em Acigam e conhecer este mundo cheio de ciência, magia e aventuras. Nossa quero muito ler!!!

Natalia 11/05/2013minha estante
aaaaaaaah, quero ler *-*

Ju 26/03/2013

Supernova - o Encantador de Flechas
Supernova - O Encantador de Flechas é o primeiro livro de uma série de fantasia. Acompanhamos a personagem principal, Leran, em uma jornada cheia de descobertas e reviravoltas. O garoto está terminando o colégio - o nível educacional máximo oferecido em Acigam.

Acigam é uma cidade à parte do resto do mundo. Teve suas fronteiras fechadas há 15 anos e, desde então, o que se ensina dentro de seus muros são coisas diferentes das que são ensinadas fora deles. Leran tem consciência disso graças a seu avô, Bretor, que lhe mostra uma ciência bem diferente da que está nos livros.

Fora de Acigam, é normal lidar com energias. As pessoas aprendem desde criança a usá-las de acordo com sua vontade. Para esclarecer, exercer o controle delas nada mais é que praticar magia. E a magia é permitida, e ensinada livremente. Já em Acigam, é proibida. No início de forma velada, sem que isso seja citado. Mas chega um momento em que o Governo precisa começar a combatê-la abertamente, e faz questão de assustar a população para que ela ajude na localização dos magos.

Todas as personagens são muito bem construídas, e teve algo que eu achei muito legal. As pessoas já nascem com afinidade com um determinado tipo de energia, e isso pode ser percebido pela personalidade delas. Por exemplo, pessoas mais tranquilas provavelmente demonstrarão afinidade com a água; pessoas firmes, com a terra.

Supernova é dividido em 4 partes. As duas primeiras são narradas por Leran. Na terceira acontece uma alteração na narração, que foi feita de forma tão natural que eu a aceitei facilmente. E podemos ver o outro lado. Até essa parte começar, para mim estava bem claro quem eram os mocinhos e quem eram os bandidos. Aí chega o Renan e dá um tapa na cara do leitor... rs... E nos lembra que é bem complicado julgar sem conhecer todos os lados de uma questão.

Tem uma frase no blog do autor que eu gostaria de citar aqui antes de continuar: Se você encontrar referências e críticas no que eu escrevo, saiba que estas estão em sua mente e não em minhas palavras. Não sei o quanto isso é verdade, mas tenho certeza que meu lado marketeiro contribuiu para a visão que tive do livro. Relembrei várias coisas da época da faculdade. O Renan não fala diretamente sobre os conceitos que estudei, mas eles permeiam a narrativa.

"O fato é que quando é necessário lutar para comer, a vontade de lutar por liberdade fica em segundo plano. A briga por direitos só acontece quando nossas necessidades básicas estão sanadas."

O livro tem descrições na medida certa. Consegui visualizar tudo, de uma forma extraordinária. No final da segunda parte, consegui ouvir até gritos no cinema... Pois é, eu estava assistindo a um filme na minha cabeça enquanto lia. rs...

Supernova tem bastante ação, é quase impossível parar de ler. Eu pensava o tempo todo: "só mais uma página" e, quando via, já estava há várias horas lendo, sem parar nem para comer alguma coisa. Só quando precisei sair de casa foi que percebi que estava faminta! hahaha...

A história tem um final, apesar de ser óbvio que ela precisa continuar. Um final que é um recomeço, na verdade. Que deixa o leitor ansioso, mas sem fazê-lo ficar completamente desesperado. Sempre prefiro quando é assim. Acho maldade terminar um livro no meio de uma cena... rs...

O primeiro capítulo do livro seguinte foi disponibilizado no final deste volume, e já dá pra sentir que muitas surpresas virão. Não posso falar mais do que isso porque acabaria soltando algum spoiler.

Amei a capa, ela ilustra um momento essencial na trama. A fonte é bem confortável de ler. O autor não deixa pontas soltas, tudo é esclarecido na hora certa. O livro me fez refletir bastante, sem que eu me desligasse nem por um momento do universo fantástico que visitei. Entrou para a lista de favoritos, com certeza.

Renan, muito obrigada, mais uma vez, pela confiança. Eu realmente amei Supernova.

Acredito que vocês vão ouvir falar bastante desse livro por aqui, e espero que em muitos outros lugares também. Leiam assim que puderem, tenho certeza que não vão se arrepender!

"Poderia estar com medo agora. No entanto, pela primeira vez eu desisti de especular sobre o futuro. Ele virá, eu sei. (...) Quando eu menos esperar, estarei frente a frente com inúmeros novos desafios. Afinal, como meu avô disse: "Isso é só o começo". De quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier..."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/03/resenha-supernova.html
Lua 28/03/2013minha estante
Me apaixonei por esse livro desde da sua postagem de lançamentos. Confesso que estava esperando sua resenha a respeito deste, que bom que você gostou, pois, me dá mais vontade lê-lo. Tem tudo o que amo, sobrenatural, mistérios, romance... A capa é muito bonita também e melhor ainda saber que faz parte de um momento da história!
Beijos!

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Adorei a sua resenha, o livro parecer ser realmente muito bom. Sem falar no nome do livro, que eu achei muito lindo, gostei mesmo. Vou coloca-lo na minha lista de desejados. ;)

Baah 07/04/2013minha estante
a sua resenha fico otima, achei cheia de misterio, uma leitur a perfeita

Thaís 07/04/2013minha estante
Estou louca por este livro, sua resenha esta bem explicada, e só fez aumentar minha curiosidade, achei a capa incrivel, ainda mais depois de saber que é sobre uma parte do livro, e isso é muito bom pois mostra que tudo esta envolvido nesta história (diferente de algumas capas que não tem nada haver com o livro...)
Beijos!

Dani 13/04/2013minha estante
Achei a história super louca @@
E eu gosto disso :)
Depois de ler Feios fiquei super ligada em livros malucos, fora que a capa dá ainda mais vontade de ler.

Leilane 10/06/2013minha estante
Olha só, a sua foi a primeira resenha do skoob. =D
Estou lendo, Ju, só o prólogo já me deixou encantada.

Leilane 21/06/2013minha estante
E agora, depois de ler, estou apaixonada!

Sarah 01/08/2013minha estante
Adorei sua resenha Ju, fiquei super a fim de ler este livro! Eu gosto de séries de fantasia, acho que vou gostar desse também!

Ana Rocha 07/08/2013minha estante
É bom saber que o livro é cheio de aventura!
Antecipei ele na minha lista de metas XD.
Adorei a resenha.

Jemilly 31/08/2020

LEIAM AGORA ESSE LIVRO
Eu estou muito indecisa com o meu sentimento sobre esse livro, não sei se o classifico como "o melhor livro de literatura fantástica nacional que já li até hoje", ou simplesmente como "um dos melhores livros de literatura fantástica que já li até hoje", é muita pressão!

Eu deveria ter me derretido por ele no fim, pois provavelmente já falei o que vocês queriam saber que é "sim, indico, leiam, porque é maravilhoso", mas não resisti, precisava falar de uma vez! Agora à resenha.

Primeiramente preciso dizer que SuperNova tem um dos universos mais bem construídos que eu tive o prazer de conhecer, eu não sei exatamente em que o autor se inspirou para sua construção, mas no Prólogo em que ele conta em duas páginas a mitologia da Criação do Mundo no contexto do livro, ele simplesmente fez que eu me rendesse a escrita dele (é tão sério isso que em todos esses anos dessa indústria vital de resenhas para esse blog, é a primeira vez que falo de um prólogo).

"Sem dúvida a briga é muito desequilibrada. Eles podem matar sem ser punidos. Eles ditam as regras. Quantos o governo já assassinou sem ninguém saber? Dezenas? Centenas?"

O livro é em certo ponto uma mistura de fantasia com ficção cientifica e meio que distopia, parece que não faz sentido, mas posso garantir que faz muito. A história se passa em Acigam que é uma cidade com as fronteiras fechadas em relação ao resto do mundo (ninguém entra e ninguém sai), e nesse lugar existe uma política bem limitante do que a população pode ou não aprender ou saber, dentre uma dessas coisas que a maioria é alheia é a existência dos magos, que o Governo tenta mascarar, e com quem ele vive em uma "guerra" meio que nas escuras, principalmente com a ajuda dos Silenciadores (que é um grupo de elite secreto do governo que são usados para caçar os magos).

Mas o que me chamou mais atenção em relação a essa existência de magos é o fato de eles não estarem inseridos como "seres fantásticos que existem no submundo e que pessoas racionais não acreditam e não sabem da existência", mas que nesse contexto a capacidade de ter a magia está relacionada a verdadeira ciência, e tem toda uma explicação científica relacionada a magia com as energias, enquanto a versão difundida para população sobre a criação é na verdade é a mitologia sobre os deuses.

"Ouvi falar em alguns indivíduos que modificam o ambiente a sua volta (...). Eles eram chamados vulgarmente de magos e, no passado, foram caçados e punidos por essa prática. (...) Meu avô me confirmou que em outros lugares esse magos existiam mesmo, mas em Acigam a prática dessa curiosa ciência é proibida."

É difícil de explicar! Mas basicamente a magia é relacionada a ciência e não a fantasia, e é uma coisa muito complexa, estou tentando ser sucinta. (Se saírem dessa resenha confusos, sugiro que leiam o livro o mais rápido possível ou se não, leiam mesmo assim rs).

Inserido nesse mundo temos o nosso protagonista Leran Yandel um jovem que está descobrindo que existe mais coisas por trás de todo esse submundo da verdadeira ciência do que ele imagina.

Bom, eu não vou detalhar os acontecimentos do livro passo a passo, mas eu realmente adorei o protagonista e o caminho que esse primeiro livro percorreu, eu estava esperando algo mais clichê (pois até gosto, confesso), mas ele me surpreendeu em vários momentos, principalmente com a construção dos personagens (Judra, Bretor e Luana Yandel e etc, alguns tem um toquezinho na loucura, mas todos são bons personagens), e houve também situações que achei que ocorreram rápido demais em primeiro momento na narrativa, mas acabei mais para frente descobrindo o motivo, e o autor conseguiu interligar tudo muito bem.

Em alguns momentos eu queria mais de Leran e que certos diálogos fossem mais desenvolvidos, mas isso não atrapalhou em nada a leitura, na verdade eu fiquei bastante satisfeita com os diálogos, pois infelizmente em alguns nacionais que li, via uma história muito boa, mas com diálogos fracos, e isso sempre me irritava, e posso falar com toda certeza de alguém que lê muitos livros de fantasia (e em segundo de ficção cientifica), que esse foi um dos livros mais completos em relação a desenvolvimento do enredo, diálogos e de todo o universo criado, e o final me deixou muito ansiosa para ler as continuações, não sei quando vou poder adquirir o segundo livro, mas estou com as expectativas bem altas e vou dar o feedback sobre ele aqui. Mas por enquanto recomendo muito esse livro, vamos dar mais chances para autores incríveis que temos aqui no Brasil, e se você gosta de fantasia não vai se arrepender por dar uma chance para esse. Boa leitura.

P.S: Edição maravilhosa! Com ilustrações lindas demais. Vale muito a pena a aquisição.

(..) Como meu avô disse: "Isso é só o começo". De quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier..."
Manu 31/08/2020minha estante
Oii eu sou nova como faz pra ler o livro que eu escolhi??

Jemilly 31/08/2020minha estante
O Skoob é apenas para marca os livros que você já leu, resenhar eles e etc. Mas vc pode baixar livros no site le livro (só jogar esse nome no Google que aparece)

Vanessa Sueroz 31/08/2020minha estante
Li este livro faz alguns anos, mas não me lembro a história. Agora que te vi tão empolgada fiquei curiosa para reler

Jemilly 31/08/2020minha estante
eu li faz um tempo tbm e amei muito, a resenha eu tinha feito faz um tempo no blog e agora que passei pra cá e fiquei com muita vontade de reler tbm

que Resenha incrível, muito obirgado pelo carinho :D
Eu sei que demorou bastante, mas estou passando para avisar que o terceiro livro da série finalmente saiu. Ele já está disponível na Amazon. Caso queira mais informações, eu estou agora com um zap apenas para os leitores, para que eles não fiquem por fora das novidades. Caso queira, é só me mandar um alô: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511912242368

AndyinhA 31/05/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Falta de foco e muita enrolação.
Uma pena uma história tão interessante e realmente diferente do que anda sendo publicada ter esses itens como lembranças principais ao terminar de ler. Não sei se este é o primeiro livro do autor, mas faltou uma lapidação em algumas partes e com isso sua história poderia ter atingido outros patamares.

A história de Leran é confusa. Ela começa falando da criação de um mundo, muda de foco para o rapaz que será protagonista que ao mesmo tempo não sabe de nada que se passa ao redor e em próximos capítulos já nos conta toda a política do seu mundo em detalhes que talvez só quem estivesse na base da resistência poderia nos fornecer, volta para a irmã quem na verdade tem um certo destaque, mas que quase nunca é mencionada. Fala de lutas, amores, brigas, mas tudo é extremamente exagerado, indo do 8 ao 80 em questão de páginas. Tudo é em excesso, seja as explicações, as cenas de lutas, a politicagem ou os outros detalhes no livro e isso deixou a leitura bem arrastada.

A ideia do enredo é boa, um mundo com uma criação envolta em deuses e energia, com magos e resistência à magia e claro, alguém que quer usar isso para seu próprio benefício, ok, muitos diriam que já leram isso em outros lugares e eu também, mas o autor consegue fugir do mais do mesmo. Apesar de não exatamente acertar a mão, vemos as ideias ali e se a história tivesse sofrido uma revisão mais intensa e cortado alguns pontos em excesso ou ter sintetizado tudo em um único livro (sim, é uma série e nem sei quantos livros teremos) acho que iríamos nos lembrar dele rapidamente.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/04/poison-books-o-encantador-de-flechas.html
Taisa 31/05/2015minha estante

Bella Nine 22/10/2015minha estante
Exatamente o que tá me incomodando. Ainda tô na parte III, com a Judra e, de verdade, como isso tá enfadonho. Uma coisa que eu questiono é: por que o livro em primeira pessoa, se o autor não sabe trabalhar com a coisa do ponto de vista? E outra, essa falta de pensamentos coerentes, reflexões realmente condizentes com o que tá acontecendo, de verdade, como eu tô achando TODOS os personagens vazios, sem graça, tudo muito forçado.
Uma coisa que minha amiga e eu estamos questionando: quando o Leran começou as aulas de encanto, ele nunca quis saber porquê o avô tava ensinando ele em segredo? O avô nunca falou a verdade e conseguiu ensinar algo sem precisar dar satisfação? E é como você disse: Em um parágrafo o garoto fala como as pessoa são medíocres aceitando tudo do governo e como ele não quer ser como eles e, no parágrafo seguinte, ele diz que o destino dele é ser comerciante como avô porque ele não sabe p que é viver lá fora e é isso que ele tem que se contentar. NÃO FAZ SENTIDOOOO!!!!

Poliana 10/04/2017

Ótimo!
Em O Encantador de Flechas, ele vai nos apresentar o menino Leran Yandel que vive com sua mãe e sua irmã Luana na cidade de Acigam.

Acigam é uma cidade literalmente fechada. Envolta por muros, ninguém entra ou sai da cidade sem que o governo saiba, nem mesmo o conhecimento. Ou seja, o governo controla absolutamente TUDO.

Para ficar mais fácil de entender como é a organização política da cidade, você pode imaginar que a política em Acigam é basicamente a mesma que foi imposta no Brasil em 1964: a ditadura militar.

Em Acigan, vivem pessoas denominadas magos e as pessoas normais como eu e você (meros mortais).

Os magos são pessoas que tem habilidades de controlar um ou mais de um dos elementos utilizados pelos deuses para criam a terra (fogo, água, ar, terra, luz e trevas). Afim de conseguir a liberdade de treinar e exercer suas habilidades em prol da população de Acigam, os magos se juntam e formam um grupo denominado Guida.

Para lutar contra a Guilda o governo tem uma espécie de soldados que é bem mais treinada do que o normal. Eles tem habilidades físicas e até mesmo a ajuda da ciência para poder estar no mesmo nível de luta dos magos. Esses soldados são chamados Silenciadores. Foram eles que mataram o pai do Leran e muitos outros membros da Guilda.

Apesar disso tudo, no início do livro, Leran ainda não detêm TODO esse conhecimento sobre os magos e os silenciadores. Ele tinha pequenas aulas de encanto escondidas da mãe, com seu avô e estava mais do que disposto a melhorar visto que acabava de entrar de férias. Contudo, ainda no inicio das férias Leran escuta e descobre tudo quando aparece de surpresa na loja do avô. Nesta mesma noite, alem de descobrir tudo, Leran vai poder ver com seus próprios olhos como os silenciadores trabalham e quão frio eles são.

No dia seguinte após mais uma das muitas aulas sobre encantamentos que tem com o avô, Leran esbarra e faz amizade com Judra, uma garota meiga (ou não) que há de se tornar o pequeno "crush" do protagonista.

Mas como nada nessa vida é maravilhoso, Leran, a Guilda e o governo descobrem que existe uma estrela (um dos muitos seres que foram criados pelos deuses afim de equilibrar as energias na Terra) na cidade. E ai sim a coisa fica louca. Mortes aconteceram, máscaras cairão e desafios se tornarão cada vez mais complexos.

Quem é a estrela? Como essa loucura vai se desenvolver?

Só lendo pra saber.

E não. Vocês não irão se arrepender. Renan trouxe ao leitor um mundo novo, repleto de personagens cativantes e intrigantes. é impossível resistir a magia que emana das páginas. Você não terá escolha a não ser se jogar nessa aventura.

site: http://pagsdaminhavidaliteraria.blogspot.com.br/2017/04/o-encantador-de-flechas-serie-supernova.html
Chellot 10/04/2017minha estante
Também, gostei.

Renan 31/08/2022minha estante
Olá, eu sei que demorou bastante, mas estou passando para avisar que o terceiro livro da série finalmente saiu. Ele já está disponível na Amazon. Caso queira mais informações, eu estou agora com um zap apenas para os leitores, para que eles não fiquem por fora das novidades. Caso queira, é só me mandar um alô: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511912242368

RUDY 19/04/2015

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
Quem me acompanha aqui no blog e nas redes sociais, sabe da minha predileção pela ficção científica, um dos primeiros estilos que aprendi a ler na infância através dos contos de Issac Isimov; aliada a ficção, o gênero fantasia ligada a magia, é outra de minhas paixões. E foi tudo isso que encontrei nesse livro.

Fazia tempo que não lia uma ficção fantasia tão bem escrita, carregada de detalhes importantíssimos para o entendimento do enredo e para a compreensão de todas as vertentes que se desenrolam no enredo altamente criativo e envolvente.

E talvez os detalhes a que temos de estar atentos seja o ponto questionável para algumas pessoas, porque se não tiver atenção, poderá perder a vertente da estória e pode se tornar um ponto negativo. Não para mim porque amo os detalhes, por causa dos livros de suspense e policial, mas para os leitores um tanto mais desatentos.

Veja, não quero dizer com isso que a história não seja dinâmica, muito pelo contrário, a ação permeia o livro do início ao fim, cheira de reviravoltas e novos acontecimentos inseridos na trama durante toda a leitura; porém aqueles leitores que querem apenas a ação sem explicação, poderá não achar o livro tão bom. Mas é bom demais!

Da construção das personagens às descrições dos lugares, das magias, das lutas, tudo é bem elaborado, tem profundidade e não ficamos com pontas soltas. Tudo é explicado a seu tempo e claro, deixando o gancho para a continuação da série.

Já deu para notar que o livro me conquistou de maneira integral e sabe o que é o melhor, é de um autor nacional gente! Vê que orgulho para nós! Recomendo o livro várias vezes para os amantes de uma boa ficção fantasia.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/04/resenha-23-o-encantador-de-flechas.html
Michelle 27/06/2022minha estante
não é de um genero que eu leia muito

Angela Cunha 26/04/2023minha estante
Eu amo demais uma fantasia juvenil, pelo tanto de lições que elas nos transmitem. É um livro que deixa a gente com vontade conhecer e saborear cada pedacinho!
Beijo

Naty__ 16/04/2015

Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai acertar o coração do leitor em cheio; não pense que esse trocadilho é pura jogada de marketing não. Essa é a segunda edição do autor. Renan Carvalho publicou a obra em 2013 pela editora Novo Século e foi esgotada rapidamente. Este ano tudo mudou: a obra ganhou nova edição, desta vez, publicada pela editora Novo Conceito com o selo Novas Páginas; além de conter ilustrações inéditas e um capítulo extra.

Renan Carvalho usou e abusou da sorte. Porém, esse não foi o elemento principal para fazer com que sua obra conquistasse tantos corações. Além de um conjunto de fatores, o ápice de tudo foi um só: talento. Isso o autor tem e ai de quem ouse refutar essa ideia. O autor mesclou dois gêneros que são um dos mais cobiçados: fantasia e distopia. O resultado não poderia ser diferente do atual.

“Nesses anos de aulas, aprendi sobre a verdadeira lei que orienta o mundo. Trata-se de energias presentes em todos os lugares, inclusive dentro de nós. Dezoito delas no total, tomando a forma de cada um dos elementos existentes” (p.25).

Acigam é uma cidade não tão incrível e muito bem descrita por Renan. Não há contato com o exterior ou, ao menos, tudo relacionado a isso é considerado proibido. Os funcionários do governo exercem uma atividade um tanto quanto estranha: eles repelem qualquer meio de propagação de habilidade mágica. Este é o grande desejo das pessoas, visto que alguns possuem habilidades e, as que não têm, apenas temem o poder dos mais fortes.

O autor cria um mundo moderno e sofisticado. Existe uma sucessão de avanços científicos e o homem aprende a observar os fenômenos naturais. Através disso, eles desenvolvem estudos aprofundados sobre as energias que servem de matéria-prima para tudo. É algo fora do comum e que deixa o leitor antenado a cada detalhe.

“- Depois de alguns meses discutindo, foi decidido que deveríamos pressionar os líderes da cidade para que atuassem com ações mais democráticas, assim como acontece em outros lugares do mundo” (p.59).

Enquanto o mundo é repleto de avanços, Acigam parece retroceder. A cidade padece diante da tamanha ignorância de seu povo e do poder exacerbado que o governo exerce sobre eles. A submissão é algo lamentável e visto com um grande teor. Leran é o personagem em destaque e que nasceu nessa tão retrógada cidade. Entretanto, o fato de ela ser não quer dizer que o jovem também será. Pelo contrário, ele é bastante sonhador e um ótimo arqueiro. Determinado, o que ele mais gosta é de estar com seu avô em suas aulas secretas em que aprende a manipular uma espécie de ciência.

Além de Leran, a obra também retrata sobre a jovem Judra. Ambos narram a história, de forma intercalada. As incógnitas que Judra deixa durante a leitura podem deixar o leitor intrigado, de tão misteriosa que ela é. Contudo, parece que isso é apenas um atrativo para o jovem, pois surge uma afinidade indelével entre os dois.

“Cubro os olhos para não ver a brutalidade e me sento no canto do quarto, chorando ao me encolher, como se eu fosse novamente a garota escondida no armário. Permaneço retraída, de olhos fechados, quase sem respirar. Evito qualquer ruído capaz de denunciar minha presença” (p.215).

Se você gosta de aventura e muita ação, certamente, ficará satisfeito com a obra. Compreenderá a criação do mundo, a verdadeira lei que o orienta e as energias presentes em todos os lugares; além de fazer menção sobre Fogo, Ar, Luz, Água, Terra e Trevas. É para encantar. Para entender, basta ler e admirar.
Lana Wesley 02/02/2017minha estante
Tenho visto muitos elogios em relação a esse livro, porém ele aborda um gênero que não costumo ler, por isso nunca havia dado uma chance a essa leitura. Imagino que o autor consegue de fato criar um mundo de forma bem construída, ate porque ele consegue descrever isso de uma forma bem real, isso com certeza me chamou muito a atenção, além de ter uma trama bem envolvente. Enfim, futuramente quero poder ler esse livro.

Marta 04/02/2017minha estante
Não conhecia esse livro mais adorei a resenha!! Dica anotada!!
Bjoss

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

SUPERNOVA: O Encantador de Flechas
Esse é meu primeiro contato com a escrita de Renan Carvalho e confesso que protelei um pouco a leitura, pois a um primeiro olhar, achei a capa bastante juvenil. Eu recebi esse livro em março e só o fui pegar para ler em setembro, em função do lançamento do segundo livro, A Estrela dos Mortos. Porém, como tem sido positivamente de costume, fui surpreendida por uma história bacana e uma mitologia bem construída.

No início é possível sentir que há um pouco de insegurança na escrita e fragilidade na construção dos personagens, entretanto, conforme o livro avança já se nota que a história cresce exponencialmente, imergindo o leitor no universo desenvolvido e criando uma narrativa envolvente e empolgante.

Esse é um daqueles livros que vai te dando as respostas lentamente, e cada uma dessas respostas causa uma mudança de perspectiva ou de opinião no leitor. Quando você acha que matou a charada sobre qual é a moral da história, prepare-se, pois você está enganado.

Essa artimanha é algo que eu aprecio muito, pois mostra que ouve um planejamento e um cuidado a construir a narrativa, para que ela não se tornasse previsível e chata. Terminei O Encantador de Flechas encantada, e louca pra ler a continuação, que já está por aqui na fila de leituras.

O final, pra mim, poderia ter sido no meio da página 394, sem explicar exatamente o que tinha acontecido ou que caminho o protagonista iria seguir a partir daquele momento. Mas uma das coisas que gostei, foi que Leran em nenhum momento se mostra “resmungão” sobre o que está acontecendo, aliás é bem o contrário. Ele abraça a luta e entende a importância que aquilo tem na vida dele e na de toda a população de Acigam, que vive cega por um governo opressor.

A personagem feminina, Judra, também foi uma grande surpresa, com todas as reviravoltas e artimanhas descobertas ao longo da narrativa. Isso foi algo que me fez feliz também, ela não ser uma personagem que estava ali para ser um obstáculo ou apenas uma jovem a ser “salva”, simplesmente inserida para que o o fator romance fosse contemplado. Apesar de não gostar nada dela, acho que sua presença fez sentido, mesmo facilmente podendo ser substituída por um personagem masculino, pareceu uma boa jogada.

Mesmo assim, foi uma boa leitura e levou minhas 4 estrelas e minha empolgação para a continuação, que em breve será lida e resenhada por aqui. Ainda não sei quantos livros serão, se uma trilogia ou série, mas espero que a história cresça e tenha um bom desfecho.

site: http://resenhandosonhos.com/supernova-o-encantador-de-flechas-renan-carvalho/

Nathy 13/09/2016

SuperNova: O Encantador de Flechas – Renan Carvalho – #Resenha
Fazia um bom tempo que estava querendo ler esse livro. Porém, sempre estava adiando por causa de outras leituras. Inclusive o coloquei na minha Maratona Literária de Inverno. Mas, novamente não tinha conseguido ler. Finalmente decidi que seria minha próxima leitura. Ainda mais porque o segundo volume já estava sendo lançado. E acho que fiz uma boa escolha ao ler agora. Pode ser que antes não tivesse gostado tanto quanto agora. Minhas expectativas estavam altas. Mas, não ao ponto de me decepcionar com o livro. Já tinha visto muitas pessoas falando muito bem dele. Por isso minha empolgação apenas aumentava. Ainda estava com medo de que acabasse se tornando um Bruxos e Bruxas. Mas, para a minha felicidade gostei demais do livro.

O livro conta a história de Leran Yandel. Uma menina que aparentemente vive em um mundo perfeito. Não tem maiores preocupações. Está para terminar a sua escola e, portanto, irá tomar conta da loja de seu avô. No entanto, quando menos espera se encontra no meio de uma guerra contra o governo. Nada em sua vida foi como lhe disseram. Começando pela a morte de seu pai que não foi um mero assalto. Agora Leran se vê diante de uma difícil escolha. Arriscar a sua vida em uma guerra até então desconhecida ou lutar ao lado de seu avô. O que parece ser uma simples guerra toma proporções muito maiores. E agora Leran tem que amadurecer para poder ser capaz de proteger aqueles que mais ama.

A narrativa é feita em primeira pessoa pelo Leran. Apenas uma parte muda o narrador. Mas, logo retorna para a visão do Leran. Eu gostei da forma como o autor fez porque assim pude entender os motivos deles. Embora não concordasse com a maioria. A leitura é leve e divertida. Passa de uma maneira bem rápida. Apenas tive problemas quando estava explicando a origem desse universo. Sei que era algo necessário no livro para que o leitor compreendesse porque estava tendo essa guerra e tudo mais. Porém, eu achei um pouco cansativa. Gostei muito mais da parte da ação.

Precisamos conversar. Contarei tudo sobre a Guilda de magos e a rebelião.

Eu gostei muito do Leran. No começo ele parece ser apenas um menino assustado. Que toma algumas decisões precipitadas tudo para proteger quem ama. Inclusive não perceber o que está bem diante de seus olhos me irritou um pouco. Mas, o estava vendo como um menino. Depois de um certo ponto passou agir de uma forma muito mais madura. Isso que mais gostei. Ele se vê envolvido na guerra e não mede esforços para lutar ao lado dessas pessoas. Porém, continua mantendo seus ideais e sua principal missão. Não julgo seu comportamento porque eu acredito que faria a mesma coisa. Tudo para aqueles que mais ama ficarem bem. Apesar de isso ser apenas o começo. Um personagem que começa como menino e passa a ser um homem.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2015/09/supernova-o-encantador-de-flechas-renan-carvalho-resenha.html

Rodrigo Cenoura 06/07/2019

O bom uso dos clichês!
O livro tem uma escrita simples, você não precisa ler com um dicionário do lado para entender termos "super-coloquiais", sempre com descrições objetivas!
A história conta com diversos clichês, mas que são muito bem usados, não os tornando tão "óbvios".
É daqueles livros que da vontade de ler sem parar! Você vai descobrindo esse mundo INCRÍVEL junto do personagem principal, que entrega uma boa motivação e evolução!
Trabalho fantástico!

Carol.Braga 10/01/2019

O Encantador de flechas
O livro é gostoso de ler, vai te levando, te deixando com vontade de ir lendo e lendo, mas qnd chega o final.... que decepção...
Renan 31/08/2022minha estante
hahah poxa, que pena que vc não gostou do final. Passando pra dizer que o terceiro já está disponível

Nu e As 1001 Nuccias 21/03/2017

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Resenhista: Nuccia De Cicco
*Resenha completa com dados sobre a edição, imagens e quotes no link do blog.

Em outros mundos, outras terras, a tirania ainda impera. Governo opressor contra a ciência das energias, contra o uso da magia, preconceitos existem, sim. E são tão arraigados em Acigam que uma Guerra Civil está para estourar.

Em O Encantador de Flechas, vamos conhecer a história de Leran Yandel, um adolescente que está se formando na escola de guerreiros de Acigam, uma cidade onde o uso da magia é terminantemente proibido e que Magos estão sempre em risco de vida. Ele, um exímio arqueiro, sua mãe e irmã vivem em uma casa simples. Mas Leran esconde um pequeno segredo da mãe: passa suas tardes treinando magia com seu avô no sótão da carpintaria dele, usando pequenas bolinhas de cobre.

Em uma dessas tardes de treinamento, Leran e seu avô saem tarde, depois do toque de recolher, e acabam assistindo uma perseguição. Membros da Guilda de Magos estão fugindo dos mais poderosos guardas do governo: os Silenciadores. Impiedosos, malignos, os Silenciadores foram treinados e criados para matar todos os magos que existem em Acigam, e para isso usam a mesma magia que é proibida a todos.

Depois desse episódio, Leran fica sabendo o que realmente aconteceu no dia da morte de seu pai. Passa a conhecer a Guilda e a se identificar com eles, afinal, também é um Mago. Os problemas da família Yandel começam a se tornar preocupantes quando sua irmã se descontrola magicamente, sem nem perceber. O governo está os espionando e suas vidas estão por um fio. Se os Silenciadores forem chamados, ninguém sobreviverá.

A Guerra Civil entre Governo e Guilda tem início, família inteiras são caçadas, humanos são levados aos exércitos do Rei. E então Leran, que estava se apaixonando, descobre mais segredos que podem custar sua vida e a da garota a quem achava amar.

Começo dizendo que demorei pra perceber o truque com o nome da cidade. Estava tão concentrada na história que só notei lá pelo capítulo 5.

O autor trabalha bem questões políticas em um mundo mágico. O protagonista está em constante explicação sobre o governo e mitos e tipos de magia nos primeiros capítulos. Acho que todos esses pensamentos do Leran, explicando, explicando podem tornar o livro um tanto cansativo a quem gosta mais de ação.

Não que não tenha ação! Tem muita! Mas acontece mais pra frente! A história se desenrola aos poucos e quando atinge o primeiro clímax, ela freia e passa para um ponto de vista de outro personagem. No começo, achei essa freada brusca, mas com a leitura cheguei a um nível de entendimento do enredo melhor, vendo ambos pontos de vista.

Daí, engata na terceira parte que é ação pura, muita mesmo. Aqui, segredos são desvendados, tramas mirabolantes são frustradas e depois retomadas. Traições, mortes, tortura, magia, mais guerras, engôdos e fuga.

A parte sobre ciência da magia me confundiu um pouco, porém... Ao final, existem 3 apêndices muito bacanas para quem ficou com dificuldade em acompanhar (não foi o meu caso): um Guia de Acigam, um sobre a Ciência das Energias e um compêndio sobre todos os personagens.

A quem curte, super recomendado. O autor criou um mundo fantástico, elaborou a magia e a política dele, e quando tem política pode parecer chato, contudo juro que não é. Aguardando ansiosamente o livro 2!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/03/resenha-livro-o-encantador-de-flechas.html

PorEssasPáginas 23/05/2015

Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas
Insatisfação. Sono. Pressa. Desapego. Em poucas palavras, esses são os sentimentos que você terá ao ler Supernova. Com um mundo razoável, roteiro interessante, personagens enfadonhos e abuso de clichês, Supernova consegue ser apenas mais um na lista de fracassos da alta fantasia brasileira. Para agilidade da resenha os clichês estarão marcados em roxo. Vamos dissecar o cadáver.

Supernova conta a história de Leran (tive que olhar no livro porque não lembrava o nome do personagem), garoto órfão de pai, muito bom no arco e flecha, que vive em um mundo a magia é proibida e seus praticantes são caçados. Leran se descobre capaz de usar magia, e juntamente com outros magos, tentará derrubar o poder, proteger sua família, salvar o dia e ficar com a garota. Poxa, escrevendo assim o livro até parece bom.

Começamos o livro com um prólogo de criação do mundo, muito inútil e desnecessário assim como vários capítulos e cenas futuras. Explicações sobre magias (fogo!terra!água!ar! coração!luz!trevas!) e cenas inteiras de estudos sobre magia e como ela funciona tornam a leitura de Supernova ainda mais arrastada.

Um detalhe muito criativo de Supernova são os silenciadores, caçadores de magos que são cheios de apetrechos e são assassinos muito bem treinados. Eles foram muito bem aproveitados no livro e quando aparecem são um sopro de ar fresco.

Quanto aos demais companheiros da aventura de Leran, nenhum se destaque a não ser talvez Galek que possui motivos para vingar seu pai dos silenciadores, sua irmã Laura e sua namoradinha Judra - ambas não são oque parecem.

O livro muda bastante de tom pelo capitulo 16, quando temos a visão de um silenciador - parece até que estamos lendo outro autor! Onde estava esse cara antes? Mas alegria de leitor dura pouco e logo voltamos a algumas cenas ensebadas na corte do rei e diálogos que não adicionam em nada a trama.

Possui um final levemente surpreendente, mas nada de novo no gênero. A irmã de Leran - Luana (sim, eu tive que consultar no livro de novo) deixa de ser um peso morto e torna-se uma personagem muito útil, assim como a rainha Nagisa mostra sua verdadeira face.

Este livro poderia ter se beneficiado muito de outro escritor. O autor poderia ter vendido suas idéias e elas estariam melhor cuidadas na mão de alguém bom, que soubesse criar personagens envolventes - dos quais o livro carece muito, tornar a história concisa e deixar somente o relevante. Leran não consegue capturar o leitor em momento algum, principalmente com tantos clichês no começo do livro.

Supernova também possui algumas ilustrações bonitas e esta edição vem com acréscimo de um capítulo do segundo livro - o qual dispensei completamente pois não acompanharei a série de forma alguma.

Se o vir na livraria, ignore.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-supernova-o-encantador-de-flechas
Bella Nine 22/10/2015minha estante
Sabe o que parece? O autor se preocupou tanto em criar esse monte de informações - muito clichê - que esqueceu uma das coisas mais importante: entender seu personagem. O autor inventou de escrever em primeira pessoa , por quê? Escolher primeira pessoa te obriga a conhecer seu personagem, a como ele enxerga o mundo - forma coerente, please, porque o autor foi muito infeliz nas criações das poucas reflexões que fez na visão do Leran. - Será que se a obra fosse em terceira pessoa ela seria melhor?

Lucas 04/11/2017

Feliz foi o dia que eu resolvi dar uma segunda chance para Supernova!
Há alguns meses eu comecei a ler O Encantador de Flechas e mal consegui passar da página 50. Acho que na época eu não estava na vibe certa e tudo o que eu lia me irritava. Não tinha gostado dos personagens, da ambientação, nada me chamava a atenção. E esse poderia ter sido o primeiro e último contato que eu teria com esse livro e ele passaria a ficar esquecido na minha estante, juntando poeira.

Mas não, eu resolvi ser persistente e dar mais uma chance. Comecei do início, e agora, com a mente mais aberta para lidar com essa história, eu pude perceber o quão grandiosa ela era e o quanto eu estava perdendo quando desisti da primeira vez. A história de Supernova me atingiu com uma força tão grande que eu passei a ficar grudado a esse livro até o momento que cheguei a última página. E esses, meus amigos, foram os melhores momentos de leitura que eu já tive nos últimos meses.

Eu estava precisando de uma história assim, cheia de aventura, mistério e magia, com personagens humanos, que me convencessem de suas motivações. Até o que não me convenceu, depois de algumas reviravoltas, me fez ficar de queijo caído e aplaudindo de pé. Tudo foi planejado, cada detalhezinho faz parte de uma enorme teia que vai se interligando e deixando o leitor sem ar.

Eu amo quando um livro me surpreende, e essa foi uma das melhores surpresas que tive recentemente!

Wellighton 03/04/2019

O Encantador de Flechas
Muit empolgante e cheio de surpresa