A Arte da Felicidade

A Arte da Felicidade XIV Dalai Lama (Tenzin Gyatso)

Resenhas - A Arte da Felicidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Matheus656 18/04/2024

Pensamentos incríveis!
Geralmente eu fujo de qualquer tipo de livro que seja relacionado a autoajuda. Esses tipos de livros nunca me ajudam em nada, só me deixam curioso em como alguém consegue ler 200 páginas cheio de repetições durante a passagem do livro todo!
Esse livro estava parado na minha estante, sempre tive vontade de ler mais sobre o budismo, comprei esse e deixei encalhado na estante por mais de um ano.
Os capítulos são curtos, o que me fez querer encarar essa leitura, e acabou que eu gostei muito da leitura, ele não é do tipo que quer tentar te convencer a nada, usando sempre trocentas maneiras de falar sobre a mesma coisa. O que mais me atrai no budismo, é que eles não desvalorizam ou rebaixam outras religiões, para obrigar alguém a seguir a sua religião.
Aqui temos vários tópicos debatendo sobre a felicidade, e também, várias atitudes e pensamentos que temos, que faz com que a felicidade não seja total alcançada. A forma que ele dialoga sobre os assuntos, é totalmente didática, citando até exemplos e o melhor de tudo, é que ele é consciente que não adianta querer ensinar todo mundo da mesma forma, pois pode ser que funcione para alguns, mas que com outros, teria que ser de forma diferente.
Esse livro me fez ter vontade de querer procurar mais obras que falam ou que sejam sobre o budismo, para conhecer mais a fundo a maneira de pensar, de viver e de agir de quem pertence ou segue essa religião, uma vez que, ele mesmo fala que mesmo a pessoa pertencendo a outra religião, pode usar dos ensinamentos e práticas do budismo para um crescimento pessoal.

Derlane Lima 26/02/2024

A felicidade é uma só.
Com esse livro aprendi que em qualquer título que existir a palavra "felicidade" o conceito vai ser sempre o mesmo. A diferença é como cada autor descreve os passos para alcançá-la.

Se você ainda não pegou nenhum livro sobre o assunto. Vá em frente. Pois o livro é bom.

Se já leu algo nessa pegada. Pode ser que fique entediado. ?

Simone.Schaan 02/02/2024

Livro envolvente com os pontos e contra pontos dos ensinamentos de Dalai Lama e a psicoterapia ocidental.

Esdras 23/12/2023

Quase 400 págs de muitos ensinamentos, uma vastidão de conhecimento carregado pelo 14o Dalai Lama da história.

Compaixão, paciência, tolerância, sofrimento, dor... Muitas facetas abordadas com extrema profundidade.

AULA ??

Vivi 10/12/2023

Quem vê esse livro como auto ajuda não compreendeu o real propósito. Quantos ensinamentos grandiosos. Quanta espiritualidade em cada vivência!
Namastê ??

rrodolfo.lima 22/10/2023

O livro é escrito por um psicólogo depois de entrevistas com o dalai-lama sobre temas como felicidade, conflitos e formas de pensar, contrastando a forma budista com a ocidental de ver o mundo. O psicólogo traz algumas pesquisas que comprovam o que dalai-lama fala e mostra que a experiência prática foi comprovada cientificamente.

Eu tenho dificuldade com livros que falam sobre temas como felicidade e temas parecidos, por serem abstratos, por isso minha nota

Ângelo Von Clemente 06/10/2023

A pluralidade das existências e a psicologia ocidental
Atenção: Não se trata de um livro motivacional piegas com frases genéricas e desprovido de bom senso. Se você busca um livro de auto ajuda convencional, talvez não encontre neste a dosagem da mesmice que está habituado a encontrar em outros do tipo.
Apenas para esclarecimento: O índice catalográfico classifica a presente obra da seguinte forma: "Vida religiosa", e "budismo."

Não atoa, foram alguns detalhes ínfimos, porém expressivos acerca de questões teóricas as que mais chamaram a minha atenção, e que estarei pontuando aqui. Existe muita beleza, coerência e esclarecimento na forma como Dalai Lama expõe suas convicções. A obra em si tem muito valor a agregar.
Dalai Lama chama minha atenção, sobretudo, quando faz um contraponto às interpretações puramente materialistas e simplistas do funcionamento da psique humana e sua condição:

---

"Já na psicologia ocidental há na minha opinião uma tendência a superestimar o papel do inconsciente na procura das origens dos problemas de cada um. A meu ver, isso deriva de alguns pressupostos básicos a partir dos quais a psicologia ocidental opera. Por exemplo, ela não aceita a ideia de que registros possam ser herdados de uma vida passada. E, ao mesmo tempo há um pressuposto de que tudo deve ser explicado dentro do período desta vida. Assim, quando não consegue explicar o que está provocando certos comportamentos ou problema, a tendência é sempre atribuir o motivo ao inconsciente." (p.8)

---

"No entanto, em alguns casos, a premissa e os parâmetros básicos apresentados pela ciência ocidental podem limitar sua capacidade para lidar com certas realidades. Por exemplo, vocês sofrem as limitações da ideia de que tudo pode ser explicado dentro da esfera de uma única vida|: e ainda associam a isso noções de que tudo pode e deve ser explicado e justificado. Porém, quando deparam com fenômenos que não conseguem explicam cria-se uma espécie de tensão. É quase uma sensação de agonia." (p.6-7)

---

"Seja como for, creio que o budismo tem como aceitar muitos dos fatores que os teóricos ocidentais podem apresentar, mas a esses somaria outros fatores. Por exemplo, ele acrescentaria o condicionamento e o registro de vidas passadas." (p.8)
---

Embasados na concepção budista, tais pontos de vista de Dalai Lama são, inclusive, compartilhados pelo espiritismo kardecista; pela terapia holística e metodologia humanoterapeuta, que reconhecem a integração entre corpo, energia e espírito; junta e principalmente com a aceitação da teoria da pluralidade das existências. Tal debate, penso eu, desperta um interessantíssimo e amplo panorama de estudos.

Carla.Parreira 05/10/2023

A arte da felicidade: um manual para sua vida
? (Dalai Lama).
Melhores trechos: "...Nossa felicidade de cada momento é em grande parte determinada por nosso modo de encarar a vida. Na realidade, o fato de nos sentirmos felizes ou infelizes a qualquer dado momento costuma ter muito pouco a ver com nossas condições absolutas, mas é, sim, uma função de como percebemos nossa situação, da satisfação que sentimos com o que temos...
Quando dispomos dessa qualidade interior, uma serenidade mental, uma certa estabilidade interna, nesse caso, mesmo que faltem vários recursos externos que normalmente se considerariam necessários para a felicidade, ainda é possível levar uma vida feliz e prazerosa...
A verdadeira felicidade está mais relacionada à mente e ao coração. A felicidade que depende principalmente do prazer físico é instável. Um dia, ela está ali; no dia seguinte, pode não estar...
Nosso modo de perceber a vida como um todo influencia nossa atitude diante do sofrimento. Por exemplo, se nosso enfoque básico é o de que o sofrimento é negativo, precisa ser evitada a todo custo e, em certo sentido, é um sinal de fracasso, essa postura acrescentará um nítido componente psicológico de ansiedade e intolerância quando enfrentarmos circunstâncias difíceis, uma sensação de estar arrasado. Por outro lado, se nosso enfoque básico for de aceitar que o sofrimento é uma parte natural da existência, isso indubitavelmente nos tornará mais tolerantes diante das adversidades da vida...
A simples 'simulação' e a repetição de um comportamento positivo pode acabar produzindo uma verdadeira transformação interior..."

Vinicius918 01/10/2023

Fantástico
Um lição para toda a vida. Este livro revela o pensamento do Dalai Lama, e do budismo tibetano, sobre a felicidade - essencial para o melhor entendimento sobre a nossa relação com as outras pessoas, com a realidade, enfim, com a nossa própria vida. Recomendo a todas as pessoas do mundo esta leitura, para que sejamos mais felizes.

Naiara 05/09/2023

Nao foi meu momento de ler esse livro, nao so pelo momento, mas o fato de ler sem entender minimamente sobre o tema do livro pesou muito, fiquei boiando em muitas partes e as que nao boiei, achei chato..
Nao é um bom livro para ter um primeiro contato com ele..
Max 05/09/2023minha estante
Depois do episódio dele com a criança, me pareceu muito "humano"! Com ironia, claro!

Naiara 06/09/2023minha estante
entao, fiquei com isso na cabeça.. preciso entender melhor como funciona essas escolhas de Dalai Lama..

Chrys 15/08/2023

A Arte da Felicidade
Terminei, demorei bastaaaaaaaante pra terminar e ainda não gostei.... Nem sei como que consegui terminar!
No começo tava com vontade de ler ele, só que depois que comecei a leitura ficou chata e cansativa.
O livro se resume a conselhos do Dalai-lama, em que o entrevistador faz alguns questionamentos sobre a vida em geral e o Dalai-lama fala sua opinião o que ele acredita e tal...
É meio que uma troca de opiniões, posso tá falando besteira, mas foi o que entendi conforme fui lendo!
Ele tem um conteúdo bom, só que não tá muito legal de ler!
Pelo menos EU não gostei....
Quem sabe você goste!!!! ??

debtenorioo 24/07/2023

Li mais por obrigação, porque achei a estrutura do livro um pouco chata e os diálogos repetitivos. É muito longo, dava pra ser menos. É isso.

Pati Setter 22/06/2023

Viva o momento e seja feliz
Leitura leve e descontraída sobre a vida de dalai-lama e seu entrevistador. Jornalista que escreve a biografia muitas vezes se depara com a forma inusitada de lama ver a vida.
Revelador é interessante

Cleber.Laia 20/04/2023

Simples e muito necessário
Ao buscar as transformações necessárias na busca de ser um ser humano, o livro mostra de forma simples o caminho para está transformação.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/03/2023

A Arte da Felicidade, você verá como Dalai Lama nos aconselha a lidar com sentimentos que nos fazem sofrer. Como a insegurança, a ansiedade e tristeza, por exemplo. É muito difícil dizer como lidar com sentimentos ruins, não é mesmo?
Até porque, não existe uma fórmula mágica que possa nos instruir sobre isso. Afinal, cada indivíduo sente as coisas de um modo diferenciado. Portanto, não tem como dizer “faça isso ou aquilo” para parar de sofrer ou sofrer menos. No entanto, Dalai Lama, autor do livro A Arte da Felicidade, juntamente com o Dr. Howard Cutler, um psiquiatra especialista na ciência da felicidade humana, revela lições valiosas sobre como podemos lidar (um pouco melhor) com as adversidades da vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788533612013

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6